Mostrar mensagens com a etiqueta benfica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta benfica. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 12 de março de 2013

Clube do Regime - Os primeiro casos de corrupção no futebol em Portugal


post  leva-nos ao ano de 1939, provavelmente este ano pouco quer dizer à grande maioria das pessoas.

Em 1939 vivem-se os anos dourados da ditadura militar com Salazar à cabeça como Presidente do Conselho de Ministros.
A época futebolistica decorria dentro da normalidade com o F.C.Porto a liderar o campeonato.

Dia 23 de Abril de 1939 o Benfica desloca-se até à cidade do Porto, para defrontar o F.C.Porto no campo da Constituição, que à data dispunha de 1 ponto de vantagem sobre o Benfica, bastado-lhe apenas o empate para se sagrar Campeão Nacional.

O Jogo e os Casos

Até então o jogo estava disputadissimo e o jogo tinha entrado nos minutos finais, com o resultado em 3-3 o F.C.Porto tinha o título de campeão nacional na mão, mas no último minuto há um volte face no marcador e na sequência de 1 canto a favor do Benfica, Brito faz um hat-trick no jogo que dá o 3-4 ao Benfica e consequentemente lhe dá a vitória no campeonato, até que surge em cena o árbitro Henrique Rosa de Setúbal que anula o golo ao Benfica por hipotético empurrão de Brito a um defesa do F.C.Porto ficando desta  forma o título de Campeão Nacional entregue ao F.C.Porto e o Benfica via assim pelas mãos do árbitro fugir-lhe o título de campeão.

O Dia Seguinte

No dia seguinte ao jogo a Revista "Stadium" dá à estampa a reportagem do jogo e publica as fotos do golo anulado ao Benfica e surpreendentemente a única pessoa que Brito poderia ter empurrado quando fez o golo que daria a vitória ao Benfica e consequentemente traria o título para Lisboa apenas poderia ter empurrado a sua própria sombra.
Irremediavelmente o Benfica perdeu assim o título de campeão da temporada 1938/1939 às mãos de um árbitro e em favor dos mesmos de sempre o F.C.Porto.

As Figuras do Título

O Presidente do F.C.Porto à época era Ângelo César um dirigente na época à imagem actual de Pinto da Costa, que anos mais tarde viria a ser irradiado do Futebol Nacional.
Ângelo César era um dirigente com fortes ligações regime.

Benfica Corta Relações

Após este jogo o Benfica cortou imediatamente as relações que tinha com o F.C.Porto.

Os Autos-de-Fé

Após a publicação da fotos do golo limpo invalidado ao Benfica, pela revista Stadium, o presidente do
F.C.Porto levantou um enorme frenesim pela cidade do Porto, chegando mesmo a insinuar e a acusar a Revista "Stadium" que as fotos do golo mal anulado ao Benfica era puras montagens e falsificadas.
Pelas ruas do Porto verificaram-se autenticos autos-de-fé com várias revistas da "Stadium" a serem queimadas em plena praça pública.

No ano seguinte a este episódio o F.C.Porto desceria de divisão por ter ficado em 3º lugar no campeonato regional mas num verdadeiro volte face a F.P.F. e a mando do poder de Salazar alarga a 1ª divisão de forma ao F.C.Porto não descer de divisão.
Mas esta será uma história para um post (ainda em fase de investigação e recolha de fontes) dentro de alguns dias.

As história de corrupção envolvendo o F.C.Porto vêm de longe de há muitos anos a esta parte, e quando as verdades são inconvenientes assistem-se a autênticos Autos-de-Fé de pessoas para quem a verdade é um inconveniente.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Síndrome de Helen Keller

Prometi que não ia escrever sobre o assunto do meu último «post», que não ia pedir desculpas, mas vou fazê-lo. Mais do que desculpas, peço perdão pelas críticas feitas a Alberto Miguéns e a António Melo. São, de facto, geniais, defensores do Benfica de forma magnífica e o exemplo a seguir por todos nós.

Fui vítima do síndrome de Helen Keller e, por isso, não consigo ainda perceber que, de facto, eles não merecem as minhas palavras. Sei que a defesa do Benfica é evidente, não sei como, onde, nem porquê, mas é evidente.

