sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Importantissimo

O jogo de amanhã frente ao Rio Ave é de capital importância, é um daqueles jogos que por norma ninguém dá por ele mas o seu desfecho será definidor daquilo que o Benfica poderá fazer no futuro.
A importância da vitória é natural, no Benfica a vitória é sempre importante, mas esta permitirá na pior das hipóteses manter a pressão sobre o FCP, e no capitulo emocional do jogo frente a estes isso poderá ser determinante.
Mais do que a vitória será perceber como será a arbitragem nomeadamente perante os "tapados" e insubstituíveis Maxi Pereira e Luisão.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais uma....

Não podia deixar de referir esta 'fantástica' notícia que saíu hoje. Mais uma brilhante prova da espectacular actuação da Comissão Disciplinar da nossa 'Liga' de Futebol....
e Mais não digo!!!!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O que (não) disse Quique

Quique Flores ficou indignado com o rendimento de Reyes, alegando que deve jogar muito melhor, um cenário que o extremo, tecnicamente muito bom, já repetiu em clubes como Real Madrid, Arsenal ou Atlético de Madrid. Atitude semelhante já acontecera com Balboa, mas, com uma grande diferença: por muito que o sobrinho da mítica Lola Flores grite, o equatoriano nunca se transformará num futebolista com qualidade para representar o Benfica.

Em relação a Reyes, fica sempre a sensação que não tem um treinador que o saiba pôr na «ordem». Mais: gostaria que Quique Flores dissesse, em voz alta, por que razão o Benfica atinge o final da primeira volta a jogar de forma tão vulgar quando até já exibiu bons momentos ante Nápoles e Sporting, na Luz, por exemplo. Claro que o Benfica está «colado» ao FC Porto, mas, se mantiver este ritmo, a fuga do adversário tornar-se-á inevitável, mesmo que também não seja uma equipa brilhante.

Seria bom que explicasse, de forma convicta, por que motivo o Benfica não consegue nenhum dos três primeiros lugares na fase de adversários de qualidade mediana e até lhe perdoo que não fale na eliminação sofrida na Taça de Portugal.

Voltando a Balboa, como é que o Benfica gasta com este «craque» conhecido de Quique, desde «pequenino» e Aimar (não está em causa a qualidade futebolística, mas a fragilidade física) dez milhões de euros (dois milhões de contos, para quem ainda gosta de falar em escudos) ? E o que pensa Quique de a principal virtude de Binya serem os lançamentos laterais, porque, vê-lo com a bola nos pés, é para ficarmos à beira de um ataque de nervos.

Claro que o plantel do Benfica tem fragilidades, mas com Katsouranis, Reyes, Suazo, Reyes, Nuno Gomes, entre outros, há obrigação de produzir muito mais e, perdoem-me a brincadeira (ou não), mas Rui Costa ainda poderia ser útil no relvado, talvez mais do que...fora das quatro linhas.

Todavia, como respeito as hierarquias, Luís Filipe Vieira não pode passar imune neste momento do Benfica, uma vez que apenas um título de campeão é muito pouco na série de anos que tem como presidente e gestor da SAD. Claro que lhe reconheço algum mérito e há, até, quem o ilibe, garantido que resolveu os problemas financeiros do Benfica, o que não é totalmente verdade. É preciso não esquecer, também, que o Benfica é, acima de tudo, um clubes desportivo e, salvo raras excepções, os resultados têm sido pouco menos do que catastróficos.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cosa Nostra

De tempos a tempos, quase em silêncio, somos confrontados com o “modus operandi” do clube do regime. Desta vez foi o Paulo Assunção a elucidar-nos dos persuasivos métodos utilizados por esta gente com o objectivo de garantirem a sua permanência na cidade invicta.
Estas boas práticas têm já um longo histórico e o seu início coincide com o actual consulado Papal. Vejamos alguns exemplos:

