Este ano não há nada a fazer, os astros não estão do nosso lado no que toca a sorteios. Nem ter a Maya como benfiquista nos serve de alguma coisa!
Começou com a pré-eliminatória da Liga Europa, saiu-nos um grupo bastante equilibrado na fase de grupos da Liga Europa, o Guimarães na Taça de Portugal logo na 2ª eliminatória (não é desculpa para a eliminação prematura) e agora o sorteio dessa competição Menor, conhecida pela Taça da Cerveja, colocou-nos apenas num grupo bastante light: Nacional, Guimarães e Rio Ave. Duas equipas que estão no primeiro terço da classificação e uma que para lá caminha, mas que em comum apresentam-se num grande momento de forma e são um verdadeiro osso duro de roer.
Começou com a pré-eliminatória da Liga Europa, saiu-nos um grupo bastante equilibrado na fase de grupos da Liga Europa, o Guimarães na Taça de Portugal logo na 2ª eliminatória (não é desculpa para a eliminação prematura) e agora o sorteio dessa competição Menor, conhecida pela Taça da Cerveja, colocou-nos apenas num grupo bastante light: Nacional, Guimarães e Rio Ave. Duas equipas que estão no primeiro terço da classificação e uma que para lá caminha, mas que em comum apresentam-se num grande momento de forma e são um verdadeiro osso duro de roer.
Eu sei, o Benfica é o Benfica e tem obrigação de ganhar em todas as competições e não lamuriar-se do destino. A mim custou-me bastante a eliminação da Taça de Portugal que é uma competição muito mais simbólica do que a Taça da Cerveja. Ao contrário do que muitos comentaram que trocariam a derrota da Taça pela vitória contra os lagartos, eu não sou dessa opinião, primeiro porque o jogo contra o Sporting ainda não se realizou e depois porque nos custou a presença na final de uma competição que nos foge desde 2005 o que é muito triste para um clube que precisa da dinâmica de vitórias (não é com a conquista de Taça de Cerveja o ano passado que se vai lá).
Isto para dizer o quê? Temos um mês de Janeiro bastante complicado em termos de jogos para o campeonato, pelo meio dos jogos para a Taça da Cerveja temos duas deslocações difíceis, respectivamente, Rio Ave e Marítimo , terminando com a recepção ao Guimarães (vai ser um enjoo de jogos contra o Guimarães e Rio Ave). Na minha opinião, e tendo em conta o principal objectivo do Benfica que é ser Campeão Nacional, esta competição da Taça da Cerveja deve ser desvalorizada e deve-se jogar com a "equipa B" como se tivéssemos no grupo do FCP, com Leixões, Estoril e Portimonense. Acho que a prioridade é mais que óbvia e não me ofenderia a mim sermos eliminados dessa competição desde que a estratégia assumida fosse a referida.
Até lá ainda falta muito e o importante agora é a visita aos Viscondes!