sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Passeio à Ucrania

Este jogo frente ao Poltava foi de serviços mínimos, muito mínimos, foi uma viagem de 20 horas para nada ver, nada fazer e nada aproveitar.
Não condeno que perante uma eliminatória decidida, jogadores que habitualmente são titulares, após uma viagem nas condições que esta ocorreu se relaxem um pouco, contudo, já não acho muito normal jogadores que habitualmente se sentam no banco ou na bancada tenham a mesma atitude.

O que mais me chateou neste jogo foi a memória. Estava a ver o jogo e pensava eu já vi deste filme, uma equipa sem atitude e fundamentalmente sem qualidade para fazer mais. Luís Filipe, central adaptado à esquerda, César Peixoto, F. Coentrão, Nuno Gomes, Keirrisson inadaptado, ou seja, jogadores que no plantel e colmatando de forma pontual determinada ausência são úteis mas que lançados em conjunto e a ter que decidir são fracos.

Só para marcar uma posição, e carregar na mesma tecla, alguém viu de onde surgiram os golos sofridos? E o "Maldini" viram-no?

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A atropelar desde 1982

Tenho vindo a verificar que nos jornais on line, quem comenta muitas vezes as noticias do nosso clube são os portistas e sportinguistas que não conseguem engolir a grandeza do nosso Benfica, e na falta de interesse das suas equipas se limitam a tentar denegrir a imagem do nosso clube. Algo que não conseguem, mas que não deixa de ser desagradável de ler.
Li também que um tal de Douglas, jogador do Guimarães disse o seguinte: " Não foi falta, mas o Benfica tem de ser campeão e vão fazer tudo para que o seja". Este badameco aqui tentou lançar suspeitas, e é o tipo de noticias que vindo da boca dum futebolista me causam uma repulsa atroz. E da mesma forma digo que se o Quaresma ou o Paulo Assunção que nos chamaram filhos da puta nos festejos do titulo, que deixo de ser sócio. O mesmo direi deste moleque brasileiro, nem que marques 150 golos numa época. Aqui Nunca!
Já quanto aos comentadores avençados como o Zé quintela e o Miguel Tavares, ao primeiro diria que se preocupasse com o seu clube e com o facto de ainda não só terem ganho ao Atlético do Cacém, talvez porque o Cacém só tenha começado a época mais tarde. Compreendo que nem com bilhetes a 2 euros para os putos tu vendas as Gamebox, mas eles gostam mais de ver os golos do liedson na Playstation. Aí ele ainda marca.
Quanto ao Miguel Tavares, estranho que um homem tão preocupado com a dignidade não se preocupe com o presidente, esse corrupto julgado que fabrica resultados desde 1982. Além disso gostaria de saber o que irá dizer a propósito do atropelamento ao seu colega jornalista. Será que se vai calar ou vai falar? Talvez alegue novamente que lhe roubaram o portátil?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

À marrada

Obtivemos a primeira vitória no campeonato à marrada, a qualidade do lance é tão grande quanto a injustiça do resultado. Falamos de futebol e o azar que tivemos na 1ª jornada acabou por ser compensada na 2ª, se for sempre assim escusamos de andar preocupados. A verdadeira razão dos nossos receios está à vista de todos e infelizmente até era mais ou menos esperada.
Quando esta equipa técnica foi anunciada revelei aqui as minhas reservas, as minhas preocupações. A qualidade táctica até ver não sofre reparos, ainda que algumas opções sejam discutíveis, a mensagem tem sido de confiança e de muita proximidade quer com os adeptos quer com os jogadores, a grande falha situa-se na preparação física. Até ao momento tivemos já 4 jogadores lesionados, sendo que 2 deles com alguma gravidade, e ao 3º jogo oficial revelámos muita incapacidade física para dar a volta ao jogo. Li na comunicação social que a estratégia do Guimarães manietou a equipa do Benfica, mas na verdade o que nos condicionou foi o pulmão, neste caso a falta dele. Aimar, Saviola, Cardozo, Di Maria não podiam com as pernas e Coentrão também entrou com pouco gás.
Bem sei que estamos no inicio e por vezes as pernas falham, mas não deixa de ser alarmante, até porque as nossas principais opções para os lugares de Aimar e Saviola estão lesionados (!!!).

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Para Memória Futura

Superfute: dois milhões de dívida ao Fisco ficam por cobrar
por Lusa in Diário de Noticias de 24/08/2009

