quarta-feira, 25 de março de 2009

Votação

Fui alertado por este post para a votação que está a decorrer com o intuito de eleger o melhor futebolista da taça da liga(Carlsberg cup).
Ao que parece o jogador que lidera a votação dá pelo nome de Peitaça ao Lucilio.
Eu fiz a minha parte.

terça-feira, 24 de março de 2009

Agora algo mais importante

Continua este blog a ser sede da partilha de opinião, expressão critica ou abonatória, com toda a certeza, todas pelo Benfica.
Pude ler, desde o passado sábado, post's e comentários aos mesmos, que ultrapassam o teor que rege este forum.
Sem qualquer intenção de ferir pessoalmente quem quer que seja, percebi ter havido um entendimento contrário a este meu principio que, e quem me conheçe pessoalmente pode seguramente atestar, é assente no respeito pelo próximo.
Desta forma, publicamente, apresento as minhas desculpas por alguma expressão menos feliz que possa ter usado, na certeza porém de que nunca e em circunstância alguma foi, é ou será meu intuito ofender o(s) meu(s) interlocutor(es).
A todos e ao Pelicano em particular.

Saudações Benfiquistas

Saber ganhar

Como era de esperar o circo em torno da taça da liga está montado. Não estou preocupado, alarmado ou sequer afectado com a postura do Sporting e o mesmo digo para a comunicação social, que tenta a todo o custo tirar dividendos desta situação. Cada um tem o seu papel e faz uso do seu momento, tudo o mais, pouco interessa.
Ontem fiquei expectante e agradado, perante a marcação de um comunicado oficial. Achava que o Benfica devia assumir a sua posição com base em 3 parâmetros principais:
1ª Demarcar-se da arbitragem, assumir que o Sr. esteve mal e que efectivamente errou no lance de maior consternação, assim como errou em muitos outros lances com prejuízo do Benfica;
2º concordar com o Sporting, que efectivamente o futebol em Portugal está podre e que precisa de uma limpeza, é por isso que o Benfica tem lutado. Até então os ora reclamantes têm andado calados, mas saúda-se a sua luta por um fim que ambos desejamos;
3º Defender o plantel e equipa técnica. Dizer a viva voz que o Benfica ganhou com mérito porque foi mais forte nas penalidades. Pôr fim às especulações que davam o jogo como fulcral para a continuidade do Quique, assumir de uma vez que este será o treinador para o resto da temporada e para a próxima (sobre este tema falarei noutra altura). Temos um projecto que é para continuar.

O que assistimos não foi a nada disto, por intermédio do nosso Director de comunicação demos uma triste representação do que é ser o Benfica. Acusámos os nossos rivais de não saber perder, e tivemos uma atitude de quem não sabe ganhar. A ostentação de uma taça, perante a realidade e dor dos nossos adversários é pobre e não representa a nossa grandeza. Os outros e as suas atitudes deverão ser irrelevantes, o que nos deve mover são as nossas próprias atitudes e a defesa dos nossos.

Se há coisa que me alegrou na presente temporada foi a nomeação de um director de comunicação que fosse a voz da direcção e por extensão do clube, essa alegria não se deveu à pessoa escolhida, ainda que o seu curriculum falasse por si de uma forma positiva, mas sim o cargo. Este representava o silêncio de LFV e isso só podia ser bom.
Depois de um inicio tímido, em que o silêncio foi por diversas vezes desesperante, aqui e ali foram surgindo algumas aparições interessantes, no entanto as duas últimas intervenções foram no mínimo fracas e de muito mau gosto. Uma primeira a criticar o Gaspar Ramos, e este comunicado de ontem perfeitamente ridículo.
Se a ideia de ter um director de comunicação for para manter este tipo de conteúdo, então o melhor é dispensá-lo, sempre se poupa no ordenado, e do LFV já todos estamos habituados.

