quarta-feira, 31 de julho de 2013

Convocatória para hoje

Salvio e Melgarejo ausentes por lesão. Luisão e Garay por opção. Considerando que o Melgarejo vai para o Liverpool, não sei o que pensar em relação aos outros 3. Falta 1 mês...

terça-feira, 30 de julho de 2013

Benfica TV na vanguarda de conteúdos em Portugal

Portugal é um país muito sui generis no que concerne a programas televisivos. Quem acompanhou o lançamento dos canais privados, tais como a SIC e TVI, percebeu certamente que as (boas) intenções iniciais depressa cederam aos impulsos consumistas dos Portugueses. Futebol e em especial telenovelas é receita certa para ganhar audiência, sejam elas Portuguesas, Brasileiras, Venezuelanas, Colombianas ou Paraguaias o que interessa é o enredo, o drama, as mentiras e traições, os cortes de cabelo, as relações de amor/ódio, actores/intervenientes de baixa qualidade e outros de boa qualidade, tudo dividido em muitos episódios e com repercussão nas revistas cor-de-rosa. Ora, no Benfica, uma estrutura verdadeiramente profissional, onde tudo é pensado ao pormenor e onde os lugares são ocupados pelos melhores profissionais existentes independentemente da cor clubista e/ou amizades e influências que têm, esse pormenor de gosto do povo Português, não poderia, evidentemente, escapar. Numa altura em que se lançou a Benfica TV enquanto canal pago, os seus conteúdos foram devidamente equacionados e naturalmente as novelas imperam: Foi um final de época verdadeiramente dramático, foi a renovação de JJ, a saída de Aimar, mais recentemente temos Cardozo, Roberto e suas ramificações, Pizzi, o estranho caso de Melgarejo, Jorge Mendes e seus muchachos, as alterações tácticas na equipa de futebol 11 que no fundo é mais do mesmo, são as parcerias com Atlético de Madrid, a abertura do museu do clube com enfoque nas ausências dos Srs. Presidente da Republica e Primeiro-ministro mas com a presença do Exmo. Sr. presidente da FPF, etc… tudo em prol do enorme sucesso do canal do clube. Sim, porque no Benfica trabalha-se à séria.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Um lugar na história do Benfica

Joaquim Ferreira Bogalho não era um homem perfeito. O “homem do estádio”, como lhe chamavam, era benfiquista e isso chegava. Foi pela mão da sua liderança que milhares de benfiquistas ergueram uma das obras mais monumentais que se vira até então neste país à beira mar plantado, o estádio do Sport Lisboa e Benfica, à Luz, em Carnide, nascido para ser o maior de Portugal.

É certo que pelo meio várias construções foram alicerçadas. Todavia, desde 1954, foi preciso esperar 49 anos, até 2003, para que um novo empreendimento, construído de raiz, se voltasse a criar no complexo desportivo benfiquista.

Luís Filipe Vieira foi eleito pela primeira vez em Outubro de 2003, poucos dias depois da inauguração do novo estádio. Embora todos os participantes nessa obra, façam enorme relevo da sua participação, historicamente não foi uma obra da sua presidência. Tem lá o seu cunho, mas não tem lá o seu nome. E a história não perdoa.

É verdade que o mesmo não se poderá dizer do Centro de Estágios no Seixal, começado a ser construído em 2004 e concluído em 2006, obra que é, sem dúvida, parte do seu mandato. No entanto, a sua distância física da capital (o facto de não ser visível dentro do avião à chegada ao Aeroporto de Lisboa ou começar-se a avistar de carro logo a partir da primeira entrada da 2ª circular!) tem afastado muitos adeptos do reconhecimento da grandeza dessa obra, peça fundamental para o alto rendimento para a equipa principal de futebol e para a progressão de jovens desportistas promissores.

Contudo, foi o Museu Benfica - Cosme Damião que veio trazer definitivamente o lugar de Luís Filipe Vieira na história benfiquista. Mesmo através das melhores tentativas e da imensa abnegação de Benfiquistas como Álvaro Curado, Joaquim Macarrão, Roland de Oliveira e Alberto Miguéns, foram demasiados anos a transportar taças e a deixá-las em lugares indignos de exibir as suas cores douradas e as suas insígnias. Para o bem ou para o mal, Luís Filipe Vieira já tem o seu lugar reservado na história do Benfica. E desta feita, ao contrário daquilo que fez no Cemitério dos Prazeres há uns anos atrás, de forma humilde e meritória. As suas palavras no dia de inauguração do eternamente desejado museu, obra empreendedora e nascida da sua vontade, farão parte de todos os livros sobre o Clube que se irão escrever nos próximos 100 anos. Como ele próprio refere, "não haverá futuro sem o passado".


Continuam a faltar as vitórias no futebol e permanecem muitos detalhes por alterar no estilo da sua liderança. A título de exemplo, a Águia de Ouro, proposta pela sua direção e recebida em pleno exercício dos seus mandatos, pela qual devia ter sabido esperar, após sair a bem e consciente de ter atingido o limite das suas capacidades, deixando em boas mãos democráticas o seu legado.




