segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Rúben Amorim

Gosto do Rúben Amorim. É bom jogador, Português, Benfiquista, jogador de selecção nacional.

É muito bom a jogar no meio campo, sobre os flancos ou mais a meio, box-to-box (para mim, seria o suplente natural do Wietsel). É inteligente, tem boa capacidade de passe e de remate.

O que não é, nem devia ser, é a alternativa para defesa direito quando o Maxi não está disponível. Nesse lugar, é banal. Falta-lhe velocidade e sentido de marcação. Insistir nele nesse lugar parece-me estúpido.

Provavelmente é daí que vem a insatisfação que porventura sente. Mais do que jogar pouco, quando joga fá-lo fora do lugar que deveria ser naturalmente seu, e com resultados que certamente não o deixam satisfeito consigo próprio, sem que a culpa seja sua, como é óbvio.

Se Rúben partir, vejo-o partir com pena. Mas se ficar, e espero que fique, será altura de ser utilizado onde efectivamente pode dar à nossa Equipa o melhor de si. Para bem dele e do Benfica.

PS - espero que não insistam em similar erro de casting com o André Almeida - também ele pode ser um bom médio, mas não um defesa direito, acho. Só porque uma insistência semelhante resultou em cheio com o Fábio Coentrão, não tem que resultar necessariamente com todos os jogadores.

Natal Feliz



No passado dia 15 de Novembro a Embaixada da Argentina em Portugal decidiu homenagear o nosso nº 10 pela sua importância na promoção do seu país. Um grande amigo meu, que teve privilégio de marcar presença, ofereceu-me ontem a brochura do evento devidamente autografada. Foi a melhor prenda que recebi este Natal. Os momentos de felicidade são simples e sem cotação financeira. Obrigado Paulo.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Santa paciência

Em período de férias e sem jogos para comentar, os escribas Benfiquistas com um elevado grau de unanimidade entretêm-se a bater e criticar o Emerson.
Sinceramente custa-me a perceber tamanho asco por este jogador. Que ele seja o elo mais fraco do onze que habitualmente joga parece-me evidente, mas qual é o problema?
Alguém teria de o ser e isso não é necessariamente mau. Uma equipa de futebol é composta por vários tipos de jogadores com virtudes e características díspares mas que combinadas potenciam os pontos fortes de cada um. Emerson, neste momento, equilibra a equipa, é muito certinho, as baldas que dá não originam golos dos adversários e permite que o jogador que jogue à sua frente tenha mais liberdade ofensiva. É também pelo facto de Emerson ser mais contido que Maxi joga tão adiantado, caso o nosso defesa esquerdo atacasse tanto como Maxi, do ponto de vista defensivo, teríamos muitas mas mesmo muitas dificuldades (isso foi notório na época passada).
Faz-me confusão que se avalie um jogador que é defesa pelo que este pode oferecer em termos atacantes, pondera-se única e exclusivamente a sua técnica e poder de finta sem avaliar o equilíbrio que consegue dar à equipa em termos de posicionamento. É claro e evidente que defendo a contratação de um defesa esquerdo nesta reabertura de mercado, e espero que essa contratação possa acrescentar mais qualidade à equipa, mas isso é verdade para defesa esquerdo como para qualquer outra posição. Se me disserem que vamos comprar um n.º 10 para ser titular de caras eu concordo, se é melhor que Aimar será muito bem-vindo (mas desnecessário, é apenas uma suposição).
Se Emerson se mantiver no resto da época como titular dormirei descansado e estou certo que não será por aí que deixaremos de ser campeões, lembro que fomos campeões com um defesa esquerdo como Dos Santos, bem mais fraco que Emerson, mas com características muito similares.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O REGRESSO DO «AL CAPONE»

Estava tudo tão sereno a nível desportivo, incendiários à parte, quando o gajo botou faladura.
E como de costume lá vem o nome do nosso estádio à baila, com aquela voz que faz lembrar o gorgulho de uma sanita. Aliás as chávenas por onde belzebu bebe o leite, foram compradas nas Caldas da Rainha e ele muito gosta de as saborear com o líquido que lhe escorre pelas goelas abaixo, líquido esse que por vezes o entope, por não conseguir dar vazão à chávena. Os tempos estão a complicar-se. O futuro não é famoso. Vamos aguardar, serenamente, pelo enterro final do corrupto do alterne.

