sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Remembering 2010...

Balanços não é comigo...mas este vídeo (com música e letra) está digamos...muito bem feito!!!! :P

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2010

Não tenho jeito para balanços nem para grandes introspecções, a única coisa que me apraz recordar é tudo aquilo que contribuiu para que possamos ostentar o escudo na nossa camisola. Foram 6 meses vividos de forma intensa que culminaram numa alegria imensa.
Se puderem repetir!!!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A Verdade dos Números

Antes de mais, em forma de disclaimer, devo afirmar que não sou anti-Vieira. Reconheço-lhe méritos. Entrou no clube num momento complicado e ao nível dos proveitos do clube, trabalhou-se bem: incremento significativo do número de sócios, patrocínios, merchandising, construção de variadas infra-estruturas, etc. Mas o futebol mudou muito nos últimos 15 anos. Podemos afirmar que a Lei Bosman revolucionou o futebol. O número de transferências aumentou exponencialmente, proliferaram os agentes e os salários dos jogadores dispararam. Ao mesmo tempo, assistimos igualmente a um aumento brutal dos valores dos direitos televisivos, o que alavancou o crescimento destes custos.

Estes diferentes factores, tornaram o futebol português ainda mais periférico e distante dos principais campeonatos.

Serve esta introdução para, de forma inequívoca, afirmar que temos vivido nos últimos anos muito acima das nossas possibilidades. A situação financeira do Benfica não é boa. Pior que isso, é preocupante.

Os últimos números conhecidos indicam um passivo de 400M euros na SAD e cerca de 70-75 M no clube. Portanto, neste momento o Universo Benfica tem um passivo a rondar os 475M. O Benfica gastou muito dinheiro em contratações nos últimos 4/5 anos. A uma média de 30M Euros por época, chegamos a valores a rondar os 150M de euros. Dinheiro que não tínhamos e que o clube não gerou na sua actividade. Os prejuízos acumularam-se e para cobrir os défices, foram utilizadas variadas formas: empréstimos obrigaccionistas crescentes, empréstimos bancários e ultimamente “papel comercial”, ou seja, títulos de crédito de curto prazo.

É uma verdadeira bola de neve. Com o aumento das taxas de juro, é previsível que gastemos no fim da época entre 15 a 20M em juros. Este número é por si só, uma barbaridade, e significa por exemplo que, só nesta componente, vamos alocar 1/4 dos nossos proveitos totais. Sob qualquer tipo de prisma, está muito longe de ser uma gestão responsável, isto para não ser menos “simpático” com as palavras.

E ultimamente, o tipo de retórica utilizada por LFV e DSO para comunicar com os sócios e adeptos não tem sido o indicado e é no mínimo enganador. Desde o “basta vender 2 ou 3 jogadores e pagamos o passivo” a “estes prejuízos resultam de uma opção estratégica” entre muitos outros soundbytes, ficamos com a noção que tudo está bem no reino da Dinamarca. Bom, caros benfiquistas, a verdade é que não está. Este blog não tem uma "agenda" nem pretende ser um editorial da "Bola" e, como tal, serve também para alertar para situações como estas. As contas, que são públicas e que qualquer um de nós pode consultar, são claras e indicam que por exemplo em 2011, teremos compromissos financeiros de várias dezenas de milhões de euros a cumprir. O passivo e respectivos custos financeiros (juros) estão a tornar-se sufocantes e a pôr em causa a governabilidade do clube. Não há outra forma de dizer isto sem o fazer cruamente.

Com os bancos a fecharem a torneira a mais financiamentos e com o aumento dos juros, o “preço” do dinheiro aumentou e muito. Restam-nos o naming do estádio, os direitos TV (somente em 2013 a menos que as circunstâncias obriguem a uma antecipação) e…a venda de jogadores.

A venda das nossas 3 jóias mais valiosas (Cardozo, David Luiz e Coentrão) é, a meu ver, inevitável a curto prazo, não só por causa da pressão do mercado, mas também pela pressão do nosso passivo, dos nossos compromissos e da gestão deficitária.

Simplificando, o Benfica não tem um volume de proveitos que permita ter 40M de salários, 25M de outros custos, 15M de juros e ainda gastar anualmente 30 ou 35 em contratações.

