segunda-feira, 31 de outubro de 2011

8 anos 8 momentos

Já passou uma semana desde que o nosso estádio comemorou 8 anos. Por falta de tempo não tive oportunidade de escrever este post que tinha em mente.
É óbvio que este estádio dificilmente chegará ao misticismo do antigo Estádio da Luz mas não deixa de ser um verdadeiro palco infernal e bonito, agora com mais modernidade e conforto para quem o frequenta.
Aqui ficam 8 momentos que vivi neste novo estádio e que me marcaram muito. A ordem é irrelevante e apenas contam, obviamente, os jogos a que assisti em pleno estádio.

1. Benfica - Nacional de Montevideo 2-1 (Outubro 2003)
O primeiro jogo no novo estádio com um bonito espectáculo de cor e luz. Acima de tudo valeu pelo grande simbolismo que teve, o verdadeiro renascer da fénix, neste caso de um clube que estava à beira do abismo, se é que não lá esteve com a gestão do Vale Azevedo. Obrigado Vilarinho e todos aqueles que conseguiram fazer uma obra notável em tempo recorde.

2. Benfica - Beira Mar 1-2 (Novembro 2003)
Primeiro jogo oficial e logo com uma derrota. F…. fiquei! É como um gajo estrear um carrito novo e espatifar logo na primeira saída, dá dó! Os meus amigos TC e Hieronimous que o digam, foi a primeira vez que saí antes de um jogo terminar, completamente lixado e com uma lágrimazita no canto do olho!

3. Benfica - Sporting 1-0 (Maio 2005)
Uma cabeçada completamente limpa e o mote estava dado para mais uma conquista do título nacional. Uma alegria indescritível que já há muito não sentia em pleno estádio do Benfica.

4. Portugal - Inglaterra 2-2, 6-5 após g.p. (Junho 2004)
Desculpem-me aqueles benfiquistas mais fanáticos mas o jogo mais emocionante e espectacular que assisti na minha vida não foi com o Benfica mas sim com a Selecção. Já tinha bilhete para este jogo muito antes de começar o Euro2004 e tenho de agradecer ao Nuno Gomes, sem o golo dele contra a Espanha Portugal não teria passado em primeiro e eu não teria o privilégio de ter assistido a este fantástico jogo!

5. Benfica - Manchester 2-1 (Dezembro 2005)
O regresso do nosso clube a um grande momento europeu, garantindo a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. Ganhamos a um "monstro europeu" com uma equipa B e com uma exibição de garra e luxo. O que eu vibrei nesse jogo, muito mais do que o Benfica Liverpool na ronda seguinte!

6. Benfica - Setúbal 8-1 (Agosto 2009)
Depois de um começo titubeante para o campeonato, com o empate em casa contra o Marítimo, apesar do massacre, no jogo seguinte em casa para o campeonato aconteceu uma goleada das antigas. E começava aqui o rolo compressor do Benfica de Jesus!

7. Benfica - Porto 1-0 (Dezembro 2009)
Um jogo de garra e afirmação para o título, com uma equipa desfalcada e com muitos jogadores com poucos minutos nas pernas, jogando sob chuva intensa. Grande noite e até o Luis Filipe foi importantíssimo!

8. Benfica - Everton 5-0 (Outubro 2009)
Mais uma afirmação do rolo compressor do Benfica de Jesus! Que grande jogo, cujo resultado até pecou por escasso. Começava aqui a excelente carreira do Benfica na Liga Europa só travada em Liverpool com um Torres inspirado.

Venha mais momentos como estes e de preferência com títulos pois este estádio e os Benfiquistas merecem.

PS - Por coincidência o nosso presidente faz hoje 8 anos de presidência do nosso clube. Nem sempre estando de acordo com sua actuação, ou com o seu estilo, pelo menos a nível desportivo, não posso deixar de afirmar que é um dos melhores presidentes que já tivemos. Esperemos que consiga acrescentar mais títulos ao seu mandato.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Confuso, estou eu

Confesso-me confuso e indeciso no que diz respeito às eleições para a FPF.

Ambas as listas têm razões de sobra para merecerem a minha desconfiança, mas ambas integram pessoas que me merecem confiança. ambas têm apoios que me agradam e apoios que me arrepiam.

A primeira conclusão a que chego é que eu, e a maioria de nós, não sabe da missa a metade no que diz respeito a estas questões. Há amizades, cumplicidades e compadrios entre pessoas de diferentes clubes que desconhecemos completamente. Entre associativismo, clubes profissionais, negócios claros e escuros, copos diurnos e nocturnos, tecem-se teias cujos contornos desconhecemos completamente.

Reduzimo-nos portanto a dar uma opinião sem grande conhecimento de causa.

O que temos então que se pode ver à vista desarmada?

1 - Candidatura de Fernando Gomes

Prós - apoio de LFV e do Benfica; inclusão na lista de Humberto Coelho, Hermínio Loureiro

Contras - o homem é um portista assumido e um dos envolvidos nas escutas do apito; arbitragem para Vítor Pereira

2 - Candidatura de Carlos Marta

Prós - O homem é Benfiquista; inclusão na lista de Toni e Fernando Seara

Contras - apoiado por Lourenço Pinto; apoia a lista "independente2 da APAF, que inclui Paulo Costa e Lucílio Baptista.

Ajuda? Não muito. Em ambas as listas Toni e Humberto são apontados como vices para as selecções, ou seja, longe das decisões que interessam - que são a arbitragem e a disciplina/justiça.

Em relação aos Conselhos de Disciplina e Justiça, não sei o suficiente para poder decidir entre uma e outra candidatura. Se alguém puder contribuir para o meu esclarecimento, agradeço.

Já em relação à arbitragem, por mau que Vítor Pereira seja, a lista da APAF parece-me pior.

O meu pessimismo diz-me algo de aterrador - que os corruptos pintistas estão "calçados" e confortáveis com qualquer uma das candidaturas. Espero estar enganado.

Talvez o mais sensato seja dar o benefício da dúvida ao nosso presidente, e aceitar engolir o "sapo" Gomes.

Não sei. Não sei mesmo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O burro sou eu?

Depois de duas visitas ao triste passado de finais do século XX (os mais tristes anos da existência do Benfica), regressemos à actualidade e ao apoio de Luís Filipe Vieira a Fernando Gomes. Tal como aconteceu quando o portista concorreu à presidência da Liga, não compreendo. Quando se trata de futebol, não consigo confiar num portista (não é necessário explicar porquê, pois não?). E, por isso, não compreendo como pode o presidente do meu clube confiar. Fernando Gomes ocupa (ou ocupará) estes cargos no seu próprio interesse e, não duvidemos, também para defender os interesses do FC Porto. Tudo o que se passou na época de 2010/2011 prova-o. Então porquê este apoio inequívoco? Não percebo e acredito que a maioria dos benfiquistas também não entende. O mínimo que Luís Filipe Vieira nos deve é uma explicação convincente. Infelizmente, não acredito que o faça. Se não foi capaz de nos elucidar quando das eleições na Liga...