Mas que raio se passa??!!

Sinceramente, não entendo a passividade da Direcção e Presidente face às atitudes de Enzo Perez.

Primeiro o jogador dá uma entrevista a dizer que se quer ir embora alegando que cá não é tão bem tratado como desejaria (que raio desejaria ele?)

Agora segundo notícias publicadas mal chega à Argentina de férias reúne-se com dirigentes do seu antigo clube para o qual alegadamente quer voltar.

Ou seja, temos um jogador a forçar vergonhosamente por palavras e actos um cenário de empréstimo ao clube de onde saiu, lesando o Benfica deliberadamente quer desportiva quer financeiramente.

Por muito menos, outros foram multados e até alvos de processos disciplinares.

MAs que raio se passa, afinal?

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O estratega

Domingos Soares de Oliveira disse, numa entrevista à Benfica TV, que a estratégia para superar a crise assentava em três vertentes:
1ª. Melhorar os direitos televisivos.
2ª. Vender, mais e melhor, os nossos jogadores no período pós campeonato.
3ª. Desinvestimento, redução de custos e tornar a prospecção imbatível.

Com a 1ª. vertente só os incautos não estarão de acordo.
Com a 3ª. vertente concordo perfeitamente com a redução de custos a começar por Soares de Oliveira, no seu vencimento, Miguel Moreira, Miguel Bento e Armando Carneiro, João Gabriel e afins. E por falar em Armando Carneiro, quem o colocou à frente da C. F. C. ? É preciso saber assumir os erros e ser mais coerente.
Quanto ao desinvestimento desportivo e à vinda de jogadores, aconselho-o a tratar do seu métier e a deixar esses assuntos para quem sabe e quem tem capacidade para resolver.
Estou de acordo que haja um corte nas gorduras dos vencimentos de certos senhores porque a crise é para todos e não só para os que mais trabalham e menos falam. Quanto ao organigrama do C.F. C. parece mais uma esquadra da P.S.P. chefe e sub- chefe, ou seja, Oliveira e Carneiro, os marretas do século XXI.
O futsal , segundo Miguel Moreira, não precisa de reforços! Isto é uma pouca vergonha. Um assalariado que não percebe népias de desporto a dar palpites.
Ai ai, Luís Filipe Vieira!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Natal Em Grande



O Maxi já está, estou convicto que a vez do génio a seu colo também chegará.

Belas Prendas Presidente Vieira.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Tampão

O Benfica actual não deslumbra, não provoca uma onda de entusiasmo nos adeptos, simplesmente apresenta níveis de eficácia que lhe permitem obter resultados francamente positivos.
Neste momento a equipa parece pêrra, ofensivamente não apresenta a tal nota artística a que nos habituámos no passado, mas é muito mais coesa. O facto de ofensivamente as coisas não parecerem fluir parece-me identificado: os nossos criativos estão numa forma deplorável, Bruno César e Rodrigo estão em quebra e Gaitan parece-me fisicamente debilitado, o que não lhe permite fazer a diferença. Quando estes jogadores subirem de rendimento, estou convicto que também a equipa apresentará melhores performances, resta saber se, no entretanto, surgem alguns resultados/dissabores que ponham em causa a vitória na liga (até à data tal não se verificou em termos de Liga, mas na taça não foi bem assim).
Outra das questões que não tenho gostado e que, na minha opinião, tem prejudicado o rendimento da equipa (nesta fase de menor rendimento dos nossos criativos), prende-se com a utilização de Witsel. O Belga tem funcionado como tampão às ofensivas adversárias mas também é um tampão ao nosso processo ofensivo. Sempre que recebe a bola, invariavelmente tem tendência a optar pela posse e cobertura de bola, não a solta rapidamente (primeiro toque) e não progride com ela acabando por queimar qualquer hipótese de ataque. Esta situação torna-se ainda mais prejudicial quando actua descaído sobre a direita.
Não pondo em causa as qualidades do jogador (acho que é muito bom), penso que a equipa teria muito a ganhar se, em detrimento do Belga, jogasse Rúben Amorim, do ponto de vista defensivo manteríamos um jogador de cobertura mas, em termos ofensivos, friso, nesta fase de menor fulgor dos jogadores mais criativos, ganharíamos velocidade e maior poder de finalização.