O despesismo das últimas épocas não é sustentável com este nível de proveitos e 400M euros não se escondem com “restruturações financeiras” ou “Project finances”. Há que reencontrar o equilíbrio, rapidamente.

Os nossos vizinhos da 2ª circular já acordaram para a realidade e entraram em processo de “downsizing”. Os últimos meses e a última pré-época foram bastante elucidativos quanto a isso.

A situação deles é mais grave que a nossa (o famoso projecto Roquette foi um falhanço a todos os níveis), mas a nossa não é muito melhor neste momento. A continuar assim é somente uma questão de tempo até a bolha rebentar.

Quanto ao clube de Pinto da Costa, goste-se ou não, é quem apresenta uma situação financeira mais desafogada, fruto da política de valorização e vendas de jogadores que tem feito nos últimos anos. Nesse aspecto específico são um caso de sucesso. São, de longe, o clube que mais facturou no mundo inteiro em vendas, particularmente desde 2004/2005. Estamos a falar de valores que ultrapassam os 300M neste período.

Para concluir, torna-se essencial, enquanto não se assinar o novo contrato de direitos de TV, enveredar por uma situação de maior contenção ao nível salarial e ao nível das transferências, criterizando ao máximo as mesmas (sabemos como isso não tem acontecido ultimamente).

Se tal não for feito não há tvs, nem fundos de jogadores, nem 300.000 sócios, que sustentem um passivo que a muito curto prazo pode chegar aos 500M (clube incluído).

É preciso ser responsável e ter a noção que uma dívida desta magnitude irá pôr em causa o futuro do nosso clube, tal como nós o conhecemos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TUDO BONS RAPAZES - A LINHA SICILIANA

Curioso, misterioso, inexplicavel, muitos mais seriam os objectivos para classificar a entrevista de antónio oliveira ao record. Foi este o jornal que divulgou aquilo que o individuo supostamente tinha dito em OFF, para quem não se lembra, oliveira na qualidade de treinador de futebol dos corruptos do porto, disse que lhe apetecia pegar na metralhadora e " F...." uns quantos gajos, disse isto e mais alarvidades que não me lembro agora.
Esta entrevista é um sinal para a massa associativa da agremiação corrupta da disponibilidade desta figurinha para presidente do clube corrupto e também para os presumiveis candidatos que se possam perfilar.
Fulano conhecedor da fruta como o Pinto como comprova o caso Paula, irmão do proprietário da Cosmos, a tal empresa de viagens que oferecia viagens grátis ao México, assim como da Olivedesportos, detentora do monopólio dos direitos televisivos das equipas de futebol.
Depois do Benfica ter apoiado a candidatura de Fernando Gomes na Liga com os resultados catastróficos de arbitragem para as nossas cores, o tal senhor que reservava os lugares no dragon para as deusas ( prostitutas de luxo ), com a tentativa de conquista por parte de Vitor Baia da Federação Portuguesa de Futebol com elogios cinicos ao Benfica, devido à transição da arbitragem da Liga para a Federação, começa-se a perceber o plano tripeiro para continuar a furtar campeonatos.
OS DIREITOS TELEVISIVOS DO BENFICA serão na minha opinião a cereja no topo do bolo, dos Oliveirinhas, e daí poderá depender a nossa independência, não tenho dúvidas que está em marcha um plano das figuras de segunda linha para que a forma de compra de campeonatos se mantenha igual, cabe-nos a nós estar atentos.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Assim se rebenta com um grande jogador!

O Fábio Coentrão é um grande jogador, há dúvidas? Não, não há, bem agora não há a 26 de Dezembro de 2010. Lembro-me que há sensivelmente um ano e meio atrás havia muitas dúvidas, se deveria ou não fazer parte do plantel, diziam uns não é jogador para o Benfica, outros diziam que se fosse bom tinha singrado em Espanha, e havia uns artolas como eu que achavam que o puto era bom, e é bom atrás mas também é bom a extremo! Claro que existem agora mil razões para essas observações que alguns fizeram nessa altura, e que agora se penitenciam, porque o jogador já poderia estar a render o que é hoje há mais tempo. Relembro ainda que Quique Flores esse grande perito da comunicação o despachou em três tempos.
Mas não é por isso que estou a escrever, até porque não sou muito de chover no molhado, o que me leva a tirar-vos um bocadinho do vosso tempo é um jogador que ninguém percebe e que anda para trás e para a frente sem eira nem beira, já devem saber que vos falo do URRETA. E se escrevi em letras maiúsculas não foi por acaso, é que me parece que a trajectória deste é parecida com a do Fábio, só que invés de andar entre Portugal e Espanha anda entre Espanha e o Uruguai a sua terra natal.
O Penarol quer o jogador, mais uma vez, e nós pergunto eu ? Vamos deixar o puto ir outra vez para o Uruguai?
Será que ninguém percebe que o puto é mesmo bom, será que alguém se lembra do jogo notavel que fez com o porto e que nos deu três pontos na Classificação, será que ninguem percebe que o talento está lá e basta lapidar a pedra, alguém tem dúvidas que o puto é melhor que qualquer dos argentinos que chegou este ano à Luz, é que eu oiço isto na bancada, na rua nos cafés, mas eu quero saber é o que é que os dirigentes e equipa técnica têm a dizer?