Passo a enumerar:

1: Quando se insinua que o próximo campeonato está «feito» para o FC Porto, onde é que o Benfica está a ser defendido? Se isto não é o off da Sport TV, ou denuncia-se, apresentado provas concretas – tal como aconteceu com o Apito Dourado - ou o clube decide não disputar o campeonato . Ou se é para desculpar o eventual insucesso do Benfica, mais vale o silêncio. O que deveria ser dito é: com este treinador e estes jogadores, entra bola, o guarda-redes e não há corrupção que resista.

2: Perder tempo com o ano de fundação do FC Porto, com Monteiro da Costa evocado, destacando que não nasceram em 1893, mas noutro ano que já nem me recordo… Onde é que isto é a defesa o Benfica? O objectivo é qual? Dizer que o Benfica é melhor, porque é mais velho do que o FC Porto, que não aldraba na idade? Quero lá saber se o FC Porto existe há 200 anos ou se foi fundado no ano passado…Mas, lá está, sofrer de tal síndrome não ajuda.

3: Transmitir a ideia que Queiroz é controlado pelo FCPorto foi outra proeza da dupla fantástica, sobretudo quando se constata que, em 23 convocados, estão 4 dragões. Domínio absoluto, de facto. De qualquer forma, o Benfica está defendido, não sei como, mas está…

4: Argumentar que o número de título do FC Porto não lhe produz mais adeptos…Que grande é, novamente, a defesa feita ao Benfica. O que era de mim se não fosse o esclarecimento oportuno de Miguéns e António Melo. Interessa discutir, em plena Benfica TV, se os tripeiros têm muitos ou poucos adeptos!

5: «Obviamente, que ganhou muitas vezes por ser melhor». Esta frase, aplicada ao FC Porto, foi proferida por um dos meus críticos. Mas o que aquela dupla genial vende, pelo menos enquanto eu consegui ver aquele programa, é que, tal como alguns benfiquistas defendem, só pela manipulação, corrupção e roubo o FC Porto foi campeão. Já agora foi também por isso que o Benfica ficou em sexto lugar em 2000/2001?

6 : Outros dos meus críticos, argumenta, para anular Nelo, Tavares e Rui Esteves, que o FC Porto contratou Valeri, Prediguer, etc. O que interessa isso, se o FC Porto, mesmo com esses jogadores, tem os títulos que nós sabemos. Aliás, com aquele trio, nem Maradona chegaria para ganharmos, quanto mais Mozer ou Valdo.

7: Já li o meu texto 1879 vezes, mas continuo, ao contrário do que me acusam, sem ver o elogio da gestão corrupta.

8: Em relação aos comentadores da Sport TV, dizem que a minha estratégia é de amortecimento. Amortecimento? Que disparate o meu! Um assunto tão pertinente devia ocupar todas as manchetes dos jornais! De qualquer modo, como diz João Tomaz, se fosse em relação ao Sporting ou FC Porto, estaríamos todos animados, e sem evocar o código deontológico. Não me digam que nunca brincaram ou não viram brincar, até de maneira infeliz, com um colega, empresa ou patrão. Claro, que eles exageraram, mas associado a este episódio li muita hipocrisia. Ter chamado atrasado mental a quem colocou o off on-line foi pouco…O que chamariam a um colega se ele fosse denunciá-los ao vosso patrão, pelo que facto de terem estado, numa conversa privada, a gozarem com ele?…Associar isto aos vídeos do Apito Dourado foi outra pérola que vi por aqui…Lá está, o meu estado Helen Keller prega-me ,mais uma vez, uma partida.

9: Gostei, também, de ler os insultos que fizeram, sobretudo quando me disseram que eu não devia tratá-los mal, porque são benfiquistas. E eu não sou? Sou e mais do que muitos dos meus críticos todos juntos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Zportém e a gramática...

Parece que ontem na maior casa de banho do país houve uma homenagem a um antigo jogador... nada de interessante, refira-se!

No entanto, os adeptos (aqueles que ainda têm a pachorra para toda o esterco que a equipa do outro lado da 2ª circular tem feito esta época) ao invés de apoiarem a sua equipa, resolvem puxar pelo segundo maior clube de Portugal, o anti-Benfica.

