sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

PARABÉNS SPORT LISBOA E BENFICA

E agora que já foram dados os parabéns, uma pequena discussão futebolística.

O meu problema com o nosso treinador actual (e os 3 anteriores, pelo menos) é a falta de ambição.

Há quem diga que o Benfica não tem hoje em dia jogadores com qualidade suficiente, que isto já não é como nos bons velhos tempos e que portanto não pode jogar de forma tão ofensiva e essas coisas todas. Para mim, não é uma questão de estar a discutir se o plantel actual é espectacular ou péssimo.

Sendo bem verdade que os jogadores que temos actualmente poderão não ser tão bons como alguns que já tivemos, não deixam de ser todos (ou quase todos, excluindo o Luís Filipe e poucos mais) internacionais dos seus países nas suas categorias (e são países que vão desde o campeão europeu, vice-campeão europeu, vice-campeão africano, Vencedor da Copa América ao Campeão mundial de Sub-21).

Se me disserem que não podemos ir jogar a Milão, a Madrid, a Manchester, Porto e até mesmo outros mais fracos com tácticas super-ofensivas, aceito perfeitamente (até porque ao longo da nossa história, poucas terão sido as ocasiões em que o pudemos fazer, mesmo nos nossos melhores momentos).

Agora, jogar em casa, contra uma equipa do meio da tabela da II Divisão B, só com um ponta de lança e mais 3 jogadores ofensivos (e mesmo estes com a ressalva de os alas recuarem sempre a apoiar os laterais), com 4 defesas e 2 trincos, parece-me impensável.

O meu problema com o Camacho é sobretudo esta atitude face ao jogo de que o importante é não sofrer golos e pode ser que às tantas, com sorte e numa bola parada se consiga meter alguma lá para dentro. E às vezes até pode funcionar, mas muitas vezes não. E desta atitude acaba por decorrer o facto de não termos um modelo de jogo e de raramente termos um futebol atractivo: é que o nosso objectivo não é jogar bom futebol ou jogar para ganhar. É jogar para não perder, sendo que, se as coisas correrem bem, até podemos acabar por ganhar.

A consequência disso, se forem a reparar, é que a nossa diferença de 12 pontos face ao Porto, explica-se pelos 6 empates a mais - ou 6 vitórias a menos - que temos (a maior parte deles, sobretudo em casa), porque derrotas temos as mesmas. E ainda houve uns quantos golos nos minutos finais que nos safaram de ter mais alguns empates.

Para mim, o motivo para termos melhores resultados fora é mesmo o facto de nesses jogos as equipas adversárias se sentirem na obrigação de atacar mais, o que nós, como equipa defensiva e de contra-ataque que somos, agradecemos e aproveitamos.

Felizmente (ou infelizmente, numa perspectiva de médio prazo), ao contrário do Fernando Santos que tinha azar, o Camacho tem sorte. E por isso, lá tivemos algumas vitórias nos últimos minutos no campeonato, ganhámos ao Shaktar Donetsk por um erro brutal do defesa ucraniano, empatámos com o Nuremberga em desespero de causa e por aí fora. E como o Sporting também não vai fazendo grande coisa e os jogos para a taça têm sido em casa e contra equipas de escalões inferiores ou do fundo da tabela, lá nos vamos aguentando com o 2º lugar, meias-finais da taça e 8os de final da Taça UEFA.

Mesmo na primeira passagem cá, o que o Camacho fez de relevante foi o 2º lugar em 2003/04 (garantido sobretudo depois de sermos massacrados metade do jogo em Alvalade, e acabarmos por ganhar com golo a 3 minutos do fim com um tiro do Geovanni bem de fora da área - de notar que o treinador adversário era o Fernando Santos - lá está o binómio Sorte/Azar) e ganhámos a taça, no prolongamento, numa final em que fomos completamente dominados pelo Porto de Mourinho, mesmo este jogando com 10 mais de metade do jogo.