Let's look at a trailer

Ao assistir aos jogos da pré época fico sempre com a sensação de estar a assistir ao trailer de um filme que não se irá estrear.

Com esta palhaçada de ter o mercado aberto até final de Agosto, nada nos diz que a equipa actual será a que irá disputar as competições a sério. Potencialmente, podem ainda sair todos e entrarem outros tantos.

Por isso é cedo ainda para comentar o facto de termos aparentemente jogadores a mais para certas posições.

No entanto, não quero deixar de apontar o facto de termos jogadores a menos nas duas posições mais importantes do futebol - guarda redes e ponta de lança.

Dizia aliás um antigo jogador brasileiro"no futebol há nove posições e duas profissões - o goleiro e o centro avante". Partilho inteiramente desta opinião.

Em relação ao guarda redes, e nem entrando pela discussão das qualidades e defeitos do Artur, é óbvio que não temos uma alternativa para o lugar. Uma equipa como a nossa tem de ter dois guarda redes de nível semelhente - e, claramente, pelo segundo ano consecutivo, não temos. Paulo Lopes e Mika podem servir para um jogo ou outro, até poderão ser os titulares nas duas Taças, têm qualidade, mas no caso de uma ausência mais prolongada do Artur podemos ter ume reedição do Rui Nereu.

O mesmo se passa ao nível de ponta de lança. Ter apenas dois, Lima e Rodrigo, é manifestamente curto para uma temporada exigente, com quatro competições.
Isto mesmo tendo em conta que este ano iremos jogar apenas com um no onze inicial, apostando em Markovic ou Djuricic ou Sulejman para um lugar que JJ descreve como "nove e meio", que o ano passado era feito pelo Rodrigo ou pelo Lima em apoio ao Cardozo.

O ideal era contratar um substituto à altura para Cardozo. Admito que não haja dinheiro para tal, mas se é assim, então que se tenha no plantel mais um ou dois dos muitos avançados que temos emprestados ou para emprestar. Acho que o Nelson ou o Kardec poderiam ter ficado, mas já é tarde. Ainda por aí andam encostados o Jara, o Yannick, o Hugo Vieira. Talvez este último pudesse ser útil que ficasse no plantel.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Espelho

Nos últimos tempos tenho-me abstido de comentar os acontecimentos desta pré-época. Sinceramente tenho sentimentos contraditórios em relação ao futuro:
Por um lado acho que o plantel, tal como está hoje, tem mais alternativas e é o mais equilibrado dos últimos anos - 4 opções para lateral direito, outras 4 para a lateral esquerda; vários defesas centrais; opções ofensivas variadas e de aparente qualidade; O meio-campo foi reforçado por Rúben Amorim e André Gomes estará mais maduro.
Por outro lado acho que as coisas estão a correr muito mal e subsistem indícios que a continuidade de JJ foi um erro. A equipa mantém as mesmas virtudes e acentua os erros defensivos (é muito preocupante a quantidade de golos que temos sofrido). Apesar de existirem 4 opções para a lateral esquerda, parece-me que são de baixa qualidade e nos centrais começa a evidenciar-se de forma mais acentuada a quebra de Luisão, estando por confirmar as valias de Lisandro e Steven Vitoria. A tudo isto deverá ser adicionado a incerteza nas permanências de Garay; Ola Jonh; Matic e Salvio, sendo a destes dois verdadeiramente preocupante.
Temos ainda a situação Cardozo: Pessimamente gerida pela direcção e treinador. Neste momento não existem condições para o avançado ficar no plantel. As coisas foram geridas de forma a comprometer qualquer possibilidade de reencontro entre as partes e assistimos a uma novela de baixa qualidade em torno da sua cedência aos turcos. LFV parece indeciso no que fazer, não aceita vender o jogador por uma diferença (segundo se noticia) de 3 milhões, nem consegue impor esse mesmo jogador ao treinador e fazê-lo regressar aos treinos (valorizando-o).

Neste enquadramento de expectativas turvas temos o lançamento da Benfica TV que em nada beneficia deste quadro pouco empolgante.
Que chegue rapidamente o dia 18 de Agosto e que se iniciam as hostilidades futebolísticas com uma vitória na Madeira. Porá fim a um ciclo de várias épocas sem vitorias na primeira jornada e dará um impulso nas expectativas dos Benfiquistas com naturais reflexos na subscrição e implementação da Benfica Tv.

domingo, 21 de julho de 2013

Com o Sporting nem a feijões


Muitos poderão afirmar que a capa de hoje do jornal Record é tendenciosa e típica de um jornal que sempre se virou mais para o lado sportinguista, assim como A Bola o faz para o Benfica e O Jogo para o clube azul e branco.

Dirão mesmo que a frase “Benfica começa a época como acabou a anterior: a perder” é um mote de desestabilização do Benfica para o início de 2013/2014 e uma forma de levantar a moral de um clube que tem andado na mó de baixo. Em primeiro lugar porque a frase não é verdadeira, visto que no primeiro jogo da época vencemos o Étoile Carouge por 6-1 e ontem foi o quarto jogo. Em seguida, porque é pré-época, é para rodar a equipa e deve-se relativizar a importância da partida. Na minha opinião, depende da perspetiva.