Ah, grande equipa esse anti-Benfica... parece que joga todos os dias em todos os campos de de futebol do nosso país.

Mas passando à frente... o que me leva a escrever aqui hoje tem a ver com os pontapés que os adeptos desse clube dão na boa língua portuguesa. Bem sei, que provavelmente devem andar confusos com tudo o que se tem passado com as suas equipas, e inclusive com o novo acordo ortográfico, mas acho que não poderia deixar passar em claro este erro, sabendo que o objectivo deste blog é igualmente o de educar e ensinar.

Assim, parece que se gritou: "nós só queremos Domingos campeão". "Domingos campeão"???? Repararam nos erros desta frase do ponto de vista gramatical? Não...? Eu explico...

É que eles colocam o plural no meio de uma frase que está no singular. A frase correcta seria "nós só queremos Domingo campeão", sendo que ainda mais correcto seria afirmar "nós só queremos um campeão no Domingo". E assim, a frase estaria absolutamente correcta do ponto de vista gramatical e factual. De facto, haverá um campeão no próximo Domingo, ... e de uma coisa tenho a certeza, não será o "clubezeco" que joga na casa de banho!!!

Fica portanto aqui a correcção e uma nota - o anti-Benfica não sabe português.

O Zportém ainda não percebeu, que em vez de andar preocupado em colocar-se (eu iria dizer de bicos de pés, mas à distância pontual a que se encontra é melhor esta expressão) em cima de uma escada de 5 metros para fazer de conta que é grande, o melhor mesmo é pegar numa vassoura e fazer uma limpeza interna... e acreditem... têm mesmo muito que limpar.

Saudações Benfiquistas!!!

Força Benfica... se jogarem um pouco do que sabem, nem árbitro, nem Rio Ave, nem anti-Benfica nos seguram... seremos CAMPEÕES!!!!


domingo, 2 de maio de 2010

Se poderíamos ter feito a festa no Dragão?

Poder podíamos, mas não era a mesma coisa...

Poderíamos ter feito a festa no Dragão facilmente se fossemos lá jogar, com a mesma táctica que o José Mourinho aplicou em Barcelona... ou seja, defender, defender e defender. Segurar a todo o custo o 0 - 0 até ao final do jogo. Colocar 3 ou 4 autocarros à frente da nossa baliza. Isto era o que teria feito qualquer outro treinador no lugar do nosso Jorge Jesus...

Mas não... o Jorge Jesus não é o José Mourinho. O Jorge Jesus não sabe jogar à defesa. E o Benfica, à semelhança do seu treinador também não. Apresentou-se em pleno estádio do Dragão com uma atitude a discutir o jogo. Aliás a primeira grande oportunidade do jogo foi nossa... um tiro na barra da baliza do Beto, que aliás seria canto, mas que o Olegário, à semelhança de outros lances, não viu!

Comecei a ver que o jogo ia dar para o torto, quando vi uma jogada do Di e do Maxi, que culminou com uma grande penalidade, que mais uma vez o Olegário não viu, devido à grande quantidade de remelas que tinha nos olhos.

Depois mais um lance do Di na marcação de um livre em que a bola é cortada pela mão do homem dos 100 milhões... mais uma que fica por assinalar.

Enfim... estou certo que o Benfica dará a volta à situação na derradeira jornada, e que todos esses patetas (para não lhes chamar o nome correcto) que festejaram efusivamente no Estádio da Casa de Banho (também conhecido como Estádio de Alvalade) e no Estádio da Pedreira, cada golo do CRAC como sendo da sua própria equipa, terão que engolir em seco e escutar bem alto o som da nossa celebração!!!!

FORÇA BENFICA!

CARREGA!


Parabéns...

... não poderia deixar de dar os meus parabéns ao grande clube regional da cidade do Porto.

Conseguiram hoje, e apesar da vitória sobre o Benfica, garantir um fabuloso 3º lugar no campeonato nacional!!!

Os meus sinceros parabéns.

PS: caros benfiquistas, temos que rumar em força à LUZ, e arrumar de vez com um Rio Ave, que vem certeza cheio de "motivação"...

