segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Afinal não ficou

Entre o vai e o fica dos últimos dias tudo indica que o vai ganhará esta luta. Seria expectável que assim fosse dado o poderio financeiros de outros campeonatos. A grande diferença está nos números apresentados 20 + 5 (em que condições?) + jogador Sérvio que actua no Vitesse e que custou em 2009 1,5 (para muitos médio mas há quem diga que joga a central!!!) milhões de euros.
É muito dinheiro para um central mas a verdade é que estes valores (a confirmarem-se) não me satisfazem. Sinto-me como na altura em que vendemos o Simão, era muito dinheiro mas para o que perdemos desportivamente não foi o suficiente.

Para ti, Coluna!

Esta é para o nosso amigo Coluna d'Águias Gloriosas:

Desculpa o Nuno Gomes ter aproveitado mais uns minutos em campo para marcar um golo e fazer uma assistência. De certeza que foi só para chatear o Jorge Jesus. Já agora, desculpa também o facto de o Moreira não ter sofrido nenhum golo. Certamente que, tal como o nosso "capitão", também só quis mostrar que é tão bom como o... Paulo Madeira.

PS - Espero que não leves a mal esta brincadeira, em tons de provocação. Para ti e para mim, o Benfica está sempre acima de tudo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fica, não fica

Em comunicado o nosso clube deu como findas as negociações com o Chelsea com vista à possível transferência de David Luiz. Esta noticia poderá ser vista por dois prismas distintos:
- O Económico, será certamente um rombo para as nossas contas a falta de encaixe financeiro que a transferência proporcionaria;
- O desportivo, neste aspecto ficamos a ganhar por manter um jogador que motivado, focado constitui uma grande mais valia.

Aguardemos serenamente por segunda-feira pois tudo pode acontecer.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sem palavras por ti David!


Bom negócio?

Ao que tudo indica David Luiz será vendido ao Chelsea ainda na presente abertura de mercado. Não se sabe muito bem os contornos do negócio, especula-se que serão 25 milhões de imediato mais um jogador ou clausulas relacionadas com a performance que poderão originar um valor total na ordem dos 34 milhões de euros.

Por norma sou contra a grandes movimentações no plantel em Janeiro. Aceito uma ou outra contratação que vise suprimir evidentes lacunas (como aconteceu com Nuno Assis no tempo de Trapattoni) e em termos de vendas por muito bom que o negócio seja sou contra. Num passado não muito distante vendemos Ricardo Rocha em Janeiro, financeiramente seria um excelente negócio, em termos desportivos foi um descalabro que impediu a equipa de lutar pelos seus objectivos o que naturalmente se fez sentir em termos financeiros (receitas de bilheteira e merchandising) .

Na questão David Luiz existem questões que importa ter em consideração. O Brasileiro efectuou uma época fabulosa atingindo o pico máximo da sua valorização. O mercado está complicado, o dinheiro não abunda e a capacidade de clubes cometerem loucuras por determinados jogadores, especialmente centrais cujo potencial de valorização é inferior ao de um avançado, tem-se reduzido de forma significativa. A performance desportiva de David Luiz nesta época, apesar de ter vindo a melhorar nos últimos tempos, não tem sido muito famosa (em comparação com os desempenhos da época transacta), em termos Europeus poderá mesmo dizer-se que foi uma desgraça, a cada jogo que fazia o seu valor caia de forma vertiginosa.

A proposta do Chelsea é de desespero, devido às constantes lesões de Alex a equipa não tem centrais à altura e precisam urgentemente de contratar um central de qualidade, adaptado ao futebol europeu que lhes dê uma resposta imediata. Aquilo que oferecem hoje dificilmente terá repetição em Maio/Junho, pelo que estamos perante um negócio difícil de recusar.

Em termos desportivos naturalmente terá o seu impacto na equipa. Sidnei tem potencial e a jogar com regularidade melhorará as suas exibições, ainda que não seja o bastante para atingir a performance de David Luiz penso que para consumo interno (em 95% dos jogos) cumprirá. Convenhamos que o campeonato está há muito inquinado, não me parece que a APAF permita uma recuperação dos 8 pontos que nos separam do fcp, e para as taças terá que ser o suficiente (por muito que nos custe ainda não temos arcaboiço para a Europa com ou sem David Luiz).