E mais uma vez relembro que acho que o Camacho a nível motivacional e de ganas é um bom gestor de homens, mas temos a infelicidade de perceber pouco de futebol.

Por isso, para podermos dar os parabéns sem ser só no dia 28 de Fevereiro só espero que venhamos a ter um treinador ofensivo, que queira ganhar os jogos, que vá para cima dos adversários e não descanse enquanto não estivermos a ganhar. E a desculpa não pode ser a falta de qualidade dos jogadores, porque na maioria dos jogos estamos a jogar contra o Paços de Ferreira, o Leixões, o Leiria ou outros que tal. E se os nossos não são bons, imaginem então os deles.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Moreirense

Olho para os convocados do Benfica para o jogo do Moreirense e começo a pensar qual é a ideia do Camacho, se utiliza ou não o Katso a central. É que se não for o caso, aterroriza-me a ideia de virmos a ter uma defesa constituida por Butt na baliza, Luis Filipe, Zoro e Edcarlos no centro, e Sepsi. Como adepto do Benfica fico preocupado pois estamos a falar da única competição que podemos ganhar (falando realisticamente).

Se fosse avançado do Moreirense ganhava cá uma injecção de moral!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Finalmente...

Depois de ler esta noticia, fiquei com o sabor de que afinal o Domingo de Bola não foi assim tão mau. Este senhor já há muito que tinha passado a ser persona non-grata na minha televisão; os tais 'encapuzados' é que já podiam ter aparecido em cena há mais tempo. Mas o raio do teimoso, continua a dizer que não se vai calar...o que vale é que a gente pode sempre deixar de ver o canal em que ele grunhe asneiras atrás de asneiras ao Domingo à noite em tempo extra. ao menos temos essa opção...

Notícia aqui...

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Tudo tem um princípio, meio e fim...

Caros Benfiquistas,
Tenho estado muito tempo sem vir aqui, pelo simples motivo que, mais ou menos desde Outubro, venho dizendo que esta época é para esquecer, por diversos motivos a começar pelo facto de termos mudado de treinador( e bem...) no início da época e o Camacho ter que levar com jogadores que não cabem no estilo de jogo dele e porque esta equipa do Benfica tem muita juventude (e ainda bem!) para poder aspirar mais do que o 2ºLugar.
Se bem se lembram desde o início tenho defendido que a equipa está mal construída, que os jogadores não são tão bons como vinham dizendo e que era preciso ter tempo para aprenderem a jogar futebol profissional e sobretudo adaptarem-se a jogar no Benfica, para além de que esta equipa perdeu Karagounis e Simão que eram só os jogadores que levavam a equipa para frente fazendo com que Katso e Petit brilhassem noutras tarefas.
Mas, Cardozo não vale 9 milhoes e não venham com histórias que ja leva quase 20 golos, no entanto, a bem ou mal, lá vamos aguentando e sobrevivendo.
No entanto, o meu POST hoje é principalmente para dizer algumas coisas sobre o Director Desportivo actual e futuro oficialmente do Benfica e do seu papel dentro de campo. Vou criticar, tal como sempe critiquei desde a epoca passada, e vou fazê-lo com fundamentos, apesar de eu achar que o RCOSTA é um simbolo do Benfica e sempre será, mas como tudo na vida tem um princípio, meio e fim e o do Rui Costa terminou quando saiu do AC MILAN.
Tenho que dizer que :
1º Se o Rui Costa não tem lugar no Milan na última época que lá jogou, e o tempo que jogava era pouco porque as suas pernas e velocidade já não sao compativeis com o futebol actual, também não pode ter lugar no BENFICA que quer ser uma equipa do top15 da Europa.
2º O ano passado o Benfica teve um péssimo início de campeonato com o Rui Costa a titular e o Karagounis no banco porque o Sr.Engº jogava com os nomes e quem o aguentava mais tempo ao leme do Benfica e não correu nada bem...até que surgiu a famosa lesão, e o BENFICA sem R.Costa começou a jogar futebol e bem e a ganhar fazendo uma das melhores sequências sem derrotas dos ultimos anos.
3º Época actual, Rui Costa tem mais um ano em cima, e junto com ele uma equipa mais fraca do que o ano passado e mais jovem, para além de começar a acumular funções extra-campo, o que não é nada bom para o grupo de trabalho. E os resultados são os que se vêem, uma equipa sem fio de jogo quer com Rui Costa quer sem Rui Costa os resultados são idênticos se bem que não podemos comparar bem porque o número de jogos com o RC em campo são maiores do que sem RC, no entanto as exibições e jogos da nossa equipa são maus.