O prazo de reclamação de quase dois milhões de euros de dívidas da Superfute ao Fisco prescreveu após a anulação da falência da empresa de agenciamento na área do futebol detida por José Veiga.
A insolvência foi decretada judicialmente a 05 de Junho de 2007 e a reclamação das dívidas de IVA, IRS e IRC de 1995 a 97 foi suspensa, mas o tribunal decidiu revogar a sentença em 2008, com o prazo para cobrança das dívidas prescrito no ano anterior.
Já os créditos relativos a 1998 reclamados pela Administração Fiscal e outros credores junto da empresa de José Veiga correm o risco de prescrever no decorrer deste ano e os referentes a 1999 em 2010.
Na altura em que o pedido de falência da Superfute deu entrada no Tribunal do Comércio de Lisboa, apresentado em 2006 pela Pragal Colaço & Associados, que reclamava cerca de 16 000 euros pela prestação de serviços jurídicos, pendia sobre a empresa de José Veiga dois processos de execução fiscal por dívidas de IRS, IVA e IRC.
O processo referente à cobrança de IVA dos anos de 1997 a 1999 e de IRC de 1997 a 1999 ascendia a dois milhões de euros, enquanto a execução fiscal por dívidas de IVA e IRC correspondentes a 1995 e 1996 ultrapassava os 700 000 euros com coimas e juros.
Avançou-se para penhora de bens da empresa, entre os quais um crédito de José Veiga, principal accionista, e da SuperSoccer Company sobre o Benfica e a SAD do clube, no valor de 2 543 869,28 euros, mais tarde substituído por 510 000 acções, que, nominalmente, valiam 2,5 milhões de euros.
Foram igualmente penhoradas 42 000 acções da Sporting, SAD detidas por José Veiga, accionista maioritário da Superfute, que, à data da queixa apresentada no Tribunal do Comércio de Lisboa, não tinha contas aprovadas desde 2001, fiscal único registado e quaisquer elementos de contabilidade.
A Superfute contestou o pedido de insolvência e pediu nulidade, invocando "falta de citação", além de argumentar que o crédito reclamado pela sociedade de advogados estava prescrito e de que a empresa tinha créditos superiores ao passivo.
A empresa de José Veiga advogou que era credora do Fisco em 10 000 euros e apresentou ainda créditos litigiosos - um processo judicial contra o futebolista Paulo Ferreira (519 934 euros), dois contra Cristiano Ronaldo (um de 800 000 e outro de 573 067) e outro contra Hugo Viana (512 000).
Depois de o tribunal decretar a insolvência da Superfute, a 05 de Junho de 2007, e ordenar a imediata apreensão de todos os bens, a empresa e José Veiga recorreram da sentença, suspendendo os actos anteriores de reclamação de créditos, incluindo as execuções fiscais.
Na assembleia de credores, o total apurado das dívidas da Superfute ao Fisco era de 4 396 966,45 e havia registo de terem sido accionadas 19 execuções fiscais contra a empresa de José Veiga.
Também foram reconhecidas as dívidas da Superfute ao Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa, por contribuições não liquidadas no valor de 212 666,58 euros, ao BPI, no montante de 282 796, e à TMN, num total de 24 676.
A 29 de Setembro de 2008, o tribunal revogou a sentença de insolvência e, mais tarde, a sociedade do advogado António Pragal Colaço vendeu o seu crédito a Paulo Santana Lopes, irmão de Pedro Santana Lopes, que desistiu do pedido de falência. O juiz homologou a desistência a 21 de Julho deste ano.
Contactado pela Agência Lusa, José Veiga recusou comentar o assunto.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Primeira de muitas

Confesso que a abordagem ao jogo Europeu não me entusiasmou por aí além, o resultado frente ao Maritimo mas sobretudo os erros do passado deixaram-me frio e desinteressado. A minha mente era assaltada por imagens frequentemente repetidas de desaires e desilusões cujos motivos eram invariavelmente o azar, o arbitro ou outra coisa qualquer. A ideia para ontem era mais ou menos do mesmo o que me fez não adquirir bilhete.
Ontem após o almoço deu-me uma pancada, tive uma sensação que tudo poderia ser diferente e lá fui para o estádio, comprei bilhete (inflaccionado em 2€ - protesto) e só posso dizer ainda bem. É certo que a equipa do Poltava não é um grande do futebol Europeu, mas ao contrário do que ouvi na rádio após o jogo também não são assim tão maus, estou em crer que fariam facilmente um dos 8 primeiros lugares do nosso campeonato. A grande diferença entre estes Ucranianos e as equipas do nosso futebolzinho, é que estes, vêm para jogar futebol. Também dá um certo jeito aos 10 minutos de jogo, o arbitro chamar a atenção ao guarda-redes para a demora na reposição em jogo, sim aos 10 minutos e não aos 80 como estamos habituados. Se juntarmos a estes ingredientes a correcção de erros dos jogos anteriores, ou seja, o regresso à formula da pré-época, em muito fica explicado o resultado.
A repetir...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ainda agora começou...

