quarta-feira, 31 de março de 2010

Ao meu amigo Rui Costa

Desculpa Rui, tratar-te por tu sem te conhecer, sem nunca te ter visto a não ser dentro das quatro linhas. Para mim isso não é importante, quem quiser desvalorizar as minhas palavras que o faça. Não me importa nem me preocupo. Representas o que é ser benfiquista meu querido amigo, para ti não existem mais clubes da mesma forma que não existem para mim, és uma força encarnada, é em ti que me revejo no Benfica, em cada partida que o Benfica entra vibras, e não interessa se é futebol se é andebol tenis de mesa ou até bilhar. És lampião como eu encarnas o espirito da águia, é com pessoas com carácter e com uma personalidade como a tua que o nosso Benfica poderá trilhar o seu caminho, eu diria antes que é de homens como tu que este País e este Mundo precisa, é dessa massa que se fazem as pessoas sérias. Acompanho-te desde 1991 quando soube que havia um miúdo que se chamava Rui Costa e que integrava a equipa do Mundial de 1991 em Lisboa, vi os teus golos no Estádio mais maravilhoso de todos os tempos nessa competição. Também eu um miúdo senti sempre em ti, um pouco daquilo que eu gostaria de ter sido e não fui, frustração minha? É verdade, mas tu projectavas na perfeição o que eu sentia, lembro-me duma proposta de 150 mil contos do Milan que apareceu numa revista de futebol da época e de ter dito que eles deviam estar loucos. Queriam um jogador destes de borla. Mas mais importante que tudo isso, e que os putos não sabem e alguns mais velhos não se lembram ou já esqueceram foi quando no Verão de 93, o sporting quis levar os melhores jogadores, e tu disseste, eu não saio!!! Nunca mais me esquecerei, nenhum benfiquista o poderá esquecer, o menino Rui, deu a cara e disse para quem quis ouvir com a voz de adolescente . EU FICO! EU FICO!
Saberás o que isso significa? Acho que não... Depois das humilhacões que fomos sujeitos nesse Verão, o rapazito deu a cara e disse o que todos ansiávamos ouvir, Não!!!! Penso que foi um tónico essa declaração essa afirmação alastrou-se aos outros jogadores enquantos os mercenários partiam. E quase todos ficaram.
Não sei para onde vais nem me interessa, seguir-te-ei sempre nos bons e nos maus momentos, num sol radiante ou num frio de morrer, lá estarei, lá nos encontraremos, ainda que seja no meu singelo anonimato, assim como tu estiveste neste mau momento, permanecerei ao teu lado, ainda que sejamos poucos, também eram poucos em 93 e aí meu amigo tu ficaste , TU FICASTE NO BENFICA!

A lição

A noite televisiva de ontem foi rica. 3 entrevistas separadas por 2 horas. A dos presidentes foi no registo habitual, com as picardias constantes, com a habilidade de Pinto da Costa numa entrevista com Judite de Sousa, uma jornalista que é facilmente manipulada por um entrevistado com QI superior a 50, o que transforma qualquer assunto mais sensível de ser abordado, numa questão inócua e vazia de conteúdo e onde invariavelmente qualquer convidado sai com melhor imagem pública do que antes da entrevista.
O anúncio da entrevista ao nosso presidente deixou-me apreensivo, por ser com quem era. Mas ele superou as minhas expectativas e esteve bem, muito bem. Boa argumentação, ideias transmitidas com clareza e nunca se deixou encostar à parede por um entrevistador difícil e parcial como é MST.
Mas não foram as entrevistas aos presidentes que me levaram a escrever este post. Foi a 3ª, menos mediática, mas muito mais importante, pelo seu conteúdo e simbolismo.
Os 50 minutos do Ricardo Costa na Sic Notícias foram, numa palavra, brilhantes. Uma oratória de grande qualidade e uma demonstração de profissionalismo e argumentação como não estamos habituados neste meandro pantanoso que é o futebol português.
Com a sua qualidade intectual e tecnicidade, Ricardo Costa conseguiu expôr brilhantemente aos mais atentos, os métodos sujos em que se move o futebol português. E começou logo ao ataque ao desmascarar a mentira grotesca do presidente do fcp e da sua entourage, que tentaram aproveitar o silêncio de Hermínio Loureiro acerca da sua demissão para fazer uma nojenta contra-informação e forçar uma implosão dos órgãos da Liga. Felizmente o Dr. Ricardo Costa ontem repôs a verdade de forma inequívoca, expondo e desmascarando a desonestidade e a mentira das declarações de Pinto da Costa, que no fundo mantém os mesmos métodos de acção ao longo destes anos e não hesita em mentir descaradamente em directo e horário nobre, talvez esperando, tal como acontecia nestas últimas décadas, que não fosse desmentido.Igualmente importante foi a forma como foi abordada a questão dos stewards.A forma como um acórdão de dezenas de páginas e argumentado meticulosamente com a legislação vigente foi desautorizado pelo Conselho de Justiça da FPF é uma anedota jurídica, desprovida de fundamentação legal, numa decisão ao serviço de interesses superiores e essa foi, de facto, a verdadeira razão da indignação e demissão de Hermínio Loureiro, ao contrário do que Pinto da Costa, Guilherme Aguiar e alguma da "imprensa amiga" tentaram intencionalmente e falsamente transmitir, numa estratégia claramente concertada.Ontem ficou provado que o "polvo" ainda existe e resiste, mas que não tem a mesma força. Pessoas competentes e corajosas como Hermínio Loureiro, Ricardo Costa e Vítor Pereira têm feito um grande esforço, por vezes inglório, na limpeza desta corja. Mas o polvo é forte e antigo, e tem muitos "amigos", especialmente na FPF.Ontem, Ricardo Costa deu uma verdadeira lição e, não obstante a disparatada série de perguntas da jornalista Ana Lourenço, esteve num plano de grande nível técnico, profissional e intelectual e demonstrou uma coragem que faz falta a outros elementos importantes na estrutura do futebol português. Os próximos tempos são decisivos. O polvo está a contra-atacar. O Hermínio já foi, o Ricardo Costa dura mais 2 meses e sem apoios o Vitor Pereira pouco mais tempo durará. Seria essencial uma união entre Benfica e Sporting para levar esta limpeza a bom porto. Mas, os nossos rivais da 2ª circular, apáticamente entretidos com crises internas, discursos infelizes e tiros diários nos pés, parece que infelizmente só poderemos contar connosco próprios.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Quem nos fará companhia?

Em termos matemáticos, precisamos de 13 pontos para, finalmente, podermos festejar a conquista do título. Na realidade, estou convencido que faremos mais do que os referidos pontos assim como julgo que bastarão 8 para levantarmos o ceptro.