20.11.1988 – Em Aveiro, Carlos Pinhão de A BOLA foi agredido no final de Beira Mar-Fcporto. O MP não acompanhou a queixa por falta de provas. No mesmo dia, Martins Morim, do mesmo jornal quando abandonava o estádio foi empurrado por um grupo de indivíduos entre os quais identificou Tonio Maluco. O guarda Abel disse aos jornalistas que “era melhor do que cair por uma ribanceira”
5.3.1989 – Eugênio Queirós do Correio da Manhã, foi violentamente empurrado para fora do corredor de acesso à cabine do Fcporto no Estádio do Restelo. Apresentou queixa na PJ que acabou arquivada por não conseguir identificar os agressores
24.9.1989 – João Freitas de A BOLA foi agredido perto dos balneários das Antas. Foi assistido no Hospital de Santo António e identificou Virgílio Jesus e um tal Armando entre os agressores. A queixa foi arquivada porque a testemunha principal o agente da PSP Oliveira Pinto, disse que não se lembrava nada
4.10.1990 - Manuela Freitas do jornal Publico na véspera do jogo Portadown-Fcporto, foi ameaçada e insultada no hall do hotel por integrantes da comitiva portista
24.10.1990 – José Saraiva, chefe da redacção do jornal de Noticias, foi agredido de madrugada à porta de casa. Não identificou os ofensores. O JN publicara uma noticia envolvendo Pinto da Costa num caso de investigação pela PJ de Aveiro
1.9.1992 – Pinto da Costa, o filho e Joaquim Pinheiro intimidam o jornalista António Paulino e forçam a entrada do Expresso, no Porto, procurando descobrir quem fora o autor de uma noticia envolvendo Alexandre Pinto da Costa
11.12.1994 - Marinho Neves da Gazeta dos Desportos, foi agredido por dois seguranças afectos ao FCPORTO após ter publicado uma reportagem sobre os meandros da arbitragem. Fez queixa à PJ acompanhada da foto dos agressores, e apresentou quatro testemunhas que nunca foram ouvidas
10.3.1993 – Paulo Martins da RTP, no final de um jogo nas Antas, com o Famalicão, foi agredido em directo. Não houve queixa judicial
17.7.2003 – Uma semana após ter dado uma entrevista ao Expresso, Filomena Morais, estava a sair de casa com a filha, quando o ex-marido Pinto da Costa acompanhado do motorista forçou a entrada da residência e esbofeteou-a Foi observada no Hospital Pedro Hispano e fez uma participação à PSP. No dia seguinte, o presidente do Fcporto também apresentou queixa por agressão
6.4.2006 – Carolina acusa Pinto da Costa, o seu motorista e um segurança de a terem agredido a pontapé, na casa da Madalena, bem como à irmã, grávida na altura. O motorista retirava um faqueiro de casa e ameaçou que lhe espetava uma chave num olho. Foram observadas no Hospital Santos Silva e apresentaram queixa na GNR.

Em tempo de Lua-de Mel a quem confiava a sua namorada nas deslocações ao Estádio da Luz?


No seu primeiro regresso ao Porto como treinador do Chelsea, José Mourinho levou seguranças, e perguntaram-lhe porque o fazia. Ele respondeu: "quando vou a Palermo, tem de ser assim". Palermo é a capital da Sicília, terra da Máfia. Leiam o seu livro "Um Ciclo de Vitórias", ele explica.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Confiança Quique Flores

Confiança no nosso treinador Quique Flores. Estou confiante numa boa 2ª volta do Glorioso. Há muitos anos que não lideravamos o campeonato e acabámos a 1ª volta a 1 ponto dos Morcons que mais uma vez foram beneficiados com o 1º golo fora de jogo por 2 metros e dois/tres penalties por marcar. O liner quando foi o 3 golo do Tomas Costa que seria uma situação mais duvidosa já conseguiu vislumbrar o fora de jogo. Já para não falar numa fifia de uma das melhores defesas da liga que só acontece nestes jogos com outros jogadores que se aleijam durante a semana. Face a estes erros dos de Preto o nosso golo contra o Braga é um grão de areia face aos zarolhos que apitaram este Braga vs ... e os de Vila do Conde no jogo da Liga contra o S.... em que o Simon estava 3 metros para lá do ultimo defesa.
Vejamos que os erros dos apitos contra o SLB nesta 1ª volta com o Setubal, Nacional, e aos golos que falhamos em Belem (com uma arbitragem muito inteligente desse Elm em que se deixam impunes entradas brutais destes lutadores de Wrestling que defontram os nossos jogadores como já aconteceu nos jogos contra o Maritimo, Guimarães e Trofense e não se protegem os verdadeiros artistas deitamos tudo a perder e os adeptos deixam de apoiar o nosso clube porque não ganhamos e porque ouvimos uns criticos e jornais anti-benfiquistas) e no Trofense (em que era bola até ao pescoço como era o caso do Mecio do Ó que viu apenas um amarelo quase no final do jogo) poderiamos estar com mais 7 pontos e com a Liga na mão. Mas temos de ter um pouco de paciencia pois estamos a causar embaraço e calafrios a muita gente. É preciso aterrorizar os apitos, a engrenagem, os bastidores e o próprio Governo - que diga-se de passagem que para o Socrates ter a nação benfiquistas contra ele seria uma verdadeira catastrofe face ao caso FREEPORT e a outros .....
Falando do outro lado da 2ª circular por pouco não ganhavamos um ponto.
Deixo aqui uma palavra de apreço ao pequeno Maradona - Léo que com muita pena não está a preencher a nossa ala esquerda e a dar-nos grandes alegrias.