No futebol actual a maioria dos jogos do tipo Benfica – Braga em que existe apenas uma equipa claramente apostada em vencer a partida decidem-se nas segundas partes. A razão é simples, existe mais desgaste físico o que implica menor concentração logo mais espaço e mais erros.
Antes de abrirmos as hostilidades com o treinador convém analisar a partida do passado Domingo de forma racional. O Benfica não venceu o jogo pela ausência de atitude, por falta de volume de jogo ou pela “desgraça” do David Luiz ou pelo sofrível desempenho de Ruben Amorim. Não vencemos porque encontrámos pela frente duas equipas medíocres que envergonham o futebol. O Marítimo pelo anti-jogo praticado desde o primeiro minuto e os árbitros pela total tolerância concedida aos intentos dos insulares e por fecharem os olhos (bem na cara do fiscal de linha) a uma g.p. Não esquecer a magnifica prestação do guarda-redes adversário. E também a total ausência de sorte face a tantas e tão boas oportunidades de golo criadas. Fazendo um exercício de raciocínio ao contrário poderíamos afirmar que apesar de todas estas contrariedades fizemos um bom jogo. A falar de culpas próprias a primeira deve ser atribuído á pior exibição de Cardozo desde que chegou ao Benfica, um sem número de passes falhados e duas incríveis oportunidades desperdiçadas, uma g.p. e uma escandalosa cabeçada perto do fim quando se encontrava a um metro da baliza.
Eu por vezes fico convencido que alguns dos nossos adeptos esquecem por completo que o principal interessado em vitórias é o treinador, e o nosso tem somente 2 meses de casa.
p.s. 1 - Árbitros estrangeiros já e sempre. Ou então poderíamos contratar o Colina como se de um reforço do plantel se tratasse para analisar jornada a jornada a prestação dos árbitros envolvidos nos jogos dos 3 grandes.
p.s. 2 - Saldo da jornada 2 pontos retirados ao Benfica um ponto oferecido ao clube do regime. A vergonha continua assim como o nosso estúpido silêncio. Não aprenderam nada com o que se passou com Quique. Abre os olhos Jesus.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

RESCALDO

No rescaldo desta primeira jornada, tenho de admitir que fiquei um pouco desiludido. Nem tanto pelo resultado (que isso bastava o penalti ou alguma das outras oportunidades terem entrado), ou sequer pela arbitragem (algo para o qual já devíamos estar preparados), mas sobretudo por estes dois motivos:

- compramos 3 laterais (Shaffer, César Peixoto e Patric), e ainda assim, jogamos com 2 laterais adaptados (e que nem acho que sejam as melhores adaptações - mais facilmente punha o Miguel Vitor na direita, por exemplo).

- a confusão que ficou após a substituição na 2ª parte, em que não tínhamos ninguém no flanco direito e 3/4 no flanco esquerdo, metade da equipa sem saber para onde ir ou o que fazer. Nessa fase, e face ao que o Marítimo já tinha feito, não seria melhor jogar mesmo só com os 3 defesas?

De resto, gostei da atitude na segunda parte, achei que o Di Maria está melhor que no ano passado, que o Weldon e o Fábio Coentrão são reforços e contra uma equipa que não ponha o autocarro em frente da baliza e que tenha mais de 25% de posse de bola, somos capazes de vir a jogar qualquer coisa.

Vamos lá a Guimarães? Eu vou!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Futebolzinho

Mais de 54 mil pessoas deslocaram-se ontem ao Estádio da Luz para assistir ao primeiro jogo da época. Num primeiro jogo de uma longa época desportiva um estádio não enche porque se espera ganhar um titulo, muito menos enche porque joga a equipa A ou a equipe B, o nosso estádio compôs-se ontem, porque as pessoas têm saudades de ver um espectáculo desportivo que se chama futebol. A euforia que reinava em todos os adeptos que se deslocaram e pagaram bilhete não se resumia a um jogo do Benfica, mas sim à expectativa de se ver um bom jogo de futebol (naturalmente com uma vitória caseira). As exibições na pré-época assim o determinavam e assim o faziam perceber, todos já se tinham esquecido que isto é o futebol Português.
Estou certo que o próximo jogo em casa não terá a mesma moldura humana e com excepção dos derbies estou em crer que dificilmente nas primeiras 20 jornadas tal se repetirá, independentemente dos resultados que o Benfica conseguirá fazer.
O tipo de performances apresentada pelo Maritimo ontem, com a complacência de árbitros, Liga, FPF e da comunicação social que no dia seguinte, por norma enaltece a organização, bravura e destreza táctica destas equipas está a matar o futebol em Portugal. O Maritimo ontem ganhou 1 ponto, mas perdeu centenas de adeptos logo aniquilou inúmeras possibilidades de negócios futuros (Merchandising e bilheteira). Estas vias têm que ser fortemente penalizadas, se não for feito pelas entidades que gerem o futebol em Portugal que o seja pelo adepto e pelos jornalistas (neste aspecto a RTP e o jornal ABOLA deram um passo com criticas claras).

Relativamente ao nosso Benfica e ao jogo de ontem, claramente fizemos um péssimo resultado, perdemos uma oportunidade de desde logo nos distanciarmos dos nossos adversários o que infelizmente é recorrente nos últimos anos. É certo que tivemos algum azar face ao domínio evidenciado pelas nossas cores e ao número de oportunidades criadas, contudo não posso de deixar de afirmar que, se em vez de massacrarmos nos últimos 20 minutos, entrarmos no jogo com garra, crença, vontade e ao ataque (desde o 1º minuto) muito provavelmente não seria necessário o tal massacre e o resultado também seria mais satisfatório.