Após a jornada 24, e em função dos seus resultados, a dúvida que persiste é quem nos acompanhará em termos de acesso à Liga dos Campeões. O regresso do boneco animado dará ao Porto a força necessária para recuperar os 5 pontos de atraso (conforme se pôde constatar no 1º golo deles frente ao Belenenses) e naturalmente o Braga ver-se-á diminuído dessa qualidade.

No final das contas, ganharemos com reconhecido mérito, mas ficará sempre no ar a contestação do Braga por terem sido empurrados para baixo nas últimas 6 jornadas e a menção dos corruptos ao castigo do Sr. cem milhões.

Para nós ficará sempre a ideia que, em ano do apito dourado e da divulgação das escutas, estranhamente, o campeão é o mesmo, coincidências?

Parabéns Maestro !

Porque é sempre bom relembrar Classe, Fantasia e Genialidade!





Parabéns Rui Costa! Estás a demonstrar que para além de teres sido Maestro em campo também sabes sê-lo como dirigente.

O campeonato é nosso

O Benfica deu, frente ao Sp. Braga, um passo de gigante rumo à conquista do campeonato. Claramente, a nossa equipa é melhor do que a dos minhotos e basta apenas olhar para a tabela para constatar esta evidência: temos mais pontos, mais vitórias, mais golos marcados e a melhor defesa.

No encontro de ontem, concretizou-se o últimos dos meus desejos: vencer, diante do Marselha, FC Porto e Sp. Braga, três batalhas difíceis, uma delas (no jogo com os tripeiros) acabou por se tornar numa tarefa bastante fácil. Foi como bater em mortos!

O Benfica venceu por 1-0, com um golo de Luisão, que continua a marcar nos momentos decisivos, como aconteceu naquele Benfica-Sporting do último título de campeão. O ataque tem sido demolidor, mas a defesa do Benfica está, também, a atingir níveis exibicionais muito elevados, sendo a menos batida na Europa, com menos seis golos do que o Barcelona. Penso que não exagero se referir que desde os tempos do Ricardo e Mozer que não tínhamos um sector defensivo tão eficaz.

Já agora mais um desejo: conquistar campeonato, Taça da Liga e Liga Europa na mesma temporada seria um feito notável.

Não gosto de perder tempo a escrever sobre os adversários, mas quero apenas referir que o Sporting está cada vez melhor: na Madeira, só perdeu por 3-2 e se continuar assim, ficará no sexto ou no sétimo lugares, o que é positivo para quem tem a mesma qualidade do Paços de Ferreira.


sábado, 27 de março de 2010

Hoje é o dia da vitória do futebol sobre os corruptos!

A poucas horas daquele que poderá ser o jogo do titulo e passando pelos blogues benfiquistas nota-se um certo nervosismo, uma certa parcimónia nos posts que se vão fazendo. Talvez porque estamos arredados do titulo há quatro anos e hoje é um dia que pode transformar definitivamente os próximos tempos do futebol português. Hoje poderemos partir para épocas tão gloriosas como as de 60 e 70, mas com verdade, e sempre mas sempre contra a corrupção que grassou no futebol português no reinado do corrupto Pinto da Costa.
Não estejam impacientes, calmos e relaxados, no estádio vamos apoiar o Benfica do primeiro ao último segundo, esta equipa dá-nos garantias, tem sido demolidora, não há memória de uma força tão forte. Os golos que as outras equipas têm sofrido dá-nos a garantia de que hoje iremos ganhar, por quantos não sei, mas vamos.
o porto levou 4 o sporting levou 4 o marselha levou 3, o everton levou 7 e o hertha levou 5 e isto só para falar de alguns, o braga também terá direito à sua dose eles merecem, afinal de contas até são amigos dos corruptos. Não tenho duvidas que o Braga entrará a medo, afinal encaixaram 5 dos corruptos, por isso é necessário um Benfica fortissimo nos instantes iniciais, os primeiros 30 minutos poderão significar páginas de ouro nas próximas décadas, estarei a ser irrealista? Não creio é só o começo de uma Nova Era no futebol português, um regresso à evolução depois da regressão das ultimas duas décadas e meia.

BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

sexta-feira, 26 de março de 2010

Aimar, o pegador de minotauros?!

Na final da Taça da Liga, a certa altura tive a sensação que me encontrava numa corrida de toiros. Não estou a falar dos animais que conseguiam arremessar pedras no intervalo das figuras tristes que iam fazendo.
Para começar acho mal que coloquem animais que não estão em condições , se o animal espuma da boca, dá coices de vária qualidade, quer saltar a vedação, tenta marrar com os próprios espectadores e quase morde a lingua do veneno que vai destilando. A Liga que tem protegido os animais não deve ter gostado muito, colocarem animais tresloucados não é bom para o espectáculo.
Imaginem que não está lá o Pablo, imaginem vocês que ele não consegue controlar a besta? Como seria? Aimar, olhou-o nos olhos e com uma candura de quem consegue compreender os animais, agarrou-lhe no cachaço, e tentou transmitir-lhe paz e tranquilidade, quis levá-lo a perceber que era esta a sua sina, tinha sido para isso que ele tinha feito 600 quilómetros. Haveria que usufruir, que desfrutar que apreciar o momento único.
O Alves, um toiro com nome de pessoa, preferiu lutar e estrebuchar com o seu conhecido destino, e o resto foi o que se viu. Por momentos fiquei baralhado, lembro-me de ter pensado se o minotauro não existiria mesmo? Parvoices...

O que interessa é que Aimar saiu em ombros.... quanto ao Toiro limitava-se a continuar a olhar, as cores e os movimentos do público.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Há sempre uma primeira vez....

Normalmente quando há grandes jogos é da praxe dos meios de comunicação destacarem as estatísticas e feitos relacionados com as equipas em confronto e respectivos jogadores. Este jogo decisivo (a não ser que o desfecho final seja o empate) do Benfica-Braga não foge à regra e apresenta algumas curiosidades.

Começamos pela mais histórica, trata-se de uma maldição para os arsenalistas, o Braga nunca venceu no Estádio da Luz.

Outro facto curioso, relacionado com o nosso treinador, é que o Domingos nunca perdeu fora com as equipas do Jorge Jesus.

Também o nosso jogador Quim, ex-arsenalista, tem uma malapata nos jogos contra o Braga, nunca venceu qualquer jogo.

Pela primeira vez na vida o "benfiquista brilhantina" Pedro Proença também poderia enganar-se a favor do Benfica num jogo importante. Poder até podia mas não era a mesma coisa!