domingo, 22 de março de 2009

Parabéns e Obrigado Aos Treinadores e Jogadores

A cada dia que passa mais me convenço que o Benfiquista é o pior inimigo do Benfica, até no dia da vitória. Ganhámos um troféu objecto raro nos últimos anos, depois de uma arbitragem habilidosamente enquadrada no sistema de jogo do adversário, do tipo até ao pescoço é canela mas mesmo assim alguns de nós conseguem gastar tempo a dar eco ao único lance em que o juízo do homem do apito tendeu para o nosso lado. E não tenham dúvida que o fez convencidíssimo que estava absolutamente certo do que vira. Toda a sua actuação ao longo da partida justifica o que escrevo. Bastaria enumerar os inúmeros exemplos que o amigo JML já escreveu ou publicar a comprometedora foto da jogada do golo da actual sucursal de Lisboa do FCP.
Viremos é a nossa atenção para a acção do conselho disciplinar da Liga aos inquéritos e consequentes castigos a aplicar que se impõem a toda comitiva perdedora pelo seu comportamento ou declarações consoante os casos. Em especial a Soares Franco que de uma forma patética afirmou ter sido roubado e decidiu não falar mais a Lucílio Baptista. Longe vão os tempos de algum provável café acompanhado de algum envelope, a exemplo das “boas práticas” do seu principal inspirador, companheiro e presidente da casa mãe que lhe garantiu o segundo lugar na passada temporada, tendo o mesmo Lucílio como protagonista. Lembram-se do Boavista-Benfica e do Sporting-Maritimo? Caso não se recordem procurem nos arquivos.

A terminar quero apenas que saibam que fui ao Algarve e no fim comprei um cachecol que diz EU ESTIVE LÁ e tenho tanto orgulho nesta vitória com em qualquer uma da nossa história. Acrescida de um forte sentimento de solidariedade que despertou em mim uma vontade imensa de abraçar um a um toda a equipe técnica e jogadores pela conquista do troféu mas acima de tudo pela luta desigual que travam todas as semanas sem choros nem lamentos e infelizmente sem a protecção devida contra um sistema de actuação permanente e sem vergonha.
VIVA O BENFICA, VIVAM OS SEUS TREINADORES E JOGADORES.

P.S. não percebo como se pode escrever um post com o seguinte titulo ISTO DE GANHAR TROFÉUS À PORTO...

P.S. estas defesas do Quim não caíram do céu. O Quim que conhecíamos não se lançava nas gp da forma que o fez. Mérito a dividir com quem o treina.

P.S. se existe coisa que nada me incomoda nas vitórias do Glorioso são os comentários de quem quer que seja muito menos de lagartos ou tripeiros. Vivo muito bem com eles.

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (ou os Poetas da Desgraça)

Caros leitores e amigos

Caso tenham passado a noite de 21/03/2009 no cinema, a dormir, em viajem ou numa qualquer outra actividade isolada, deixem-me lembrar de um facto:
O SL Benfica ganhou a Taça da Liga !!!
Estou convicto de que os post até agora colocados resultam de....má fé (ou talvez de um anti-benfiquismo primário) ou ainda do sono profundo em que alguns cairam.
O SL Benfica ganhou a Taça da Liga !!!
Quando os resultados não aparecem, entendo que os ferverosos criticos que escrevem neste blog, venham a terreiro, com todo o ferro e fogo oprimido sabe-se lá por quê e por quem, deitar abaixo tudo e todos os que diáriamente trabalham para fazer um SL Benfica cada vez maior e melhor. Não vos estou a dar qualquer razão mas obviamente que respeito as opiniões, apesar de considerar a maioria delas absurdas (quando toca à critica gratuita).
O SL Benfica ganhou a Taça da Liga !!!
Com resultados, como foi o caso da noite de 21/03/2009, então não é que, ainda assim, há quem desvirtue a vitória?
Das duas, uma. Ou ceguei ou alguém cegou. Não acredito em Profetas, muito menos de desgraças. Para isso já basta o país onde vivemos.
Depois de um jogo tácticamente quase perfeito (uma falha que deu golo ao adversário), oportunidades de sobra para ganhar por margem folgada (mais uma vez a infelicidade do Nuno e os ferros da baliza a ditar a regra), depois de mais uma vez termos sido vergonhosamente prejudicados por uma arbitragem já habitual do batista (qual jogo na espelunca do campo grande onde derlei e rochemback deviam estar na rua aos 20' da 1ª parte), depois de um penalty que ficou por marcar sobre o David Luiz, depois de uma mobilização fantástica de benfiquistas que, mais uma vez, deram um exemplo cabal do sentimento reinante,.......consigo ler linhas, linhas e mais linhas de criticas. É tudo varrido ! O Quique, o Adjunto, as ironias sobre os desenhos (qual Almanaque do Patinhas), o "bluff" Aimar, o Nuno (não renovar????),.....
Caso ainda não se tenham apercebido, O SL Benfica ganhou a Taça da Liga !!!
Ponham lá a mão na consciência, reflectir se fizerem o favor e no fim, caso não se vislumbre mais nada, há sempre uns livros para ler. O do Saramago é interessante.