Maldini...ou talvez não

Quem me conhece e quem tem estado atento às minhas intervenções neste espaço de conversa, certamente já se apercebeu de duas qualidades/defeitos meus. Um generalizado pessimismo relativo ao andamento da carruagem chamada Benfica, e uma aversão, quase repulsa a adaptações em especial se estas ocorrerem na defesa.
Já aqui tinha afirmado e criticado a construção de um plantel que não contemple alternativas para as laterais. Se na direita a minha aversão à adaptação de Ruben Amorim é amenizada pelo facto do titular se ter lesionado (precipitando a lacuna que Patric não preenche, ao ponto de Luís Filipe representar uma alternativa mais válida!!!) ainda que não completamente aceite, do lado contrário a minha repulsa pela escolha atinge patamares demasiado elevados cujos impropérios vários seriam certamente insuficientes para se perceber a sua dimensão. David Luiz a defesa esquerdo é do meu ponto de vista a verdadeira desgraça, toda a experiência vivida durante a epoca transacta ameaça repetir-se na que agora começa. Do ponto de vista ofensivo afunila o jogo, não dando a largura necessária que um lateral deve dar ao jogo, perde uma enormidade de bolas (em Basket era o campeão dos turnovers) que nem a sua grande capacidade técnica consegue disfarçar. Em termos defensivos a coisa não melhora. A dada altura da época finda era possível verificar-se que uma elevada percentagem dos golos sofridos pela nossa equipa tinham como origem o defesa esquerdo, quer pela ausência deste, quer por erros infantis (faltas, percas de bola, deficiente cobertura, recuperação lenta e desnorteada). Ontem, no primeiro jogo da temporada, mais um golo sofrido com o mesmo interveniente e réu.
A falta de rotinas e inadaptação são tão evidentes que o jogador claramente joga pressionado, sendo que os erros aparecem. A maior gravidade de toda esta situação é que se está a perder um muito bom central, para se ganhar um péssimo activo do nosso plantel.
A corrigir, sob pena de a nossa equipa jogar sistematicamente coxa.

Árbitros Estrangeiros JÁ!

É a nossa natureza procurar respostas para tudo, tentamos encontrar formas de defesa para aquilo que não percebemos. Porque motivo gostamos de ver jogos de futebol? Há quem diga que desde os primórdios da humanidade que o homem se degladia entre si e que este será o modo mais evoluido de medir forças, ou um dos, pois existem outras modalidades tão respeitosas como esta.Paul Auster, o escritor norte-americano, disse que o futebol já tinha impedido muitas guerras, trata-se na sua opinião duma forma de combate dos instintos mais primitivos mas dentro dum terreno de jogo e com regras próprias assumidas por ambos os contendores.Pode-se considerar que o desporto é uma luta entre homens, mas também deverá ser algo mais do que isso para que possa ser considerado um espectáculo digno, e para que possa ser mais que uma simples batalha.Ontem vi uma equipa que quis ganhar o desafio duma forma justa e leal, tentando proporcionar um espectáculo agradavel para que as pessoas pudessem usufruir de um momento de lazer, afinal de contas todos os que lá estavam se deslocaram com esse fim.No outro lado vimos uma equipa, na verdade vimos mais duas, mas dizia eu, uma equipa solidária, lutadora, truculenta, implicativa e pouco interessada em fazer do futebol uma festa.Na verdade estes jogadores que eu prefiro chamar de actores terão mais jeito para representar num teatro, tal não foram todas as cenas dramáticas que preconizaram durante o jogo. Um autêntico drama: Choros, gritos, lamúrias, queixas, lesões que só duravam até há saída do palco, e que por milagre se curavam na saída de cena. Prontos para regressar à sua actuação.
Mas o seu desempenho foi bom, nas artes teatrais lógicamente, e poderão dizer aos netos que quase foram jogadores de futebol, mas que passaram com distinção aos exames de aptidão de técnicas teatrais. Supervisionados por o encenador Carvalhal, mais um discipulo de Mourinho na vertente do discurso pseudo elaborado e superiormente arrogante, mas sem as vitórias deste.
E com, o beneplácito do Júri do concurso que tudo fez para que a peça que já está ensaiada há muitos anos tivesse este desfecho.
Pode-se dizer se o Benfica fez tudo? Quanto a mim não, Sidnei manifestamente não tem velocidade para este sistema de jogo que vive de contra ataques rapidissimos das linhas adversárias. David Luiz não tem capacidade para fazer uma lateral num jogo com esta intensidade apesar de ser um central brilhante. E é nas laterais que por vezes podem surgir os desequilibrios nos muros adversários.
Tudo valeu para impedir que o jogo decorresse, mas o ritmo imposto na primeira parte terá de ser mais forte, porque o Benfica terá de ultrapassar primeiro os 3 burros pretos e depois o autocarro estacionado à frente da baliza.
Segundo uma cronometragem de um benfiquista, o jogo esteve parado para assistir jogadores do Maritimo imagine-se 17 minutos, certamente um recorde, mas não deixa de ser uma anormalidade, que o árbitro só se "apercebeu" quando o jogo estava a terminar, mostrando um cartão amarelo ao Guarda-Redes.
Nem os 70 % de posse de bola e um sem número de oportunidades fizeram com que o Benfica conseguisse os 3 pontos.
Em jeito de conclusão diria, que com protagonistas destes, neste cenário montado há muitos anos e em que só os artistas do palco rodam não há tempo a perder.
Caro Rui Costa,
só lhe resta uma solução, se queremos salvar o espectáculo e a sua verdade inerente já que nesta fachada de jogos escuros nunca teremos hipótese nem que o Benfica tivesse os melhores jogadores do Mundo. E para que possa haver isenção e justiça no final do ano, é fazer tudo para que os jogos dos três grandes tenham árbitros estrangeiros.
Por isso digo, Árbitros Estrangeiros JÁ!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ponham a viola no saco até Janeiro

o que mudou com Jesus:

Modelo de jogo defenido num 4-4-2, o método que fez o Benfica ser campeão, jogando para vencer e para marcar mais que o adversário durante anos. Algo que eu não via no Benfica há muitos tempo.

