quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Mundial do Professor Carlos Queiroz

A história deste Mundial começa no dia 19 de Novembro de 2008 no dia em que perdemos por 6 a 2 frente ao Brasil. Quando questionado pelas razões que justificavam esse humilhante resultado, disse o nosso professor “já sabia com quem podia ir para a selva”.
Foi esta frase lapidar que deu início ao fim da mais valiosa herança de Scolari. Forte liderança. Forte espírito de grupo conquistado com a defesa intransigente dos “seus meninos”
Carlos Queiroz adoptou atitude inversa e responsabilizou no seu primeiro grande desaire.

Diz o povo e com razão quem semeia ventos colhe tempestades. E assim foi.

Fase de Apuramento

Chegámos ao Mundial obrigados a disputar um play-off com a Bósnia-Herzegovina depois de uma péssima prestação na fase de apuramento onde não conseguimos vencer nenhum dos jogos contra os nossos adversários directos, “as portentosas” Suécia e Dinamarca. Durante esta fase, numa atitude desesperada Carlos Queiroz recorreu à naturalização de Liedson (31 anos?) e ainda tentou as dos gémeos brasileiros Fábio e Rafael numa viagem relâmpago a Manchester. Felizmente ambos recusaram

Convocatória

Apurados, etapa seguinte a convocatória. O limitado universo de seleccionáveis levava a crer que a escolha dos eleitos a viajar para Africa do Sul seria um momento pacífico e potencial recuperador do espírito positivo em volta da selecção. Mas a sua total falta de sensatez e de critério coerente deitam tudo a perder. Duas semanas antes de anunciar os 23 eleitos anunciou um pré grupo de 50 onde não constava o nome de Manuel Fernades que veria a constar nos sete jogadores de prevenção a eventual lesão dos convocados. Deixa de fora o guarda-redes Quim – “Não era um opção de futuro” para uma competição com 30 dias de duração e João Moutinho o único totalista de todas as suas anteriores convocatórias. Unanimemente também foi reconhecido que se esqueceu de um suplente natural para a posição de Deco. Em resumo optou por levar 3 GR, 9 defesas, 5 médios, 3 extremos e 3 avançados. Entre os quais estava Pepe que não jogava à mais 6 meses. Tudo pesado o futuro não era prometedor.

Mundial

Em terras de África vários casos: Nani, Ruben Amorim, Deco e Ronaldo.

Nani - A sua misteriosa lesão tão mal explicada sem qualquer comentário da equipa médica da selecção a mostrar mais uma vez uma clara falta de Liderança na defesa do jogador e do grupo de trabalho. Prova foram as palavras de Nani que desmentiam a justificação oficial.
A sua substituição por Ruben Amorim adensou a polémica sobre o acerto das suas primeiras escolhas. Chamar um defesa/médio para um lugar de um extremo/avançado foi elucidativo.

Ruben Amorim - À acrescentar às circunstâncias polémicas da sua escolha e não ás dos seus méritos, (para muitos deveria constar na lista inicial dos 23), no jogo de estreia de Portugal foi a primeira opção vinda do banco. E pergunto eu como é possível um treinador explicar aos restantes elementos que o 24º jogador com apenas 6 dias de estágio passar para 12º. Mais uma evidência da incapacidade do seleccionador de lidar com o balneário.

Deco - A primeira consequência do desastre d o reinado de Queiroz. O luso-brasileiro, desagradado com a sua substituição arrasou com as opções técnico-tácticas do seleccionador. Queiroz ouviu e na sua forma característica de decidir mal fez surgir mais uma lesão e contentou-se com um pedido de desculpas. Dando mais uma demonstração de total inabilidade na gestão d o grupo.

Ronaldo - Acabados de ser eliminados nos oitavos de final pela Espanha e já após banho tomado Ronaldo foi questionado naquele estilo jornalístico abutre sobre as justificações a dar ao país, respondeu aquilo que muitos tinham vontade de dizer: “perguntem ao Carlos Queiroz”. Eu diria o mesmo.

Ronaldo é provavelmente depois de Eusébio o melhor jogador português de todos os tempos. È considerado como um dos melhores do Mundo. E nas suas palavras entendi o reflexo da frustração de jogar numa equipa de nível razoável orientado por um técnico sem competência para comandar/orientar homens, nem saber para aproveitar o seu talento naquele que deveria ser o seu Mundial.