Resta ainda saber que jogador virá como moeda de troca, se for Paulo Ferreira, então colmatamos a nossa evidente lacuna ao nível das laterais (direita e esquerda) que está apenas entregue a Maxi de um lado e Coentrão do outro (manifestamente curto para os jogos em falta).

domingo, 23 de janeiro de 2011

Supertaça...

Merecem todas as palavras que eu possa escrever aqui!! Merecem todas as palmas e incentivos e festejos...Já mereciam momentos como os de hoje há muito tempo!!! Poder estar lá 'in-loco' e também os poder viver é algo que não vou apagar de certeza!!!! Mas como nem tudo cabe aqui, deixo apenas a imagem de (TODO) o grupo e duas palavras:

PARABÉNS!!!!
E
OBRIGADO!!!!

(Para ganhar aquele caneco ali, virámos a lagartagem ao contrário e reduzimos à completa vulgaridade o fóculporto)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pergunta do dia

Será que a Liga não instaura um processozito ao pint(a)inho da costa pelas declarações sobre o benfica e o elmano?
aguarda-se com interesse...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Preocupante

Segundo as noticias que vêm hoje nos media Ruben Amorim foi operado e poderá não jogar mais na presente temporada. Estando o Benfica envolvido em 4 competições tendo legitimas aspirações a ganhar pelo menos 3 destas, esta baixa no plantel poderá condicionar bastante a equipa em determinada altura. Ruben Amorim não é um jogador titularissimo ou decisivo mas a sua utilidade permite-nos variações tácticas durante um jogo que mais ninguém no plantel permite, para além disso é a única opção a Maxi para o lado direito da defesa.
Esta lesão constitui um golpe tremendo que importa corrigir ainda na presente abertura do mercado. Se o reforço para a lateral esquerda era para mim prioritário, neste momento deixou de o ser, a prioridade agora é no lado direito.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

o futebol perde um cómico,...

Quando um grande artista se despede dos palcos a forma calorosa emotiva e excepcionalmente afectiva brinda a pessoa com mimos de todo o género, e foi isso que aconteceu no Sábado farto do bilhar pequeno em Alvalade o grandioso JEB dirigiu-se para o bilhar grande, abriu a porta dos fundos e saiu. Cansou-se do terrorismo, das pedradas, dos insultos, tudo coisas normais numa massa associativa da mais refinada nobreza, algo que nós, gente do Povo, dificilmente poderá aspirar.

Neste momento em que a cortina se fecha, e que se guardam os lençóis e as toalhas de mensagens em Alvalade e se volta a guardar a roupa no móvel lá de casa até o próximo ano, não duvidem que me irei lembrar com nostalgia de todas as frases que o Bettencourt disse, na minha opinião um benfiquista não teria dito melhor para picar os seus adeptos, estratégia estranha e complexa que só poderia sair ou da cabeça do Bettencourt ou do José do Eduardo.

Quem não se lembra daquela frase directa e intelectualmente trabalhada: “Tá calado pá”, ou do “Paulo Bento Forever” mas melhor que isso foi a tirada dos cretinos e dos terroristas apoiada por sportinguistas os ditos anormais ou herri batasunas lá do sitio.

Eu tenho amigos sportinguistas, e acho que nem eles mereciam isto, é que dá pena, dá pena mas é engraçado, cada vez que o homem abria a boca sabíamos que íamos rir, e é assim que uma pessoa com talento e com tanto para dar ainda a um País cinzento e mergulhado em problemas se vai embora ele que tanto tinha para dar ao futebol ao País e sobretudo ao sporting. Vou ter saudades daquelas fotos em Nova Iorque, a passear com o chapéu de chuva na mão e aquele olhar confiante de estrela de qualquer coisa que agora não me lembro, aquela forma peculiar e elegante de tocar maracas. Foi pena o sporting não ter percebido o valor de um presidente que disse que o estádio dos azulejos, que até são uma bonita forma de arte, não era uma referência e que o Sporting não era um clube vencedor, quem conseguiria fazer melhor? O croquete? o batatinha? Não se vislumbra ninguém melhor que o cotonete, mas é assim, o futebol perde um cómico, a Banca ganha um humorista.

Tarde mas ainda a tempo

O nosso director de comunicação decidiu finalmente falar a respeito das vergonhosas transmissões efectuadas pela sport tv. É caso para dizer que mais vale tarde que nunca.
A este respeito é com enorme prazer que se saúda a inversão na politica de comunicação do nosso clube, o primeiro foi Jorge Jesus que brilhantemente pôs o dedo na ferida (arbitragem) sem desvirtuar e assumir as próprias culpas e ontem uma declaração curta mas directa e entendivel para qualquer analfabeto.