Maximização dos recursos humanos duma forma exemplar, fazendo com que estes tenham performances nunca vistas. Basta ver o desempenho dos jogadores do ano passado, nesta pré época.

Respeito pela camisola e pelos associados.

Marcação de uma média de 2 golos por jogo, algo que considero de importância extrema.

Futebol atractivo e de ataque.

A forma como os jogadores lutam pela posse da bola e a forma como conseguem fazê-la circular.

Um discurso arrojado e confiante, sem medo nem cobardias. Como outros que lá passaram.

Por isso penso que os detractores deste treinador e restante equipa técnica devem pôr a viola no saco e deixar o homem trabalhar. Está lá há um mês e meio e colocou a equipa a jogar com uma disponibilidade fisica e animica muito boa. E não me venham com a conversa que os adversários eram fracos, porque estamos a falar de duas equipas do campeonato espanhol, duas equipas do campeonato inglês, uma equipa do campeonato holandês, o vencedor da Taça Uefa, duas equipas portuguesas e uma suiça.

Vai começar a sério, eu sei, mas o que está feito até aqui é muito bom, e com equipas dificeis. O Real Madrid não fez melhor que o Benfica e com adversários bem mais fáceis.

Por isso é dar tempo ao tempo, acreditar, e encher a Luz de esperança.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Plantel Fechado - Breves

Agora que o plantel se encontra fechado, pelo menos no que diz respeito às contratações, pois poderão haver saídas, já se pode fazer uma pré-análise ao plantel do Sport Lisboa e Benfica. Vi a maior parte dos jogos da pré-época e com base nisso, bem como no conhecimento e historial dos jogadores, aqui ficam umas breves apreciações sobre os mesmos.

1 MOREIRA - Deveria ser o número 1.

12 QUIM - Depois dos gestos infelizes diminuiu ainda mais a sua margem para errar.

13 JÚLIO CÉSAR - Tem potencial mas não é o guarda-redes que precisávamos agora.

2 PATRIC - Verde, verde, muito verdinho....

14 MAXI - Raça e já referência na defesa.

4 LUISÃO - Verdadeiro capitão e espero que por muito tempo.

23 DAVID LUIZ - Pode-se tornar numa grande referência internacional, mas a central.

27 SIDNEI - Grande futuro mas ainda está num limbo entre o excelente e o erro comprometedor.

28 MIGUEL VITOR - Prata da casa, dedicado e bastante concentrado.

3 SHAFFER - Bons cruzamentos.

25 CÉSAR PEIXOTO - É bom passar a ter a Diana Chaves no Estádio da Luz (única contratação de nacionalidade portuguesa).

5 RUBEN AMORIM - Polivalente muito importante.

6 JAVI GARCIA - 7 é o número da discórdia mas é o 6 que lhe assenta mesmo bem.

8 RAMIRES - O "queniano" é bom reforço mas ainda tem de adaptar as suas correrias a um futebol europeu mais táctico.

26 YEBDA - É sempre melhor do que olhar para o banco e ver lá o Bynia.

16 URRETA - Gosto muito dele mas deveria estar emprestado.

22 LUIS FILIPE - !?!?

10 AIMAR - Temos criativo e magia esta época, se as lesões o permitirem.

24 CARLOS MARTINS - Útil enquanto a 24 de Julho não estiver ao rubro.

18 FÁBIO COENTRÃO - Cheio de ganas para partir a loiça toda!

20 DI MARIA - JJ é bem capaz de fazê-lo explodir este ano.

7 CARDOZO - O "carteiro" do Benfica tem este ano condições para entregar muitas "cartas" na baliza adversária .

9 MANTORRAS - A mascote dos Palop`s e também, porque não dizê-lo, do 3º anel.

11 KEIRRISON - Melhor jovem jogador do Football Manager mas parece mesmo craque.

19 WELDON - Vou roubar o título de um post do Pelicano: "O reforço que poderá fazer diferença".

21 NUNO GOMES - Espero que se torne mais acessório neste plantel, mantendo a voz importante no balneário.

30 SAVIOLA - É um "conejo" rápido mas não se esconde na toca, joga e faz jogar. Bem melhor que Suazo.

Acho que temos equipa e treinador!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Reforço de última hora!

Ao contrário do que o director desportivo do nosso clube afirmou ontem, o plantel do Sport Lisboa e Benfica ainda não estava fechado.

A seguinte contratação de última hora foi oficialmente anunciada no site do clube...............................






Apesar do nº 10, posso afirmar que não jogo nessa posição, mas sim a ponta direita ou extremo direito. Quem sabe se não está encontrado o tal jogador para preencher uma das lacunas de há algum tempo no Benfica. Apenas prometo muito trabalho e dedicação ao clube! E sim, o Benfica é o meu clube desde pequenino, não é apenas mais uma frase cliché do "circo das contratações".