P.S. sei que muitos iram afirmar que Ronaldo é o mais caro jogador do Mundo e que se exige a um capitão outro discurso. Correcto, mas também convém lembrar que Carlos Queiroz é o 7º mais bem pago dos 32 presentes no último Mundial. E curriculum só com os meninos e foi em tempos longínquos.

A primeira vez que foi selecciona dor nacional Queiroz na hora de se ir embora que coincidia com a hora de falhar o apuramento para o Mundial de 1994 disse que: “a porcaria que existia na FPF tinha de ser varrida”. À data o presidente era Gilberto Madail o mesmo nos dias de hoje. Facto que explica melhor a coerência das opções do Carlos Queiroz do que todo o texto que vos escrevi anteriormente.

MLeal

terça-feira, 29 de junho de 2010

a(Di)ós

Confirmada que está a saída do Angelito, admito que não fiquei muito triste, custou-me mais quando o Simão foi para o Atl. Madrid. Não quero comparar os dois jogadores, apenas e só custou-me mais, ponto. É provável que a equipa venha a sentir a falta dele (ou então não), principalmente o Di Maria desta época, e esta parte é muito importante, o desta época. É este Di Maria que faço questão de recordar, de resto, boa sorte e venha o próximo que já só penso em ser Bicampeão.

Ps. começo a ficar deveras preocupado com o que o Coentrão anda a jogar, não havia necessidade...

Noticias não param

Depois de confirmada a venda de Di Maria por números (iniciais) desapontantes mas os possíveis em função da actual conjuntura económica, da nossa necessidade de realizar uma venda sob pena de chegarmos a um ponto de difícil retorno e do frágil posicionamento perante o Real Madrid resultante de anteriores negócios (altamente positivos para nós) duas outras noticias preocupam-me muito mais:

- A perseguição da CMVM ao SLB. Os Srs lá do norte não têm o mesmo tratamento, um tal de Souza ou Walter ou qualquer outro brasileiro que vão contratar a determinada altura foi noticiada a sua vinda, foram inclusive dirigentes do clube vendedor a confirmarem o negocio, o fcp não confirmou não notificou. As acções mantiveram-se em comercialização e que conste não houve qualquer coima.
Mais preocupante que a diferença de critérios a que nos vamos acostumando, preocupa-me a falta de capacidade em lidar com isto. É tempo de saber gerir a relação.

- Noticia do Record, vale o que vale, mas parece-me que poderá ter um fundo de verdade, noticia a possível dispensa de Miguel Vítor para o Fátima. A ser verdade condeno-a, trata-se de um jogador que faz falta ao plantel pelas várias posições que faz e pelo rendimento que apresenta nas poucas vezes que joga. Se é para rodar que o faça num clube de 1ª linha com pressão e não num clube satélite em que já estarão 5 ou 6 juniores de 1º ano.

Muito sinceramente já me começa a aborrecer algumas das medidas que vão sendo tomadas com vista à nova época, nomeadamente na construção do plantel, parece tudo definido mas o que é certo é que está tudo muito pouco visível, muitas interrogações, e demasiada conversa.

Só agora é que está..

Só foi confirmado agora à CMVM...entrou há minutos o dito comunicado!

25milhões, + 2 parcelas de 5 e 6 milhões de euros dependendo da utilização e da performance do jogador!

Agora sim...o Di Maria é jogador do Real Madrid!

Obrigado ao Di Maria pelos anos que está esteve, pelas maravilhas que fez em campo, pelos golos, espectáculo e por ter levado o nome do Benfica bem alto!

Desejo-lhe a melhor sorte do mundo no Real Madrid...com o 'Mou' lá vai de certeza ser campeão no próximo ano, e só não ganha a Champions porque pelo meio vai-se cruzar com o Benfica e ficar pelo caminho...(isto já sou eu a 'alucinar')!

Agora sim..está confirmado! Mas só agora...

Podem ver o comunicaod aí embaixo...

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR29179.pdf

Ainda não está...

A noticia do 'AS' e do site do Real Madrid não é verdadeira...ainda...

Atenção que a venda ainda não foi feita...o negócio não está fechado!

O Real Madrid publicar isso no site, foi uma forma manhosa de pressionar para ver se não pagam aquilo que devem! O Benfica ainda não confirmou nada, e a CMVM inclusivé, suspendeu as acções do clube até esclarecimentos...

A pressão do Real é manhosa, suja, e se fosse eu agora dizia 'ou 40 milhões ou podem ir comprar outro qualquer"!

