quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Luis Filipe meteu Kaká no bolso

Luis Filipe meteu Kaká no bolso, poderia ser o resumo dos acontecimentos do jogo de ontem. É certo que o AC Milan forçou pouco, é certo que estava contente com o empate, mas também é uma verdade que o Benfica ajudou a que o Milão tivesse essa postura. Numa altura em que temos discutido a descrença dos adeptos, são jogos destes que criam empatia com os adeptos, e os levam ao estádio.
Podemos especular as razões para a exibição bastante conseguida de ontem à noite. O regresso do Petit, quer gostemos ou não a equipa com o Petit é muito melhor do que sem este. O David Luis, que dá outra segurança à defesa. Mas a verdadeira razão foi a produção da nossa ala direita. Tanto o Maxi como o Luis Filipe, jogaram bastante acima do valor demonstrado até então. O Maxi além de ter dado cabo do Serginho ainda marcou um golão. O Luis Filipe, defensivamente esteve insuperável e ainda ajudou com qualidade o ataque. Fica ainda ligado ao jogo, pois no seu melhor jogo com a nossa camisola, num assombro ofensivo protagonizado pelo Camacho que com uma confiança inabalável crente no sucesso do folgo final que nos tem sido tão benéfico, substituiu o rapaz, libertando o até então inexistente Kaká para aquilo que poderia ter sido uma machadada imerecida e cruel. Estou em crer que o Kaká teve pesadelos com o Luis Filipe e este último deve estar a pensar que tudo não passou de um sonho.
Pese o bom jogo a realidade é que caimos, e não caimos de pé, talvez sentados se adecue melhor, mas uma coisa parece-me certa, vamos com moral para Sabado, e muito provavelmente vamos encher o estádio.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Que porcaria é esta?

Diz o Pelicano que a malta não vai à bola? Pois, se calhar não. Mas, pior que isso - e eu já tinha alertado para o assunto - é constatar que o pessoal já nem parece disposto a discutir o que se passa com o nosso Glorioso. Porra, ganhámos mais um jogo (com a estrelinha que agora faz questão de nos acompanhar), estamos a horas de defrontar o Milão e depois os azuis do Norte e não há posts, comentários, nada...

Estamos envergonhados? Hoje em dia é alguma vergonha ser do Benfica?

Aguardo notícias...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Binya

O marketing de punição extrema ao nosso jogador Binya parece ter dado resultado. 6 jogos de suspenção tem como intuito tornar-se um exemplo para os demais. Engraçado verificar que a Uefa teve tantas hipoteses de dar exemplos (O Zidane é um caso claro, mas existem muitos outros), mas escolheu o nosso jogador. Será por ele ser novo, pouco conhecido, ser de um país com pouca expressão futebolistica, ou melhor, de pouco peso nas esferas do poder?
Acho que nós Benfiquistas e Portugueses tivemos muita culpa, pois tornámos o caso maior do que na realidade é e deveria ter sido.
Espero que o Benfica tenha também neste caso uma reacção exemplar.
Deixo a seguinte questão, será que a atitude do Binya é mais condenável que a atitude do Scolari? A Uefa achou que sim e nós?

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Só dependemos de nós II

Só dependemos de nós e, a menos que me tenha enganado a contá-los, a coisa vai no bom caminho... Só este fim-de-semana foram onze golos para a conta do Benfica! Seis na Luz, três em Braga e mais dois na Reboleira... ;)

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Só dependemos de nós

Eu sei que a goleada diante do Boavista foi muito feliz, mas a verdade é que conseguimos o triunfo mais robusto da história da nova Luz; reduzimos a desvantagem para o FC Porto para somente 4 pontos e passámos a depender apenas de nós próprios para alcançar o título. Ainda assim, a família encarnada não se pronuncia. Estão envergonhados?

Quero aproveitar para destacar mais alguns pormenores:

- Com dois pontas de lança de início, com ou sem sorte, a conversa é sempre outra. Gostava era que o espanhol percebesse isso de uma vez por todas.

-Cardozo, com Nuno Gomes ao lado, já parece um avançado "a sério". Também foi assim com outros "gigantes" no passado.

- A conversa do Rui Costa estar velho tem de acabar. Joga mais que outros e é excelente. Por mim, a menos que sofra uma lesão grave, jogava mais um aninho.

- Já me cansei de alertar para a necessidade urgente de renovar com o Cristian Rodriguez. Antes que o rapaz desatine; que alguém se chegue à frente ou que o empresário passe a pedir este mundo e o outro...

- Os responsáveis pelas saídas de João Pereira e Jorge Ribeiro da Luz deviam pagar o prejuízo que deram ao clube. Alguém é capaz de dizer que estamos melhor servidos com Luís Filipe e Miguelito?