De pequenino se torce o... lagartinho

A vitória de ontem sobre a Académica foi boa, assim como a saborosa conquista do basquetebol sobre o fcporco, mas o que me ficou na retina este fim de semana foi a estrondosa vitória 4-2 sobre o ceportem (na altura ainda presididos pelo JEB, há quem diga que foi este resultado e não o do paços de ferreira que precipitou a sua saida...ahahah), no escalão de iniciados A. Depois de estar a perder por 0-2, as nossas pequenas águias deram asas a uma recuperação de grande nível, onde mostraram que com tenra idade já se pode ter categoria e alguma excelência, convido todos a ver o resumo do jogo no site oficial do slb, muito bom, muito bom mesmo!!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Mais um Caneco...

Ora toma lá mais uma Taça...esta a mim, estava-me 'entalada' a meio da garganta já que no ano passado tive de saír do Algarve mais cedo, depois de termos perdido contra o Clube dos Corruptos na meia final...

Este ano e com um figurino diferente (4 equipas em estilo todos contra todos...) aquele que seria o jogo esperado como 'A Final' ficou para o ultimo dia de prova...

E como esta equipa já nos habituou, nos momentos decisivo não falha, e desta feita arrumou com a andradagem e trouxe a Taça Hugo dos Santos para a Luz. Nos último segundos , o marcador estava empatado (75-75), e até já se es+erava o prolongamento, mas uma falta levou o Heshimu Evans para a linha de lance livre, de e o Heshimu marcou apenas um dos lançamentos...o suficiente para ganharmos o jogo!!!

No Benfica, destaques inidividuais para o Miguel Minhava (15 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências) e Heshimu Evans (13 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências), mas acima de tudo, destaque para toda a equipa e todo o grupo onde se lncui equipa técnica, médica, direcção e jogadores!!

Mais uma Taça...este ano já é a segunda!! Agora venha o campeonato...não vai ser fácil, porque já tropecámos mais vezes do que seria de esperar. Mas como também já disse atrás, esta equipa quando é a sério não falha...hoje não falhou, e no Campeonato também não vai falhar!!!

Uma vez mais PARABÉNS a Todos!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Total Ausência de Vergonha

NOTA: A notícia sobre a qual eu escrevi este texto foi entretanto retirada da página d'"A Bola" e não foi confirmada por nenhum outro site que eu tivesse visto. Será uma notícia inventada? Não percebo o que se passa.

NOTA 2 - 17 JAN - A notícia não se confirma. Que se terá passado? Deixo ficar o post, se não já como protesto para com a falta de vergonha da fpf, então como portesto pela falta de vergonha do "jornalismo" que vamos tendo.



O conselho (?) de disciplina (??) da fpf acaba de castigar o nosso Treinador de Futsal com um mês de suspensão.

Porquê? Por algo que aconteceu em Janeiro de 2009 (!), quando Paulo Fernandes era ainda treinador do sportém (!!), mas cujo caso apenas começou a ser apreciado em outubro de 2009 (!!!) e foi concluído agora, dois anos depois dos factos!!!!

Ou seja, sabendo nós que estes castigos penalizam o visado mas penalizam sobretudo a sua equipa, temos o Benfica na prática castigado por um acto cometido há dois anos pelo treinador de um dos seus principais rivais!

Incrível? Não, é o futebol (e futsal) português no melhor da sua sanha anti-Benfiquista.

Já não é há muito uma pouca-vergonha; é uma vergonha nenhuma! Não é mesmo possível irmos jogar para Espanha? Ou até para o Burkina Faso, se calhar. Qualquer coisa é melhor do que isto.

PS - por uma conjugação de castigos, jogamos hoje com a fundação j antunes em casa emprestada, em Mafra, e sem treinador no banco.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ACREDITA BENFICA!!!

O Ano passado o campeão europeu, campeão nacional e vencedor da taça de Itália, durante 15 jogos para o campeonato logrou apenas 6 vitórias, repito 6 vitórias, da 15ª jornada à 29ª jornada, SETE EMPATES E DUAS DERROTAS, uma equipa que nas primeiras 14 jornadas tinha perdido um jogo e empatado dois, EU ACREDITO que o porto vai escorregar como escorregou o Inter que acabou por ser campeão apesar de ter sido ultrapassado, esta equipa era treinada por Mourinho como sabem, não acham que ainda podemos ser campeões? CLARO QUE SIM, CLARO QUE É POSSIVEL, VAMOS ACREDITAR!
Os jogos deles têm sido fracos e a queda está para breve, ACREDITEM!
PERDERAM 20 PONTOS EM 15 JOGOS!!!