PS2: temos igualmente que estar atentos a estes "senhores" de amarelo, que hoje fizeram o "servicinho" de eliminar 3 dos nossos jogadores da grande final do próximo fim de semana.

PS3: sobre o jogo de hoje, não me apetece falar... ainda!


Será que esta noite é de sonho...?

Espero que a noite hoje seja de sonho... aproveito para escrever isto antes de me concentrar no jogo!!!

Depois de todas as incidências antes do jogo - pedras, bolas de golfe, ataques vis a casas do Benfica, etc. - espero que a única coisa que vá ver dentro do campo e depois do árbitro apitar, seja mesmo um brilhante jogo de futebol do nosso Benfica, para ganharmos ao FêCêPê e garantir já hoje o título campeões.

O maior problema dos azuis é que o Benfica não faça a festa no Porto. Não lhes interessa o futebol... não lhe interessa se podem ou não chegar ao segundo lugar... não... isso não interessa, o que é importante é mesmo a festa.

Mas que arrogância... como se no Porto só houvesse adeptos do FCP... raios!

Estou nervoso... confesso.

Mas espero que no fim estejamos todos a festejar.

E eu já estou preparado para os festejos... vestido a rigor e tudo!

Espero que a noite seja de sonho!!!

FORÇA BENFICA!!!!!!!


sábado, 17 de abril de 2010

Também eu sou benfiquista desde pequenino...

Numa altura em que todos parecem assumir-se finalmente sem medos (veja-se o recente caso daquele cantor latino, que tantos corações femininos arrebatou), achei que estava na altura de me assumir igualmente. Mas não haja aqui confusões... estou a referir-me ao meu amor pelo Glorioso.

Também eu, desde pequeno, que vibro com os feitos que o clube do nosso coração e com o seu enorme historial que o tornam grande em Portugal e no Mundo.

Assim, resolvi aceitar o convite do João Tomaz, para de vez em quando virem aqui mandar umas "postas" sobre os nosso Benfica.

Desenganem-se aqueles que pensam que serei racional e independente naquilo que por aqui vou escrever. Como pode haver alguma racionalidade ou independência quando aquilo que nos move é o amor ao nosso clube? Por isso vou optar pela via mais simples - ser simplesmente tendencioso, para o lado do SLB.

Fica feito o aviso à navegação...

Antes de mais, um apelo. Para todos aqueles que têm a possibilidade de o fazer, de se deslocarem a Coimbra e apoiar a nossa equipa no próximo Domingo frente à Académica. Eu não posso...

Não será um jogo fácil, mas estou convencido que no final a vitória e os 3 pontos serão nossos, nesta caminhada dura, mas segura, rumo àquilo que todos nós mais queremos - o título de campeão nacional.

Força Benfica!!!

(aqui fica uma imagem que alguém partilhou comigo no Facebook (que estava no perfil do MaisFutebol) e que serve para inspirar as tropas)


segunda-feira, 22 de março de 2010

A VITORIA DO CARACTER E DA CLASSE

Apesar da nomeação do Jorge de Sousa, assim como a diminuta importância da partida para o nosso clube em função de objectivos mais altos por alcançar, ontem, a exemplo do ano passado, tomei como destino o Algarve. Acima de tudo pela impagável divida de gratidão que tenho a esta equipa por tudo aquilo que já fez com destaque para a última actuação em Marselha.

Sem surpresas assisti a mais uma demonstração cabal da impunidade disciplinar que os jogadores de riscas azuis e brancas gozam nos relvados nacionais (em Arsenal pareciam cordeirinhos) tendo como estrela maior o seu capitão. Depois do distinto Fernando Gomes a braçadeira de capitão tem sido sempre entregue com acerto naquilo que os define enquanto clube em valores: João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, enfim...tantos e tão bons. A quem restasse dúvidas sobre a categoria de Jorge Sousa também terá ficado convencido sobre o engenho da sua arte. Ao intervalo ainda temi… pensei muito naquela meia-final da Taça de Portugal em Alvalade que ele virou de 0-2 para 5-3. Mas a força do carácter e da classe da nossa equipa tudo superou. Concentrada apenas em jogar futebol soube não embarcar nas sistemáticas e continuadas provocações do adversário e da equipa de arbitragem. Respeitou a modalidade e serviu de exemplo a quem estava a assistir nas bancadas do Estádio ou em casa através da televisão. GRANDE GRUPO DE HOMENS.