PS - Os juniores despacharam o Sporting por 4-2. E eles é que são os reis da formação! Nós temos de copiar é a aposta nos jovens que surgem nos juniores. Não acredito que tenhamos de contratar gajos de valor duvidoso no estrangeiro se, com lógica, se der oportunidades aos putos.

PS 1 - Agora que isto estava a animar é que a Liga tem de parar? Por mim, havia uma jornada quarta-feira e outra logo no domingo. Mesmo com o Cardozo "fora de jogo".

domingo, 11 de novembro de 2007

Bomba

Em entrevista ao DN o nosso presidente LFV, afirmou que está para surgir uma medida de gestão por parte desta direcção que será uma BOMBA, e que irá surpreender muita gente. Ontem circulava a informação que o Benfica devia à autarquia do Seixal cerca de 170 mil euros referente ao consumo de água, porque o protocolo existente com a autarquia que previa que esta assumisse a conta da água, nunca foi assinado.
Presumo então, que esta Bomba será mesmo uma máquina para extrair água do furo que entretanto fizemos, nos terrenos do centro de treinos, dando assim a volta aos elevados custos de água que a câmara do Seixal, vem exigindo. Ou então não é nada disto, e mais uma vez vemos o nome do nosso clube manchado por manifesta incompetência. Numa altura em que se discute tanto o profissionalismo dos dirigentes do clube/SAD, e da excelente situação financeira que o clube aravessa, é caso para perguntar quantas contas de água é que existirão por aí?

terça-feira, 6 de novembro de 2007

CAMACHO

O que me chateia, não é termos perdido o jogo com o Celtic (nem qualquer outro jogo, que o futebol é assim mesmo, não se pode ganhar sempre e o importante é apoiar a equipa). Com alguma sorte no jogo, até poderíamos ter empatado ou ganho.

Que os jogadores possam não ser particularmente inteligentes nos vários momentos do jogo (e o Luís Filipe, o Binya e o Di Maria são bem a prova disso), eu até compreendo, até porque estão em esforço físico e em stress, tem de tomar decisões em instantes e é portanto natural que em muitos dos casos não tomem as melhores.

O que me chateia mesmo é o Camacho, que já deve levar 30 ou 40 anos de futebol de alta competição, com alguns dos melhores treinadores e jogadores do mundo, e que basicamente devia saber tudo o que há para saber sobre futebol e mais ainda (não só pelos ambientes em que esteve, mas também porque nestas décadas pouco mais há-de ter feito), que está sentado no banco, com tempo para pensar e cuja melhor decisão, estando a perder 1-0 no jogo duma competição por pontos, contra uma equipa razoavelmente acessível, é aos 78' decidir fazer as substituições que fez.

Podem dizer o que quiserem, que o treinador é que está em contacto com os jogadores e saberá melhor o que fazer, que o Rui Costa e o Cardozo estavam cansados, que eu não consigo compreender.

Que tirasse o Cardozo e o Binya, eu percebia. Que tirasse o Binya e o Edcarlos (ou o Luis Filipe), eu percebia. Até que tirasse o Rui Costa e algum outro, tudo bem.

Agora, não consigo perceber que nesta situação se mantenha a estrutura da equipa, e que mesmo mantendo, se ponham dois jogadores que para a posição para que foram jogar sejam piores que os que lá estavam. O Bergessio para ponta de lança, cujo melhor lance que vi desde que está no Benfica foi um remate que só falhou a baliza por 6/7 metros e o Nuno Gomes para n.º10.

Depois dessas substituições, percebi logo que a possibilidade de fazermos mais qualquer coisa de jeito diminuiu substancialmente e que só mesmo num rasgo tremendo de sorte é que conseguiríamos empatar.

E se até eu, que estou bem longe de ser um profissional da bola consigo chegar a esta conclusão, está fora do meu entendimento como é que o Camacho com o historial que ainda há pouco referi, não consegue ver o que qualquer um consegue.

E nem vou estar a repisar no facto de meter o Cardozo sozinho e desapoiado na frente, situação em que já se viu que não consegue fazer nada e que qualquer bola que lá chegue é uma bola perdida.

Até acho que o Camacho deve ser um bom motivador, que a equipa tem vontade, corre, esforça-se (apesar de na segunda parte termos sido bem mais lentos que os escoceses), mas só isso não chega. Será que não se pode manter o Camacho na parte motivacional e ir buscar um treinador que perceba de futebol??? É que realmente esta coisa de jogar para controlar o jogo, até quando se está a perder, na esperança de que eventualmente haja alguma bola que por acaso, num canto ou num livre vá parar dentro da baliza adversária, não dá...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Benficaaaa!!! Benficaaaa...