Mas isso é pouco provavel que aconteça...ate pode ser anunciado hoje ainda...mas nunca pelos 25 milhões que os espanhóis falam! Há-de ser por mais...

Mas a verdade é que no momento em que escrevo isto, o Di Maria ainda é jogador do Benfica!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Renato Santos, eu comprava!

Assisti ao campeonato de juniores pela TVI24 e vi os jogos do sporting, vi lá um miudo um pouco franzino mas com uma rotatividade e uma técnica que gostei, o seu nome é renato santos, achei que o sporting o iria aproveitar, nem que para isso o tivesse que emprestar. Mas não, parece que é um jogador livre, eu se fosse aos responsáveis do Benfica apostava nele, bem sei que não sou do staff, mas sou sócio e gostava mesmo de ver este puto na Luz.

Já era...

Foi vendido o Di Maria, assim de repente fala-se em 25 milhões, não sei se o negócio inclui jogadores ou não, o que sei é que 4 ou 5 dias depois de termos pago 8,5 Milhões de euros ao Atl. de Madrid (o comunicado não faz menção a que o valor inclua ordenados e/ou prémios ou seja lá o que for, mas sim que compramos os direitos desportivos e económicos do jogador, atenção que não sendo um entendido no assunto, admito que possa estar enganado relativamente a isto), aparece esta noticia e penso que afinal o discurso das clausulas de rescisão são mero fait-divers.

aguardo pelo comunicado da cmvm...

domingo, 27 de junho de 2010

Estranha forma de crescer

Apesar do campeonato do Mundo decorrer na África do Sul não podemos deixar de estar atentos ao desenvolvimento do futebol em Portugal.
Tenho achado curioso o comportamento dos rivais no que concerne à politica de contratações. Já se percebeu que da parte do porto existe uma tremideira mal disfarçada, era usual nesta altura já ter vendido um ou dois jogadores por preços altissimos, e comprado 10 ou 12, uns porque precisava e os outros porque supostamente o Benfica os queria comprar. Nota-se ainda que o dinheiro já não abunda porque este ano não há liga dos campeões, e os anéis já foram vendidos em anos anteriores, talvez seja este ano que começam uma caminhada que os poderá levar a bater o recorde de 19 anos sem ganhar o campeonato.
Quanto ao sporting, tem sido engraçado a sua politica de contratações, o objectivo está estabelecido, enfraquecer ao máximo o braga para assim poder chegar ao 3º lugar, primeiro foi o João Pereira, depois o Evaldo e agora parece que vai ser o Alan, além disso não nos podemos esquecer do Maniche que após ter passado por vários campeonatos sem sucesso vem agora desembocar ao clube de alvalade pela mão do seu amigo costinha. Não há dúvida que têm tido um grande critério e se somarmos a isso a vitória folgada a esse portento do futebol que dá pelo nome de Sarilhense por 10-0 temos de estar preocupados com as cenas dos próximos capitulos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Perdemos a cabeça?

Segundo o comunicado do Glorioso à CMVM , vamos pagar 8,5 MILHÕES DE EUROS, pelo nosso novo guarda-redes, assim de repente acho um pouco exagerado... espero que valha cada um dos cêntimos investidos nele!

Saudações Benfiquistas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Urreta, um Diamante na selva.

Hoje ficou-se a saber que Urreta foi emprestado ao Deportivo da Corunha. O campeonato espanhol é na minha opinião o melhor do Mundo, e está a uma distância enorme de todos os outros. Isto por si só pode levar-nos a pensar que se o jogador vai jogar com os melhores e entre os melhores a sua evolução poderá ser mais rápida. Isto soa a contra senso, porque se analisarmos o trabalho de desenvolvimento que Jesus fez e que levou a que todos os jogadores atingissem uma qualidade nunca antes vista. Logo emprestar para quê? Se temos um treinador que extrai o melhor de cada um?
Mais, os espanhóis ao contrário de nós que valorizamos os estrangeiros, não perdoam aos que vêm de fora o mesmo número de deslizes que perdoam a um espanhol, são implacáveis, todos os anos trituram jogadores de qualidade logo no primeiro ano.
Espero que não seja mais um ano perdido para o Urreta como foi para o Coentrão na passagem por Espanha, é que este miúdo só tem 20 anos e apesar de ser um belissimo jogador dúvido muito que lhe vão dar os tais minutos de jogo que este precisa.

domingo, 20 de junho de 2010

Obrigado Hóquei em Patins e Obrigado Futsal

Vou começar por agradecer à equipa de Futsal, foi finalista da Taça de Portugal, finalista do campeonato nacional vencedor da Supertaça e foi Campeã Europeia. Estou muito orgulhoso pelo vosso desempenho e penso que todos os benfiquistas estão contentes pela forma extraordinária empenhada dedicada e trabalhadora. VOCÊS SÃO OS CAMPEÕES EUROPEUS, um titulo único em Portugal. Obrigado André Lima, Obrigado a toda a equipa técnica e Obrigado a todos os jogadores.
Numa palavra foram excelentes.