Nota curiosa, mas só para alguns: O Benfica este ano teve 3 resultados maus – Gil Vicente; Basileia em casa; Marítimo para a taça – é curioso verificar que em nenhum destes jogos tivemos o Cardozo disponível.

O idiota!


PEDRO MARTINS QUANDO NASCEU QUERIA SER ESCRITOR. QUERIA SER COMO O DIDEROT, QUE ESCREVEU O«IDIOTA». DE TANTO QUERER SER , ASSIM FICOU.

HÁ PALHAÇOS QUE COMENTAM JOGOS DAS MODALIDADES DO BENFICA SEM SABER O QUE DIZEM. SÃO OS CHAMADOS SACRIPANTAS MILITANTES. NÃO SEI SE SÃO SACRIPANTAS POR SEREM PARVOS OU SE SÃO PARVOS POR SEREM SACRIPANTAS.

SE JORGE JESUS TIVESSE JOGADO COM CAPDEVILLA A DEFESA DIREITO NA MADEIRA, PARA A TAÇA, TERIA CAÍDO O CARMO E A TRINDADE. AI MOURINHO, MOURINHO, MAIS VALE CAIR EM GRAÇA DO QUE SER ENGRAÇADO.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pragmático?...

pragmático
(grego pragmatikós, -ê, -ón, activo.ativo.ativo, hábil em negócios ou política)
adj.
1. Relativo à pragmática ou ao pragmatismo.
2. Que tem motivações relacionadas com a acção.ação.ação ou com a eficiência. = PRÁTICO
adj. s. m.
3. Que ou quem revela um sentido prático e sabe ou quer agir com eficácia.

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

É esta a expressão que mais oiço após mais uma vitória do Benfica... Oiço-a dos meus amigos e companheiros de cativo na Catedral, oiço-a dos comentadores de rádio no momento do regresso a casa, oiço-a nos habituais programas televisivos de rescaldo de cada jornada, repito-a na minha cabeça sempre que quero arranjar conforto para a incerteza e insegurança que este futebol desinspirado e sem "nota artistica" me transmitem... convenceram-me, todos, desde o Joaquim Rita ao Óscar Cardozo, inclusivé o "Dicionário Priberam da Língua Portuguesa", este Benfica é realmente Pragmático!

A verdade é que apesar das exibições que não me convencem, estamos em primeiro lugar na Liga, mesmo não tendo conseguido vencer em Braga para descolar para a liderança isolada, terminámos a fase de grupos da Champions também num meritório primeiro lugar, ainda que não tenhamos conseguido vencer o Basileia em casa para garantir uma qualificação para os oitavos mais tranquila... e mesmo tendo sido afastados prematuramente do 2º objectivo da época (...e de um belo porco no espeto na mata do Jamor), este começo de época é bom!

É bom, pragmáticamente falando, mas não "Brilhante" como demagógicamente o apelida Jorge Jesus... mas para o primeiro terço de época estou convencido! E para a restante temporada, será consistente este Benfica de Jesus à Trappatoni? Ou corremos o risco de voltar a ter um Benfica de Jesus à Quique, como no ano passado?...

Eu faço votos que Jesus se re-encontre com ele próprio e nos traga um Benfica de Jesus à Jesus, é que apesar de tudo, preferia voltar a ouvir após cada jogo, a expressão: Rolo Compressor!

Viva o Benfica!

Post de Miguel Romero









sábado, 10 de dezembro de 2011

Enzo Perez merece mão pesada!

