quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O André de JJ

JJ tem sido referenciado, e bem, pela sua capacidade de extrair dos jogadores as suas melhores capacidades. Associada a essa questão tem ainda sido elogiado pela capacidade que tem demonstrado em adaptar jogadores a novas posições.
São bons exemplos destes factos Fábio Coentrão, Matic e Enzo.

 Numa altura que tanto se tem falado de formação e no aproveitamento dos jogadores da casa, tenho-me lembrado frequentemente de André Gomes em especial devido à performance que vem evidenciando no Valência com especial atenção ao último jogo frente ao Real Madrid. Curiosamente, ou talvez não, partilhou num meio campo a 3 o espaço com Enzo jogando à frente deste quando no Benfica jogava atrás do Argentino. O André Gomes a jogar na sua posição de origem tem revelado capacidades que na luz nunca revelou o que evidencia que em termos de adaptação efectuadas por JJ não é só somar.

 Vem a propósito esta “lenga lenga” por causa de Cristante e a sua adaptação à posição 6. Para mim o Italiano é uma verdadeira pérola, é daqueles jogadores que poderá gerir os ritmos da equipa através da sua capacidade de passe curto e longo. Com as devidas diferenças Cristante faz-me lembrar Pilro na forma como pisa, endossa a bola e se posiciona sem necessidade de andar em grandes correrias. Num meio campo a 2 como joga o Benfica, principalmente se Talisca for o outro elemento, parece-me que Cristante poderá cumprir (até muito melhor que Samaris) mas dificilmente poderá atingir um patamar de excelência.