Saudações Benfiquistas

ISTO DE GANHAR TROFÉUS À PORTO...

... não tem tanta piada como se poderia pensar. E pior ainda, há que concordar com o Pelicano, quando ele diz que à conta disto ainda vamos ter que ouvir muito, sobretudo se as coisas correrem bem no campeonato.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Combater para Exigir

A estatística não é uma ciência exacta e no futebol muito menos e no futebol nacional a exemplo de qualquer outra regra pouco ou nada conta. Razão pela qual não vou esgrimir números. Apenas sublinho pela enésima vez que o último campeonato ganho foi com o menor nº de pontos de sempre e aconteceu porque se abriu o dossier Apito Dourado. Esse titulo não se explica por estatística mas sim por cuzinho apertado para muitos que voltou a folgar de forma vergonhosa, especialmente na presente temporada. No assunto da corrupção estamos de acordo na constatação óbvia da sua existência mas divergimos na dimensão da sua influência. Para mim ela é absolutamente decisiva no insucesso do clube. E a não assimilação desta verdade eternizará o nosso insucesso por muito mais anos. Pois estou convicto que parte substancial das actuações das direcções dos clubes são influenciadas pela vox-pop dos seus associados. E se estes maioritariamente dão mais importância à avaliação semanal da performance da equipe que trabalha em condições altamente “desfavoráveis” em detrimento do combate aos batoteiros, nunca alcançaremos a verdade desportiva desejada e o nosso estádio passará a ser numa máquina trituradora de treinadores e jogadores. Pior validamos a desleal competição, porque á sempre um Pedro Ribeiro disposto a explicar a nossa culpa e os méritos do campeão.
Em resumo a minha exigência principal não é o nível exibicional, a minha exigência é ser campeão. E para isso acontecer tenho que focar o meu discurso no combate a quem não nos permite. E julgo que estarás de acordo comigo que os responsáveis não são o Quique nem os jogadores que orienta.

p.s.

Plantel superior - não concordo apenas 4 nomes superiores aos actuais nas respectivas posições e que chegaram a estar juntos durante uma temporada:
- Rui Costa
- Petit
- Simão
- Micolli
- Karagounis

Horriveis exibições, que dizer do futebol praticado no nosso estádio que deixava Camacho sem fala nas conferências de imprensa e a rezar aos santinhos para que o Presidente o demitisse. E os nossos rivais que grandes jogos têm feito para andarmos tão desesperados com a performance da equipa. O clube do regime foi incapaz de ganhar-nos um jogo. E em ambas as partidas precisou de uns valentes empurrões, leia-se grandes penalidades. Na Catedral antes de ser agarrado Lucho estava em clara posição de off-side e na Antas o Pedro Proença viu o que vê sempre nos jogos do Glorioso. Com o Porto B presenciámos uma indiscutível vitória em casa e na deslocação ao sambódromo como escrevi no momento apropriado e passo a citar-me “Apesar de tudo fomos superiores na 1ª parte e foram precisas inúmeras contingências para perdermos. Exemplos:- as faltas não assinaladas sobre o Aimar (levou uma chapada na 1ª jogada do desafio; sofreu uma grande penalidade não apontada que no seguimento da jogada irá surgiu o primeiro golo do adversário, etc) que alteram toda a dinâmica do nosso futebol e que adivinho virem a ser negativamente decisivas no futuro*; - o perdão às sucessivas “quase agressões” de Rochemback, Liedson e Derlei que justificavam a expulsão.