Futuramente irei passar alguns comentários sobre KATSO e outros gregos que passaram pelo nosso Glorioso como o Macharidis e o Fyssas, já para não falar do Giorgios Karagounis (prodigio de talento e que nos faz muita falta, tal como o João Pinto que ontem vi no Mundo Desportivo frente ao Belenenses em 1997 - que grande craque).

O 1º será sobre "KATSOURANIS O PENSADOR"
- Com Katso o futebol atinge um nivel superior de pensamento tal como Platão e Socrates.

O 2º será sobre "BALBOA O IMCOMPREENDIDO" - esperado em Maiorca

Gostava também de partilhar a minha estima e doutas opiniões sobre grandes craques como o ROJAS, Edmundo, Jorge Soares, Paredao, King, Marcelo, Marinho, Gary Charles, Michael Thomas, Souness, Camacho e outros tantos.

Podemos assumir quando tantos adeptos e socios do Glorioso traçam perfis de incompetentes aos nossos actuais jogadores e ao proprio Treinador, que com os jogadores que atrás referi e com outros tantos treinadores iriamos concerteza na frente da Liga com varios pontos de avanço.

Esta-se agora a fazer um trabalho consistente com linhas de orientação estratégicas futebolisticas e politicas concertadas em torno de um equilibrio que irá permitir colher frutos no curto e médio prazo.

Saudações Benfiquistas e VIVA O GLORIOSO
HRP

sábado, 24 de janeiro de 2009

CURIOSIDADE

Ora bem, acabou agora mesmo o Braga-Porto, em que o primeiro golo do Porto beneficiou de um fora de jogo e há 2 penaltis por assinalar a favor do Braga. Quero ver se a reacção do Jorge Jesus é a mesma que após o jogo contra o Benfica e se as manchetes dos pródximos dias vão ter alguma coisa a ver.

Sport Lisboa e...Basquetebol

A nossa equipa de basquetebol é a que mais me tem entusiasmado este ano e fiquei impressionado quando a vi jogar, ao vivo, no jogo com o FC Porto, sobretudo porque tem demonstrado aquilo para que o Benfica está destinado, ou seja vencer, vencer e,também, vencer.

Na Liga, só regista vitórias, derrotou, num jogo épico os dragões - proeza que ficou «entalada» na garganta dum dirigente bastante parecido com Nicolau Breyner no filme «Corrupção» - e sei que podem estar a pensar que endoideci ou ainda não sei que perdemos com a Ovarense. Perdemos, de facto, no prolongamento, depois de lá chegarmos na sequência de uma jogada notável, mas, ao contrário do que se vê noutras modalidades, essencialmente no futebol, não foi por falta de talento, dedicação ou sacrifício. Por isso, é mais fácil aceitar um qualquer desaire, o que não anula a aura triunfal de jogadores como Seth Doliboa, Ben Reed, Sérgio Ramos e companhia.

Para aquele clube que tem como «ex-libris» o desertificado Alvaláxia e que ficou satisfeito com o empate no Restelo, nada melhor do que repetir o mesmo resultado na Madeira. O marcador do golo do Nacional foi o Nené, um nome que ajuda qualquer craque (ou pretendente) a «facturar», desde que não vá para a marca de grande penalidade, embora não chegue ao fim dos jogos com o equipamento tão limpinho como o nosso Tamagnini. O ideal seria a derrota com «tranquilidade», mas, tirando a nossa equipa de basquetebol, o mundo não é perfeito.