Obrigado ao Hóquei Patins uma modalidade com muitas tradições e que apesar dos dirigentes da federação serem fracos e incompetentes, o nosso Presidente decidiu e muito bem e temos de lhe agradecer manter a modalidade no clube, foram à final four da Taça Cers e ganharam a Taça de Portugal, força contamos com vocês para mais alegrias.

sábado, 19 de junho de 2010

Para dar asas à formação - Eu explico

É com tristeza que vejo muitos jogadores das camadas jovens desaparecer muitos que conseguiram inclusivamente jogar nos séniores em torneios geralmente menores.
Temos duas hipóteses ou a formação é só uma forma de ganhar alguns titulos nestas categorias ou pensamos em algo verdadeiramente estruturante. Quer queiramos quer não o Sporting nesse aspecto tem feito um trabalho muito mais profissional e penso que não serão necessários exemplos.
O que fazer?
Fácil.
1º após os juniores estabelecer quais os jogadores que efectivamente tem ou não condição para chegar à equipa principal.
2º Ter 3 niveis de evolução. Como já não temos Equipa B. Fazer o seguinte: Estabelecer protocolos com 3 clubes. Uma equipa da primeira divisão, uma da segunda de honra, e uma da segunda B.
3º As equipas devem ser preferencialmente próximas de Lisboa, para que mais fácilmente sejam vistos isto se fôr possivel naturalmente.
4º Considerar os tais niveis de desenvolvimento dos jogadores e colocá-los a rodar conforme a sua capacidade de evolução.

Com este método que até pode ter mais variantes e exigências se conseguissemos encontrar um jogador de 2 em 2 anos, não poupariamos muito dinheiro?

Será que não existem clubes que gostariam duma situação destas? E nós não poderiamos beneficiar e muito? O que é que isto tem de complicado?

Hábito

Esta pré-epoca está a ser um autentico bocejo. As primeiras paginas dos jornais pouco ou nada falam do Benfica, as saídas e assédio aos nossos jogadores não ocorrem, as eventuais contratações de jogadores para tudo o que é posição não abundam, contratamos um guarda redes que jogou apenas seis meses nos últimos anos enquanto o nosso titular prepara-se para reforçar o maior rival da passada temporada e ninguém comenta, a esperada saída de Di Maria prepara-se para ocorrer por valores bastante abaixo da clausula de rescisão e está tudo bem. O Jesus entretém-se a comentar a novela criada pelo empresário de Cardozo e o combustível que o Deco usa para se movimentar (ou não se movimentar) em campo.

Então e acção?

Por esta altura já costumo ter umas 3 ou 4 páginas com nomes de jogadores que poderão constituir o plantel, perante a contratação de Fábio Faria e Roberto já tinha dissertado umas milhentas vezes da sua pouca valia e que não representavam solução para a equipa, já tinha escrito e lido que a venda do Di Maria pelos valores ora mencionados e perante as palavras dos nossos responsáveis era a repetição do erro no negócio Simão, já tinha passado umas horas ao telefone com o João Tomaz, Hieronimous e Eagle84 a discutir o futuro do clube e que era mais do mesmo não se vislumbrando uma luz que nos pudesse catapultar para outros voos.

As vitorias são assim, adormecem-nos e inibem-nos de comentar o que nos passa à frente por mais errado que estas nos pareçam.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Formação

