segunda-feira, 1 de junho de 2015

O Treinador

Decorridas 6 épocas, com 3 Campeonatos ganhos (um bi-campeonato), 1 Taça de Portugal, 5 Taças da Liga, 1 Supertaça, 2 finais europeias (Liga Europa), 1/2 final da Liga Europa e 1/4 de Final da Liga dos Campeões. Enfim, trouxe o Benfica de volta.
Mesmo os mais críticos/exigentes concordarão que o melhor para o Glorioso é lutar pela permanência de Jorge Jesus. Quer se goste mais ou menos do homem, haverá sempre um antes e um depois de Jesus, assim como de Luís Filie Vieira. Ambos já garantiram lugar de destaque na história do clube.

A questão é se não for possível assegurar a continuidade do actual treinador, qual a melhor solução?

A herança de Jesus será sempre muito forte para quem lhe suceder, e a comparação poderá ser mais pesada para alguns.

Vejamos:

Rui Vitória - O nome mais falado, tem a vantagem de conhecer o clube e os seus dirigentes. Os seus últimos desempenhos podem ser lidos como um treinador capaz de olhar com perspicaz atenção para a equipa B e formação. Os seus sucesso no Vitória estão associados a essas competências. Desvantagem, nunca treinou um Grande (1ª equipa), nunca foi Campeão. Este ónus é maior do que parece. Se a época correr mal, e em Agosto temos uma Supertaça frente ao Sporting, os adeptos mais sensíveis irão cobrar ao Presidente que apostámos num treinador de "miúdos", que o Benfica não é o Sporting, e deveríamos ter garantido a contratação de um treinador Vencedor.

Marco Silva - A sair do do Sporting, julgo ser um aposta que usufruirá de maior tolerância (em caso de insucesso inicial) da massa adepta em comparação com o Rui Vitória. Acima de tudo porque não trás um rótulo de "especialista". Os seus bons resultados, foram obtidos, tanto em clubes pequenos (Estoril) como de maior dimensão (Sporting), com planteis de jogadores jovens e emergentes mas também de carreira feita. Na última época nos jogos com os grandes (excepto no Dragão /Campeonato) e da Champions League a equipa que orientava bateu-se sempre de forma corajosa e destemida. E neste nível os orçamentos pesam mais do que nas equipas de meio da tabela.

Vítor Pereira - O menos provável mas na minha opinião a melhor opção.Um líder nato que acredita no seu trabalho independentemente de tudo que possam escrever, dizer ou assobiar. Vejam as inúmeras pressões que sofreu da direcção, da imprensa e da bancada na sua passagem pelo FCP. Mas acima de tudo é o único que pode entrar na Luz com o seguinte cartão de visita: Ganhei 3 Campeonatos ao Jorge Jesus. Um como adjunto de André Vilas Boas e os outros 2 como principal. Este palmarés permitirá á direcção justificar e defender a sua aposta na possibilidade de um insucesso inicial da época.

O que interessa é que o Benfica ganhe, seja qual for o treinador.

Parabéns a todos nós pelo Colinho que demos para as conquistas do 34º Campeonato e da 6ª Taça da Liga.

Abraços

Viva o Benfica, o Glorioso.

6 comentários:

  1. Eu ainda não percebi a razão pela qual ainda há benfiquistas, serão Benfiqueiros?, que dão ouvidos ao ruído feito na CS e em blogues quando nenhum desses 3 treinadores virá para o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. eu devo viver numa realidade paralela...

    ResponderEliminar
  3. E o próximo treinador chama-se Jorge Jesus mas alguém tem duvidas , já lá vai o tempo em que o Benfica era comandado de fora para dentro portanto mais uma vez vou repetir o nome do futuro treinador Jorge Jesus.

    ResponderEliminar
  4. Peço desculps, caro MLeal, mas Vitor Pereira JAMAIS! :-)

    «Quem não se sente não é filho de boa gente.»

    Cumprimentos Benfiquistas,
    Isaías

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Que fique claro que a minha preferência é a permanência de Jorge Jesus, como escrevo no post. "...o melhor para o Glorioso é lutar pela permanência de Jorge Jesus..."

    Isaías

    Tivesse sido aplicado esse seu exigente critério e o Jorge Jesus nunca teria treinado o Benfica. Recorda-se quando ele treinava o Braga e dizia que era impossível ganhar ao Benfica "só na Playstation" por culpa dos árbitros, ao invés quando defrontava o FCP e era escandalosamente roubado ficava caladinho que nem um rato... ;)

    ResponderEliminar