Outra possibilidade, altamente desfavorável, é o Benfica perder pela primeira vez em casa para o campeonato esta época (não esquecer que foi o Braga a nos infligir a única derrota até agora no presente campeonato). Tudo é possível em futebol, mas se o Benfica manter a garra, força mental e qualidade técnico-táctica que tem exibido neste últimos jogos, nem os obstáctulos dos apitos e bandeirolas nos irão parar. Outro factor importante é que os jogadores não estão a embandeirar em arco, a humildade e os pés bem assentes no chão estão reflectidas nas recentes declarações do Maxi Pereira e até de um jogador "oculto" como o Luis Filipe.

Como podemos constatar, no próximo sábado pode haver uma primeira vez, esperemos que benéfica para o Benfica, ou até nenhuma caso se verifique o empate.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Por esta eu não esperava

O Sr. Luís Sobral teceu rasgados elogios, à equipa do Benfica em particular a dois jogadores, no site Mais Futebol na rubrica que assina intitulada sobe e desce. A estupefacção é tal e a qualidade da prosa e conteúdo são tão eloquentes que não resisto à sua transcrição com a devida vénia ao autor:

"Benfica: elogio de quem sabe ganhar
David Luiz e Ruben Amorim exemplares


A identidade de um clube é feita a partir do que se ganha, mas sobretudo da forma como os que o representam sabem estar. Nas vitórias, nas derrotas, em todos os momentos decisivos.
Na história do Benfica, por exemplo, a epopeia da construção do antigo Estádio da Luz é tão relevante para o benfiquismo como a conquista de duas taças dos campeões.
Nos últimos dias, dois jogadores do Benfica deram exemplos de saber estar que merecem ser elogiados.
Primeiro foi David Luiz, com palavras de incentivo e apoio para um colega-adversário do F.C. Porto (Varela), que acabava de sofrer uma lesão que o retirava da final da Taça da Liga e, mais importante, do sonho do Mundial.
Depois foi Ruben Amorim, honesto ao aceitar que o seu golo resultou tanto da sua felicidade como da infelicidade de um colega-adversário. Quando lhe perguntaram se tinha falado com Nuno, guarda-redes do F.C. Porto, a resposta foi exemplar: ««Não, não podia falar, ele não deve estar muito feliz e há que respeitar. Temos de saber ganhar e saber perder», disse o médio do Benfica.
Que os jogadores saibam estar é algo que nos deve reconfortar, numa época especialmente agressiva e num momento em que o futebol parece um lugar cuja frequência é perigosa.

Parabéns, pois, a David Luiz e Ruben Amorim.

P.S. : A emoção de Jorge Jesus ao dedicar a vitória na Taça da Liga ao pai foi também um dos momentos intensos dos últimos dias. O treinador do Benfica é o principal responsável pelo crescimento da equipa ao longo da temporada e tem sabido agarrar a oportunidade de uma vida. Mereceu, sem dúvida, a vitória sobre o campeão."

É preciso ter calma!!!

O silêncio a que se remeteu o nosso presidente nos últimos meses tem sido musica para os meus ouvidos e musica da boa. Revelou concentração no trabalho que urgia desenvolver dentro do clube em vez da habitual gestão das massas muito pouco profícua para os nossos interesses. A comunicação (pouca) ficou entregue ao treinador, Director Desportivo e João Gabriel o que em função dos resultados tem-se revelado ajustada.

Nos últimos dias, infelizmente, já ouvi o presidente por duas vezes, e em ambos os casos utilizando os chavões de sempre – “O inicio de uma nova era de um novo ciclo, etc…”. Parece-me também que associado a estas palavras começa a registar-se alguma euforia em torno da equipa o que acaba por transpor para dentro do plantel e em consequência via entrevistas para os media.

Relembro que ainda não ganhámos nada, para já apenas repetimos a vitória na taça da Liga, pelo que é muito prematuro lançar já os foguetes, fazer discursos inflamados de vitória, ciclos ou o quer que seja, exige-se sim, concentração, recato e trabalho muito trabalho. Iremos disputar 5 jogos em 16 dias, jogos esses de risco máximo cujo sucesso manterá os elevados níveis de confiança que suplantam as adversidades físicas que se fazem sentir, sendo que o inverso poderá significar um tombo físico difícil de recuperar.

Temos tempo para subir ao pedestal, não queiramos subir antecipadamente e sujeitos a inesperadas quedas.

terça-feira, 23 de março de 2010

A questão Cardozo

Se existe jogador que provoca diferenças nos adeptos Benfiquistas esse tem o nome de Cardozo.
Nos últimos meses tenho de uma forma sistemática travado saudáveis discussões cuja temática é invariavelmente a qualidade de Cardozo e sua utilidade no plantel. Entre argumentos o meu companheiro de discussão introduziu uma variável nova, um amigo cuja opinião “fundamentada” originou a pérola que agora descrevo:

“Passemos ao Cardozo. Esse horrível atleta roubou pontos ao Benfica ao falhar o penalty com o Marítimo na 1ª jornada (terminou 1-1), ao repetir a proeza em Setúbal (empatámos a 1), ao fazer uma falta ao defesa do Braga completamente inútil no lance que o Luizão teria feito o 1-1 (acabámos por perder 2-0), e só por milagre não perdemos 2 pontos em Guimarães porque essa besta falhou outra grande penalidade com o resultado em 0-0 (vencemos 1-0 com 1 golo do Ramires no último suspiro do jogo).
Pontos ganhos com golos dele? Praticamente nenhum. Ficamo-nos por ter marcado o 1-2 em Leiria de penalty (incrível como não vacilou e acertou nas malhas), o 1-0 ao Belenenses com o ámen do peru Bruno Vale, e marcou 3 golos à Académica numa vitória de 4-0. De resto, só desnivelou o resultado do Benfica-Nacional (terminou 6-1) a 10 cm da baliza após oferta em bandeja de ouro do Fábio Coentrão. Avançado de 2ª divisão que só marca golos a equipas de caracacá.”