Muitas vezes defendi este jogador pela qualidade que me parece que possui, mas há principios que não devem ser ultrapassados e muito menos numa conjuntura económica como a actual.
A ser verdade as declarações do jogador Enzo Perez a uma rádio do seu País desde já vos digo que o Benfica não deve ter contemplações com este jogador. O jogador custou 5.5 milhões assinou por 5 épocas, deverá ter recebido um prémio de assinatura e um aumento substancial do que recebia na Argentina e passados 6 meses vem dizer que quer voltar. Diz o Sr Enzo que: "Em Portugal senti que me faltou o apoio que tinha no Estudiantes, lá respeitavam-me dentro de campo e tratavam-me bem fora dele.» Pois é Enzo, caso não saibas a tua profissão é de jogador de futebol, é dentro de campo que deves demonstrar as tuas qualidades, se estás lesionado desde 23 de Setembro não podes jogar, mas sabes uma coisa, continuas a receber ou será que já te esqueceste disto??
O Benfica não pode fazer grandes investimentos e passados 6 meses os jogadores querem saír, existe um periodo de adaptação de um ano e este como o Éder Luis só passaram 6 meses. Ou vai o Benfica estar continuamente a " comprar " jogadores para posteriormente estarem no seu País de origem a jogar como emprestados ficando o ónus do valor despendido na sua aquisição para o Benfica.
O Benfica devia-lhe comunicar que tem que cumprir contrato e se quiser ir para o País das pampas, apresenta um cheque da transferência + prémio de assinatura + comissões, mas a melhor medida era ficar de castigo, nem que cá ficasse mais 4 anos a ver jogos na bancada a servir de exemplo.


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mixed Feelings...

Ontem saí do Estádio da Luz com sentimentos vários!
1º - O Benfica ganhou o que é naturalmente o que a malta quer!
2º - O Benfica ficou em 1º no grupo, 'mandou' o MU para a Liga Europa, e viu os milionários do City seguirem o mesmo caminho!!
3º - O jogo foi extremamente aborrecido!!
4º - O Emerson deve ter desaprendido de jogar...nos primeiros jogos que fez quando chegou ao Benfica, ainda pensei ...estarmos perante um bom lateral esquerdo: agora penso, 'quem conseguiremos contratar em Janeiro...e para ser titular'?
5º - Ainda estou a pensar cá para mim, se peço o reembolso de parte do valor do bilhete de ontem...é que eu paguei para ver 90 minutos de futebol e só vi 7!!
6º - A taxa de bazófia do JJ deve estar maior do que a de alcoolemia do A.J. Jardim!!
7º - Sou um defensor do homem e de todos os jogadores do Benfica, mas acho inadmissível, a atitude 'caguinxas' e sobranceira de todos ontem...exijo mais!!
8º - No sorteio...venha qualquer um...
9º - Agora é ganhar na Madeira e esperar que venham as idiotas férias que o nosso campeonato vai sofrer... acho que até nos vão fazer bem!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Não compreendo

Já é conhecida a formação inicial para o jogo desta noite: Artur; Rúben Amorim, Jardel, Garay e Emerson; Witsel e Javi García; Gaitán, Aimar e Bruno César; Cardozo.

Compreendo que está em causa o prestigio do nosso clube, 800 mil euros e o primeiro lugar que nos garantirá o afastamento da maioria dos grandes tubarões da europa para a próxima eliminatória.

O que não compreendo é a gestão que se está a fazer nesta semana importantissima. Artur e Aimar estão amarelados e vão jogar hoje, Maxi está suspenso para hoje e não jogou sexta-feira passada. O Maritimo é a equipa em melhor forma e mais consistente deste campeonato, muito superior a estes romenos, e a melhor equipa disponível do Benfica joga hoje. A melhor equipa disponível também poderá jogar no próximo domingo mas, com 3 dias de descanso, não é a mesma coisa. A Taça já foi, e se antes desse jogo já achava que as mexidas tinham sido demais, também acho que, hoje, este onze não representa a melhor gestão do plantel tendo em conta os desafios mais exigentes/competivivos com o Maritimo, e que eram, à partida, muito mais fulcrais para o nosso futuro desportivo.


Trocava de bom grado uma derrota hoje por duas vitórias contra o Maritimo. Já não é possível e, obviamente, nunca quero que o meu clube perca. Por isso, carrega Benfica!

"vou" com letra pequena...

vou hoje ver o Benfica, com a mesma vontade, alegria e paixão de sempre, mas com um nó no estômago que não consigo evitar quando me vêm à memória uma derrota num jogo perfeitamente ao nosso alcance, que nos afasta de um objectivo importante e que me vai impedir de ver MAIS UM jogo do Benfica em 2011, ainda por cima um derby!... É ou não é de um gajo ficar lixado?!