Peço desculpa pelo português mas a hora já vai adiantada

quarta-feira, 18 de março de 2009

Números

Por vezes quando existem diferenças de opinião nada melhor do que consultar os números de forma a exemplificar e consubstanciar opiniões.
Ao que parece para alguns Benfiquistas não existe razão para criticar a actual direcção, equipa técnica ou jogadores, tudo porque a verdade desportiva é um mito, a corrupção é reinante e temos sido empurrados para baixo. A desculpabilização parte sempre do principio que a responsabilidade do fracasso é externa e não interna. Já o disse várias vezes, até porque é um facto mais ou menos provado aos olhos de qualquer invisual, que a corrupção existe e é um dos factores que tem condicionado os resultados do Benfica, mas mantenho que tal não é a principal razão, muitos factores internos têm ajudado e de que maneira a que tal aconteça. O problema da verdade desportiva existe há vários anos, não é algo que nasceu na presente temporada. Há 4 anos quando fomos campeões já existia, e nos anos seguintes continuou a existir, não se notam diferenças. As diferenças notam-se na nossa capacidade em combater essa teia, quer a nível de direcção quer nas performances da equipa dentro de campo.
Analisando os números:
- Na presente temporada, à 22ª jornada, em meados de Março, estamos em 3º lugar com 43 pontos, fomos eliminados da taça em Novembro e tivemos uma participação medíocre (e estou a ser simpático) na taça UEFA (julgo que não terá sido por causa das arbitragens), vale-nos uma final na taça da Liga que espero ganhar;
- Na horrível época transacta, com uma equipa miserável, sem director desportivo, com 3 treinadores, em Março à 22ª jornada estávamos em 2º com 40 pontos, íamos jogar as meias finais da taça de Portugal (tendo sido eliminados numa segunda parte em que fomos literalmente empurrados para trás pelo Sr. do apito - lá está a tendência manteve-se), nas competições europeias ficámos em 3º do grupo da Liga dos Campeões o que nos permitiu ir à UEFA e sermos eliminados apenas nos quartos de final;
Acresce a estes números as horríveis exibições que a equipa nos tem presenteado, temo que bem piores que na época anterior, ou seja, os árbitros são os mesmos, a teia que envolve este vergonhoso campeonato é a mesma, a equipa está protegida por um Director Desportivo consensual, o investimento em jogadores foi elevado, a qualidade do plantel em comparação com os anteriores é inegavelmente superior, e a sugestão de muitos Benfiquistas é que devo ficar calado de uma forma totalmente permissiva e desculpabilizadora!!!
Meus amigos, a minha exigência para com a equipa não é de vitória no campeonato, eu sei e concordo que isso é dificílimo fruto das condicionantes que todos sabemos, agora tal não serve de desculpa para a qualidade do nosso jogo e para justificar certas substituições ou declarações do nosso treinador. Já o disse e reafirmo que defendo que o Quique fique no Benfica pelo menos durante 2 anos, mas já é tempo de ele perceber que a equipa assim não vai a lado nenhum, e somos nós que lhe temos que exigir isso (sempre com a premissa que no dia do jogo o apoio será total).
Se por isto sou bota abaixo, tudo bem respeito e ajudo, serei bota abaixo deste futebol medíocre e destes espectáculos miseráveis a que tenho assistido.

terça-feira, 17 de março de 2009

Tiro no Pé

Finalmente o exemplo perfeito do discurso que nos condenou ao calvário que vivemos (ver o post abaixo). E, como convém, para maior credibilidade, protagonizado por um ilustre que opina com "equidistância e frieza". Leia-se, sempre pronto a espetar uma farpinha nos da casa a exemplo do que assistimos todas as semanas nos espaços televisivos com paineleiros residentes. São 4 minutos e 25 segundos de verborreia a malhar na equipa técnica e nos jogadores. Em momento algum se lembra os inúmeros jogos de resultado fabricado (Leixões, Setúbal, Nacional, Belenenses, Porto) como ainda se refere a batalha campal do Restelo como argumento de tese. Brilhante. Para este depoimento assumir importância de mandamento só faltou dizer que deviam-nos subtrair 2 pontos pelo jogo contra o Braga e que o último campeonato que vencemos fomos levado ao colo. É de fazer inveja aos melhores post dos blog rivais.
Juntem-se a ele e depois queixem-se.

Concordo

Video do Pedro Ribeiro sobre a actualidade do Benfica com o qual concordo em absoluto.