A Associação de Futebol de Lisboa é a mais antiga de Portugal. De suma importância para o início da prática do futebol português, teve, igualmente, um papel fundamental para a criação da entidade que conhecemos hoje como Federação Portuguesa de Futebol. A sua principal competição – o Campeonato de Lisboa, o qual não existe atualmente – é anterior à existência do Campeonato Nacional, constituindo-se como o título oficial mais antigo em Portugal e onde se iniciaram os primeiros duelos entre Benfica (ainda Sport Lisboa) e Sporting. Rivalidade essa que se estendeu para outra competição criada e organizada pela AFL a partir da época 1914/1915: a Taça de Honra de Lisboa.

Assim e para todos os efeitos, se o Record estiver a mencionar competições oficiais, aquilo que escreveu é verdade. De facto, o final da época passada não correu especialmente bem e todos desejamos que tudo seja diferente em Maio do próximo ano. No entanto e embora até se possa desvalorizar a sua importância, não deixa de ser importante os benfiquistas mencionarem que o jogo de ontem “não era um treino” para o torneio do Guadiana, mas sim uma partida no âmbito de uma competição official, com história, e a mais antiga que se encontra em vigor em Portugal .

Ademais, os próprios números oficias da AFL não estão corretos *, como descreve e bem Alberto Miguéns no seu blog Em defesa do Benfica, e, na verdade, a Taça de Honra é um título que o Benfica (18) conquistou o mesmo número de vezes que Sporting (11), Belenenses (6) e Império (1) juntos. E, tal como manda a nossa história,  “perder com o Sporting nem a feijões”.

Vou ainda um pouco mais longe: a Taça de Honra, dada a sua tradição e a atual vontade demonstrada de que a Associação de Futebol de Lisboa cresça no seio da importância do futebol português, num processo de comunicação bem explicado e simbolizado, seria um bonito título para a inauguração do museu Cosme Damião na próxima semana.



* Entre a época 1920/21 e 1946/47 foi indexada a conquista do Campeonato Regional à conquista da Taça de Honra.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Para já...

...é isto:
http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.pt/2013/07/o-senhor-jorge-jesus-disse-que-o.html

quinta-feira, 4 de julho de 2013

1º Dia

Na segunda-feira iniciaram-se os trabalhos com vista à época 2013/14 e segundo consta, ontem realizou-se o primeiro treino de conjunto. Contudo a época, verdadeiramente, começa hoje. Não só porque a calendarização do campeonato se define esta quinta-feira, mas sobretudo, porque logo à noite é transmitida a entrevista a Jorge Jesus.

Esta entrevista é fulcral para as nossas ambições nesta temporada. Todos os temas têm que ser debatidos e minuciosamente escalpelizados: Cardozo; ajoelhar no Dragão; chorar a 10 minutos do fim do jogo no Jamor; o facto da equipa nos finais de época ficar de rastos; sofrer golos nos descontos; perder tudo em duas semanas; utilização de Roderick no Dragão; renovação do contrato; objectivos devidamente escalonados por prioridade; poder na estrutura de futebol; equipa B; formação e seu aproveitamento; Artur e os frangos de final de época, etc…

A forma como estas e outras questões serão respondidas definirá o rumo da época. Espero que a entrevista tenha sido minuciosamente preparada, espero que JJ tenha passado as últimas semanas a ser preparado convenientemente para responder às questões, exibindo muita confiança numa atitude assertiva com vista ao futuro. Espero igualmente que a realização contribua para reforçar essa imagem (dois dias parecem-me suficientes para trabalhar todos os pontos e repetir algumas situações, caso seja necessário). É na Benfica TV, em deferido. Não há como errar, ou há?

quarta-feira, 3 de julho de 2013

"Significativo"

Em comunicado o Benfica informou os Benfiquistas que os preços do Red Pass para a época 2013/14 iriam sofrer uma redução significativa. Ao ler tal informação criei a expectativa que a Direcção teria acordado para a realidade do País e que apostaria forte na presença massiva de adeptos no estádio, permitindo que muitos possam adquirir o bilhete de época, em detrimento do retorno financeiro por cada cartão vendido.


Seria um sinal que a Direcção tinha percebido da real importância de manter os adeptos/sócios junto do clube, numa altura em que a maioria conta os tostões para sobreviver neste país de politiquices.

É preciso não esquecer, que quanto maior o n.º de adeptos no estádio, maior será a contrapartida financeira resultante da venda de Merchandising, artigos de bar, etc…, permitindo compensar, em parte, a eventual quebra resultante da baixa de preço do bilhete de época.

Hoje, sou confrontado com e-mail dando conta do preço final do Red Pass, permitindo-me constatar que a significativa redução, no meu caso, foi de 10€. Ou seja, para os nossos dirigentes 10€ por ano representa uma redução significativa, o que implica, que os 10€/mês para se subscrever a Benfica TV representam o quê?