Tal como os benfiquistas já devem ter notado, revalidamos o título de campeões nacionais de iniciados, ontem, com a vitória sobre as lagartixas, a equipa de iniciados realizou uma fase final imaculada e que os números finais dizem tudo, 6 jogos, 6 vitórias, 17 golos marcados e 1 sofrido, impressionante!!! Menos impressionante é o nosso número total de títulos neste escalão, apenas 6, contra 13 dos porcos e 10 das lagartixas, não que seja o mais importante, importante mesmo é formar jogadores e prepara-los o melhor possível para a equipa principal, mas se puderem adquirir espirito e hábitos de vitória em tenra idade melhor.
Já quanto aos juvenis, a desilusão é total, nesta fase final, e numa altura que faltam 2 jogos, temos 2 empates e 2 derrotas, o título neste momento é impossível, mas importa referir que há qualidade e jogadores muito interessantes.
Nos juniores, para mim, e mesmo havendo ainda hipoteses de sermos campeões (precisamos de ganhar ao Guimarães e esperar que as lagartixas percam com os porcos), é uma semi-desilusão, porque em 2 jogos em casa contra os principais rivais não conseguimos ganhar nenhum, daí estarmos nesta situação de depender de terceiros. Arriscamos-nos pelo segundo ano consecutivo a perder um tíulo de juniores sem ter perdido nenhum jogo na fase final... sim ficou provado que se ganham campeonatos à pedrada... enfim, olhando para esta época, vamos acreditar que os porcos fazem o seu trabalhinho, que nós trataremos de fazer o nosso.

Saudações Benfiquistas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mentir desmentindo

É possível mentir desmentindo? Infelizmente é, é o que a CMVM obriga o nosso clube a fazer. Já o fizemos com o nosso treinador actual, com o Ramires e agora com o Di Maria. Alguém acredita que não haja negociações entre o Real Madrid e o Benfica? O Di Maria já falou sobre o assunto, do Real Madrid só falta o roupeiro falar e o pai do Marco Alonso diz que está tudo acertado entre os clubes mas que está dependente do desfecho da contratação do Di Maria.

Eu só não percebo é qual a necessidade da CMVM em obter estes desmentidos em que ninguém acredita. Acho que o futebol é um negócio particular e muito específico que requer algum sigilo nestas matérias e não deve ser tratado como outras empresas e sectores. A CMVM que se preocupe mais com a "transparência" da banca e com as telecomunicações! Também não percebo é porque é que a novela do Juju e do clone do Bobby Robson, que se arrastou por bastante tempo, não foi alvo de nenhum desmentido. Também não estava em causa uma indemnização significativa?

Pelos vistos até na CMVM há dois pesos e duas medidas, e com o nosso clube lá vão enchendo os cofres com as coimas arrecadadas!

A dor virou euforia

Conforme esperado e já escalpelizado pelo Martunis e João Tomaz nos posts anteriores, o Benfica sagrou-se campeão nacional de Basket pela segunda vez consecutiva. Ganhar é sempre motivo de regozijo, ganhar numa época como esta é de salientar, recordar e venerar, pelo que não gostaria de passar por cima desta vitória sem referir o seu brilhantismo.
O Benfica na época transacta limpou a fase regular sem derrotas, passou por algumas dificuldades nos playofs (frente ao FCP perdeu o 2º jogo em casa e frente à Académica teve duas inesperadas derrotas que fizeram perigar o objectivo final) mas acabou de forma brilhante com um 4-0 à Ovarense. Na presente temporada as coisas não foram de todo fáceis. Tivemos que substituir (para mim) o MVP do titulo no ano anterior, lutámos contra inúmeras lesões de jogadores influentes (Elvis Evora, Ben Reed, João Santos, Sérgio Ramos e Frisby) inclusive na final vimo-nos privado de Elvis e jogámos com Sérgio Ramos e Frisby inferiorizados fisicamente frente a uma boa equipa do FCP com bons valores individuais que mais uma vez lucrou, em pelo menos dois jogos dos cinco disputados, com a benesse arbitral equilibrando algo que tendia para o afastamento. Para além do facto que poderia sempre influenciar negativamente a equipa, de se saber que o João Santos estaria de partida para reforçar o nosso rival (e que eu saiba foi o único jogador abordado no entanto e sabendo-se do tipo de estrutura que estamos a falar poderiam ou poderão ter sido mais).
O certo é que a equipa deu a volta por cima, revelou uma crença, motivação e qualidade acima de todas as expectativas, é uma equipa que personifica, na minha opinião, a mística Benfiquista, pela garra, qualidade, organização e pelo resultado final consequência natural dos ingredientes referidos.

No último e decisivo jogo contámos com um pavilhão cheio e com a presença in loco de jogadores e staff das restantes modalidades (Futsal, Andebol, Voleibol, Hóquei Patins) o que se saúda e revela que cada vez mais somos uma grande família. Estou ainda certo que a vitória no jogo e campeonato nas condições referidas serviram de exemplo para muitos dos presentes em especial para a equipa de Andebol e Hóquei Patins que tardam em demonstrar no campo as condições que usufruem e a qualidade que apregoam.