A primeira reacção que tive a estas palavras foi de insulto puro e enxovalho variado, a que se seguiu o total desprezo pela opinião citada. Entretanto apercebo-me que muitos Benfiquistas nutrem um ódio de estimação por Cardozo valendo-se do argumento que ele falha muitos golos é lento e previsível.
Confesso que fico chocado com tal apreciação, acho redutor apreciar um jogador desta forma pois revela total desconhecimento sobre o que é o futebol actual. “Um por onze e onze por um”, palavras de David Luiz que ilustram bem a natureza do que é o futebol. A performance individual afecta a performance do companheiro de equipa e por extensão o colectivo. Oscar Cardozo é mais, muito mais que um marcador de golos é um baluarte do sistema táctico empreendido por Jorge Jesus, é a referência em torno da qual a equipa se desdobra não sendo por acaso que na sua ausência as dificuldades da equipa são evidentes. Acresce a este facto que marca golos em barda, assim como falha. Em ambos os casos reflecte o seu excelente sentido posicional, por norma está sempre no sitio certo e se argumentam que pouco se mexe numa rápida consulta às estatística de um jogo verifica-se que é dos jogadores que mais quilómetros faz em cada jogo.
Em suma poderá não ser o típico jogador que provoque paixões, não será certamente alguém que pegue na bola no meio campo, finte meia dúzia de adversários e decida um jogo, mas a sua utilidade na equipa é inegável, quer do ponto de vista táctico mas sobretudo naquilo que é o sumo do futebol, pôr a bola dentro da baliza adversária, algo ou alguém que procurávamos há anos/épocas.

A caixa de comentários está aberta a opiniões, contrárias ou não ao meu pensamento.

Nota: O facto de falhar grandes penalidades de forma sucessiva é um ponto negativo, mas cujo responsável é quem insiste em ser o Cardozo a marcá-las.

segunda-feira, 22 de março de 2010

"Somos Porto"

Vencer a Taça da Liga não é nem deverá ser um objectivo máximo para o Benfica. Esta competição deve ser encarada para vencer mas numa óptica de gestão da equipa sem nunca pôr em causa outro qualquer objectivo. O ano passado, até pela polémica em torno da mesma, não tive qualquer sensação especial pela vitória, registei-a como mais um troféu e nada mais do que isso, já este ano não a sinto da mesma forma. Ganhar este troféu representou na minha opinião tudo o que é ser Benfica, representou ser o clube com mais vitórias na prova, um marco que para o Benfica deverá ser primordial, é mais um motivo de orgulho na história do clube é o afirmar, pese os últimos e já longos anos de calvário, como clube com mais títulos em Portugal em todas as provas e é, em função dos acontecimentos já mencionados pelo forteifeio e pelo João Tomaz em posts anteriores um imenso prazer.

Durante o jogo de ontem recordei bastante divertido a conferência de imprensa dada pelos jogadores do FCP no seguimento dos castigos ao Hulk e Sapunaru.Convenhamos que se compararmos a expressão do porta voz da dita conferência com a expressão do primeiro protagonista da noite de ontem verificamos algumas semelhanças e a frase “Somos Porto” ganha contornos ainda mais engraçados.

A VITORIA DO CARACTER E DA CLASSE

Apesar da nomeação do Jorge de Sousa, assim como a diminuta importância da partida para o nosso clube em função de objectivos mais altos por alcançar, ontem, a exemplo do ano passado, tomei como destino o Algarve. Acima de tudo pela impagável divida de gratidão que tenho a esta equipa por tudo aquilo que já fez com destaque para a última actuação em Marselha.

Sem surpresas assisti a mais uma demonstração cabal da impunidade disciplinar que os jogadores de riscas azuis e brancas gozam nos relvados nacionais (em Arsenal pareciam cordeirinhos) tendo como estrela maior o seu capitão. Depois do distinto Fernando Gomes a braçadeira de capitão tem sido sempre entregue com acerto naquilo que os define enquanto clube em valores: João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, enfim...tantos e tão bons. A quem restasse dúvidas sobre a categoria de Jorge Sousa também terá ficado convencido sobre o engenho da sua arte. Ao intervalo ainda temi… pensei muito naquela meia-final da Taça de Portugal em Alvalade que ele virou de 0-2 para 5-3. Mas a força do carácter e da classe da nossa equipa tudo superou. Concentrada apenas em jogar futebol soube não embarcar nas sistemáticas e continuadas provocações do adversário e da equipa de arbitragem. Respeitou a modalidade e serviu de exemplo a quem estava a assistir nas bancadas do Estádio ou em casa através da televisão. GRANDE GRUPO DE HOMENS.

Depois desta final e com a acrescida autoridade da vitória é tempo de dizer basta. NÃO QUEREMOS MAIS ESTE SENHOR A APITAR OS NOSSOS JOGOS. EXIGIMOS UMA TOMADA DE POSIÇÃO DA DIRECÇÃO.


ONTEM FOI MAIS UM DIA PARA GRITAR SOMOS OS MELHORES NO FUTEBOL MAS TAMBÉM NO FUNDAMENTAL DA VIDA.

Dedos

Há dois anos, um jornal mostrava o Katsouranis com o dedo médio levantado na direcção do Luisão. Por isso, foi-lhe instaurado um processo sumaríssimo e foi castigado com um jogo de suspensão e 500 euros de multa. Hoje, o jornal A Bola apresenta uma imagem em que um jogador uruguaio do FC Porto que outrora teve a honra de vestir a camisola do nosso clube estica o mesmo dedo para os adeptos benfiquistas. Espero que a Comissão Disciplinar da Liga volte a mostrar-se atenta...

domingo, 21 de março de 2010

Azia portista vai ser combatida no campo

Ao ver as imagens inacreditáveis que se estão a passar no caminho do Algarve, não posso deixar de lamentar a falta de civismo e todo o conjunto de alarvidades que os adeptos portistas têm provocado, com cortes na auto estrada, vidros partidos, apedrejamentos de toda a ordem, pessoas no tejadilho dos autocarros a mandar objectos para os nossos autocarros, triste muito triste. Se é essa é a resposta que vão dar aos êxitos do Benfica terão um grande calvário pela frente. É que os cães ladram mas a caravana passa!
Faço um apelo ao Jorge Jesus, não poupe, não se acanhe, meta a carne toda no assador, coloque os melhores jogadores, pela nação Benfiquista queremos ganhar esta Taça. A nossa grandeza é no campo, no terreno de jogo e é aí que terão de ser vergados à nossa força!

Prato do dia: Porco na Brasa

O Prato do dia será porco na brasa um pouco mal passado, acompanhado de 4 batatinhas e regado com um belissimo molho inglês. Vinho da região da Bairrada à descrição. Cafés e o digestivo será, um medonho medronho para fazer uma boa digestão.

A todos um bom respasto,

Benfiquistas desde pequeninos

quinta-feira, 18 de março de 2010

Ele existe...

Que me perdoem os meus paizinhos que nunca me ensinaram isso. Que me perodem as minhas próprias convicções que nunca mo mostraram. Mas eu fui 'forçado' a descobrir por mim, mas nunca sozinho! Afinal JESUS existe e eu acredito piamente nele...ele existe e zela pelo bem de todos nós, mas não é milagreiro. É um líder nato, mas não transforma água em vinho.Faz-nos saltar, voar e planar, mas não caminha sobre as águas. Mas ELE existe...e está aí para nos fazer sorrir e zelar pelo nosso bem! É por isso que todos o seguem...