Desilusões

Quique mostra-se desiludido com Reyes e eu desiludido com Quique.
Desilusão é a palavra certa para definir o percurso da equipa em relação à expectativa criadas, nomeadamente ao próprio treinador.
Acreditava que Quique era bom treinador, mas parece que ele é muito bom comentador, principalmente quando decide falar da equipa que dirige. É vê-lo falar, Reyes não tem cabeça no Benfica e está desiludido, Balboa não pensa na equipa e está desiludido. Suazo é uma desilusão. Sidnei ficou de fora porque ... (desilusão?), Di Maria ainda não é um jogador espectacular (acrescento que não é sequer um jogador, anda por ali), desilusão.
A mensagem do treinador em relação à equipa é sistematicamente a de desilusão. Não creio que seja a atitude certa, por isso caro Quique, o Sr. é que é uma verdadeira desilusão (também confundível com ilusão).

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A hora da verdade - parte I

A nossa equipa de basquetebol tem sido a melhor do clube na presente temporada. Começou por ganhar os jogos do Torneio António Pratas, que homenageia no início da temporada este nosso ex-praticante, e na Liga mantém-se invicta ao fim de 17 jornadas. Ou seja, apresenta um comportamento digno da grande equipa dos anos 80/90. No entanto, ainda nada ganhou. Hoje chega a hora da verdade, aquela em que tem de demonstrar o seu estofo, com o começo da 'final a oito' da Taça de Portugal, que se prolonga até domingo. É evidente que esta equipa não é invencível e que o facto de perder um jogo não apaga o que já foi feito. Mas também sabemos que uma derrota na Taça de Portugal inviabiliza a sua conquista. E todos queremos voltar a ver o Benfica no topo desta tão aliciante modalidade que tive o prazer de praticar durante mais de década e meia. Confio que, desta vez, nos darão uma alegria, ainda que já tenham começado os azares que, normalmente, apoquentam a nossa equipa quando chega a época das verdadeiras decisões: num momento em que começava a mostrar a sua valia, lesionou-se o 'poste' Raheim Brown. Espero que esta perda não seja decisiva diante de um FC Porto que tem um jogo interior forte.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cativo para o Maradona!

À atenção do departamento comercial do Benfica....

Ofereçam um cativo ao Maradona e paguem-lhe as viagens para ele vir ver os nossos jogos, porque eu quero ver mais golos daqueles do Di Maria!!

Comunicação (2) ...

Só queria que dessem um pouco de atenção às capas dos jornais desportivos (e não só) da passada segunda-feira e às mesmas do dia de hoje. A diferença que faz ser o Benfica a ganhar o jogo com um golo irregular ou ser o Cebórtéin a fazê-lo.
Depois somos nós que somos levados ao colinho...
PS: Também axo que desta vez, alguém do nosso clube devia fazer o mesmo que os queques do campo grande fizeram e queixarem-se.

COMUNICAÇÃO

Ultrapassando a vitória de hoje à noite ao Olhanense (em que mesmo não tendo jogado nada de especial sempre marcámos 4 quatros e tivemos oportunidades para marcar outros tantos), tenho de concordar com a maioria dos posts abaixo, sobretudo o Crime Perfeito e que deveríamos ter enquanto clube uma estratégia de comunicação que se adequasse à situação, para não termos de passar os próximos quatro anos a ouvir que fomos carregados ao colo ou coisa que o valha, quando a realidade aponta noutro sentido.

Estou a pensar em conferência de imprensa por volta das 20h. Em vez de ser só falada, écran gigante atrás do porta-voz (por favor, não pôr o Luis Filipe Vieira a falar). No dito écran, mostrar imagens de:

- Golo do Benfica em fora de jogo contra o Braga, seguido de golos (desta época)dos nossos concorrentes directos (ou de outros clubes), em situações piores;
- Penalti do Benfica contra o Braga (que acho que foi) e seguido de penaltis assinalados em situações mais fraquinhas (dos nossos rivais, etc.);
- Imagens de golo anulado frente ao Setúbal (que seria o 3-1 e que nos daria mais 2 pontos), golo anulado frente ao Nacional (que nos daria outros 2 pontos mais) e de certeza que haverá mais situações (aliás, o nosso grau de memória destas coisas é tão baixo, que já nem me lembrava do tal golo anulado contra o Setúbal até ouvir falar dele hoje no estádio - para os que não se lembram foi aquele em que a jogada seguiu depois da falta sobre o Reyes e quando foi golo, o árbitro voltou-se a lembrar da falta);

e por aí fora.