domingo, 15 de março de 2009

Na Defesa dos Direitos dos Trabalhadores

Ao contrário do que escreve o Pelicano eu começo por dizer que o maior erro de LFV foi precisamente calar-se. E o resultado do seu silêncio tem sido nefasto. Vejamos, é preciso recuar muito mas mesmo muito no tempo para encontramos uma temporada do nosso campeonato tão “encomendada” como a presente. Quando estávamos na liderança e a realizar exibições meritórias em crescendo fomos literalmente empurrados para baixo enquanto o inverso ocorria com os nossos mais directos adversários. E não foram casos avulso ou lances duvidosos, foram roubos escandalosos, no campo e fora dele (sumaríssimos). Nessa altura impunha-se que o Presidente ou o tão idolatrado e respeitado Director partissem a loiça toda em defesa da equipa e do clube mas nada aconteceu e o à vontade com que os senhores de preto apitam os nosso jogos continuou a exemplo do jogo de ontem. (o nº de faltas cometidas e não assinaladas sobre Aimar e a permissividade disciplinar concedida a quem o marca é uma vergonha e depois lá se vai o fio de jogo)
O travão principal à natural evolução do jogo de uma equipa em ano zero (há quem não se lembre mas Quique chegou este ano assim como parte significativa do plantel) vem do sítio de sempre para qual a maioria dos sócios do Benfica nunca é tão célere apontar o dedo como o faz à incompetência de quem treina ou de quem joga de àguia ao peito. A verdade, factualmente falando, é só uma e não me cansarei de a escrever, caso houvesse arbitragens isentas o Glorioso comandava a Liga com vantagem confortável e tendencialmente maior do que a espectável porque a dinâmica de vitória era a nosso favor. Com consequências nefastas para os nossos rivais. A título de exemplo poderíamos afirmar que provavelmente depois do desaire de Munique Paulo Bento já nem estaria no banco do Sporting.

Eu não gosto da palavra culpa, prefiro a palavra responsabilidade. LFV não tem culpa da máfia que impera no nosso futebol, mas tem a responsabilidade de todos os dias a denunciar em defesa daqueles que defendem as cores do nosso clube e que vêem frustrado o sucesso do seu trabalho pelo vício das regras.

Sábado lá estarei, pelo Benfica como sempre mas também muito pela equipa técnica e jogadores a quem lhes tem sido vedado vencer a prova principal da nação sem a devida denúncia.

Novo ciclo

Ontem 47.102 pessoas deslocaram-se ao estádio da luz para assistir ao fim de um ciclo e à necessidade de se iniciar um novo (carregado de esperança).
Quando cheguei ao estádio, logo me interroguei do porquê de ali estar. Tinha saído do jogo de basket ao intervalo (já estava decidido) para ir ver o futebol, e perante o Hieronimos e o Pelicano procurava razões para esse facto. Ao ver tanta gente no estádio acalmei e pensei, o problema deverá ser meu, provavelmente sou eu que exijo demais da equipa, pois apenas as vitórias interessam, e as exibições que consubstanciam essas vitórias pouco importam. O problema é que desta feita não ganhámos, perdemos com um golo irregular diram alguns, o que é verdade, mas jogámos alguma coisa?, mais, com excepção do Napoles e Sporting alguém se lembra de uma boa exibição do Benfica em casa no decurso da presente temporada?
Quique tem estas afirmações sobre o jogo de ontem "Fizémos um bom jogo o que correu mal foi o resultado. Quase não tive que fazer correcções" e "Não sei se os assobios eram para mim ou para o Cardozo. O público não estava com ele." Hein?????
Relembro que o Benfica fez um treino ligeiro no Domingo, folgou segunda e terça e treinou apenas na Quarta, Quinta e Sexta.
O problema deste jogo não está na derrota, está sim na implicação da derrota. Já o assumi por diversas vezes que face ao avultado investimento efectuado a importância de resultados positivos para o equilibrio financeiro eram vitais, logo o apuramento para a Liga dos Campeões não é apenas um objectivo é uma necessidade. Estamos perto de pelo 4º ano consecutivo ficarmos atrás do FCP e SCP, o que é muito negativo, principalmente se avaliarmos as condições de trabalho que existem na presente temporada face às demais épocas.
Em ano de eleições estamos a escancarar portas e janelas para o aparecimento de oportunistas e vigaristas a concorreram à presidência do clube, o que face aos resultados desportivos, terão uma elevada % de sairem vitoriosos, e é por aqui que devemos começar a preocuparmo-nos com o resultado de ontem e com os que aí vêm.

A ficção de Quique

O Benfica foi a equipa mais forte na primeira parte, criou diversas oportunidades de golo, na sequência de excelentes combinações de Pablo Aimar, Reyes, Di Maria e Cardoso (que quarteto notável!), quase sempre executadas a um ritmo alto, com pormenores técnicos requintados, deixando a defesa do V. Guimarães totalmente atordoada. Cardoso bisou, Pablo Aimar marcou, pela segunda vez consecutiva, e só o poste e Nilson impediram que os encarnados chegassem ao intervalo com uma goleada mais expressiva.

