segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Armando Carneiro

Armando Carneiro era um empresário de jogadores. Tirou o nome da agência que detinha em sociedade e foi chamado para Director C.F.C pelo Dr. Domingos Soares de Oliveira.

Entrou com uma mão à frente e outra atrás. Agora anda de Jaguar. Anteriormente andava num carro de quarta ou quinta categoria...

Ou seja, o lagarto Domingos deu a mão ao portista Armando Carneiro. E o que faz o Presidente do nosso clube? Nada.

E a que propósito vem isto tudo? É simples. Caso Roni. Caso Gabão. Caso Orlando City e todos os casos que são casos e não passam para o exterior.

Quem perde? O Benfica.

Quem ganha? Armando Carneiro e não só.... são filhos, genro, amigos etc, etc....

E assim vai o C.F.C.

Até breve,
Rosa Camarão

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Champions não é para nós

Sejamos realistas – neste momento, em termos europeus, temos uma equipa mediana, e a Champions ao seu mais alto nível está acima das nossas possibilidades.

Claro que se tivéssemos tido mais sorte no sorteio, tendo por exemplo como adversários o Shaktar Donetsk, o Athletic Bilbao e o o Bate Borisov, , talvez outro galo cantasse. Mas as coisas são o que são.

De qualquer forma, pondo as coisas em perspectiva, nos últimos cinco anos, com equipas mais fortes do que a que temos este ano, só uma vez conseguimos passar a fase de grupos. Não é portanto expectável que este ano, com a baixa de qualidade do plantel e resultante de saídas e lesões prolongadas (recordo que nos faltam Sílvio, Fejas, Ruben, Sulejmani do plantel actual), fosse o ano em que conseguíssemos essa passagem.

No entanto, em anos anteriores, sempre conseguimos ir à Liga Europa,e até com algum sucesso – duas presenças na final e uma nas meias finais.

Este ano, com os resultados que estão a ser conseguidos pelo Mónaco, que é a equipa com a qual eu pensava que iríamos discutir o 3º lugar, até isso está difícil. Os dois jogos seguidos que vamos ter com eles vão determinar o nosso futuro. Basta uma derrota e é adeus Europa quase garantido.



Ontem foi preocupante. Até podemos dizer que o resultado foi melhor do que a exibição, e isso é terrível. Também não tivemos, novamente, sorte com o árbitro, que assinalou um penálti muito duvidoso, como sabemos, e logo naquela altura.

Desde início que se viu que o Bayer percebeu o que toda a gente já percebeu – o lado esquerdo da nossa defesa, com Jardel e Eliseu, é absolutamente miserável. Eliseu tem um bom remate de meia distância, que é uma qualidade apreciável, mas a defender é um desastre; e Jardel cumpre mas está longe de ser um defesa de “qualidade Champions” como era Garay e mesmo David Luiz, e até me parece que o estatuto de titular lhe está a fazer mal, porque está a esquecer-se das suas limitações e a tentar fazer coisas que não sabe e não deve fazer – ontem perdeu uma bola infantilmente que ia dando golo.

Para suprir as deficiências defensivas, precisaríamos de um grande guarda-redes, e de um médio defensivo que estivesse atento e fosse um “pronto socorro” eficaz.

Ontem não tivemos nada disso, como vimos. Júlio César fez boas defesas mas ofereceu um golo ao Bayer (e antes já tinha cometido o mesmo erro) e Bryan Cristante esteve péssimo, se calhar não por culpa própria e sim por culpa de quem o pôs a jogar.

 Por um lado, não me parece que um jogo da Champions fora seja o melhor jogo para lançar a titular um jogador de 19 anos que quase não jogou.  E isto numa posição fulcral e onde nem sequer temos ainda necessidade de rotação, porque Samaris também ainda jogou pouco. É uma opção que não consigo entender. Há muitas e melhores oportunidades para rodar e testar Cristante.

Por outro lado, Cristante não me parece de todo um nº6 – lento e sem sentido posicional defensivo (a fazer lembrar o André Gomes quando o Jesus também teimava em o pôr naquela posição). Se Cristante vier a demonstrar qualidades, parece-me que terá de ser a 8 ou até talvez  a 10, nunca a 6.



Enfim, o que está feito feito está. Mas temos um nome a defender, somos (ainda…) o 5º classificado do ranking da UEFA, e espero pelo menos poder sair de cabeça erguida, e não a ser esmagado por adversários que ainda há poucos meses estariam ao nosso alcance. Ontem só não fomos goleados por sorte, e isso não pode ser.


Agora quero é ganhar ao Arouca.

Patinho feio

Os adeptos do Benfica têm o hábito de época após época, principalmente quando os resultados não são os melhores, em escolher um jogador para bater e descarregar toda a sua fúria. Fazem-no com tanta veemência que chega a ser intolerável a manutenção do jogador no onze e até no plantel. Este ano o eleito é Jardel. Tudo o que de mal acontece à equipa a culpa é do nosso central, porque sem qualquer duvida Lisandro é fabuloso, Cesar majestoso, até o Rudinilson é melhor opção. No jogo de ontem o facto do treinador ter implementado uma estratégia completamente errada, ter revelado total desconhecimento do adversário, o Júlio César ter dado uma frangalhada colossal, o Eliseu não ter jogado apesar de se ver em campo, o Cristante estar completamente desenquadrado, o Enzo ter feito um jogo horroroso, o Derley…hum!!!! o Derley, finalmente um ponta de lança à imagem dos nossos exigentes adeptos: corre, luta, não para um minuto, até que enfim depois de anos a levar com o Cardozo que era lento e não se mexia podemos vivenciar tamanho jogador como este Brasileiro, a culpa é do Jardel que não consegue ser defesa esquerdo e central ao mesmo tempo, não consegue marcar golos, construir jogadas, estancar os movimentos dos adversários no meio campo, impedir que o nosso guarda-redes largue bolas para os pés dos avançados contrários e dar nível internacional ao nosso treinador. Temo até que os erros gramaticais, expostos pelo Mourinho, do nosso treinador sejam da responsabilidade de Jardel. Já vi este filme e o seu fecho raramente é positivo para o Benfica uma vez que com a pressão do publico os erros tendem a agravar-se. Todos nós temos que perceber que o nosso campeonato é o Arouca no próximo domingo e que devemos ter as nossas opiniões mas devemos, sobretudo, ajudar os nossos jogadores a melhorarem as suas performances e não o contrário. Temos que perceber também que este é o pior plantel da era JJ. Está ao nível dos planteis que Fernando santos e Camacho tiveram, esperemos que o nosso catedrático consiga fazer melhor pois será motivo de grande felicidade e o desejo de todos os Benfiquistas.