Depois desta final e com a acrescida autoridade da vitória é tempo de dizer basta. NÃO QUEREMOS MAIS ESTE SENHOR A APITAR OS NOSSOS JOGOS. EXIGIMOS UMA TOMADA DE POSIÇÃO DA DIRECÇÃO.


ONTEM FOI MAIS UM DIA PARA GRITAR SOMOS OS MELHORES NO FUTEBOL MAS TAMBÉM NO FUNDAMENTAL DA VIDA.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Candidato mas pouco

Costumo dizer que o FC Porto é o rival mais forte que o Benfica tem no campeonato, e não o Sp. Braga, mas os resultados e as exibições demonstraram o oposto até ao jogo de hoje, em que os minhotos raramente provaram que possuem capacidade para lutar pelo título de campeão.

A goleada do FC Porto aconteceu num jogo em que parecia que estava a bater em mortos e acabapor ser favorável ao Benfica, porque o Sp. Braga continua a um ponto e os tripeiros ficaram a seis. O Benfica depende, naturalmente, de si para ser campeão nacional, mas se, na próxima jornada, o Sporting derrotar o FC Porto, será bom para nós, ainda que não acredite que os lagartos sejam capazes de somar os três pontos.

Benfiquismo à parte, considero que os castigos aplicados a Hulk e a Sapunaru são completamente disparatados, pecam, claramente ,por excesso, além de a Liga não ter punido outros jogadores envolvidos, como Helton, Cristian Rodriguez e Fucile. É claro que Hulk e Sapunaru merecem ser castigados, mas, por exemplo, o primeiro destes jogadores ficará sem jogar durante 23 encontros, mais 13 (!)do que Pepe, com uma agressão muito mais grave num desafio da época passada. É claro que o FC Porto foi beneficiado noutras ocasiões, no âmbito do Apito Dourado, por exemplo, mas isso não justifica que seja punido desta maneira neste último caso.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Até Pinto da Costa apoiou o Benfica

«Depois do nosso clube, nós queremos que ganhe o clube dos nossos amigos. Por isso, é que eu numa final europeia já sofri tanto pelo Benfica como pelo FC Porto».

Esta frase foi dita por Pinto da Costa, a 2 de Dezembro de 1992, à Gazeta dos Desportos e integra uma colectânea de citações publicadas no livro «30 Anos de Mau Futebol», com o antetítulo: «As grandes (e as mais disparatadas) frases do futebol português».

Apesar de não estar referido no livro, o que está em causa é a final da Taça UEFA, em 83. O Benfica perdeu o jogo com o Anderlecht, na Bélgica, por 1-0 e, na Luz, não conseguiu mais do que o empate a um golo.

«É que o Benfica tinha como presidente o meu amigo Fernando Martins», justifica o presidente do FC Porto, alegadamente sem ironia.

Neste livro, encontram-se, portanto, grandes «pérolas» das personalidades do mundo da bola ,nos últimos 30 anos, desde Vale e Azevedo, a Fernando Chalana [aborda o recurso dos jogadores a prostitutas, mas dá a entender que era um "santo" neste aspecto], Jorge de Brito, Toni, Artur Jorge, Camacho [conseguiu dizer que o 1-0 nas competições europeias é melhor do que 3-1], Manuel Damásio [lembro-me da Operação Coração, mas não me recordava que tinha perspectivado uma Operação...Cabeça] Jorge Jesus, José Mourinho e outros notáveis não relacionados com o universo benfiquista, desde Sousa Cintra, no episódio em que Mark Knopfler foi confundido com um futebolista, Valentim Loureiro, Santana Lopes, Jorge Coroado, Octávio Machado, Veiga Trigo e Carlos Valente, entre outros figurões do futebol português. A não perder...

sábado, 1 de agosto de 2009

Agora só falta vender Luisão

Keirrison é o reforço do Benfica que foge ao que tem chegado, habitualmente, à Luz nos últimos anos: tem apenas 20 anos, é um craque já formado, segundo Argel, um supergoleador e não é por acaso que pertence aos quadros do Barcelona, uma verdadeira «máquina» a contratar jogadores. Ou seja, finalmente surge um jovem jogador de um colosso europeu, depois de explodir no Brasil, com idade para crescer, e, ainda por cima, atenuou-se o fantasma dos futebolistas que interessam ao Benfica, mas que acabam por ingressar no FC Porto.