Aquelas linhas não passam de pura ficção e poderiam ser um complemento à frase de Quique Flores no final do jogo com o V. Guimarães: «Fizemos uma boa primeira parte». Não sei o que se passa com o treinador espanhol: viu outro jogo ou os critérios de exigência são tão baixos que estar empatado, ao intervalo, com o Vitória Sporting Clube (segundo a designação do benfiquista Cajuda) já é positivo? Ficou perturbado perante o facto de o jornalista da Sport TV não ser a Alexandra Lencastre, a qual, tal como o Benfica, também já conheceu melhores dias?...

Quique Flores não me surpreende, pelo menos pela positiva, como treinador, mas costuma ter um discurso interessante, mas hoje nem isso...E o que esperar de um técnico que está satisfeito com este primeiro tempo do Benfica? Nada, ou muito pouco, claro.

Depois deste jogo, fiquei, finalmente, convencido de que o título não é mais do que uma miragem. O Benfica, neste momento, é uma equipa composta de jogadores bons (refiro-me ao tal quarteto de há pouco) que não rendem e outros (a maioria) vulgares e vê-los a em campo, ontem, foi penoso: sem talento, classe, velocidade, espírito de sacrifício, técnica e capacidade de explosão, à excepção de duas ou três míseras jogadas. Nem mereceram a presença de mais de 47 mil espectadores, que tornaram o encontro no quinto mais visto na Liga.

O Benfica está, assim, bem preparado para discutir, na final da Taça da Liga, o título de Pior Equipa da Segunda Circular. Só de pensar naquela segunda parte em Alvalade perante uma equipa que sofreu doze golos do Bayern, não tão forte como noutros anos, pelo menos na Alemanha, dá-me vontade de fugir para o Pavilhão da Luz e esperar que a equipa de basquetebol comece a brilhar.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Promessa de candidatura

Respeito a forma, não aprecio o estilo.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Um grande benfiquista

Recordá-lo-ei sempre como o Presidente da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica. Outros depois dele ocuparam o cargo. Ele próprio assumiu diferentes funções no futebol português, mas, para mim, será sempre o homem que dirigia as reuniões magnas dos associados, algumas delas bem difíceis, como as que permitiram a contratação de futebolistas estrangeiros. Era no tempo em que ainda não havia SAD e ali se resolviam os mais importantes assuntos do clube. Não posso dizer que o conhecesse bem - terei trocado consigo algumas palavras de circunstância duas ou três vezes -, teria virtudes e defeitos, mas habituei-me a admirá-lo. Com a sua morte, vai-se mais um pouco da história do Benfica. É mais um dos dirigentes emblemáticos que povoam a minha memória benfiquista. Vivia o clube de forma intensa e isso já constitui uma qualidade. Esta é a minha singela homenagem ao Juiz Desembargador Adriano Afonso, um grande benfiquista, que faleceu ontem, aos 81 anos de idade.

(Publicado em simultâneo no 'blog' Sector b32)

quinta-feira, 5 de março de 2009

Falência ou talvez não!!!

Esta semana tem sido marcada pela discussão em torno das contas dos três grandes. Pela blogosfera tenho lido análises interessantes sobre o assunto, mas cujo abordagem central, é feita por comparação com os nossos adversários desportivos. Muito sinceramente estou-me a borrifar para as contas dos outros, interessa-me fundamentalmente as nossas contas e a sua apreciação no sentido positivo ou negativo não fica dependente de serem melhores ou piores que os demais opositores.
A verdade no que concerne à recente apresentação de resultados é que o Grupo SLB apresentou prejuízo, sendo que esse prejuízo resulta naturalmente dos custos se sobreporem às receitas. Podemos aqui especular e justificar que estas contas surgem num ano em que optámos por não realizar receitas extraordinárias com a venda de jogadores, e num ano em que não participámos na Liga dos Campeões, mas na minha opinião esta situação não é justificativa é sim atenuante. As nossas contas estão assim dependentes de receitas extraordinárias, logo estão longe de estar equilibradas.
Os custos com ordenados aumentaram cerca de 11%, reflexo do investimento no plantel. É um aumento significativo que se torna algo preocupante por se dever em parte ao pagamento de 2 jogadores emprestados (Suazo e Reyes) que não representam activos para o clube, sendo que a questão que devemos colocar, ou que eu coloco é:
- Caso o investimento efectuado e que resulta nos resultados em apreço não tiver os devidos efeitos desportivos, é possível manter a actual estrutura?
A resposta imediata é não. Caso não existam resultados desportivos teremos que abdicar dos nossos jogadores mais importantes e valiosos sob pena de entrarmos numa situação financeira preocupante.
Não quero com isto dizer que estamos numa situação periclitante ou mesmo de grande alerta, mas os dados lançados estão também bastante longe da tão proclamada saúde financeira.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Táctica Inimiga

