Parece estranho dizer isto mas gostei mais do jogo de ontem do que muitas das goleadas que já tivemos este ano, incluindo a do Everton no estádio da Luz. Passo a explicar.
Os nossos adversários vão-se preocupando com as nossas goleadas e deliram com os "desaires" ocorridos, basta lembrar os poucos, felizmente, que ocorreram. Sim, porque também não somos invencíveis e é importante ter essa noção e crescer enquanto em equipa, tal como o nosso treinador já alertou. Quando empatamos com o Marítimo começaram logo as bocas - "A super equipa da pré-época já emperrou quando é a sério..."; aquando da derrota na Grécia foi logo posta em causa a estaleca do Benfica para os jogos europeus; com o Braga foi o que se viu e ouviu, questionando-se logo como é que seria este Benfica daqui pra frente e que poderia ir abaixo caso perdesse com o Everton.
Nos três jogos que referi, apenas em um o Benfica não esteve à altura dos seus pergaminhos esta época, falo do jogo do AEK, e mesmo assim fez o suficiente para não perder. No Marítimo houve o factor azar e contra o Braga, apesar de não termos feito um jogo totalmente conseguido, e contando com as "incidências especiais" já aqui referidas várias vezes, jogamos à bola em Braga o suficiente para ganhar a maior parte dos confrontos que já lá tivemos ao longo dos anos.
Mas o que os outros dizem não importa, o importante e que já é um facto é que o Benfica relativiza os momentos negativos que tem tido. E porquê? Porque tem identidade, mantém os seus princípios de jogo, apesar da ausência de alguns jogadores fundamentais. Já tinha acontecido em Paços de Ferreira e voltou acontecer no jogo de ontem. Sem Aimar e com algumas caras novas (no caso do Sidnei) e várias mudanças posições, o Benfica apresentou uma exibição personalizada, com garra e segurança, que nem a saída de Ramires veio alterar (nessa altura temi o pior).
DESTAQUES POSITIVOS
Di Maria - Começa a ser estranho a ser sua regularidade exibicional muito acima da média, cada vez mais desequilibrador, pese as suas tradicionais limitações na finalização.
Cardozo - Para além do golo, esteve muito mais interventivo no jogo do que costuma ser.
Ruben Amorim - Grande jogo e muito importante a seguir à saída do Ramires, ajudando e muito a que o Benfica mantivesse a bitola exibicional.
Saviola - Não é preciso palavras...
DESTAQUES NÃO TÃO POSITIVOS
Ramires - Não é por a lesão ter ocorrido que agora digo isto, e o TC sabe-o pois comentamos em quase todos os jogos, apesar da grande disponibilidade física deste jogador, a sua gestão por parte da equipa técnica não tem sido a melhor. Para quem ainda não teve férias e está em permanentes viagens por causa da selecção brasileira, deveria ter tido mais descanso ao longo desta época (há alternativas válidas e suficientes para além do crónico lesionado C. Martins como ontem se viu).
Rodriguinhos e tabelinhas - Isto é picuinhas da minha parte. Eu sei que esta equipa tem como filosofia dar espectáculo mas irrita-me às vezes o exagero nalguns rodriguinhos e tabelinhas quando deveriam ser mais objectivos. Também se ganha jogos rematando directamente ou com cruzamentos à primeira.
O importante agora é dar continuidade ao que foi dito na próxima segunda-feira e consolidar cada vez mais a identidade da equipa. Desta forma, seguramente os eventuais, esperemos que poucos, desaires serão sempre relativizados por este Benfica!
PS - Entretanto do outro lado da 2ª circular o inevitável aconteceu. Apesar de alguns exageros verbais, aprecio o Paulo Bento pelo seu carácter e frontalidade. Desejo-lhe a melhor sorte futura, desde que não se cruze connosco como nosso adversário. Só ainda não percebi se este facto traz vantagens ou não para o próximo derby, vamos aguardar para ver.