Tenho ideia de que assim, com imagens e exemplos específicos mais facilmente conseguiremos fazer passar a mensagem.

A nível de tácticas, e apesar deste post já ir longo, também gostei da ideia exposta aqui abaixo, puxando o Suazo para a direita e pondo o Cardozo no meio. Assim, ainda tinha a vantagem de alterar a coisa em que para já discordo do Quique, que é ter o Aimar tão à frente, como segundo ponta-de-lança.

E como ouvi no outro dia: 'Se o Cardozo estivesse a jogar, pelo menos o penalti tinha entrado.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Preocupações

Enquanto continua o folclore da comunicação social e de clubes com ligações estreitas que todos percebem existir mas que com seriedade não deveriam ocorrer, a resposta por parte do Benfica tarda em aparecer e temo que não exista. A ausência de uma resposta séria por parte da direcção, afirmando e aceitando que efectivamente no jogo frente ao Braga tínhamos sido beneficiados fazia todo o sentido e legitimava o futuro. Mais, essa resposta devia vir apensa a uma série de outros erros que nos prejudicaram e tiraram pontos, dizendo a todos que caso o Braga queira os pontos que perdeu, ou diz ter perdido, na Luz os vá buscar ao Nacional, e se estes não chegarem pode ir a Setúbal a Leixões ou à vila das Aves.
Pese as considerações que atrás escrevo e subscrevo não é isso que me tira o sono. O que verdadeiramente me preocupa são os 90 minutos de futebol, ou se preferirem de pouco futebol, que temos vindo a apresentar em campo.
Ao contrário da fabulosa comunicação social que analisa o jogo com base no resultado final e decide se uma equipa jogou ou não bem com base nesse importante pormenor mas por vezes pouco verdadeiro, tenho a perfeita convicção que a não ser o resultado final nada mudou neste Benfica face ao que existiu na Trofa.
A convicção de que temos um plantel com qualidade, e o ter visto a equipa no inicio da época com critérios de jogo muito melhores dos que apresenta no presente, logo o acreditar que podemos e devemos fazer mais, tem sido uma companhia demasiado evidente para não me deixar de preocupar, principalmente porque tardava a encontrar uma resposta. Esta chegou e deambula pela alteração do sistema táctico motivada pela substituição de apenas um jogador.
Cardozo é um jogador que não conquista todos os adeptos eu não sou excepção, ainda assim devemos cingir-mo-nos aos factos. Jogador Sul Americano (normalmente com dificuldades de adaptação), na sua primeira época ( e todos estamos recordados desta triste época) marcou cerca de 20 golos. Na presente temporada, nos primeiros tempos foi decisivo, marcou no empate com o FCP, no empate com o Leixões e na sofrida vitória frente à Naval (este já na condição de suplente). A partir daí foi entregue à sua sorte e pouco ou nada jogou, de vital passou a ser dispensável. O que motivou essa alteração foi a chegada de Suazo, um jogador de classe mundial.
Claro está que a referida mudança por si só não justifica tudo, agora a mudança de estratégia, essa sim condiciona todo o futebol do Benfica.
Quique consciente das características de Cardozo (jogador pouco móvel, um avançado mais fixo entre os centrais) e enquanto não tinha alternativas, montou com astucia a equipa à sua volta. Defesa subida, pressão no campo adversário de forma a recuperar cedo a bola e criar situações de desiquilibrio, e quando detentores do esférico, muita circulação de bola de preferência ao primeiro toque para criar espaços e situações de golo, onde Cardozo seria o barómetro da equipa.
A chegada de Suazo, jogador de características completamente diferentes (rápido, gosta de jogar no espaço e em velocidade) e com o cartel que trazia obrigou ou originou uma alteração substancial na nossa estratégia de jogo. Baixámos o bloco, ou seja passámos a defender mais atrás, muito mais atrás, de forma a existir espaço para o Suazo correr. A típica táctica de contra-ataque.
O que se verifica é que com excepção do Suazo a equipa não tem características de contra-ataque, os nossos jogadores do meio campo são típicos jogadores de posse de bola e de jogadas pensadas, e a equipa fica demasiado exposta no aspecto defensivo. A coisa não resulta. É tempo do Quique perceber isso e alterar a sua estratégia de forma a potenciar o plantel, sem que com isso ter que sacrificar o Suazo em detrimento do Cardozo, basta alterar. Como sugestão deixo-lhe o 4-3-3 com Suazo e Reyes nas pontas.