A propósito do post do camarada MNM.
É de um mau gosto desnecessário refugiarmo-nos na mais barata das demagogias para defesa dos nossos pontos de vista. E falo obviamente da referência salarial e do argumento (ou falta dele) do tipo até eu que não sei nada do assunto e cito ”que não treino os jogadores todos os dias e nem recebo 150.000 euros".
Vivemos num país livre e cada um recebe o que negociou no dia da sua contratação e estamos sempre a tempo de procurar melhor. Economicamente falando sai mais barato pagar prestações mensais do que indemnizar por inteiro de uma só vez. De tiros nos pés está o Benfica farto.

O David Luiz é um central não se deve adaptar a defesa esquerdo. Já o Aimar e o Suazo podem adaptar-se a extremos. O Reyes que é um extremo passa a jogar a 10. Engenhoso sem dúvida. Metade da época decorrida e mandamos para as couves todo o planeamento de uma temporada adaptando uma nova táctica. Genial.

p.s são estas correntes opinativas que estão a transformar a um ritmo galopante o ambiente dos jogos na Luz num verdadeiro Inferno... mas para os da casa... e desde o primeiro minuto.

É tempo de ganhar

Com a derrota em Alvalade, ficámos a 4 pontos do primeiro, uma situação que não deixa de ser desconfortável. Há até quem aponte o jogo de amanhã entre FC Porto e Sporting como decisivo para o que resta do campeonato, considerando que uma vitória portista o resolve. Não concordo. Afastará, provavelmente, o Sporting da corrida, mas não a nossa equipa. O que os nossos jogadores têm de começar a fazer é ganhar. E isto significa mais do que um ou dois jogos. Temos de ter agora uma série de, pelo menos, 5/6 jogos seguidos com triunfos. Só assim deixaremos bem claro que somos candidatos ao título e eventualmente merecemos repetir o feito de 2004/2005. Até agora, perdoem-me os que discordarem, o Benfica não mostrou ser melhor do que o FC Porto e o Sporting. Não, não me esqueço das influência dos árbitros, a que infelizmente há muito estamos habituados. Bastaria que os Pedros, o Henriques e o Proença, não se tivessem 'enganado' uma vez e os líderes seríamos nós. Mas isso não invalida os equívocos da nossa equipa: a dispensa do Léo, a colocação do Ruben Amorim na direita, a insistência num meio-campo com Katsouranis e Yebda, etc. De tal forma que, como se comprova pelo 'post' anterior, nesta fase da época, ainda discutimos tácticas e a posição dos jogadores em campo.

Neste momento, não aceito mais desculpas. A equipa só tem 50% de vitórias em jogos oficiais (felizmente, há os 100% da Taça da Liga, caso contrário, este saldo seria negativo) e esses não são números de campeões. É hora de jogadores como Suazo, Reyes e Aimar serem mais do que nomes; de o treinador deixar de ser tão receoso; de a equipa mostrar que sabe trocar a bola e pressionar o adversário quando este a tem. Mas é tempo sobretudo de começar a ganhar sempre. A começar hoje, diante do Leixões. Será um jogo difícil? Sem dúvida. O árbitro é o Lucílio Baptista? Que façamos o suficiente para ele anular um golo limpo no final sem isso nos tirar a vitória. O adversário ganhou no Porto, em Alvalade e em Braga? Não quero saber. Se isso assusta os nossos jogadores e treinadores, então digam-nos já, para não termos ilusões.

Como já referi num 'post' anterior, não acredito que o nível exibicional da equipa melhore muito, mas continuo a crer na conquista do título. Só depende de nós. Mesmo que o FC Porto amanhã ganhe ao Sporting. Se formos somando vitórias, bastará um deslize portista para nos colarmos a eles, pressionando-os. Eu acredito. E os nossos profissionais?

PS - De cada vez que é levado na finta de um adversário que, depois, centra para golo, o Sidnei deixa de ser convocado. Não compreendo...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dissertações tácticas (o acordo ortográfico que se f...)



Tem sido muito discutido ultimamente que o sub-rendimento do Benfica (particularmente ao nível da dinâmica e jogo e criatividade atacante) tem estado relacionado com algum mau aproveitamento e posicionamento táctico, incluindo alguns erros de casting que não aproveitam da melhor forma as características de alguns dos nossos jogadores. Custa-me um bocado o facto do Quique se resignar à ideia de não querer utilizar o Suazo e o Cardozo simultaneamente.