Obviamente que o sucesso do K9 não está garantido, mas as perspectivas que o rodeiam são, de facto, muitas boas. Com as vindas de Júlio César - tenho dúvidas que seja melhor do que Quim ou Moreira - e, ao que tudo indica, de César Peixoto, agora só falta vender Luisão. Percebo que tenha fãs, porque marcou o golo do último título, é imponente, com bom jogo de cabeça, revela-se líder, relativamente carismático, mas um central que é sistematicamente humilhado por Liedson (claro que não é a única vítima do Levezinho) e possui a mesma mobilidade da estátua do Eusébio, sem ofensa para o Pantera Negra, não deveria integrar o plantel, quanto mais ser titular. Recentemente, foi eleito o melhor jogador do Torneio de Amesterdão, mas vejam como agiu no primeiro golo do Ajax: nem se mexeu...

É incrível que já tenha sido comparado a Mozer e Ricardo Gomes! Claro que é necessário um bom encaixe financeiro, mas se fosse genial, já teria saído do Benfica e convencido a Fiorentina, ou outro clube, a abrir os cordões à bolsa. Com ou sem Luisão, o Benfica precisa de um central em condições, embora tenha algumas esperanças na evolução de David Luiz, Sidney e Miguel Vítor. Além disso, gostei bastante de ver Roderick a jogar na pré-época. Este é que pode ser mesmo o sucessor de Mozer, uma vez que as parecenças não são apenas físicas, mas, também, técnicas.

PS: Não sei quais os motivos que originaram a saída de João Alves. No entanto, nunca concordei com a saída de treinadores que são campeões nacionais.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Muita parra, mas pouca uva

Bruno Carvalho mostrou, há dias, que tem tanto perfil para ser candidato ao Benfica, como o Bynia tem capacidade para jogar futebol, se exceptuarmos os lançamentos na linha lateral.

Garantia que Luís Filipe Vieira não podia ser candidato à presidência do clube, mas, neste aspecto, já foi derrotado por Manuel Vilarinho e, ao que parece, no dia das eleições, vai repetir semelhante «proeza».

O discurso de Carvalho está cheio de vulgaridades, lugares-comuns e contradições. Admite, agora, que Jorge Jesus pode ficar, caso seja eleito, depois de o ter crucificado e «inventado» Carlos Azenha, para o lugar de Quique Flores. Gostei quando comparou o treinador do Vitória de Setúbal a José Mourinho e a Guardiola, confrontado com o facto de Azenha não ser experiente, mas esquece a escola que ambos tiveram, por exemplo, no Barcelona, um como internacional de prestígio e outro como aluno de Bobby Robson...

Diz que o Benfica tem de contratar mais jogadores portugueses. Também eu, mas, neste cenário, esta vontade não é muito viável: ou será que está interessado em contratar Cristiano Ronaldo, Deco, Ricardo Carvalho, Bruno Alves ou João Moutinho? Como se percebe, facilmente, o clube não tem dinheiro para estes jogadores e os de médio plano, à excepção de dois ou três, para um Benfica ganhador, não interessam. Por isso, a aposta tem de continuar no mercado sul-americano, por exemplo. Se houver dúvidas, que tal pedir uns conselhos a Rui Alves? A última proeza foi «apenas» vender Nenê, um jogador que eu gostava de ver na Luz, ao Cagliari.

Admite que o Estádio da Luz não está pago, mas se estivesse é que seria novidade ou esperava que o Benfica, tecnicamente falido, já tivesse liquidado a obra? E o que Carvalho propõe? Contrair mais uma dívida, em primeira instância de 20 milhões de euros, junto de um banco estrangeiro. Nem questiono o facto de o recurso ser a uma instituição estrangeira, até por causa dos BPN e Banco Privado que andam por aí...No entanto, nem explica como resolve os problemas financeiros, nem aquela verba dá para um orçamento de futebol devidamente estruturado.