Paga Fidalgo - o Sevilha não brinca

A novela do Di Maria já enjoa, o Real Madrid quer o jogador, mas não quer pagar, querem contar com o jogador mas pelo preço que mais lhe convém. Quado se vai aos sites espanhóis, todos dizem que o nosso campeonato é de segunda, que é fraco e que o jogador afinal não é assim tão bom. Penso que ninguém os está a obrigar a comprar o jogador, ou pagam ou calam, é fácil. Não há que enganar, das duas uma. Não se podem é armar em fidalgos e depois não apresentam o dinheiro, quem não tem dinheiro não tem vicios. Nós aceitamos euros, dólares, yens e até rands da África do Sul desde que totalize os tais 40 milhões de euros, não somos esquisitos.
Na certeza porém de que se ninguém sair com os jogadores que já temos e com os que vão chegar seremos campeões, e teremos fortes hipóteses de fazer uma grande liga dos campeões.
O Sevilha e o seu presidente não têm facilitado saidas e fruto dessa politica têm conseguido Taças e grandes performances no campeonato e nas competições europeias. O Bétis, o rival verde de Sevilha e que em tempos teve desempenhos muito melhores arrasta-se na segunda divisão. Por esse motivo é preciso ser duro nas negociações, não facilitar, acabou a brincadeira, querem paguem, ou calem-se pelo menos até ao próximo mês de Junho.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

CAMPEÕES CAMPEÕES....NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!!

Os meus parabéns a:
António Tavares, Miguel Barroca, Sérgio Ramos, Diogo Carreira, Cristóvão Cordeiro, Miguel Minhava, Ben Reed, Elvis Évora, Will Frisby, Heshimu Evans, Eky Viana, João Santos e Nick Dewitz.
Also:
Henrique Vieira, Nuno Ferreira, Miguel Estevão, Marques Teixeira, Amadeu Rocha e Edson Manjate.
E Ainda:
João Coutinho, Carlos Lisboa e José Tomaz.
Mais:
Luis Filipe Vieira.
Mais Ainda:
Aqueles que acompanharam a equipa nos momentos bons e menos bons! Os qu fizeram chegar tudo o que envolvia a equipa e todos os seus elementos. Aqueles que levaram o nome de cada uma destas pessoas...À BenficaTV pelo trabalho que faz com as modalidades do clube e que as dá a conhecer e as leva até casa das pessoas...o título também é um bocadinho nosso!!!(perdoem-me a imodéstia...mas é o que eu sinto!!)
Por último:
A todos os Benfiquistas...os que apoiaram in loco sempre, aos que apoiaram nem que tenha sido só uma vez, aos que foram às vezes, aos que apoiaram em casa, aos que apoiaram fora, aos que torceram pela TV, aos que torceram pela Net...
Obrigado e PARABÉNS A TODOS!!!

CAMPEÕES CAMPEÕES....NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!!CAMPEÕES CAMPEÕES....NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!!CAMPEÕES CAMPEÕES....NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!!CAMPEÕES CAMPEÕES....NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!!CAMPEÕES CAMPEÕES....NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!!

Será um reforço?

Quando há uns meses atrás, não sei precisar bem mas tenho ideia que foi algures em Janeiro ou princípios de Fevereiro, um amigo Benfiquista me disse que LFV estava ou tinha ido a Madrid para contratar um guarda redes do Atlético de Madrid torci o nariz. De Gea parecia interessante pela idade vinha aproveitando o facto do “titular” estar lesionado para demonstrar qualidades e acabou por agarrar esse mesmo lugar pelo que disse logo que não acreditava na sua vinda. O Asenjo que tinha sido contratado para ser o n.º 1 certamente não gostaria de ser suplente e poderia forçar a sua saída aventei como possível mas como não sou apreciador das suas qualidades disse a esse amigo que não acreditava que fosse possível o negócio. Na altura lembro-me desse Benfiquista me dizer, “quem é não sei mas (esboçando um sorriso) veremos”. Hoje pelas 9h00 recebi uma mensagem com o seguinte texto “à pois é”.
Eu não conheço o rapaz, poucos devem saber quem é mas uma coisa parece certa, só faz sentido a sua contratação se Quim ficar mais 1 ou 2 anos e ainda assim vem na corrente de Júlio César (guarda redes novo com pouca experiência) o que fará em teoria pouco sentido a não ser que este saia (o que acredito desde a sua performance em Liverpool).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A ressaca do Basquetebol