PS - Agora a sério, louve-se a iniciativa de marketing do clube, que para além de engraçada faz o sócio sentir-se parte integrante do clube.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DÚVIDAS DE QUEM ANDOU POR FORA

Tendo regressado hoje ao país, não tenho acompanhado muito aprofundadamente todas estas questões. No entanto, naturalmente que partilho em geral o entusiasmo em torno da equipa e das nossas esperanças para esta época, apesar de estar vagamente preocupado com alguns pontos, mas que podem até já não fazer sentido:

- Defesas-esquerdos: o que é que aconteceu ao Shaffer e ao Sepsi, para ainda contratarmos o César Peixoto e na prática jogarmos com o David Luiz nessa posição? Foram dispensados?

- O Júlio César para quê? É para ser o terceiro guarda-redes? Acho que só valeria a pena, se fosse para comprar um guarda-redes de classe mundial que fizesse a diferença (e posso estar enganado, mas não deve ser o caso).

- Se o plantel já está fechado, quer dizer que não vamos mesmo comprar o Reyes? É pena, que realmente, não são muitos os jogadores da classe dele, que querem ficar por cá e com o dinheiro que se gastou por aqui, não seria por mais ou menos milhão de euros...

Mas vamos confiar que quem manda há-de saber o que está a fazer e que vai conseguir gerir um plantel com muita qualidade, mas eventualmente algo desequilibrado, com avançados a mais (6, para 2/3 lugares) e com algumas posições algo deficitárias (as laterais na defesa, eventualmente as alas...)

domingo, 9 de agosto de 2009

Deja vu?

Espero que não..., contudo devo dizer que não partilho do entusiasmo que por aí prolifera.
Esta onda de entusiasmo é bonita poderá ter alguma razão de ser, no entanto não encontro grandes razões para tal. Poderá ser pessimismo exagerado dirão uns, ou anti-benfiquismo dirão outros, no meu entender é ver uma quantidade enorme de erros repetidos ano após ano, sendo que esta época não está a ser diferente.

Para mim é de todo inconcebível o plantel só agora ficar fechado, há muito que tal deveria ter acontecido. Acho perfeitamente absurdo há 1 mês atrás termos 3 defesas esquerdos e agora estarmos reduzidos a 1 que o treinador não aprecia. O plantel (extenso) tem 6 avançados, 3 defesas direitos e apenas 1 defesa esquerdo, ou seja, o plantel é tudo menos equilibrado e isso vai acabar por se notar. Houve tempo suficiente para colmatar lacunas e efectuar ajustes. Rui Costa é conhecedor de futebol e deveria ter aprendido algo com a época transacta. O mínimo exigível é para cada posição existir um titular absoluto, e depois existirem alternativas ou eventuais adaptações que possam colmatar alguma eventualidade.
Não faz sentido termos feito 9 jogos com um determinado sentido e com determinadas rotinas para no jogo mais importante que serviu de espelho para o que se aproxima o nosso onze inicial seja composto por duas adaptações nas laterais. Se do lado direito se percebe, a aposta em David Luiz na esquerda é quanto a mim um disparate do treinador e um disparate na composição do plantel.
As opiniões são o que são e valem o que valem, certamente haverá diferentes na abordagem à questão David Luiz à esquerda, mas em primeira instância sou completamente contra às adaptações, penso que estas só deverão existir em contingências especiais, logo não deverão ser regra, no caso desta para além de se perder um bom central ganha-se um péssimo defesa esquerdo. Admito que ele é bom técnicamente, finta e sendo alto dará jeito nas bolas paradas, mas defensivamente é pavoroso. Perde bolas atrás de bolas, é lento a recuperar fecha mal a ala e por falta de rotina (movimentos necessários) prejudica os companheiros e suas movimentações (Di Maria que o diga). Esta situação é um mau pronuncio, espero que não tenha as implicações do passado.

Quanto à performance da equipa, tem sido interessante, existem alguns movimentos bem conseguidos e alguns jogadores que se têm destacado pela positiva, a equipa está coesa e a criatividade de Di Maria e Aimar tem feito a diferença assim como o ritmo de jogo que já se consegue imprimir. A grande questão está na capacidade de continuarmos a evoluir, não deixando de ser preocupante que nos dois jogos em casa não tenhamos ganho e nos jogos frente a Olhanense e Guimarães demonstrámos muitas dificuldades.

How i wish you were here

Chegou ao fim a pré época do Benfica. Dei por mim a comprar jornais desportivos desalmadamente, a consultar páginas de internet em catadupa.Fruto de um entusiasmo que há muito me tinha abandonado. Foi bom este tempo de risos e sorrisos, de piscares de olhos, de alegria de ver 10 jogos em 30 dias. Sempre em alto rendimento.
Ontem ao ver o Estádio cheio prestando homenagem a Raul Solnado, não me consegui esquecer daqueles benfiquistas que já partiram e que sofreram por este clube, enquanto os campeonatos do porto eram ganhos nas camas dos hotéis, nas férias do México, nos quinhentos subornos de vidas.
E em que uns quantos energumenos me querem fazer crer que o facto de serem campeões branqueia toda a podridão que ergueram e que os fez perder pontos na justiça mas que os deveria ter irradiado durante anos, tal eram a gravidade dos crimes. Não esqueço. Qual traficante, que que por ser rico pensa que está limpo. Não está,o ouro das taças que brilha nas vitrines foi conquistado, por jogadores, treinadores, árbitros, prostitutas, dinheiro, agressões a vereadores e dirigentes, ameaças várias, laboratórios de doping, um presidente corruptamente certificado na justiça e que é recebido na assembleia da república com pompa e circunstância.
Lembrei-me destas pessoas pessoas que passaram por esta vergonha desportiva, que de desporto pouco tinha, em que tudo era ensaiado e planeado como se de peças de teatro se tratasse. Mas estas não tinham o humor do Raul Solnado que fez dele um meritório campeão. Eles foram vencedores só isso.
Lembrei-me que vocês partiram desta Luz para outra Luz, mas que não puderam ver estes momentos vitoriosos e bonitos, mas limpos muito limpos.