Crime Perfeito

Todos os anos em momento oportuno um homem de negro recebe instruções para actuar com generosidade visível a proveito do Glorioso. Esta época foi no passado Domingo. Com um calendário favorável de maneira a não por em risco a tabela classificativa e recordo que o Sporting tinha vencido na véspera e o Porto defrontaria no seu reduto o penúltimo classificado, eis a hora certa para esclarecer o país sobre a "verdade" da competição. Percebe-se agora a intenção daquelas declarações desprovidas de sentido de um dirigente do Sporting na semana que antecedia a jornada, quando afirmava que o Benfica é sempre o clube mais beneficiado. Direccionando assim os holofotes para o jogo da Luz. Os mais ingénuos dirão que se trata de coincidências os mais atentos conhecem bem esta história.

p.s. pobre clube de viscondes que a troco de um segundo lugar a preço de Postiga vende a sua honra transformando-se num grupo de moços de recados. Céleres a indignarem-se com a impossibilidade de alcançarem o primeiro lugar e silenciosamente compreensivos com as práticas criminosas do seu novo amigo ao logo dos anos. Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A Vergonha Continua

Mais um jogo, mais um roubo. A exemplo da partida anteriormente realizada para o campeonato com o mesmo adversário. Com árbitros sérios bastariam apenas os primeiros trintas minutos para resolver o desafio. E recordo algumas das incidências durante este período, agressões a Yebda, Suazo e Moreto. Off-side escandaloso assinalado a Di Maria quando caminhava isolado para a baliza com 3, leram bem 3 defesas a confirmarem a legalidade do seu posicionamento. No segundo tempo a festa continuou e antes da eventual grande penalidade não assinalada a favor do Vitória, Ruben Amorim foi agredido a soco pelo avançado Fernando, mas sumaríssimos é só para os nossos atletas. Perto do fim mais um brinde de um dos fiscais de linha a descobrir uma falta de Suazo sobre o seu marcador num lance de golo iminente. Infelizmente, como já vamos estando habituados a incompreensível estratégia de comunicação do nosso clube irá permitir que durante toda a semana apenas se fale do “decisivo” lance na área do Benfica e permitir a unanimidade nacional sobre o escandaloso favorecimento do Glorioso.

P.S. aguardo pelos relatos de insultos e esperas à equipa de arbitragem ou será que os arruaceiros do costume só actuam com os da casa?

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vergonha

Alegram-se os sábios de café e os eruditos de taberna. Regozijam os arruaceiros das esperas de autocarros. Vibram as primeiras páginas dos diários desportivos. Conseguiram, o Presidente e o Director Desportivo fizeram-vos a vontade ao passarem um “raspanete arrasador” aos atletas, dando razão aos sábios do regime, o problema é a falta de atitude e não os sistemáticos deslizes da arbitragem que perduram à duas décadas. Só faltou citar o professor Queiroz e anunciar com quem podiam contar na selva.
Gerir desta forma é para gente pequena e sem visão. Usando o léxico futebolístico é governar para a bancada. Estes recados fazem-se em silêncio e não a céu aberto. O plantel do Benfica não é um departamento de uma qualquer empresa em que a manutenção do posto de trabalho depende da vontade do patrão. A grande maioria dos nossos jogadores tem mercado a receber o mesmo ou melhor e não é com puxão de orelhas público que se impõem mudanças. O único clube com autoridade para impor semelhante prática é o do sistema porque garante aos seus atletas melhores remunerações em troca de menor esforço dado garantir-lhes em todos os jogos nacionais uma equipa inicial com 14 elementos.