Isto de andar a limpar Sal da cara por causa do BENFICA é uma tarefa tão doce a agradável quanto a beleza do Futebol que a nossa equipa joga!!!! Mais uma gotícula que escorre...

Obrigado por momentos como este...obrigado por noites assim! Obrigado!!!

Pré-estágio

O Benfica demonstrou hoje em Marselha uma qualidade e uma crença que só pode ter um final feliz, e este leia-se será a conquista do campeonato e uma participação mais que honrosa na liga Europa. A demonstração de superioridade foi muito mas mesmo muito acima do esperado, mesmo o mais optimista dificilmente imaginaria um jogo deste calibre por parte do nosso clube. Se o Marselha pretendia vingança terá que esperar por nova oportunidade. Já a equipa de arbitragem teve hoje uma bela vingança, numa vergonhosa exibição com contornos de escândalo, tais foram os erros em prejuízo da melhor equipa em campo.

Estou em crer que este jogo serviu de preparação ou um pré-estágio para o confronto frente ao Braga. Nós mais fortes e o arbitro ou árbitros a equilibrarem a contenda. Se for como hoje a vitória será inevitável.

Ritmo europeu vale apuramento histórico

"Glorioso SLB, glorioso SLB", gritam os notáveis benfiquistas, que silenciaram o mítico Vélodrome, depois de Alan Kardec ter marcado o tão merecido golo da vitória e, por consequência, d0 apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa.

É uma qualificação histórica, que será festejada e recordada nos próximos anos, como acontece em relação às proezas diante do Marselha, há 20 anos, Arsenal, ou Bayer Leverkusen, por exemplo. O Benfica foi, claramente, a melhor equipa em campo, mostrou que já tem ritmo para brilhar na Europa, perante um adversário com bastante qualidade.

O triunfo foi sofrido, num jogo de nervos, não que a nossa equipa jogasse mal, mas porque foi vítima de algum azar, como aquela bola atirada por Cardozo ao poste, e de um árbitro que não viu, pelo menos, duas penalidades a favor do Benfica. O golo de Niang surgiu como um balde de água fria e, no entanto, os jogadores, demonstrando-se imunes à pressão francesa, reagiram muito bem, com Maxi a ser Super e a marcar um golo espectacular. Bosingwa? Daniel Alves? Se continuar a repetir estas exibições, o melhor lateral-direito a actuar na Europa é o nosso Maxi Pereira. Que grande actuação, tal como os restantes companheiros da defesa!


Homenagem a Julinho

O Benfica, verdadeiramente insaciável, só descansou quando Alan Kardec - escolha acertada de Jesus - garantiu o golo da vitória, que pode ser uma bela homenagem ao nosso Julinho, herói da Taça Latina e um dos futebolistas mais notáveis do clube, falecido, aos 90 anos, após doença prolongada.

Com este espírito de luta, não há desgaste que perturbe a equipa e, no domingo, a saga vitoriosa vai continuar.

Benfica és Grande!!

Ainda não chegámos ao intervalo, mas o que se pode dizer é que estamos a jogar muito bem, que jogo, Benfica, não sei se seremos apurados mas se isso acontecer é mais que merecido, obrigado por o vosso esforço. Acredito que se continuarmos a jogar desta forma seremos apurados,

CARREGA BENFICA!

Droit au but

Faltam cerca de 3 horas e meia para defrontarmos o Marselha. Como é costume neste tipo de jogos a ansiedade já tomou conta de mim e a produtividade no trabalho reflecte-se. É impossível haver níveis de concentração aceitáveis nestas horas que antecedem o encontro.
Embora tenhamos estado em excelente plano desde o princípio da época e a consequente euforia tenha contagiado praticamente todos os benfiquistas à face da Terra, confesso que não estou confiante para o jogo de hoje. E não foi só pelo golo sofrido ao minuto 90 na Luz, que independentemente de ter sido marcado no fim, trouxe inegável justiça ao marcador. Foi pelo tomar de consciência que o Marselha tem uma excelente equipa e que conseguem aliar uma boa componente física à parte técnica. Pela 1ª vez nesta época deparámo-nos com o nosso limite.
Diria que temos uns 30-35% de hipoteses de passar, e para tal acontecer, penso que existem 2 momentos chave: a performance do Di Maria e a forma como o Benfica conseguir impedir o Lucho de ser o cérebro do OM. No 1º jogo ele teve sempre muito espaço para pensar e jogar, o que, a par da superioridade física e numérica do meio-campo dos franceses no jogo da Luz, foram as razões para não conseguirmos exprimir o nosso futebol habitual. Considero que não somos favoritos para hoje, mas se conseguirmos ganhar, são estas as vitórias que sabem melhor.

PS1 - Já chegámos há uns poucos dias, ao sócio número 210.000.
PS2 - O campeonato francês está sem dúvida num grande momento. A 10 jornadas do fim tem 6 equipas a lutar pelo título e 2 dessas nos 4os de final da Champions, o que ilustra bem os níveis de competitividade a que o nosso adversário de hoje está habituado.

Julinho (1919-2010)

Era uma daquelas figuras míticas do nosso clube de que oiço falar desde que me conheço benfiquista. Marcou o golo que nos permitiu a primeira relevante conquista europeia, a Taça Latina de 1949/1950. Há 60 anos, portanto. Ainda agora, a propósito de um documentário sobre tal feito, quatro heróis desses dias - Bastos, Rogério, Pascoal e Rosário - deslocaram-se ao Estádio Nacional. Faltou Julinho. E faltará doravante. É um pouco do Benfica que se vai...

* Publicado também no blogue "Sectorb32".

quarta-feira, 17 de março de 2010

Liga Europa, UEFA futsal Cup, Taça Cers

Estamos na final four da Uefa Futsal Cup, temos a forte possibilidade de chegar à final four da Taça Cers e jogamos amanhã o acesso aos quartos de final da Liga Europa. Não me recordo do Benfica estar em tantas frentes europeias e em várias modalidades. Começamos a voltar à nossa dimensão.
Dizem que escrever sonhos, ajuda à sua concretização, eu sonho que o Benfica consiga conquistar as três taças europeias, com o nosso apoio estou em crer que será possivel, como diria o nosso Fernando Pessoa,

"Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce"

segunda-feira, 15 de março de 2010

Vitória vale campeonato. Empate? Pode servir...

O Benfica fica, praticamente, com o título de campeão garantido caso derrote o Sp. Braga, único rival na luta por este objectivo, no Estádio da Luz. Em caso de concretização deste cenário, a nossa equipa ficará com uma vantagem de seis pontos e, em igual número de jogos, não me parece que perca esta superioridade, considerando que manterá este ritmo exibicional até final da época.