Como eu gostava de os ver aqui meus amigos!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Europa aqui vamos nós

O Benfica tem, amanhã, a possibilidade de m0strar à Europa que está no bom caminho para apagar a má imagem dos últimos tempos. A equipa de Jorge Jesus joga com o poderoso AC Milan, histórico adversário que defrontamos em duas finais das Taças dos Campeões Europeus, e um resultado positivo dá prestígio e visibilidade, não só na imprensa italiana, como pelos diversos cantos do Velho Continente.

A conquista dos torneios de Guadiana, Amesterdão e de Guimarães demonstraram, finalmente, a essência do Benfica: vencedor, com bom futebol, perante o mais fraco ou o mais forte opositor. Este plantel é supera o do ano passado e os quatro ases do ataque podem, a qualquer momento, incomodar qualquer adversário, mesmo que seja o AC Milan. De repente, pode surgir um míssil de Cardozo, que até já marca com o pé direito, um passe de 30 metros de Aimar, um passe de letra de Di Maria ou a finalização subtil de Javier Saviola. E ainda há Weldon e Keirrison como alternativas credíveis, embora possam ambos ser titulares.

Claro que as vitórias não estão garantidas e a dúvida é se os argumentos do Benfica se mantêm constantes durante o ano: há lesões, castigos, baixas de forma e, mesmo naquele quarteto, existem jogadores que «desaparecem» do relvado, como Di Maria, tendo em consideraçã0, por exemplo, a época passada. No entanto, se estes «pecados» não existirem de forma persistente, o potencial futebolístico deverá quebrar a crise de resultados dos últimos anos.

César Peixoto, garantido hoje, tem capacidade par dar mais qualidade ao sector mais fraco do plantel, embora, mesmo com Luisão a titular, não pense que a defesa vá colocar em causa a luta pelo (s) título (s) . Até nos sorteios, o Benfica está, este ano, mais feliz, como se prova pelo facto de ter calhado como adversário o Vorskla Poltava. Apesar de desconhecer esta equipa, não me parece que vá ter «pedalada» para contrariar o Benfica.

PS: Sonhei com o apuramento do Atlético de Madrid, com um golo de Simão no estádio dos azulejos de casa de banho, mas não é isso que vai acontecer. No entanto, pode ser que o Gilardino me dê uma alegria.

E agora Domingos



Um treinador tão bom!? Se calhar é melhor beberes uns goles de humildade e pensares bem no que vais dizer para não teres dissabores destes. Ou vais refugiar-te nas saias do Pintinho? Olha que o Salvador deve estar em brasa, e este não é Jesus.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fórmula Benfica


Este Benfica está como todos sabemos a jogar a um nível que seria impensável para toda a gente, ninguém iria supor que a máquina estivesse tão afinada, tão poderosa, e se isto assusta até os benfiquistas por tamanha capacidade, qual será o sentimento que se instalou nos nossos adversários? Os jogadores das outras equipas em que estarão eles a pensar? Se extrapolássemos para o mundo dos automóveis diríamos que seria um Fórmula Um, uma máquina audaz e barulhenta que devora metros e metros num abrir e fechar de olhos. E os proprietários das outras esquadrias estarão atentos mas preocupados, e tentarão ter uma máquina tão bem preparada. Mas não será fácil, e eles sabem-no!

Além de todas as questões técnicas e tácticas o que esta equipa tem que acho extraordinário é a sua solidariedade, a sua solidez mental, age em bloco, quando um jogador é ultrapassado, aparece logo outro e se este for deixado para trás não por falta de aplicação mas porque o adversário foi mais rápido, aparece outro e assim sucessivamente, é lutadora, dá tudo, e quando a equipa dá tudo pode até ter o azar de perder que deve ser aplaudida de pé.

O barulho de uma máquina poderá ser um aviso intenso e sério aos outros contendores, e sé verdade que esta máquina assusta pela velocidade e pelo seu poderio falta-lhe o ruído intenso e esse tem de ser dado por nós os adeptos, no Estádio, no acompanhamento da equipa, nos fóruns nas páginas dos jornais. É perante as várias situações que teremos de ser unos e acima de tudo de nos preocuparmos em defender a nossa equipa e os nossos jogadores em todos os momentos.

Em vez de criticarmos este ou aquele jogador, vamos referir o que se destacou e se aplicou mais, pensar pela positiva. Deixar para os adversários a critica aos nossos, pois sabemos que será dura e severa.