O que quero dizer com isto, não é que a culpa da equipa do Benfica não jogar melhor é do RC, mas sim que o RC de hoje não pode ser peça chave da nossa equipa tal e qual como está montada. Não pode! O futebol de hoje requer outras exigências e outras predisposições fisicas que o RC já não consegue cumprir, uma coisa é fazer 1 jogo de 90 min em cada 3 e jogar 30 min nos outros nas 2ªs partes, outra é ser constantemente titular e a partir dos 60 min ser um jogador a menos e às vezes ser o principal responsável pela equipa não fazer contra-ataques porque a bola tem que ir para o Maestro, mais um rodopio, bruás na bancada...e entretanto ja se foi o contra-ataque...JÁ CHEGA!
Vão alguns de vós dizer que é o melhor jogador do Benfica...Posso concordar que é quem tem melhores fundamentos técnicos e conhecimento do jogo. É verdade. Mas a equipa do Benfica tem que jogar sem R.Costa e aprender a jogar sem R.Costa se quer ser uma equipa de futuro e sobretudo jogar com 2 PLança. E enquandrar as qualidades técnicas com as limitações de "pulmão"( porque quem fuma não pode ter o mesmo pulmão que tinha...) para ser lançado quando o jogo está mais aberto e as equipas mais cansadas e R.Costa aí fresco pode ajudar e muito a nossa equipa.
Não venham com o argumento que é o jogador que mais sprints fez no jogo contra não sei quem( 12 sprints) isso é areia para os nossos olhos, porque vergonha é ter apenas 1 jogador que fez 12 sprints e não motivo de orgulho por ele os fazer...12 sprints em 90 minutos não é nada! Vejam e contem quantos sprints faz o Lisandro e comparem. Os outros nossos jogadores é que têm que correr mais e melhor. Mas são jovens quase todos e têm que aprender.
Já disse isto antes mas do 11 do Benfica apenas 3 jogadores têm mais que 30 anos e os outros estão entre os 18 e 24... e 1 ou 2 dos 24 aos 28. Por isso é preciso ter paciência para esta época e acabar com o mito do Rui Costa que se não é ele não jogamos a bola, porque isso é mentira e a prova está nos resultados que tivemos o ano passado enquanto o Rui Costa jogou e a nossa equipa jogava mal e teve maus resultados! Este ano com uma equipa mais fraca que o ano passado muito menos um "velho" de 36 anos nos pode ajudar sendo a figura principal da nossa equipa!
E para quem lê muitos jornais, não se deixem enganar pelos grandes títulos e odes ao Rui Costa porque a tendência de se falar de alguns jogadores consagrados portugueses e dos mais antigos é defender e enaltecer quando fazem 1 passe em 90min do que criticar quando muitas vezes não aparecem nos jogos.
Para terminar quero só dizer que esta minha análise tem a ver com as prestações do Rui Costa desde que veio para o Benfica e não do Rui Costa que foi quando saiu do Benfica e marcou durante muitos anos o futebol nacional e internacional, mas hoje Rui Costa não é benéfico para o Benfica sendo mesmo alguém que pode estar a bloquear o crescimento de uma equipa que na proxima época vai ter que aprender na pre-época a jogar sem o Maestro e podíamos estar a ganhar tempo se começassemos já!
Abraço e Viva o Benfica!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

MAIS UM GOLO...