Olá a todos,

Vim aqui escrever esta minha primeira posta só para acrescentar ao título do post anterior que não só ganhámos como ganhámos bem (o que aliás considero que acontece sempre que o benfica ganha). Para minha infelicidade apenas consegui ver os últimos 15 minutinhos mas foram bons. Para mim Benfica 1 - 0 Paços ;)

Como diz (e muito bem) o Caprisone a malta já se vai habituando ao golito da ordem nos últimos dez minutos... Começo é a ficar cá com uma daquelas desconfiaças... O Camacho andou a aprender com o Sr. lá da selecção ou quê? Não era esse que dizia que as suas equipas nos últimos dez minutos marcam golo, não tomam... Ainda assim, por quem sois (pelo benfica pois tá claro!), vejam lá se estendem o conceito aos outros oitenta e passamos a ganhar tudo por uns 9 a 0... Isso é que era!

Bem por ora é tudo. Boa sorte para Glasgow e uma vez mais (que é coisa que não me canso de repetir): Benficaaaa!!! Benficaaaa...

domingo, 4 de novembro de 2007

Ganhámos!

Rapaziada, numa altura em que muitos falam das algazarras nas Assembleias Gerais "nouvele cousine" (levadas a efeitos nos camarotes do Estádio); das birras das claques; do azar provocado pelas bandeiras dos NN (que fixação...); da saída do Andrade de Sousa (que pode ser incompetente, mas esteve 7 anos a trabalhar para o clube - demoraram a perceber que ele era incompetente... - e não gosta de ver lagartos e tripeiros a "cagar" sentenças no Glorioso, algo que subscrevo); da derrota encomendada por Camacho na Taça da Liga; da hipótese de eleições antecipadas (Vieira faz erros, mas haja calma) e dos disparates feitos na pré-temporada (a permanência do parapseudopsicotáctico Santos à frente da equipa e a contratação de umas "aves raras" tipo Zoro, Diaz e Luís Filipe) eu prefiro gastar alguns instantes a falar de outra coisa: ganhámos em Paços de Ferreira e com isso recuperámos 2 pontos ao Porto! Pode parecer mentira mas, matematicamente, dependemos de nós para conquistar o título. Assumo que, há um mês, considerava este cenário tão virtual como jantar um destes dias com a Angeline Jolie!

É verdade que a equipa não tem jogado muito bem. Mas, com toda a sinceridade, troco várias boas exibições por vitórias. Estamos com queda para os golos nos últimos minutos e isso, por norma, costuma ser um bom presságio. Lembram-se como era com Trapattoni? E, mais atrás, com os golos do Ricardo Gomes?

Em Paços, para além do golito da ordem (chegou um minuto antecipado, pos já se percebeu que o pessoal curte é o minuto 87, embora, por mim, não haja "stress" se a coisa se compuser aos 86 ou aos 88), ainda vimos o Furtado acertar na trave já nos descontos. Noutra altura, era certinho que a cabeçada tinha acabado no fundo da baliza. Agora, não sei porquê (nem quero saber...), a estrelinha está connosco.

Até já ganhamos no hóquei em patins (finalmente) e o voleibol deu 3-0 em Guimarães depois de estar a perder 22-24 no primeiro "set". Não sou dado a rezas e coisas do género, mas os Santinhos (não o Fernando) resolveram passar para o nosso lado. Agora, só peço a recuperação do David Luiz, do Petit e que o Camacho tenha-os no sítio para, em definitivo, entrar em campo com Nuno Gomes e Cardozo na frente de ataque. Vamos acreditar!

sábado, 3 de novembro de 2007

Dispensas, reforços ou talvez nada!!!

Em 26 de Setembro de 2007, foi lançado um repto neste blog para a constituição de um 11 ideal com todo o plantel disponível. À data, não dei a minha opinião por achar que não tinha um conhecimento suficientemente aprofundado para dar uma opinião, o que mantenho, e adio a resposta a essa missiva para meados de Março, altura de todas as decisões, e altura que alguns reforços já passaram pelo periodo de adaptação. Sinto-me no entanto em condições, ainda que julgue algo prematuro falar sobre isso, de opinar sobre uma possivel lista de dispensas, ou de jogadores que considero não terem qualidade ou condições para pertencerem ao plantel do Benfica, e que em Janeiro deverão procurar outro clube. Cá vai:
- Butt; Luis Filipe; Zoro; Miguelito (caso seja contratado um novo defesa esquerdo); Andres Diaz; Fabio Coentrão e Dabao (emprestados); Mantorras. O Bergessio poderá ficar até ao final da época, e ver a evolução.
O curioso desta lista de 8 jogadores, é que 6 foram contratações da presente temporada, e 2 deses Srs., no caso Butt e Zoro, são dos jogadores mais caros do plantel. Numa altura em que por intermédio de um excelente post do Pelicano, se discute a Gestão Desportiva do clube, dá que pensar...

Vieira para a rua, eleições antecipadas já

porque este é o timing certo para eleger uma nova Direcção que prepare devidamente a época 2008/09