O ideal será, como é natural, o triunfo, mas mesmo o empate não se afigura como mau desfecho, porque o Benfica manterá a vantagem de três pontos sobre o rival, embora a gestão desta eventual superioridade seja mais difícil. Em caso de derrota da nossa equipa, a sua missão ficaria complicadíssima, mas duvido bastante, para não dizer que tenho a certeza, que isso possa acontecer.

Perpectiva-se, assim, a festa de mais um campeonato e até parece que o Sporting também terá motivos para celebrações, neste caso o "magnífico" quarto lugar, dada a euforia que os invade só porque já vêem o V. Guimarães a cinco pontos. Andam loucos, estes lagartos.

Os bilhetes estão quase esgotados

Os bilhetes para o jogo com o Braga estão quase esgotados, quem não tiver bilhete aconselho a despachar-se rapidamente, senão só na televisão. O que é certo e bem certo é que vai haver casa cheia, e o ambiente será excepcional, espero que seja tão bom ou melhor que o de 2004-2005 com o sporting.

domingo, 14 de março de 2010

Meras considerações

Mais uma vez ganhámos, já é um lugar comum esta afirmação, a forma arrojada imperial e esforçada que temos vindo a demonstrar jogo após jogo não é surpresa para ninguém, e os comentadores avençados e os demais detractores esgotaram o filão de criticas e ajoelham-se agora perante esta força imensa. Convido-os a esses a apreciarem porque ver futebol desta qualidade, e desculpem-me se não concordam só o Barcelona e o Arsenal que ganham com a tal nota artistica a tal que também pontua a patinagem artistica.Justificar completamente
Posto isto, ainda existem umas arestazinhas a limar, uma equipa que está a ganhar como aconteceu com o Marselha e com o Nacional, não deve descurar a defesa, porque quer marcar mais golos, nesse capitulo lembro-me sempre de Trapatonni, e eu não gostava do futebol das equipas dele, nunca gostei, mas uma coisa é certa, ele sabia fazer algo que esta equipa não sabe fazer que é arrefecer o jogo, preocupar-se com a posse da bola, em determinados momentos a contenção deve ser a palavra de ordem. Claro que eu espero e exijo que a equipa jogue para o espectáculo mas há tempo para tudo. E por vezes é preciso pensar inteligentemente e não estar só focado em marcar e marcar e marcar, muito menos depois dos 85 minutos de jogo. Acreditem, adoro futebol espectáculo mas este ano já o fizemos muitas e muitas vezes. Está na hora de pensar nos titulos. Pragmatismo precisa-se!

Uma outra questão é a seguinte: Se e digo se, se nós ganharmos ao Braga ficamos com 6 pontos à maior e será mais ou menos consensual que faltando 6 jogos e com a dose de confiaça que a equipa e adeptos vão usufruir dificilmente deixaremos de ser campeões, mas nunca fiando. Ainda assim, para uma equipa com esta qualidade com esta capacidade com este querer e vontade e com um técnico deste quilate não será curto ganhar só o campeonato? Eu acho um bocadinho curto, porque nós temos equipa para muito mais e faço um apelo a todos os que compoêm o staff e a equipa de futebol, não desistam da Liga Europa e ponham a carne toda no assador, por vocês e por nós despachem os franceses na quinta-feira, vocês merecem e nós também.

Por último, só dizer que fizemos um jogo de muita determinação e coragem apesar do cansaço de alguns jogadores, mas com um colectivo assim dificilmente vão parar o Benfica!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Sem o brilho do costume

O Benfica sofreu um empate com sabor doloroso depois daquele golo de Ben Arfa que surgiu , no final do jogo, como um balde de água fria.

Frente a um adversário forte, a nossa equipa não revelou a eficácia do costume sobretudo na zona de finalização, onde Cardozo, Di María ou Saviola têm sido bastantes letais, perante uma defesa que, quando pressionada, não parece muito consistente. Além disso, houve, no Benfica, um número inusitado de passes falhados no meio-campo ofensivo.

Maxi Pereira esteve perto de ser o grande herói improvável do jogo, ao inaugurar o marcador, como se fosse um ponta-de-lança, tal como Ramires, com o remate desviado por Mandanda para a barra da sua baliza. Ou seja, também a sorte não favoreceu o Benfica.

Contudo, como Jorge Jesus revelou no final da partida, o Benfica pode marcar golos em qualquer estádio, por isso, naquele que será o grande teste de fogo europeu, a eliminatória não está perdida.


quarta-feira, 10 de março de 2010

A mão de Vata ainda perturba os franceses

É incontornável: neste reencontro do Benfica com o Marselha, o lance de Vata, que determinou o nosso apuramento para a final da Taça dos Campeões há 20 anos, continua omnipresente entre jogadores, antigos futebolistas, treinadores, jornalistas e adeptos.

O angolano continua a garantir que marcou com o ombro e, por isso, Jean-Pierre Papin, prolífero goleador do Marselha há duas décadas, sugere-lhe que compre óculos. Chris Waddle, esquerdino inglês que actuava no flanco direito, fala em batota. .. Que moral têm estes ex-craques para falarem em lances ilegais quando actuaram num clube presidido por Bernard Tapie? Devido à prática de corrupção financeira, o Marselha desceu de divisão e foi afastado das competições europeias, enquanto o ex-ministro francês foi detido, punições que em Portugal são improváveis.

Mais esclarecido é Lucho Gonzalez, ex-jogador do FC Porto que actua no Marselha: considera o Benfica como a melhor equipa de Portugal, desde o início da época, destacando, como é óbvio, as qualidades dos compatriotas Pablo Aimar, Saviola e Di Maria.