E isto ainda tinha sido uma daquelas noites europeias para recordar daqui a uns anos, como a do jogo contra o Bayer Leverkusen ou o Arsenal.

Só vi os últimos 10 minutos do jogo (e ainda bem, como se veio a comprovar), mas estava à espera do elevador já no meu prédio, já mais ou menos a contar com a eliminação e a pensar: 'Bem, pelo menos se formos eliminados, pode ser que abra o caminho para se despachar o Camacho'.

O post sobre o Camacho (que já é devido há uns tempos), fica para outra ocasião, que o dia já vai longo. Ou será que ainda faz sentido acrescentar mais alguma coisa?

Apontamento....

Depois de ver este Nuremberg-Benfica, o comentário que deixo é uma crítica, no que toca à falta de ambição demonstrada pelo Benfica em não ter procurado a vitória, depois de ter conseguido o empate...
De resto é tipo rubrica Euronews: NO COMMENTS!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Já chegámos ao fundo?

Começa a ser penoso catalogar as actuações da equipa de futebol do Benfica, tão fracas elas têm sido. É preciso recuar muitos anos para encontrar uma equipa assim esfrangalhada, carente de estratégia, incapaz de desenhar vários passes seguidos e que, graças à movimentação dos jogadores e/ou da bola, criem ocasiões de golo. É complicado ver o Benfica (não) jogar à bola. Talvez tenhamos de recuar aos piores tempos de Manuel José e Jesualdo Ferreira, a 'banhos de bola' em Vila do Conde ou eliminações da Taça em casa com o Gondomar, para nos lembrarmos de cenários semelhantes. E sabemos o que aconteceu a estes treinadores.
Só por piada alguém pode ter afirmado que o Benfica tem o melhor 'plantel' dos últimos anos, sabemos que saíram no defeso alguns dos melhores jogadores da equipa, mas, tenham dó, os que lá estão têm categoria para fazer mais. Muito mais. É quase pacífico que o presidente é o principal responsável pela situação, mas é dolorosa esta sensação angustiante de que Camacho não será capaz de dar a volta ao texto. A descrença dos adeptos é cada vez maior. Quando terminará isto?

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Benfica na Europa...

Em semana de regresso às competições Europeias, o Benfica deixa a sua marca bem visivel...fora do futebol. A importância e o impacto das instituições, e neste caso dos clubes de futebol, também se mede através destas iniciativas, que sendo louváveis, certamente deixam cada Benfiquista cheio de orgulho no seu clube, no seu símbolo e na mística que este carrega.

No Parlamento Europeu discute-se a Europa e o destino conjunto dos países que formam o velho continente. Mas lá também se elevam os feitos dos cidadãos, e das instituições que ao longo da sua história se destacaram em relação aos seus pares. No caso do Futebol, até hoje apenas o colosso Real Madrid (detentor do maior números de troféus da Champions League - Inclui a antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus), tinha tido a honra e lugar de destaque no Parlamento Europeu. Em 2008, o Benfica conquistou esse espaço reservado apenas a alguns, inaugurando uma exposição onde é 'contada' a história do Clube da Águia e alguns dos seus maiores feitos. Nela são percorridos os mais de 100 anos de história, relembradas as maiores conquistas e os heróis que de uma forma ou de outra marcaram a vida do Benfica.

E também porque não só do passado se faz a história (mas também através do presente), a acompanhar o 'Rei' Eusébio esteve Telma Monteiro, um dos actuais símbolos do nosso clube e do desporto de Portugal.

Numa altura em que o Futebol do Benfica, atravessa uma vez mais um deserto árido e muito seco, acaba por ser de certa forma reconfortante e lisonjeiro saber que a imagem e os feitos do Benfica ainda são projectados por essa Europa e mundo fora. Na cerimónia, para além de Eusébio e da super-campeã do Judo, esteve o Presidente Luis Filipe Vieira, o Vice-Presidente Silvio Cervan e alguns Eurodeputados, reconhecidos benfiquistas. Mas maior destaque, (para mim) merecem as centenas de pessoas (muitos não portugueses) que estiveram presentes no 3º piso do edificio do Parlamento Europeu. E foi só o primeiro dia, e nem sequer era aberto ao público em geral...