05/12/2009ItáliaSAJ15Juventus2-1Internazionale Serie A 09/10DVideos
13/12/2009ItáliaSAJ16Atalanta1-1Internazionale Serie A 09/10EVideos
20/12/2009ItáliaSAJ17Internazionale1-0Lazio Serie A 09/10VVideos
06/01/2010ItáliaSAJ18Chievo0-1Internazionale Serie A 09/10VVideos
09/01/2010ItáliaSAJ19Internazionale4-3Siena Serie A 09/10VVideos
16/01/2010ItáliaSAJ20Bari2-2Internazionale Serie A 09/10EVideos
24/01/2010ItáliaSAJ21Internazionale2-0Milan Serie A 09/10VVideos
07/02/2010ItáliaSAJ23Internazionale3-0Cagliari Serie A 09/10VVideos
10/02/2010ItáliaSAJ22Parma1-1Internazionale Serie A 09/10EVideos
14/02/2010ItáliaSAJ24Napoli0-0Internazionale Serie A 09/10EVideos
20/02/2010ItáliaSAJ25Internazionale0-0Sampdoria Serie A 09/10EVideos
28/02/2010ItáliaSAJ26Udinese2-3Internazionale Serie A 09/10VVideos
07/03/2010ItáliaSAJ27Internazionale0-0Genoa Serie A 09/10EVideos
12/03/2010ItáliaSAJ28Catania3-1Internazionale Serie A 09/10DVideos
20/03/2010ItáliaSAJ29Palermo1-1Internazionale Serie A 09/10EVideos

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Encomendem as faixas!

Façam-me um favor encomendem as faixas, vocês aí do alto da vossa suposta sapiência e eloquência e ausência de escrupulos, encomendem as faixas, mandem vir as respectivas, liguem para o alfaiate, para a fábrica ou até para a China, e peçam as ditas, da mesma forma que têm requisitado as deusas para os árbitros da mesma maneira que abrem a bolsa para que haja agressões, peçam os tecidos comemorativos, afinal só faltam 15 jogos e está ganho, já está, assim como estava quando o Jorge Costa ( um dos maiores lutadores de Wrestling, perdão,de Boxe, perdão, de Vale Tudo) encomendou os panos de campeão, façam isso, porque dessa vez ficaram cabeçudos e este ano tenho a certeza que o mesmo vai acontecer, o campeonato da justiça que foi apelidado por crápulas de túnel dará lugar ao campeonato dos assaltos, mas encomendem se mandam entregar ouro, viagens, e carne grossa, também podem encomendar a fazenda, é mais uma compra e mais uma venda e vocês não conseguem fazer nada sem dinheiro! Por isso podem encomendar com o que já roubaram o que não vos falta é dinheiro, para quê, para continuar a ganhar, depois ter encomendado, claro!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Será Pepa o problema?