Hoje dei por mim a pensar na dor, que diferentes dores podemos sentir, e quais as mais dolorosas.
Há quem diga que a dor psicológica é tremenda e dá cabo de nós, é muito pior do que levar com um pontapé (ou um petardão) em local sensível (aí mesmo!!!) mas confesso que por vezes tenho duvidas.
Ontem a nossa equipa de Basquetebol tratou de me agredir, fê-lo subtilmente, veio de mansinho e pimba, toma lá derrota por 32 pontos com os tripeiros. A derrota seria de esperar? Pensando bem até seria, com as lacunas físicas que a equipa apresenta (Elvis de fora, Frisby e Sérgio Ramos condicionados se é que não há mais, sim porque noticias do Basket escasseiam) depois do jogo na sexta ter sido decidido no 2º prolongamento poderia ser expectável, mas caramba falamos desta equipa, que jogo após jogo renasce quando já ninguém espera numa clara demonstração de força e crença só ao alcance dos melhores, logo por muito expectável que a derrota pudesse ser a verdade é que não contava com ela muito menos com o descalabro que acabou por ocorrer, assim hoje estou dorido, como se tivesse levado um tareão daqueles.
A cura está à porta, é só ganhar na próxima quarta e a conclusão é óbvia, a dor psicológica cura-se com nova vitória (possivel porque somos melhores, muito melhores) enquanto que a física, com um tareão destes nem para o mês que vem me levantava.

Vendas/Reforços

Depois de já termos meia equipa vendida a verdade é que até ver ninguém se chegou à frente com dinheirinho para levarem as nossas jóias. Compreende-se que em ano de mundial esteja toda a gente na expectativa do que poderá acontecer, uns aguardam valorização outros apostam na desvalorização mas começo a ficar preocupado com a ausência de entradas de dinheiro começando a pensar que poderemos ter que ceder alguém (no caso Di Maria) por um valor inferior ao esperado (40 milhões) até porque ao contrário do que para aí se vai dizendo o Benfica tem que vender, resta é saber se basta vender 1 ou serão precisos 2/3 para equilibrar as contas.

Já de possíveis entradas as noticias abundam e dá-me a parecer que têm algum fundamento. No que concerne ao guarda-redes fala-se insistentemente em Doni da Roma e no meu entender fala-se muito bem, é de facto um guardião de grande qualidade com estaleca física e mental para defender um grande clube como o Benfica. Penso que o ordenado poderá ser impeditivo para os nossos cofres, mas como muitas vezes os clubes mais poderosos andam a dormir (só assim se percebe que Javi Garcia e Saviola tenham vindo cá parar) nunca se sabe.
Tem-se falado ultimamente do Argentino Leto. Conheço à algum tempo este jogador e acho-o muito interessante, técnicamente evoluído é rápido tem um bom pé esquerdo e apetência pelo golo contudo perante a contratação de Gaitan só fará sentido se Eder Luiz sair e claro Di Maria.

Em suma, aconteça o que acontecer e fazendo fé nas noticias que vão saindo nos média (vale o que vale) parece-me que o plantel da próxima época está a ser estruturado para ser mais forte do que o da época finda. Eu já ficaria muito contente se fosse igualmente forte, seria o bastante para renovarmos o titulo.

sábado, 5 de junho de 2010

Só falta uma...

ORA TOOOMAAAAAAAAA!!!!!! MESMO COM VÁRIOS LESIONADOS A VITÓRIA NÃO PODIA FUGIR!!!!! COM MUITA LUTA...SUOR E UMA GARRA DE TODO O TAMANHO, APÓS DOIS PROLONGAMENTOS MAIS UMA VITÓRIA NO SACO!!! 101-97!!!!!! JÁ SÓ FALTA UM TRIUNFO PARA O TÍTULO!!!CARREGA BENFICA!!!!!!

É certo que não vi o jogo, mas fui seguindo on-line e quase que era como se estivesse com as imagens na Televisão! Com uma equipa destas ninguém nos pode tirar o título! E melhor cenário do que o Caixote do Ladrão, só se fosse mesmo na Luz! Mas como diz o ditado, não deixes para amanhã o que podes fazer hoje...por isso, Domingo lá vamos ter de festejar mais um caneco!!!

PS: É um orgulho (e um prazer enorme) trabalhar com esta equipa!!!