Caso para dizer, que apesar de tudo (e perdoem-me a expressão) a grandeza do Benfica ainda é enorme. Reconfortante!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Marketing

Tenho sido um critico da actual direcção do Benfica. Reconheço muito mérito na gestão financeira do clube, mas a péssima gestão desportiva tem-se sobreposto a esses méritos da direcção. Apesar disso não estou cego e quero realçar a excelente campanha de marketing para trazer pessoas ao estádio. Para quem não viu, seguem os links.

Muito bom!!!
Vídeos - Vamos encher o estádio!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Camacho: mais carne para os leões?

Trituramos treinadores e jogadores! Não está na altura de perceber que o mal está em nós próprios Benfiquistas! Queremos ganhar e ter mentalidade desportiva de sucesso, exigimos sempre muito à nossa equipa, e bem, mas assuma-se as coisas sem rodeios, nunca temos à partida de cada campeonato condições e estabilidade para sermos candidatos ao título! É preciso dar tempo ao tempo e sermos pacientes, o problema é ainda agravado quando alguém dá cabo desse tempo como aconteceu este ano e cria expectativas que nunca serão realizadas. Este tempo até poderia ter sido encurtado na época anterior com o Eng. se tivessemos tido um pouco mais de sorte com as lesões do Simão, Luisão e Miccoli.

O Camacho tem-me desiludido, não nas substituições exasperantes que faz, porque com boa ou má equipa isso é apanágio dele, mas sim na forma de estar e defender o grupo, quer nas constantes referências às não contratações mas também nos inúmeros ecos que ele estará com um pé fora do nosso clube na próxima época (será só da imprensa?). Contudo, eu quero que ele permaneça, que planifique a próxima época com o Rui Costa se assim for (que o Rui assuma também a comunicação desportiva do nosso clube e seja mais sensato que penso que ele é), que aposte na formação e estruture a equipa com estabilidade e cabeça (que não voltemos a ter a aberração de termos 4 extremos esquerdos no ínicio de época, sem por em causa a qualidade actual e potencial de cada um deles). Só assim se chega a algum lado!

Esta opinião do Maisfutebol resume e muito bem o actual estado do nosso clube.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=911268

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Demissão

Por norma sou daqueles que não concorda com as chamadas chicotadas psicológicas, principalmente quando se sabe que os problemas são muito mais fundos e mais problemáticos que a existência de determinado treinador, no entanto há limites.
O Benfica desta época está a bater no fundo, aquilo que temos assistido nos últimos 3 jogos em casa é desesperante, é mau de mais. Uma equipa sem rumo, sem um minimo de noção do que tem que fazer em campo, claramente mal treinada, claramente incompatibilizada com a forma de estar do seu treinador. O Sr. Camacho, com todo o respeito, é um incompetente e demonstra-o em todos os jogos, e muito provavelmente demonstra-o em todos os treinos. Nós enquanto sócios NÃO NOS PODEMOS DEMITIR DAS NOSSAS RESPONSABILIDADES, e temos que agir, o minimo que se pode exigir à presente direcção é que demita este Sr. e de seguida que marque eleições antecipadas. Quero ver projectos, estou cansado de discursos populistas que nada dizem, estou cansado do nosso projecto ser o Apito Dourado, quero soluções claras para este clube, soluções desportivas de médio-longo prazo.
Esta direcção parece estar esgotada, fez um trabalho enorme, a muitos níveis, mas demonstra uma incompetência gigantesca no que concerne ao aspecto desportivo, e não falo apenas de futebol, veja-se o estado das modalidades principais (Basket; Hoquei; Andebol; Volei), que tb nada ganham. O mais preocupante é que as coisas tendem a agravar-se, o relativo sucesso fez-lhes muito mal, e as mudanças têm sido sempre para pior. É tempo de dizer BASTA.