Sou daqueles que acha que o porto vai ruir pela base, e este campeonato pode ser importantíssimo na queda do dragão de papel.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Carta Aberta ao Treinador Jorge Jesus

Mister

3 Torneios 3 Vitórias. Um de prestígio Europeu os outros com árbitros portugueses, são êxitos assinaláveis. E se a tudo isto juntarmos o excelente futebol praticado pela equipa é justo que todos os Benfiquistas lhe agradeçam.
Não à memória no historial recente do Glorioso, um treinador em tão curto espaço de tempo mostrar tanto e tão bom trabalho. PARABÉNS.

O Jesus, é um conhecedor do nosso futebol e da História do clube e com tal tem sabido capitalizar e alimentar com mestria estes bons momentos juntos da massa adepta. A preocupação demonstrada em todos os jogos em obrigar todo o grupo a agradecer o apoio vindo das bancadas não é de somenos. Revela inteligência, respeito e confiança. Créditos que permitem hoje poder-se afirmar que o Jorge Jesus é o treinador de todos quando ainda à um mês atrás era apenas de alguns. Mérito seu.

Este capital de esperança que devolveu aos adeptos do Glorioso é valioso mas infelizmente permeável. E como já deve ter percebido os adversários vêm de todos os lados e nunca iram cessar os ataques. Dois pequenos exemplos:

- A novela que alguma imprensa criou sobre a sua contratação de forma a alimentar o número dos adeptos mais desconfiados sobre as suas capacidades.

- As constantes e provocatórias declarações do seu sucessor no Sp. Braga, provavelmente a mando de outros.

Mas o pior irá senti-lo dentro de campo. Aliás já o sentiu nos recentes encontros frente a Olhanense e V. Guimarães que mais pareciam finais da liga dos campeões tal a “entrega” de algarvios e minhotos. A impunidade que os seus atletas beneficiaram nas marcações aos nossos jogadores ao longo de toda a partida é o retrato fiel da realidade de todas as competições nacionais. Funcionando assim como o grande elemento desiquilibrador de todo o futebol português.* Tendo em conta que o jogo ofensivo da nossa equipa viverá muito da dinâmica de Aimar, Saviola e Di Maria que para além do talento comungam a baixa estatura e o pouco peso não se advinha tarefa fácil a sua. Com a agravante do blackout anunciado pela Direcção a assuntos de arbitragem. Aqui deixo-lhe uma sugestão, fale antes e depois dos jogos, anuncie que vai estar atento às marcações que os seus jogadores iram sofrer, e comparativamente ao empenho dos diferentes adversários nos jogos a realizarem connosco e com os nossos rivais. O sucesso será mais fácil se os adeptos virem na voz do seu treinador o seu sentir, nas alegrias, nas tristezas mas sobretudo nas indignações.

Não lhe quero tomar mais tempo e apenas desejar-lhe a melhor das sortes porque bem a merece.

Abraço

Miguel Leal


*Convém lembrar que os árbitros da nossa Liga conseguem o milagre de apenas sancionar com 2 amarelos um defesa como o Bruno Alves e fazer de uma equipa como a do Benfica que jogava na expectativa, sem pressionar o adversário a mais indisciplinada.

Os corvos já apareceram

E agora?

Esta é a questão que se coloca na cabeça dos adversários do Benfica. O que fazer?

Após os jogos realizados na pré-época e depois das exibições efectuadas, os profetas externos da desgraça e os lacaios do costume já começam a fazer das suas. Percebendo que não têm capacidade para destruir uma equipa que tem uma disponibilidade física tremenda em que as linhas das equipas contrárias são destruídas pelas diagonais que as águias vão fazendo e pela pressão alta que os avançados fazem, impedindo e manietando os adversários de pensar o jogo. As estratégias de desconstrução da nossa equipa estão a ser efectuadas num âmbito que nós já conhecemos. No jogo com o Guimarães, não sei se é da minha tv ainda não ser HD, mas vi um penalty a nosso favor, dois foras de jogo inexistentes, e um lance que beneficiou o infractor quando um dos nossos se esgueirava em direcção da baliza. E este caros benfiquistas, dizem eles, é o melhor árbitro da liga. Ainda assim se marcarmos 2 ou 3 golos a tarefa dos 14 que normalmente jogam contra nós não será fácil. Mas eles não há dúvida leram bem a cartilha do Pinto, e isto ainda nem começou.

Por outro lado temos um indivíduo como o Rui Santos, talvez o artista com o maior mau gosto de indumentária que conheço, ao perceber que não consegue criticar a qualidade e o desempenho dos jogadores, e da equipa, insiste na questão financeira. Mas não é por bondade, no fundo ele tem que dizer mal do Benfica. Compreendo que o seu coração sportinguista esteja algo debilitado, mas tem de ter paciência. E já agora se em termos financeiros o Sporting está tão mal, porque motivo vai remunerar o próprio presidente, o Tio Bettencourt? Ou eu não percebo nada de gestão, ou é mais um assalariado para o clube deles. E isso, o rui dos caracóis não fala.

Acho que se as equipas jogarem muito abertas na Luz, são bem capazes de levar um saco cheio de bolas. Mas se não jogarem, com esta velocidade e capacidade de desmarcação, alguém vai abrir o ferrolho. E depois voltam a poder levar um saco se saírem da toca.