terça-feira, 21 de maio de 2013

Diálogo entre um Magrebino e um Grande Dragão

Na sequência do 'post' que o deputado Carlos Abreu Amorim colocou numa rede social com o seguinte teor "Magrebinos: curvem-se perante a glória do grande dragão", resolvi enviar-lhe um 'mail' que agora divulgo:

"Depois de ontem ter insultado milhões de cidadãos deste país que, infelizmente, o tem como seu representante num órgão de soberania, gostaria de saber se, num acto que reflectisse um mínimo de dignidade, já apresentou a sua resignação ao cargo de deputado. Pois é, dignidade... Não sabe o que isso significa, pois não?"

O deputado teve a gentileza de responder-me da forma que reproduzo, sem julgar estar a cometer alguma inconfidência:

"Tratou-se de um Twitter logo após o jogo, uma brincadeira que, aliás, já faço há anos e nunca provocou protestos. No ano passado já era deputado, fiz o mesmo e ninguém se queixou...

A expressão "magrebinos" é sinónima de "mouros", nome que normalmente se apelidam os benfiquistas a norte de Coimbra. É uma brincadeira comum, foi feia num contexto de celebração de um campeonato, não pretendeu ofender ninguém e, muito menos, ser motivo de luta política.

E não é pelo facto de ser deputado, de ocupar um cargo político há dois anos, que vou esconder as minhas escolhas clubísticas.

A ultima coisa que devemos perder é o sentido de humor.

Com os melhores cumprimentos.

Carlos de Abreu Amorim".


A esta mensagem ainda repliquei:

"Exmo. Senhor,

Cada um é livre de fazer as suas escolhas. Integrar o grupo parlamentar de um partido que está a dar cabo do país ou ser adepto de um clube que faz da trapaça o seu modo de vida são duas opções como quaisquer outras. Eu nunca as faria, mas V. Exa. saberá, como é evidente, os princípios por que rege a sua conduta. Relativamente ao motivo que me levou a dirigir-lhe o 'mail' anterior, não me parece que estejamos perante uma questão de maior ou menor sentido de humor. Tendo toda a legitimidade para festejar mais uma conquista pouco limpa de uma instituição que há 30 anos conspurca o desporto nacional, não tem V. Exa., face às funções públicas que ocupa, o direito de ofender os outros. E não compreender que o fez é ainda mais grave, embora não me surpreenda. Se até existem deputados capazes de convidar para um repasto na Assembleia da República alguém que foi condenado por corrupção desportiva...

Com os melhores cumprimentos"

Desta vez, não obtive resposta, mas o senhor deputado voltou a falar do assunto: "Ontem fiz um tweet em que brincava com amigos meus benfiquistas. Lamento se ofendi alguém, não tinha essa intenção. Foi um momento infeliz".

Cada um tire as suas conclusões.




7 comentários:

  1. Oh, o Magrebino ficou triste por ter sido insultado? Coitadinho...
    E os milhares de posts que a vossa raça escrever a insultar os adeptos do Porto?
    Eu entendo que a vossa azia é do tamanho do mundo, mas não descarreguem no homem. Teve um lapso, aquele tweet foi de uma estupidez tremenda devido a posição que ele ocupa e provavelmente vai-lhe custar muita coisa na sua vida politica, por isso deixem de lado o dramatismo e portem-se como homenzinhos que são (ou não). Se são capazes de insultar de forma muito pior, agora aguentem.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não insulto adeptos do FC Porto. Ser portista já é, nos dias que correm, insulto suficiente.

      Eliminar
    2. Espero bem que esse senhor(se é que se lhe pode chamar senhor)fique com uma azia tão grande e que a apanhe para oresto da vida

      Eliminar
  2. Pior que isso, é que já não é a primeira, nem segunda, nem terceira vez que o faz... faz constantemente.

    Tal como o antigo ministro da cultura.

    ResponderEliminar
  3. Talvez ainda possas enviar um tweet ao rapaz dizendo que à semelhança da resposta dada pelo presidente do porto ao CEO da EDP, se calhar era de se fazer uma campanha para que os Benfiquistas de Gaia nao votem PSD nas autárquicas, uma vez que podem vir a ter um presidente de câmara que nao respeita os munícipes pelas cores clubisticas que têm, nomeadamente por serem Magrbinos/Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  4. Excelente argumentação feita por si.

    Muito obrigado por defender o Sport Lisboa e Benfica assim.

    Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Este já caiu da cadeira antes de se sentar,

    ResponderEliminar