Depois, entre outros aspectos, preocupa-se com o facto de Luís Filipe Vieira ser sócio do FC Porto. Bruno, se isso fosse relevante tinha de apontar o facto de dizeres máior (com acento e tudo), de teres um «look» que me faz lembrar o Gabriel Alves há 20 anos e com menos 20 Kg, além de achares que o facto de teres sido mandatário de Francisco Assis no Porto é um feito notável.

O pior é que o cenário está assim traçado: de um lado, LFV recandidata-se, depois de oito anos e um campeonato ganho, entre outras incapacidades, e, por outro lado, existe Bruno Carvalho, que por mim não será mais do que um gestor do Porto Canal, bom ou mau, nem me interessa. Pode ser que com Jesus surja um...milagre!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ele já ganhou !

Luís Filipe Vieira vai continuar a ser presidente do Benfica, apesar da discutível utilidade que tem no nosso clube, e porque a oposição apresenta como candidatos Bruno Carvalho, cuja referência como treinador é Carlos Azenha (quem?), enquanto o Movimento Benfica, Vencer, Vencer consegue a «proeza» de convidar José Eduardo Moniz, o qual, como é óbvio, não foi «maluco» para aceitar um projecto quando faltam tão poucos dias para as eleições.

No entanto, Vieira, neste aspecto, não é nenhum parvo e continua a ganhar pontos à concorrência: até aposta em críticos, como Fernando Seara, e este, como tem pulso forte (?), não desdenhou mais um tempo de antena-extra (as autárquicas estão à porta), enquanto o nosso Eusébio também já está «contratado».

E ainda estou à espera de uma declaração do Mantorras a defender o padrinho. Quando isso acontecer, seis milhões de adeptos - incluindo eu, claro, se Vieira me oferecer o lugar de mandatário para a juventude - irão elegê-lo, esquecendo-se que, em OITO ANOS de LFV, apenas ganhámos UM CAMPEONATO, uma supertaça e uma Taça da Liga - não sei se me esqueço de algum troféu - e o espantoso é que, na entrevista dada à RTP N, refere que é preciso tempo: Ó amigo, quer mais tempo? Se mantiver esta média, o Benfica ganhará DOIS CAMPEONATOS em DEZASSEIS ANOS, um resultado talvez simpático para o outro clube da segunda circular...

Depois, enfatiza o benfiquismo do Rui Costa, como se isso fosse a única qualidade necessária para gerir o futebol do clube. Se fosse verdade, eu teria tanta ou mais qualidade do que ele para a função e não tenho, mas, por outro lado, não apostaria em Quique Flores, Balboa, Aimar ou manteria Luisão, Bynia e Mantorras no plantel. Contudo, o insucesso desta época começou quando perdemos o Rodriguez, um dos melhores jogadores do Benfica em 2007/2008, para o principal rival.

Luís Felipe Vieira refugia-se, também, na construção do Estádio da Luz. Como é óbvio, reconheço-lhe mérito pela obra, algum apenas, porque dá a sensação, pelo modo como fala, que fez tudo sozinho e que está a pagá-la do seu bolso. Todavia, o FC Porto também tem um estádio novo, e, tal como nós aproveitou a conjuntura favorável, devido à organização do Euro, mas continuou a somar títulos, ou seja ambas as situações são compatíveis.

Não me venham com a história de o FC Porto ser beneficiado pelas arbitragens, porque o Benfica também o é (mais ou menos, não me interessa), porque, enquanto dermos «tiros» nos pés, nem com todos os árbritos comprados vamos longe. Mais, para quem insiste na tese, lembro que o FC Porto também tem sucesso internacional e não me digam que controlam os homens do apito por essa Europa e mundo fora. Se fosse só pelas arbitragens, não venderiam jogadores como Deco, Bosingwa, Ricardo Carvalho e não estariam perto de encher os cofres com a transferência de Bruno Alves.
Perante estas circuntâncias, não percebo por que razão LFV reúne tantos apoiantes....

