segunda-feira, 27 de julho de 2015

Erro ou falência do projecto financeiro?

“Rui vitória terá os mesmos argumentos que o treinador anterior…”

Esta é a frase que entoa na minha cabeça. Proferida por LFV na apresentação do novo treinador afirmando perentoriamente que o investimento no plantel, em qualidade, se iria manter.

O presente post não resulta do jogo desta madrugada é algo que há algum tempo me acompanha cuja preocupação resolvo agora partilhar.

Esperaria eu que após um período de sucesso que resultou em duas épocas de títulos, se identificasse as verdadeiras razões que permitiram esse feliz desfecho e as mantivéssemos independentemente dos protagonistas. Existem várias razões que ajudaram na vitória mas quanto a mim os resultados deveram-se ao forte investimento no plantel dos quais tiramos dividendos desportivos e financeiros. Certo que o clube estruturalmente está mais equilibrado, certo que o treinador soube aproveitar os activos e tirar rendimento desportivo desses activos, mas fê-lo porque havia qualidade, não há milagres. Espanta-me que se abandone um projecto de 7/8 anos de investimento desportivo, e reafirmo: com retorno desportivo e financeiro, para se apostar num projecto à Sporting que tantas alegrias nos tem dado.

Aponto a duas razões principais para este comportamento por parte da direcção:

1 – Estão convencidos que fazem milagres e que os “ses” passam a certezas, ou seja:

Se Silvio não se lesionar; Se Eliseu aprender a ser defesa esquerdo; Se Pizzi aprender a ser um 8 de grande qualidade (que está muito longe de o ser); Se Fejsa não se lesionar; Se Talisca passar de promessa a certeza; Se Taarabt após anos de promessa adiada passar a ser jogador que faz a diferença; Se Carcela for reforço e não promessa; Se Ola Jonh passar a ser competitivo; Se Gaitan e Jonas ficarem algo que me parece cada vez mais difícil; Se Salvio recuperar a tempo para fazer a diferença; Se Jonathan confirmar potencial e se Rui vitória for efectivamente bom treinador.

2 – Falência do projecto financeiro de LFV, ou seja:

A recuperação económica veiculada e afirmada alto e bom som, ruiu juntamente com o BES não permitindo a manutenção do investimento (mesmo após o forte desinvestimento já ocorrido na época passada e o retorno financeiro que temos tido nos últimos 5 anos) e obrigando a uma redução drástica do orçamento.
Não me sinto confortável com qualquer das razões, em ambas cheira a incompetência e forço-me a não querer acreditar em qualquer delas algo que, admito, tem sido difícil.

Sinto que vamos andar neste marasmo até à supertaça. Nesta soará o primeiro alarme, depois seguirão as primeiras jornadas onde soarão os alarmes seguintes e à pressa (até 31/08) vamos tentar corrigir a mão. Espero que a tempo, Siqueira e Jonas chegaram assim.

PS: Sinto igualmente que JJ e Maxi não saíram apenas pelo aspecto financeiro, também pesou a falta de investimento no plantel. Os jogadores também sentem quando existem condições para lutar pelos objectivos, algo que nesta altura se poderá estender a Gaitan e Jonas o que é muito preocupante.