Ridículo, cubram-se de vergonha.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Revolta

Desenganem-se aqueles que pensem que vou tecer grandes reflexões ou considerações sobre o valor da nossa equipa técnica ou a política de aquisições. Nem quaisquer comentários sobre o sistema de jogo ou o acerto na escolha dos onzes e das substituições efectuadas. A minha revolta é contra os associados e adeptos do Benfica que vomitam para dentro de casa. Estou farto do manual de bom comportamento que caracteriza esta gente. Das suas opiniões "inteligentes" com pretensões de equidistância sustentadas na critica interna. A verdade é só uma e repete-se todos anos independentemente dos treinadores ou jogadores. O Benfica continua a ser roubado. E aceitando a derrota de ontem (apesar do fiscal de linha nunca ter qualquer duvida na validação de todos os contra-ataques do Torriense) caso a competição nacional reflectisse a verdade desportiva continuaríamos no primeiro lugar e de forma folgada. E não compreendo que ao fim de tantos anos isto não seja claro e contaste a forma célere de absorção pela voxpop dos Benfiquistas das ilustres opiniões dos sustentáculos do sistema. Para isso basta ler o Sr. Luís Sobral que nos explica os problemas do Benfica com "imparcialidade total" falando da grave ausência de fio de jogo e da irrelevância do golo anulado pelo Pedro Henriques. Faltou-lhe foi referir os também anulados golos frente ao Leixões e o Setúbal, o penaltie escandaloso frente ao mesmo Vitória e esclarecer que os sumaríssimos são só para atletas do Benfica apesar de serem vitimas de agressões como as ocorridas em Guimarães e na Madeira. Não menos importante lembrar a impunidade oferecida aos nossos adversários nas marcações aos nossos atletas. E que as barreiras dos livres directos a nosso favor podem situar-se entre os 5 e os 7 metros de distância, etc.

Esta é a verdade, quem quiser encontrar outras explicações compre os desportivos e assine a Sport Tv. A propósito desta última, à muito que não via um jogo do Glorioso nesse canal mas voltei a confirmar a "boa forma" da linha editorial, durante o desenrolar do jogo exibem um pequeno trailler de imagens habilmente seleccionadas a vender o desnorte da equipa, de mestre. 

p.s. No Domingo não irei ao futebol, provavelmente a atitude mais inteligente que tomo em anos. Não por estar divorciado da equipa técnica e do plantel mas por ganhar juízo e perceber que neste país nada muda a bem. Temos o recorde de 48 anos de ditadura e devemos a democracia a um pequeno grupo de militares. O nosso povo é de brandos costumes e venera os poderosos. E o Benfica é um clube do povo.

"Deja vu"

O meu sentimento relativamente ao jogo de ontem é algo recorrente de alguns anos a esta parte. Como o meu esforço de memória não vai assim tão longe, para perceberem do que falo, transcrevo alguns excertos do que tenho escrito durante a presente época:

"Estou um pouco sem palavras para descrever o que acabei de ver. Muito a quente, apenas escrevo por desabafo para libertar a fúria que me invade, esperançado que tal me permita uma noite de sono minimamente decente...Um jogo muito fraco, sem velocidade, capacidade de passe, uma péssima leitura de jogo do meio campo, a certeza que Di Maria não é opção para estes jogos (em casa a coisa ainda dá), o que nos deixou a jogar com menos 1 durante demasiado tempo..." (06/10/2008)

"Mentalidade: Quanto a mim a grande falha do Benfica de alguns anos a esta parte, mentalidade ganhadora, crer e motivação pela vitória. É imperioso conseguir incutir um espírito diferente, não aconteceu, não tem sido conseguido e será o objectivo a atingir para transformar um conjunto de bons jogadores numa equipa ganhadora..."(20/10/2008)