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Desejo de Natal

Nesta época Festiva não podemos ser muito exigentes com as encomendas ao Menino porque a crise também chega ao Paraíso. Juntemo-nos todos num único pedido que satisfaça a alegria de ambos, a dele e a nossa:

- Jesus, renova o título de campeão.


Bom Natal

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pé Frio 2 ?

Não acho que o sorteio da Liga Europa nos tenha sido desfavorável. Uma equipa que tinha ambições de seguir em frente na Liga dos Campeões não pode agora queixar-se da sorte na Liga Europa. O problema é que mesmo contando com um Estugarda teoricamente mais fraco que em anos anteriores (ocupa o penúltimo lugar na Bundesliga), trata-se de uma equipa alemã. Os alemães não nos lixam apenas na economia, no que se diz respeito ao nosso Benfica nunca lá ganhamos, e basta lembrar jogos recentes contra equipas menores como o Nuremberga e Hertha de Berlim. Ok, tivemos uma eliminatória mítica contra o Bayer Leverkusen.


Daí a minha pergunta no título do post. É muito importante "matarmos" esta eliminatória na primeira mão pois a passarmos não temos 2 possíveis adversários tão poderosos assim (Bate Borisov ou PSG).


PS - Por falar em frio, o frio que se arrasta por essa Europa fora deve ter arrefecido todas as bolas no sorteio da Liga Europa para calhar o Sevilha ao Porto. Qualquer das formas, considerando o Sevilha desta época, o Porto deverá seguir em frente.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pé frio

Existe um ditado que diz e muito bem - quando estamos mal parece que todos nos põem o pé em cima - este sorteio é mais um exemplo da veracidade desta frase. As coisas não estão a correr bem como tal os sorteios não ajudam nada, ou então é mais do que isso.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mudanças!!!

De há uns tempos para cá tem se vindo a notar algumas diferenças no discurso de Jorge Jesus. Se ouvirmos a conferência de imprensa relativa ao jogo de ontem essas diferenças são abissais e representativas de que algo mudou ou está a mudar:
Um discurso muito prudente, muito protector para com o grupo, vê-se um assumir de culpas, um destacar enquanto líder e enquanto grande responsável pelo que de mau e bom acontece com a equipa, senti reconhecimento pela defesa publica que o LFV efectuou e acima de tudo senti interesse em dar a volta ao texto (a postura no banco já foi mais condizente com o que se conhece dele) com humildade.
Só falta mesmo mudar o nosso futebol, que continua muito fraquinho mas admito que a minha áurea mudou, espero não estar enganado.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

David Luiz

Por alguma razão os nossos inimigos, com o “jornal” record como testa de ferro, lançam há meses uma campanha para tentar desestabilizar David Luiz e colocá-lo fora da equipa. Só isso já deveria levar os nossos adeptos a defender este jogador emblemático e que é o terceiro capitão.

David Luiz está bem? Não, não está. Está ao nível da época anterior? Longe disso.

Mas é titular da selecção Brasileira. É um jogador que parece ter um genuíno amor ao Benfica, uma genuína empatia com os seus adeptos. E cuja qualidade é indiscutível.

Nesta época desastrosa que vivemos, é fácil apontar dedos. Mas o facto é que nenhum de nós sabe exactamente o que se passa, e apontamos por apontar (sim, eu também o faço, não sou santo) na esperança desesperada de acertar no alvo.