Pepa foi contratado pelo nosso clube para assumir funções de coordenação na formação. Considero que a formação é uma das áreas fundamentais para o futuro do nosso clube, pelo que é de saudar a discussão pública que esta medida provocou, ainda que os motivos em torno da discussão não sejam os melhores.
Para mim, é pouco relevante se a pessoa que contratamos para assumir determinado cargo é Benfiquista, Sportinguista, do Atlético ou Tondela, desprezo e dispenso Benfiquistas como Vale e Azevedo, admiro e apoio Sportinguistas como Carlos Lisboa. O que é importante é a sua ambição, crença, profissionalismo e competência, estas deverão ser as características que deverão nortear uma escolha e não imbecilidades cometidas no passado.
Pepa foi anjinho tratou mal o Benfica mas também foi mal tratado e acabou por sentir os seus erros na pele. Julgo que isso não deverá constituir impedimento para, se for competente, voltar a defender as nossas cores. Mourinho também foi incorrecto e tratou mal o clube quando forçou a sua saída, quando defendia outras cores não teve comportamentos cordiais para connosco tendo inclusive pactuado com a corrupção existente no nosso futebol e se houvesse possibilidade de este regressar ao Benfica estou certo que seria recebido de braços abertos pela esmagadora maioria dos adeptos. O que importa é a competência e é neste item que se deve centrar a discussão e é nesse item que ponho as minhas reticências na contratação. Sabe-se que Pepa tirou o curso de treinador, vinha desenvolvendo um trabalho como treinador adjunto numa equipa dos escalões inferiores, que tem um percurso enquanto jovem promessa na nossa formação e que é amigo do actual responsável pela Formação, o que para a assumpção do cargo para o qual foi indigitado me parece manifestamente curto.
Ao abordarmos e analisarmos o actual estado da nossa formação ficamos com a impressão que efectivamente algo vai mal e que se torna urgente fazer algo. O trabalho que foi desenvolvido num passado recente (que não era perfeito mas tinha méritos e alguns resultados) parece-me que foi destruído. A formação actual é uma amálgama de estrangeiros (essencialmente brasileiros e africanos) contratados para os vários escalões de formação e de idade duvidosa o que, julgo eu, não visa criar valor para a equipa sénior visa sim resultados desportivos nos respectivos escalões e eventualmente encher os bolsos de empresários/mediadores.   
Urge criar formas que permitam a formação de jogadores que possam alimentar a equipa principal e por extensão o próprio futebol Português. Se a estratégia passa por contratar valores “emergentes” de outros países (em massa) com 15/16/17 anos, então, todos os escalões inferiores deixam de fazer sentido e são apenas centros de custos, verdadeiros Elefantes Brancos com a agravante de não darem prazer a ninguém.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Indicação do Treinador

Ontem estive a ver na televisão o jogo que opôs o Getafe ao Real Madrid. Claro que os meus olhos acabaram por se reter em tudo o que Di Maria fazia em campo e se houvesse duvidas elas dissiparam-se por completo. Está ali a explicação cabal do porquê de na época transacta triturarmos adversários com goleadas atrás de goleadas ficando por vezes muitos outras oportunidades por concretizar. Di Maria criou 5 ou 6 oportunidades claras de golo, tivesse Benzema a capacidade goleadora evidenciada por Cardozo e o jogo não teria sido tão sofrido para o Real como acabou por ser. As diferenças de ritmo, dinâmica e qualidade para o seu sucessor actual (Gaitan) são abissais e por si só justificativas para algumas das lacunas evidenciadas pela nossa equipa que vão sendo amenizadas no presente pela súbita subida de forma de Salvio (até quando?).
O que me motivou a escrever este post não foi contudo Di Maria mas sim um jovem Guarda-Redes que defendia as cores do Getafe – Codina. Para quem não se lembra, Codina era o 3º guardião do Real Madrid e por indicação de Quique Flores esteve a um passo de assinar pelas nossas cores. A palavra que me ocorre para descrever este jogador é PAVOR, e não sabendo muito bem a causa pela qual a contratação falhou desabafo com um sentido “Graças a Deus”. Quique indicou o super barrete Balboa e por pouco não levámos com mais este.
O exemplo dado com Quique poderia ser estendido a muitos outros treinadores que têm passado por esta casa. A capacidade para treinar e dirigir um plantel não tem que forçosamente estar associado à capacidade de descobrir valores que possam defender as nossas cores com qualidade (presentes e futuras), é certo que o treinador deverá ter uma palavra sobre os jogadores que coordena, mas essa indicação não deverá passar disso mesmo, uma linha orientadora, sendo a palavra final/contratação ter que resultar de entendimento entre o treinador, Director Desportivo, Gabinete de prospecção e por fim do Presidente evitando ou reduzindo de forma significativa a possibilidade de existirem os Balboas, Zoros (numa vertente de decisão exclusiva do Director Desportivo) na nossa vida.
Em início de ano e desejos para o futuro, espero que na preparação da próxima época e em eventuais contratações a ocorrer neste mês, se tenha aprendido com os erros do passado e se crie uma estrutura profissionalizada e competente que permita de forma célere uma avaliação conjunta sobre o potencial de eventual reforço da equipa.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ladr... a dragões

Encontrei esta pérola no blogue dum amigo, digamos que lhe fugiu a boca para os LADRÕES!

Desejo para 2011

Gostei da exibição de ontem e do triunfo frente ao Marítimo. É evidente que quero que o Benfica consiga o tri na Taça da Liga, mas a prova que mais quero que ganhe em 2011 é a Supertaça, em Agosto, depois de derrotar o finalista vencido da Taça de Portugal.