"Táctica: Desde o início da época que nos pedem tempo, face às alterações estruturais que ocorreram, faz todo o sentido que se dê esse tempo à equipa, importa no entanto que este pedido seja finito. O timing definido situou-se nos 3/4 meses. Nos primeiros 3 meses sentiu-se realmente a equipa em processo evolutivo, no entanto, no último mês temos assistido ao processo inverso. Já mencionei algumas vezes a minha preocupação pelo abandono de princípios como a defesa alta que levavam a uma pressão também alta efectuada em bloco que permitia a recuperação da bola em terrenos muito perigosos para o adversário. O meio campo estranhamento tornou-se incapaz de reter bola, de chegar à frente e de gerir os ritmos do jogo. No jogo de ontem estas situações foram ainda mais evidentes. Vários pecados foram cometidos. A abordagem inicial ao jogo foi errada revelou um preocupante desconhecimento do adversário que nunca fomos capazes de corrigir..."(08/11/2008)

"...estavam reunidas as condições para uma vitória capaz e moralizadora. Os adeptos do costume apareceram (somos sempre os mesmos) com intuito de dar o tal carinho e apoio que julgamos ser merecedor. Em vez de sair o brinde calhou-nos a fava. Meus amigos, estou farto da fava, estou cansado e triste.
Ser do Benfica é um orgulho e continuará a ser. Estou é cansado de dar e nada receber, de em sacrifício físico, com condições meteriológicas adversas me deslocar ao Estádio da Luz para sofrer, enervar-me e assistir a um jogo em que a minha equipa não quer jogar, não quer dar espectáculo, quer apenas fazer o mínimo para ganhar e ser penalizada por isso...Estou fraco na minha condição de adepto, sinto-me esgotado..."(02/12/2008)


Ou seja, o problema existe, e já existia, estava era tapado para quem não queria ver.
Li algures, não sei precisar onde, uma teoria de um qualquer treinador de futebol que era mais ou menos isto:
"Ganhar a jogar mal, é como ter um pão para me alimentar hoje sendo certo que o futuro será de fome...", elucidativo.

Mais preocupante que jogar mal e perder, é a sensação de impotência que transparece dos nossos jogadores e do nosso treinador, em especial deste último.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Aviso à Navegação...

No seguimento do Post anterior, também me confesso por de quando em vez 'ler' o Pasquim que dá pelo nome de "Record"...mas chamou-me a atenção uma entrevista dado por aquele que é sem dúvida o melhor jogador Português de Futsal, e que curiosamente joga no nosso clube. É vero que a entrevista citada foi dada ao Porto Canal, e transcrita para o Record (curioso outros jornais não a mencionarem....mas adiante).
Falo do Ricardinho, e muito importante é a referência que ele faz à (já aqui muito debatida) demissão do Ex-Vice Fernando Tavares. Sem grandes papas, o astro do futebol de pavilhão, refere ainda a problemática entrada e torbulenta relação do plantel com o ex-treinador Beto Aranha, mas acima de tudo o Chuto/Tiro que ele dá na direcção do clube é o ponto mais preocupante.
Quando um jogador que é o melhor do plantel, diz que foi enganado pela direcção, e que nem sequer pôe a hipótese de renovação quando o actual vínculo terminar, deixa-me deveras preocupado. É que o Benfica felizmente não é só Futebol de 11, e a relação que esta direcção vai tendo com as restantes modalidades é no mínimo mal gerida. O Futsal tem sido a modalidade que mais títulos tem dado ao nosso clube, e quem de direito devia ter mais atenção a "pormenores" destes que podem minar a vida e o futuro da equipa.
Podem ler a parte transcrita aqui...
PS: Eu não me esqueço do cinco titular do Europeu que tinha (SÓ) 4 jogadores do Benfica!!!!

Quique e os votos

Hoje dei por mim a folhear o Record. Bem sei que é motivo para me chicotear violentamente, no entanto devo admitir que apesar de relutância inicial, deu-me um inesperado prazer fazê-lo. A exemplo do que prolifera por qualquer meio de comunicação em Portugal, nomeadamente em matéria de futebol/desporto, estão abertos os votos para eleição do melhor do ano. O pasquim já citado trazia uma votação efectuada pelos treinadores de equipas da liga Sagres elegendo os 3 melhores jogadores Portugueses a jogar em campeonatos estrangeiros. Claro está que a votação foi massiva no Cristiano Ronaldo, o que até é normal. O que há aqui a ressalvar é a votação do nosso treinador:
1º Simão;
2º Miguel;
3º Cristiano Ronaldo.
Não pude deixar de sorrir. Estou em crer que o Quique ainda pensou em votar no Nelson ou no Ricardo Rocha.