terça-feira, 9 de março de 2010

A virtude da vitória

Muitas vezes dou por mim a criticar, a ouvir alguém a criticar ou a ler alguém a criticar a análise de um qualquer jogo ou momento do clube com base apenas no resultado final de determinado encontro ou época desportiva. Ainda recentemente após o jogo entre o FCP e o Braga, ouvi e li várias teorias sobre o poder dos terceiros classificados da liga sagres demonstrado nesse jogo. Teorizei em jeito de critica que tal só poderia ter sido escrito e só poderia ser dito por quem não viu o jogo, e fiquei contente por em vários blogues que acompanho essa ideia ter sido espelhada. O comentário em função do resultado é uma prática consistente do futebol em Portugal, tudo é óptimo quando se ganha e muito mau quando tal não acontece seja na análise a determinado jogo como à situação do clube.
Ontem foi aprovado a emissão de um empréstimo obrigacionista pelo SLB no valor de 40 milhões de euros. Como a minha vida actualmente não me proporciona tempo para uma análise concreta sobre o assunto a única ideia que tenho é que parte deste valor visa pagar o empréstimo emitido em 2007, fui assim à procura pela blogoesfera, nomeadamente a locais que costumam pronunciarem-se sobre estes temas, opiniões, esclarecimentos. Nem uma palavra li. Se bem me lembro há um ano atrás quando se aventou a possibilidade de se proceder à emissão ontem aprovada muitas vozes se levantaram e suspeitas várias se fizeram. Hoje nada importa os resultados desportivos dizem-nos que tudo corre bem, assim espero, ainda assim permitam-me que diga, não foi criado valor que permita amortizar o empréstimo contraído em 2007, para o ano vence-se outro em valor similar ao primeiro (!!!), ainda que perceba o chuto para 2013 ano da renegociação dos direitos televisivos parece-me que a situação deveria ser melhor escalpelizada, pois quero que o Benfica vença este ano mas que continue a ganhar nos anos vindouros, mesmo até após o longínquo ano de 2013.

domingo, 7 de março de 2010

O título está cada vez mais perto

O Benfica ficou mais isolado na liderança do campeonato, ao derrotar o Paços de Ferreira, novamente na sequência de uma exibição repleta de classe, e depois dos empates de Sp. Braga e FC Porto. Ou seja, os minhotos e os tripeiros estão, respectivamente, a três e onze pontos do primeiro lugar quando faltam apenas oito jornadas para o final da época.

A equipa entrou demolidora em campo, uma característica que se tem notado durante a temporada, e, aos 15 minutos, já ganhava por 2-0. Depois, o Paços de Ferreira reduziu a desvantagem, mas a vitória do Benfica nunca esteve em causa e podia ter acontecido mais uma goleada. Todavia algum azar, no remate de Di Maria à barra, por exemplo, e sobretudo a exibição do guarda-redes Coelho impediram que a bola entrasse mais vezes na baliza.

O lance do primeiro golo foi um dos melhores da partida, tendo sido concretizado por Ruben Amorim. Não é um dos meus jogadores favoritos, mas esteve em bom plano e é prova que, na estratégia de Jorge Jesus, qualquer futebolista tem hipóteses de brilhar.

Ficou uma grande penalidade por assinalar, depois de Saviola ter sido derrubado por Leonel Olímpio. Além disso, El Conejo viu o cartão amarelo, porque o árbitro considerou, erradamente, a existência de simulação. É incrível a análise dos repórteres da RTP: Pedro Martins, que estava atrás da baliza, apoiou a decisão de Soares Dias, mas de um jornalista que confunde Sidnei com Alan Kardec... tudo se espera. António Tadeia, um dos melhores comentadores do País, referiu que houve um movimento do braço sobre Saviola, mas, apesar disso, ninguém admitiu a existência do "penalty". Contudo, o Benfica ganha, mesmo perante os erros dos árbitros, e é assim que se definem as grandes equipas.

Já estou ansioso pelo início do jogo com o Marselha. Como é óbvio, espero a vitória do Benfica, num jogo que se prevê ser um grande espectáculo de futebol.



O regresso de Makukula


Tenho dúvidas que o regresso do Makukula seja a melhor solução caso o Cardozo saia do Benfica. Se isso acontecer, a equipa ficará com o avançado com menos qualidade, a titular, porque o paraguaio é claramente superior ao ex-companheiro. O Benfica pode optar pela compra de outro avançado, embora haja, como opções, Alan Kardec ou o Jara. Todavia, admito que Makukula seja hipótese para entrar nas segundas partes.

O que terá dito Jorge Costa

No final do jogo do porto com o Olhanense, Jorge Costa e o médico tripa , têm um cumprimento e uma breve troca de palavras, infelizmente não se consegue perceber o que dizem um ao outro, mas uma coisa é certa fica no ar a sensação que o médico lhe diz qualquer coisa tipo:

Médico: Jorge, tu sabias que isto estava mau e vens aqui fazer esta desfeita?

Jorge: Estes nabos não ganham a ninguém, achas que eu acreditava numa coisa destas? Isto para mim também não é fácil, tenho de ir pedir desculpa ao papa...

Médico : Não podes ser ingrato, pá!

sábado, 6 de março de 2010

Melhor rebuçado não há!

Com o resultado desta noite no Bonfim melhor rebuçado para o jogo de amanhã não há! Perdemos a liderança mas ganhamos motivação extra para o Paços, não há desculpas!

Não vi o jogo totalmente pois estive a assistir a um partidazo do CR9 e sus muchachos do Real Madrid, mas o pouco que vi deu para ver que o Setúbal fez um bom jogo, organizado e tapando bem a equipa do Braga, à semelhança do que já tinha acontecido contra nós.


Pareceu-me também que a Lebre está um pouco cansada, se calhar de tanto correr, e não teve jogos europeus nem foi longe na Taça de Portugal e da Liga. Pode ser que seja um bom prenúncio para o que resta do campeonato, a ver vamos.

Mau pronuncio

O fim de semana desportivo não está a correr bem. Em basquetebol fomos eliminados pelo Guimarães (será carma!!!) no primeiro jogo da final a oito que se está a realizar no Entroncamento, e no futsal fomos enxovalhados pelo Instituto D. João V onde perdemos por 6-2.
Esperemos pelos jogos de Volei e Andebol mas isto é um mau pronuncio para amanhã.

Artur Soares Dias, o gelo que vem do Porto

Ninguém se lembra de um inverno tão chuvoso, por mais que uma pessoa se tente alhear do tempo ninguém consegue ficar indiferente a tanta água. Na Luz e fora dela, os jogos disputados pelo Benfica na sua grande maioria têm tido chuva, muita chuva, e se considerarmos que temos jogadores possuidores de grande técnica as vitórias alcançadas são ainda mais valorizadas e meritórias pelas condições adversas encontradas.
No primeiro jogo deste campeonato, o Benfica encontrou a equipa do Maritimo, uma equipa com bons jogadores é certo, mas nesse dia não estavam muito interessados em jogar, a única preocupação que tinham seria o de fazer anti-jogo para que não saissem vergados por uma derrota gorda, o seu treinador era Carvalhal, o tal que diz que gosta de um futebol corrido e bonito. Nesse dia a sua equipa estacionou o autocarro, esvaziou os pneus, e acima de tudo deitou-se na relva, para quem não se lembra esta equipa fez 17 minutos de anti-jogo tudo isto com o beneplácito do árbitro. Foi-nos subtraido um penalty já com o jogo a terminar e não fossem todas as incidências extra futebol teria sido mais uma goleada. Depois de termos enfrentado tantas e tantas intempéries neste Outono e Inverno, vamos estar atentos à arbitragem deste homem de negro que gelou a Luz em Agosto, espero que o homem de gelo tenha a oportunidade de ver um jogo quente e intenso desde o primeiro ao último minuto para que este não possa de uma maneira ou outra pôr a água gelada na fervura.

quinta-feira, 4 de março de 2010

As injustiças de Carlos Queiroz

Ver um jogo da selecção nacional sem qualquer jogador do Benfica continua a ser uma sensação estranha. Os tempos são outros, já não é possível ver Portugal a actuar com seis ou sete benfiquistas no onze, mas considero que Carlos Queiroz fica, no mínimo, distraído quando elabora as convocatórias.