É por isso que eu, aqui, correndo como todos o risco de estar enganado, venho dizer – acho que David Luiz deve ficar no Benfica, não só neste Janeiro, como no próximo, e no seguinte, e no seguinte.

Nuno Gomes está em fim de carreira, Luisão também não estará muitos mais anos.

Acho sinceramente que David Luiz, se ficar uns anos, será parte importante não só da Equipa mas da Alma Benfiquista.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Será um sonho?

Esta semana desloquei-me à Luz para ver o nosso Benfica num importante jogo das competições Europeias. O jogo significava mantermo-nos invictos nos jogos em casa. O nosso adversário era o primeiro classificado do grupo, uma equipa financeiramente muito mais poderosa com jogadores capazes de fazer a diferença na partida.
O que assisti foi uma verdadeira demonstração do que é o "nosso Benfica", os jogadores a correrem, a lutarem, concentradíssimos, demonstrando uma enorme ambição na vitória, defendendo a camisola com um espírito de união e solidariedade assinaláveis. Vi um treinador atento, preparado a demonstrar competência nas suas intervenções, a defender os seus jogadores nas adversidades que foram surgindo. Vi um público contente e orgulhoso do que via, ganhámos o jogo, mas em determinada altura senti que o resultado era quase acessório tal a entrega, vontade e competência demonstrada.
O resultado não foi fortuito, resulta de um projecto de médio prazo liderado por uma estrutura competente, experiente, conhecedora e capaz em que o presidente não interfere limita-se a reunir as condições financeiras julgadas adequadas, em que todos lutam por objectivos realistas, ambiciosos bem delimitados e de crescente exigência (criar bases - ganhar internamente de forma consecutiva - abrir as portas à Europa - ...).
Não, isto não é um sonho, falo da equipa de BASQUETEBOL.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Obrigado Rui Costa

Respondendo ao post do meu amigo TC o que falta é HUMILDADE! Desde o fim do campeonato anterior que não temos humildade. Começando pelo topo hierárquico do nosso clube, passando pelo treinador e acabando nos nossos jogadores. Nota-se nas palavras, na atitude em campo e até nos treinos (segundo pessoas que já assistiram aos treinos desta época).

E por isso é que eu tenho de agradecer as palavras do nosso director desportivo ontem. Ele sim não se pôs em bicos dos pés quando ganhamos o ano passado. Enquanto outros se colocaram num pedestal ele até foi subalternizado pelo nosso próprio presidente. Ontem quem deu a cara foi ele! Aliás no que toca a comunicação ele ensina muita gente, é sensato, humilde e solidário com a equipa e adeptos. Sendo um verdadeiro adepto, compreende a frustração e desilusão dos simpatizantes benfiquistas mas ao mesmo tempo pede-nos para continuarmos a acreditar e manda um recado de exigência para dentro, pois ainda há muita coisa para ganhar. É verdade que o campeonato é difícil, para não dizer impossível (ainda para mais com arbitragens como a de segunda-feira), mas ainda estamos em todas as frentes. E nas competições europeias, embora de forma vergonhosa, os mínimos foram conseguidos.

Infelizmente, tal como o TC, começo a acreditar que estão a preparar a “caminha” ao nosso treinador. É grave, muito grave. Pior ainda quando a protecção dos “nossos” ao nosso treinador não é clara nem é forte. É claro que Jorge Jesus tem uma grande responsabilidade na forma como esta época está a correr mas cometeremos outro erro crasso em deixá-lo cair. Não se arranja melhor, desculpamos os jogadores e voltamos à estaca zero e a outra travessia no deserto, correndo o risco de JJ reforçar um clube rival. Aprendam com os erros do passado e sejam mais exigentes e humildes! E já agora, deixem o nosso director desportivo falar mais e ter mais responsabilidade no nosso futebol.

PS – Parabéns ao nosso Basquetebol que nos deu uma alegria hoje numa vitória inesperada mas de grande mérito. Que o nosso Futebol aprenda com eles como se ganha de forma assídua. Isto sim é que é cultura de exigência e mentalidade vencedora!

PS 2 – Peço desculpa ao Diogo por escrever este post logo em cima do dele mas já estava preparado e ainda faz mais sentido. Respeito a tua opinião mas se deixássemos sair o Jesus cairia o Carmo e a Trindade! A opinião que tenho dele como homem não é positiva (antes e depois do Benfica) mas a mim interessa-me o treinador. E no futebol então é só gente de bem e vertical que anda por aí!

