sexta-feira, 27 de junho de 2008

Futsal

Escrevo estas palavras a algumas horas de se realizar o segundo jogo da final que estamos a disputar frente ao Belenenses. Ponderei muito se deveria fazê-lo nesta altura, já estou para o fazer desde que eliminámos o Sporting nas meias finais. Faço-o hoje desejando errar, mas querendo alertar, preparar para o que aí vem.
Há algum tempo atrás na altura do despedimento do anterior técnico Adil Amarante, critiquei a sua substituição, fi-lo porque achei o timing errado e achei que a direcção revelava pouca coerência a nível estratégico. Fi-lo também porque sabia que o trabalho desenvolvido até então e o que estava a ser preparado para o futuro recente era a meu ver o mais indicado, senão vejamos:
- O Benfica nas últimas épocas conseguiu reunir, através de um orçamento bastante elevado diga-se, um plantel de elevada qualidade baseado em jogadores Portugueses;
- O reflexo foi ganhar várias competições nacionais e ser muito competitivo a nível Internacional;
- Somos a base da Selecção Nacional, ao passo que os nossos rivais jogam quase só com Brasileiros;
- O Benfica fruto dessa aposta, em termos tácticos cimentou a sua forma de jogar num 4-0 em carrossel, que quando bem alinhado é muito complicado de parar;
- Esta época as coisas vinham a correr menos bem, pois as restantes equipas fizeram uma aposta clara no combate a este sistema de jogo, e sentiu-se a necessidade de arranjar alternativas ao nosso modelo de jogo;
- Para esse efeito foi contratado César Paulo, um pivot Brasileiro de grande capacidade, para podermos em alguns jogos modificar a nossa forma de jogar, mantendo duas tácticas/modelos principais que seriam usados consoante os adversários;
- Adil foi despedido entretanto, e foi contratado Beto Aranha;
- O novo técnico percebendo as capacidades do César Paulo, montou a equipa para um 3-1 com forte enfoque neste jogador;
- As coisas começaram a correr bem, o jogador dava notas de ser uma mais valia, ao invés jogadores como Arnaldo e Ricardinho foram perdendo protagonismo, com principal incidência no primeiro;
- Quando César Paulo sai para descansar, não havendo alternativa, a equipa vê-se forçada a jogar em 4-0, sistema que por falta de treino já não apresenta a qualidade de antigamente, e a equipa recente-se muito;
- Quem viu a eliminatória contra o Sporting, percebe exactamente o que estou a dizer, até porque o César não estava nas melhores condições físicas;
- O último jogo revelou até alguma anarquia na equipa, não se percebendo muito bem quem fazia as substituições;
- O 1º jogo contra o Belenenses perdemos por 4-3, perante um Belenenses muito forte defensivamente e bastante preparado para defender o 3-1, em que não tivemos alternativas e julgo que o resultado acabou por ser simpático para as nossas cores;
- Importa sobretudo acordar, perceber que temos que mudar, ainda vamos a tempo, e é preponderante ganhar esta época uma vez que tudo indica que a aposta nas modalidades, mais propriamente o futsal, irá ser reduzida de forma substancial, a própria mudança de treinador indica isso mesmo. Não estou aqui a dar lições tácticas a ninguém, até porque não tenho conhecimentos para tal, mas convém fazer algo para colmatar o erro de despedir um treinador de sucesso no decurso do campeonato.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Justiça Desportiva

O Benfica foi notificado pela UEFA/FIFFA com referência a uma divida de 113.000,00€ respeitante à formação do jogador Alcides e sobre esse assunto sou a expor o seguinte:

- Sou um leigo nestas matérias, mas estranho a situação. Então o Alcides não veio emprestado pelo Chelsea? Se assim for não deveriam ser esses Srs a pagar a formação desse belo espécime de jogador?
- De qualquer das formas parece-me um erro de principiantes. O valor ao nível de um clube de futebol é ridículo, e face aos contornos e eventual punição estou em crer que só poderá ter sido um erro infeliz.
No entanto o que me faz escrever não é a situação em si, é um erro estúpido e está resolvido sem grandes implicações, o que me impele a escrever sobre o assunto é a punição a que seríamos sujeitos.
Nestes últimos tempos em termos desportivos as coisas não têm corrido muito bem, no entanto ao nível de procedimentos jurídicos muito aprendemos. Percebemos que não pagar a horas uma divida de 113.000,00€ pela formação de um jogador, utilizar um jogador cuja sua inscrição não estava devidamente correcta, e praticar actos de corrupção na forma tentada , a moldura penal é equivalente, significam a perca de 6 pontos.
Um belo exemplo de justiça e um belo exemplo da postura F.P.F. que rapidamente “vomitou” a informação para os jornais em mais um acto de louvar.
Palmas para a Junta…

sábado, 21 de junho de 2008

Cebola

Cebola é um alimento que serve essencialmente para dar paladar, poucos são aqueles que o consideram apetitoso por si só, mas imbuido na panela dá um sabor muito interesante. É basicamente esta a minha opinião sobre o jogador que passou pelo nosso clube. Seguirá a sua carreira num rival o que face às suas palavras revela muito acerca da sua personalidade. É mau negócio para o Benfica, mas julgo que também seria pagar os valores que se falavam.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Voz de trovão