Menos Jorge, "muita" menos...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=302562

Tendo em conta que tenho visto más exibições do Benfica, jogadores em sub-rendimento, empates que podiam ter sido derrotas e vitórias que podiam ter sido empates...
Recuso-me a festejar empates em Old Trafford porque não os considero grandes feitos, muito menos em braga ou dragão porque não acho aceitável "apenas não perder"... isto porque sou do BENFICA e tenho outro grau de exigência.
Gostava que Presidente, Treinador e alguns Jogadores tivessem, pelo menos o mesmo, se calhar assim teríamos tido um início de época brilhante, com a Final do Jamor ainda como 2º objectivo, e quiçá até sonhar com a da Champions com o Barcelona, Jorge pá, menos...

Taxa de basófia a disparar

Ao que parece JJ já sonha com a final da Champions e todo o seu discurso tem implícito o amar da sua pessoa. Por incrível que pareça depois de ter sido eliminado de uma prova fundamental para o Benfica o nosso treinador aparece com um discurso de grandeza futebolistica que faz lembrar um passado bem recente cujos resultados ainda estão bem presentes na nossa memória. Há pessoas que não aprendem por vezes conseguem é disfarçar a sua própria parvoíce.

Gostaria de perceber quem define objectivos no nosso clube, pelo que me dá a entender a Liga dos Campeões é mais importante que a taça de Portugal, percebo a questão monetária subjacente à opção mas discordo totalmente da utopia de sonhar em ganhar a prova milionária e como os Euros do apuramento já estão garantidos sendo o adversário de hoje fraquissimo (muito mais que o Maritimo para além de jogarmos em casa e não no Funchal) julgo que algo não bate certo e os interesses individuais de alguém sobrepuseram-se aos do colectivo.

domingo, 4 de dezembro de 2011

A Grandeza de actos no Futsal Benfiquista !

Fui ver o jogo com os Leões de Porto Salvo, o Benfica fez uma boa exibição e marcou belissimos golos contra uma equipa recheada de bons jogadores. E que demonstrou a razão pelo qual se encontra no terceiro lugar. Diece pela velocidade e capacidade técnica e Joel Queiroz pela capacidade de finalização destacaram-se numa equipa que é verdadeiramente uma equipa. Mas não é por isso que estou a escrever este post, houve duas atitudes que revelam a grandeza do clube:

1ª no Inicio do jogo um alívio de César Paulo atingiu uma pessoa na bancada com a bola inadvertidamente , as pessoas que se encontravam por perto ao verificar que a pessoa se encontrava maltratada chamaram de imediato a ajuda de bombeiros ou de alguém que pudesse prestar assistência, e foi aí que vi que quem foi prestar auxilio à pessoa foi um membro da equipa médica do Benfica. Uma atitude à Benfica que demonstra porque somos diferentes.

2ª À minha frente estava o guarda-redes do Benfica Bebé que não tendo sido escolhido, ficou na Bancada junto dos adeptos. Bateu palmas, apoiou, ajudou como se fosse mais um dos adeptos demonstrando o seu carácter e a sua personalidade, e sem qualquer tiques de vedetismo. Relembro que este foi o guarda-redes Campeão Europeu. Podes ficar no banco ou até na bancada mas é com atitudes destas que se fica no coração dos benfiquistas. Da minha parte o meu muito Obrigado.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cuidado, muito cuidado

Depois do que se passou no 'derby', os ânimos ficaram bem acesos entre Benfica e Sporting. Não me admiraria, por isso, que as autoridades deste país (desportivas, policiais e políticas) estivessem muito pouco interessadas num reencontro já este mês, quando as coisas ainda estão quentes. E o melhor para evitar um Sporting-Benfica no dia 21 é actuar já hoje. A nossa equipa deve, pois, ter muito cuidado, logo à noite, com todos os pormenores. Tem, evidentemente, de jogar bem, para derrotar uma das melhores equipas portuguesas do momento, mas terá também de estar atenta a tudo o resto. Tem de ser um desempenho perfeito ou perto disso. Ainda em Maio se dizia que a UEFA não desejava um confronto entre Benfica e FC Porto na capital irlandesa e o certo é que, não esquecendo a fraca exibição da nossa equipa em Braga, no golo que decidiu a meia-final da Liga Europa, houve uma falta descarada sobre o Cardozo.