Mostrar mensagens com a etiqueta taça da Liga. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta taça da Liga. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Este ano não há nada a fazer....

Este ano não há nada a fazer, os astros não estão do nosso lado no que toca a sorteios. Nem ter a Maya como benfiquista nos serve de alguma coisa!

Começou com a pré-eliminatória da Liga Europa, saiu-nos um grupo bastante equilibrado na fase de grupos da Liga Europa, o Guimarães na Taça de Portugal logo na 2ª eliminatória (não é desculpa para a eliminação prematura) e agora o sorteio dessa competição Menor, conhecida pela Taça da Cerveja, colocou-nos apenas num grupo bastante light: Nacional, Guimarães e Rio Ave. Duas equipas que estão no primeiro terço da classificação e uma que para lá caminha, mas que em comum apresentam-se num grande momento de forma e são um verdadeiro osso duro de roer.

Eu sei, o Benfica é o Benfica e tem obrigação de ganhar em todas as competições e não lamuriar-se do destino. A mim custou-me bastante a eliminação da Taça de Portugal que é uma competição muito mais simbólica do que a Taça da Cerveja. Ao contrário do que muitos comentaram que trocariam a derrota da Taça pela vitória contra os lagartos, eu não sou dessa opinião, primeiro porque o jogo contra o Sporting ainda não se realizou e depois porque nos custou a presença na final de uma competição que nos foge desde 2005 o que é muito triste para um clube que precisa da dinâmica de vitórias (não é com a conquista de Taça de Cerveja o ano passado que se vai lá).

Isto para dizer o quê? Temos um mês de Janeiro bastante complicado em termos de jogos para o campeonato, pelo meio dos jogos para a Taça da Cerveja temos duas deslocações difíceis, respectivamente, Rio Ave e Marítimo , terminando com a recepção ao Guimarães (vai ser um enjoo de jogos contra o Guimarães e Rio Ave). Na minha opinião, e tendo em conta o principal objectivo do Benfica que é ser Campeão Nacional, esta competição da Taça da Cerveja deve ser desvalorizada e deve-se jogar com a "equipa B" como se tivéssemos no grupo do FCP, com Leixões, Estoril e Portimonense. Acho que a prioridade é mais que óbvia e não me ofenderia a mim sermos eliminados dessa competição desde que a estratégia assumida fosse a referida.

Até lá ainda falta muito e o importante agora é a visita aos Viscondes!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A coragem de Quique

O Benfica foi a equipa que mais respeitou a Taça da Liga e, praticamente, actuou com a equipa que costuma ser titular, apesar de jogar com o FC Porto no domingo. Quique Flores podia ter «rodado» mais dois ou três futebolistas, mas apresentar uma equipa de reservas, como fez Jesualdo Ferreira, sem capacidade de lutar pela vitória seria, no mínimo, um disparate. Só admitiria uma situação diferente, caso o desafio no Dragão valesse a conquista do título de campeão.

Os jogadores do Benfica têm de disputar partida a meio da semana, com a mesma qualidade, respeitar a história do clube e os adeptos que se deslocam ao estádio para ver um encontro que começou a horas que só afastam público. Mais: estava em causa o acesso a uma final e, por isso, a possibilidade de conquistar o primeiro troféu nesta competição. Para combater a tendência de «poupar» futebolistas, a Liga de Clubes deveria ter «mão firme» e incluir no regulamento a obrigatoriedade de na Taça da Liga actuarem sete oito titulares do último jogo efectuado no campeonato.

Parece que Quique percebeu que Moretto não pode jogar no Benfica, mas, apesar de tudo, a exibição não foi brilhante: valeu pela bela jogada que originou o golo de Aimar e se há talento, não se percebo por que não há melhores actuações com mais frequência.

PS: Tive, na terça-feira, o primeiro contacto com o Benfica TV e vi esta entrevista de Anderson (ex-FC Porto e actualmente no Manchester United) que, no mínimo, é hilariante. Digamos que o inglês dele é...alternativo.