FCP 97 - SLB 101 (após 2 prolongamentos)!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

As cláusulas de rescisão

As cláusulas de rescisão dos jogadores adquiriram na última década uma importância muito mediática no meio futebolístico, importância essa que nem sempre foi acompanhada por um certo realismo, quer por parte dos media, quer por parte dos adeptos. O facto de um jogador ter uma cláusula de 40 ou 70 milhões de euros não quer dizer que valha isso. Normalmente este valor é amplificado em relação ao seu valor de mercado, salvaguardando o eventual potencial desse jogador e blindando-o de cobiça alheia.

Isto a propósito das recentes declarações do nosso presidente, afirmando que apenas admitiria negociar a baixa da cláusula de rescisão de um jogador. A meu ver este discurso é mais que correcto e adequado. Primeiro numa lógica de negociação (não tenho o LFV como parvo nesta matéria embora me tenha custado a forma como foi vendido o Simão), se fosse dizer o contrário a base de negociação seria sempre mais baixa e há que defender os interesses do clube. Segundo, porque é importante manter uma espinha dorsal de uma equipa vencedora por forma a entrarmos num ciclo vitorioso e não fazer deste 32º campeonato apenas mais um acontecimento esporádico. Se há uns anos se vendêssemos o Simão ficávamos sem anéis o mesmo já não se pode dizer deste ano, existem muitos jogadores de referência e preponderantes. Agora, se saírem logo dois ou três desses jogadores é que a coisa muda de figura.

O trio Cardozo, Di Maria e David Luiz são os jogadores que têm estado mais em foco no mexerico das transferências (vamos a ver se o Mundial não nos traz mais surpresas). Claramente há uma percepção que o Di Maria está de saída e a chegada do Gaitán é já a pensar nisso. Penso que o jogador a que o nosso presidente se estava a referir nesta matéria era o Cardozo, pelo valor elevado da sua cláusula (60 milhões). Admitamos, ninguém daria 60 milhões pelo Cardozo, só se ele tivesse sido o melhor marcador da Champions ou do Mundial. 30 ou 40 milhões já seria um valor razoável (basta recordar os 40 milhões que o Barcelona pagou por um jogador mais ou menos da mesma idade e com mais cartel, o David Villa). Deste trio que referi era muito importante manter o Cardozo e o David Luiz. Que me desculpe o Di Maria, e não é por causa do Gaitán, mas estes dois é que são mesmo insubstituíveis. Porque encontrar goleadores que se adaptem logo a um clube muito exigente e a um campeonato muito peculiar não é fácil, e porque não temos no plantel e no mercado ninguém à altura do puto dos caracóis, ainda para mais com a mística que ele já encarna. Portanto, espero bem que o nosso presidente cumpra a sua palavra quanto ao D. Luiz pois desta forma ninguém dará 50 milhões por ele (mais uma vez só se tivesse ganho a Champions ou fosse considerado o melhor defesa central do Mundial onde não vai estar presente). O Pepe que é um dos melhores centrais do Mundo foi vendido por 30 milhões. O R. Carvalho, campeão da Champions e vice-campeão europeu também saiu por 30 milhões.

Só para ficarem com uma noção dos números e enquadrarmos estas cláusulas aqui fica o top 25 das transferências mais caras de sempre, actualizado até 2009. Verifiquem já agora quantos defesas aparecem nesta lista e qual o mais caro de sempre.

Retirado do site http://www.futebolfinance.com/

Semi Final da Eurovisão

As músicas que hoje em dia fazem parte da final do festival da Eurovisão passam inicialmente por uma semi final.
O que eu quero dizer com isto é que se calhar existem muitos dos emprestados do Benfica que precisavam de ser devidamente observados e não no festival da eurovisão mas antes por uma visão de Jesus mas no caixa campus. Seria uma forma de ver se os jogadores que se encontram emprestados têm condições para regressar à casa mãe. Bem sei que existem videos e observadores, mas não é a mesma coisa. E como o nosso treinador só pensam em futebol e não vai de férias, eu sugeria que a mesma acontecesse duas semanas antes do resto da equipa, sublinho ainda o facto de ser ano de Mundial e haver tempo para férias e para se verificar das reais potencialidades dos nossos jogadores. Muitas das vezes o sucesso está agregado à sorte e/ou às oportunidades, talvez fosse uma forma de visualizar os jogadores e também de os motivar, ainda que não ficassem no plantel, e seria também uma prova de demonstração de que o clube continua atento à sua evolução.