O que está a mais?

Aproveitando a questão lançada pelo TC, vou aqui escrever o que ando há muito para escrever e que representa a minha convicção do verdadeiro problema do Benfica.

Este ano os dirigentes são os mesmos, o treinador é o mesmo e os jogadores são practicamente os mesmos. As ausências de Di Maria, Quim e Ramires não explicam esta diferença. Então!? Qual a diferença?

A diferença é efectivamente Jorge Jesus. Não que ele tenha piorado como treinador nas vertentes técnicas e/ou tácticas, as quais nem vou comentar porque não me reconheço conhecimentos para o fazer.

O problema é o respeito e a disciplina. Quando chegou ao Benfica, o actual treinador demonstrou pulso firme e determinação. Como há muito tempo não se via no nosso clube.

Tem sucesso. É campeão! Jogamos bom futebol! O que faz este "rato de esgoto" de seguida? Aproveita-se do sucesso e ameaça sair para o FC Porto. Coloca a Direcção entre a espada e a parede! O que faríamos nós no lugar do Presidente ou do Rui Costa? Deixávamos sair o treinador para o clube rival? Cedemos à chantagem e pagamos caro (muito caro!)? Qualquer uma das decisões era má (péssima!). Resta-nos agradecer a este mercenário a situação em que nos colocou.

Obviamente que depois disto é inevitável que LFV venha dizer que se dá bem com ele mas têm maneiras diferentes de viver o clube. Que os jogadores pensem: Então este gajo queria sair para o Porto e agora tem a lata de nos dar ordens e falar em garra e amor à camisola!?!?

A minha opinião é que não nos falta nada, neste momento temos uma peça a mais!

O que falta?

Após o desaire em Israel, a equipa do Benfica foi massacrada por todos os lados. Os jogadores foram postos em causa, assim como os dirigentes, o que obrigou Jesus a fazer um mea culpa, LFV disse umas barbaridades mas acabou por "defender" o treinador, David Luiz deu uma entrevista dando nota da sua felicidade, etc...
A verdadeira resposta surgiu no jogo frente ao Beira Mar em que, durante 70 minutos, fizemos o melhor jogo da época a fazer lembrar muitos dos jogos efectuados na passada temporada. Corremos, pressionámos, apresentámos vontade, dinâmica, e obtivemos uma vitória folgada e justa. Julguei que tinha sido o clic que faltava, julguei que as críticas sofridas tinham tido o condão de unir o plantel e dar a motivação que claramente tem faltado. Seguiu-se o Olhanense e o Shalke, facilmente se percebe que foi sol de pouca dura, mas fica claramente exposto que os problemas deste Benfica não são apenas as falhadas contratações ou as saídas de dois jogadores nucleares, mas sim uma falta de atitude e motivação que roçam o desrespeito. Para mim, ficou claro que os jogadores não toleram Jesus e que estão a fazer-lhe a cama. O exemplo vem de cima.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MAIS UM GRANDE CAMPEONATO

Em tempo oportuno escrevi o óbvio. E infelizmente a realidade não o desmentiu. Não vou perder tempo a dissecar cada incidência dos diferentes jogos que justificam o quadro. Apenas vos digo
para uns basta jogar a 50% para nunca perderem e a 75% para ganharem sempre porque contam com 14 em campo a somar à falta de comparência de alguns dos adversários amigos, confiram os convocados da U. Leiria frente ao clube do sistema.
Para outros se a performance for inferior a 120% não têm certeza de vitória, abaixo de 100% o empate será o prémio maior e a menos de 75% é derrota certa.

Viva o nosso futebol e o Génio do Vilas Boas.

E um especial agradecimento a todos os Benfiquistas que ajudam a branquear tão escandalosas evidências.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Assalto à mão armada no Dragão

Ainda a procissão vai no adro, ou neste caso a meio e já o futebol Corruptos do porto foi beneficiado por um penalty que só o árbitro percebeu, assim é fácil, é engraçado que neste Penalty Fantasma nem os próprios jogadores dos corruptos perceberam o motivo do apito. Roubo escandaloso.
Enquanto isso o locutor da TVI critica o desempenho do Setúbal. Conclusão: Só a roubar conseguiram chegar ao golo, mesmo jogando com uma equipa tão fraca.