Porque é incontornável falar do Euro, mais concretamente da nossa Selecção, escrevo estas palavras no rescaldo de uma eliminação à custa da Alemanha.
Nos dois últimos euros, em Portugal e este, tivemos duas grandes oportunidades de sermos campeões, oportunidades que muito dificilmente se repetem. Das eliminações retenho uma mesma razão, Ricardo de seu nome, também apelidado de Voz de trovão. Três golos iguais em duas derrotas decisivas. Se há algo que me faz pensar positivamente na saida de Scolari, é que muito provavelmente não voltarei a ver esse Sr. a defender a nossa baliza.

domingo, 15 de junho de 2008

Camacho

Acabo de ver e ouvir uma entrevista dada por Camacho. Além da natural descupabilização e engradecimento à sua pessoa, dizendo que explorou ao máximo o plantel que deixou a equipa nas três competições (2º ugar na Liga, taça e ueffa), e que não fez mais porque lhe foram prometidos reforços e que não foi possível, etc... O que me marcou e me deixou pensativo foi a mensagem entre-linhas. "Não sei se o clube tem possibilidades em contratar jogadores".
Até à presente data, a maioria das pessoas, quer sejam verdadeiros apoiantes da actual direcção quer sejam habituais criticos, quando o assunto é financeiro todos baixam a cabeça em jeito de vénia pela excelente recuperação financeira, e a muito boa situação que se vive nos nossos cofres. Esta frase dita por quem viveu o clube e sabe muita coisa aliada às grandes dificuldades em contratar verdadeiros reforços, e entroncando na recente polémica das modalidades e seus custos, faz-me pensar se assim será. Bem sei que em termos de património já não resta nada para hipotecar, que os bancos têm uma forte parcela e poder de decisão, penso que será algo natural dado o forte investimento que foi efectuado, no entanto esperava, que a situação fosse mais desafogada. Como é?

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Reforço(s)

Após algum tempo sem novidades, li algures na comunicação social que Luis Filipe Vieira e Rui Costa partiram para o estrangeiro com o intuito de contratar um ou mais reforços.
Antendendo às ultimas noticias/boatos que têm circulado, posso afirmar que esse eventual reforço não será certamente um basquetebolista, jogador de volei, de hoquei ou de qualquer modalidade do nosso eclético clube. É caso para perguntar será ao menos jogador de futebol?

terça-feira, 10 de junho de 2008

Os futeboleiros

Já cá faltava a velha guerra contra as modalidades. Ainda por cima, feita pelo próprio Presidente e com os falsos argumentos do costume.
Porque acredito nas boas intenções de quem escreveu este post no Novo Benfica e porque acredito que o que foi dito revela, apenas, desconhecimento dos factos, esclareço o seguinte: A receita das modalidades provém dos namings dos pavilhões, piscinas, patrocínios ( aqui sim, o Presidente devia preocupar-se com a ineficiência do nosso marketing, basta ver as camisolas dos nossos rivais), bilheteira, natação, quota das modalidades e 10% da quotização. Não vejo aqui nenhum dinheiro do futebol.
Acresce o facto de, nas despesas, estarem incluídas verbas relativas aos pagamentos à Benfica Estádio pela utilização dos pavilhões, mais água, luz, etc, que não se poupariam, mesmo que as equipas seniores deixassem de existir.
Convém não esquecer que os 10% da quotização foram atribuídos pelos sócios em Assembleia Geral numa derrota histórica do Presidente Vilarinho que, se calhar, já não se recorda.
Se for preciso, lá estaremos outra vez.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Nelson

Nelson dá hoje uma entrevista ao jornal "A Bola" a dizer que nas actuais condições quer sair.
Bem sei que o nosso defesa direito é um jogador que provoca contradições. Uns gostam muito, outros odeiam. Na realidade todos lhe reconhecem potencial. Já o vimos a fazer muito bons jogos, mas o inverso também acontece diversas vezes.
Considero que Nelson é um bom jogador, é titular indiscutivel da nossa equipa desde que chegou ao clube. Ser um dos mais mal pagos do plantel, realmente é estranho, a não actualização do seu ordenado mais estranho é, a não ser que o estejam a empurrar para fora do clube, será?
Seja qual for a razão, e esperando pelas cenas dos próximos capitulos, temos mais um jogador a pressionar o clube pela comunicação social, o que per si, é um muito mau sintoma.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

NUNO GOMES

Hoje em dia há algum má vontade para com o Nuno Gomes entre os adeptos benfiquistas, bem como na opinião pública em geral.

Sendo bem verdade que a última época foi fraquinha e que tem tido algumas dificuldades na finalização (sobretudo porque hesita muito e está sem confiança no último toque, digo eu), ainda assim acho que é dos jogadores que temos no plantel com classe internacional e que joga de forma inteligente.

Ainda assim, acho que há alguma injustiça nas apreciações que se têm feito. Se formos a pensar no caso, todos têm considerado a época do Cardozo muito boa e a do Nuno Gomes muito má. No entanto, se formos a ver os dados desta última liga, temos os seguintes dados:

- Cardozo - 29 Jogos, 2.286 minutos, 13 golos
- Nuno Gomes - 25 Jogos, 1.580 minutos e 7 golos

Ou seja, temos 176 minutos por golo para o Cardozo contra 226 para o Nuno Gomes. Se pensarmos ainda nos golos de penalti/livre (que o Cardozo marca e o Nuno Gomes não), a diferença neste campo não há-de ser assim tanta, com vantagem ainda para o Nuno Gomes de jogar muitas vezes mais atrás e a apoiar mais o meio-campo.

Por outro lado, acho que é sempre importante manter referências do clube no balneário, que possam acolher, integrar e passar a mística aos novos e jovens jogadores que vão chegando.

E então, é de renovar com ele ou não?