Apesar de tudo, não deixarei de esperar que, com ou sem Vieira, ganhe os jogos todos e tenha sucesso em todas as áreas.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A coragem de Quique

O Benfica foi a equipa que mais respeitou a Taça da Liga e, praticamente, actuou com a equipa que costuma ser titular, apesar de jogar com o FC Porto no domingo. Quique Flores podia ter «rodado» mais dois ou três futebolistas, mas apresentar uma equipa de reservas, como fez Jesualdo Ferreira, sem capacidade de lutar pela vitória seria, no mínimo, um disparate. Só admitiria uma situação diferente, caso o desafio no Dragão valesse a conquista do título de campeão.

Os jogadores do Benfica têm de disputar partida a meio da semana, com a mesma qualidade, respeitar a história do clube e os adeptos que se deslocam ao estádio para ver um encontro que começou a horas que só afastam público. Mais: estava em causa o acesso a uma final e, por isso, a possibilidade de conquistar o primeiro troféu nesta competição. Para combater a tendência de «poupar» futebolistas, a Liga de Clubes deveria ter «mão firme» e incluir no regulamento a obrigatoriedade de na Taça da Liga actuarem sete oito titulares do último jogo efectuado no campeonato.

Parece que Quique percebeu que Moretto não pode jogar no Benfica, mas, apesar de tudo, a exibição não foi brilhante: valeu pela bela jogada que originou o golo de Aimar e se há talento, não se percebo por que não há melhores actuações com mais frequência.

PS: Tive, na terça-feira, o primeiro contacto com o Benfica TV e vi esta entrevista de Anderson (ex-FC Porto e actualmente no Manchester United) que, no mínimo, é hilariante. Digamos que o inglês dele é...alternativo.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O que (não) disse Quique

Quique Flores ficou indignado com o rendimento de Reyes, alegando que deve jogar muito melhor, um cenário que o extremo, tecnicamente muito bom, já repetiu em clubes como Real Madrid, Arsenal ou Atlético de Madrid. Atitude semelhante já acontecera com Balboa, mas, com uma grande diferença: por muito que o sobrinho da mítica Lola Flores grite, o equatoriano nunca se transformará num futebolista com qualidade para representar o Benfica.

Em relação a Reyes, fica sempre a sensação que não tem um treinador que o saiba pôr na «ordem». Mais: gostaria que Quique Flores dissesse, em voz alta, por que razão o Benfica atinge o final da primeira volta a jogar de forma tão vulgar quando até já exibiu bons momentos ante Nápoles e Sporting, na Luz, por exemplo. Claro que o Benfica está «colado» ao FC Porto, mas, se mantiver este ritmo, a fuga do adversário tornar-se-á inevitável, mesmo que também não seja uma equipa brilhante.

Seria bom que explicasse, de forma convicta, por que motivo o Benfica não consegue nenhum dos três primeiros lugares na fase de adversários de qualidade mediana e até lhe perdoo que não fale na eliminação sofrida na Taça de Portugal.

Voltando a Balboa, como é que o Benfica gasta com este «craque» conhecido de Quique, desde «pequenino» e Aimar (não está em causa a qualidade futebolística, mas a fragilidade física) dez milhões de euros (dois milhões de contos, para quem ainda gosta de falar em escudos) ? E o que pensa Quique de a principal virtude de Binya serem os lançamentos laterais, porque, vê-lo com a bola nos pés, é para ficarmos à beira de um ataque de nervos.

Claro que o plantel do Benfica tem fragilidades, mas com Katsouranis, Reyes, Suazo, Reyes, Nuno Gomes, entre outros, há obrigação de produzir muito mais e, perdoem-me a brincadeira (ou não), mas Rui Costa ainda poderia ser útil no relvado, talvez mais do que...fora das quatro linhas.

Todavia, como respeito as hierarquias, Luís Filipe Vieira não pode passar imune neste momento do Benfica, uma vez que apenas um título de campeão é muito pouco na série de anos que tem como presidente e gestor da SAD. Claro que lhe reconheço algum mérito e há, até, quem o ilibe, garantido que resolveu os problemas financeiros do Benfica, o que não é totalmente verdade. É preciso não esquecer, também, que o Benfica é, acima de tudo, um clubes desportivo e, salvo raras excepções, os resultados têm sido pouco menos do que catastróficos.