Começando pela baliza, estranho a ausência de Quim: é o guarda-redes com menos golos sofridos na Liga, o mais eficaz da Europa, segundo o estudo da Primetime Sport, não me parece que seja inferior a Eduardo, mas mais incrível é quando surge Hilário, que raramente joga no Chelsea e também não vejo que seja superior ao nosso guardião.

Na defesa, é surpreendente a ausência de Fábio Coentrão, que já provou ter qualidade como lateral-esquerdo esta época, embora a posição de raiz seja mais ofensiva. É esquerdino de origem e é melhor solução do que actuar com dois destros como aconteceu na segunda parte do jogo com a China. De qualquer modo, Queiroz não está indiferente às potencialidades de Coentrão, utilizado diante o País de Gales, mas não foi totalmente feliz, uma vez que se lesionou e está impedido de defrontar o Paços de Ferreira.

Sem qualquer "dez" de origem na convocatória, Carlos Queiroz não optou pela presença de Carlos Martins, nem sempre titular no Benfica, mas, apesar disso, tem demonstrado argumentos suficientes para representar Portugal. No entanto, espera-se que o Benfica esteja representado de forma maciça no Mundial, através de Luisão e Ramires, no Brasil, Cardozo, no Paraguai - ontem marcou dois golos -, Maxi Pereira, no Uruguai, Di Maria, na Argentina. Nesta selecção, Aimar é uma possibilidade, tal como Saviola, mas as hipóteses de El Conejo são mais remotas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Transformação do Benfica ante Porto com ritmo de 2009

O Benfica está bastante mais forte esta época e, comparando com o campeonato da época passada, verifica-se que a equipa conquistou mais nove pontos, tem mais 20 (!) golos marcados e menos nove sofridos.

Quem julga que o primeiro lugar do Benfica resulta sobretudo do declínio do FC Porto está, portanto, enganado, uma vez que os tripeiros, campeões pela quarta vez em 2008/2009, apresentam um rendimento semelhante, como se analisa na tabela da época passada: agora, totalizam 43 pontos, menos dois do que há um ano, têm 43 golos concretizados, mais quatro do que acontecia anteriormente, mesmo com a presença de Lizandro Lopez, e esta época sofreram mais três golos.

Quando faltam nove jornadas para o fim do campeonato, o plantel de Jorge Jesus já celebrou 52 pontos, apenas menos sete do que conseguiu o reinado de Quique Flores no final da temporada passada. Notável, portanto.


Ainda os No Name...

Quero agradecer os comentários ao post "Ainda temos de aturar os No Name?", sobretudo os que me insultaram. Revelam um espírito de análise e de aceitação do que os outros dizem bastante elevados. Fiquei com a ideia que os No Name são até mais importantes que próprio Benfica. Parabéns!

terça-feira, 2 de março de 2010

Temos mesmo de aturar os No Name?

Continuo sem perceber que benefícios trazem os No Name Boys ao Benfica, no Estádio da Luz, ou noutros recintos desportivos. Como claque cumprem a sua missão de maneira vulgar, mas, coitados, se não conseguem fazzer melhor, paciência... O problema é que contribuem para prejudicar a imagem do Benfica mais vezes do que é desejável.

A RTP noticiou hoje que decorreu o julgamento de 37 arguidos, por suspeita de crimes como posse ilegal de armas, tráfico de drogas e actos violentos. Não sei se são culpados, nem quero julgá-los, mas, se um dirigente do Benfica, for suspeito de tais práticas, continuará em actividade? Claro que não, porque pedirá a demissão. Portanto, mesmo que as funções se limitem a apoiar o Benfica (não de forma muito inspirada), se forem honrados e tiverem respeito pelo clube, deveriam extinguir a claque.

Naturalmente, existirá gente decente nos No Name Boys, tão ou mais benfiquista do que qualquer um de nós, mas também suspeito que há quem não defenda, na plenitude, os interesses do clube. Como é óbvio, a extinção não é sinónimo do fim de actos violentos ou crimes, mas acredito que seja uma solução muito interessante.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ler e não gostar!

Estou a ficar algo aborrecido com muitos benfiquistas, entre eles alguns com responsabilidades acrescidas que falam a propósito dos jogadores que podem sair pelas valorizações que tiveram no mercado futebolistico. Se é verdade que alguns atingiram rendimentos até há pouco impensáveis, também não deixa de ser verdade que essa performance se deve a toda a equipa, e se têm o talento inerente a eles mesmos, esse também só pode ser exponenciado se a equipa estiver bem.
Por isso vamos por partes, façam o favor de me acompanhar neste raciocinio: O que é que o Benfica ganha se vier alguém dizer que o A o B ou o C vão saír do Benfica no final do campeonato? Eu respondo nada!! É para nos prepararem ? Nós estamos preparados para isso, não é necessário falar na comunicação social e dessa forma dar lastro a alguma falta de humildade de um ou outro jogador.
O que interessa é que o Benfica ganhe e até Maio só faltam finais, cada jogo é uma final e é para ganhar, se vai sair alguém, não quero saber, só quero saber com quem é que vamos jogar a seguir, e que a máquina continue bem oleada.
Ainda não ganhámos nada, nada, o futebol é maravilhoso, este é o treinador que eu sempre gostei e quem me conhece sabe que é verdade e escrevi-o há muito tempo atrás, mas eu quero é vitórias, e não me interessa os factos individuais, estamos em 3 competiçoes que podemos vencer, e é aqui que me concentro.
Quero ver Taças no ar, o meu puto tem que perceber o que são os festejos do Glorioso na rua, sentir o palpitar das avenidas com os saltos gritos e buzinas dos carros.
Quem vai sair?
Eu sei, ganhem e vejam os milhões na rua e a força do Benfica são esses que quero ver sair com os cachecóis e as bandeiras encarnadas gritando, SLB SLB GLORIOSO SLB GLORIOSO SLB.