Deste modo, para mim, que não treino os jogadores todos os dias e nem recebo 150.000 euros para o fazer, a arrumação táctica que melhor aproveita os recursos e as características dos jogadores que temos neste momento, seria esta que o diagrama mostra:

1. Suazo a Extremo-direito, deambulando para o meio com o "over-laping" do Maxi. Em lances de contra-ataques rápidos (tipo cantos adversários e recuperações de bola semelhantes) poderá ser o homem mais adiantado e ser lançado em velocidade. Em situação de ataque continuado poderá com a sua velocidade ganhar a linha com facilidade ao defesa contrário e provocar desequilíbrios. Teria muito mais espaço para jogar como gosta e de modo a que a equipa beneficiasse mais das suas características.
2. Aimar a Extremo Esq, jogando um pouco à imagem de Simão, fazendo diagonais para o meio com frequência (Se pensarem um pouco os dois têm algumas características muito semelhantes: rápidos qb, boa aceleração, muito bons tecnicamente, jogam c/ os dois pés, embora o Aimar passe melhor e o Simão remate melhor).
Deste modo o Aimar fugiria das marcações do miolo e teria mais tempo para pensar e executar, evitando o confronto físico de onde invariavelmente sai prejudicado.
3. Reyes a 2º Ponta de lança, mas jogando de trás para a frente (Claro que o prefiro ver a extremo puro, mas esta solução passa por beneficiar o Aimar). Podendo trocar posicionalmente com Aimar quando este deriva para o meio. Capacidade de transporte de bola. O facto de jogar mais no meio pode ter mais oportunidades de usar o bom remate de meia distância que tem.
4. David Luiz a central. Podemos chamar durante 5 anos "Cavalo" ao burro lá da quinta, mas ele será sempre um burro. Não vamos querer fazer de um central um lateral esquerdo, com o acréscimo de ao colocá-lo do lado esq, estar sempre a defender com o seu pior pé as investidas do extremo da equipa adversária.
5. De resto é mais ou menos tudo na mesma, sabendo-se que a contratação de um defesa esquerdo de nível será prioritária.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Exigência

Tenho pautado o meu discurso desde que escrevo neste nosso blogue por uma critica constante à gestão desportiva do clube. Não corre em mim nenhum propósito de candidatura à presidência do clube, nem tão pouco a doença do Sr. Rui Santos de criticar tudo e todos por qualquer motivo. Entendo a critica como a procura da perfeição, por mais longínqua que esta seja.
Em anos anteriores foquei a critica na politica desportiva do clube, mais exactamente na sua ausência. Tenho para mim que triturámos treinadores injustificadamente. Sinto que Camacho poderá ter sido um deles (e eu estava farto dele, pois não conseguia perceber onde é que estava o trabalho semanal), mas o verdadeiro problema situava-se acima do treinador e isso foi por diversas vezes focado por todos nós.
Na presente temporada as coisas a este nível foram melhor conduzidas, o Rui Costa apareceu e parece ter um rumo definido para o clube, levará o seu tempo a chegar ao patamar desejado, mas estou em crer que tal ocorrerá, mas uma coisa já foi conseguida, um plantel de qualidade e condições para trabalhar o que forçosamente acarreta mais exigência para todos, nomeadamente treinador e plantel. Não se pode exigir nesta época o mesmo que era exigido em épocas anteriores, é preciso mais, porque está ao nosso alcance.
Para mim é notório que o plantel está mal aproveitado, e estamos na eminência de desaproveitar uma oportunidade pouco vista nos últimos anos (o FCP está mais fraco). Não quero com isto dizer que o titulo é obrigatório, que deveríamos despedir o treinador, etc. Acho é que podemos e devemos exigir mais da equipa e fundamentalmente do treinador. Considero o Quique um homem inteligente com um discurso fantástico mas que mantém uma concepção de jogo desadequada com o nosso campeonato e com a própria equipa. Este facto poderá ser nefasto para a nossa classificação na presente temporada adiando a vitória. É tempo de perceber isso, contudo, defendo projectos de 2/3 anos e será esse o timing que a actual equipa técnica deverá ter para trabalhar, no fim se avaliará, o que não implica que estejamos calados. A critica é por vezes a melhor forma de defender o clube.

Cego É Quem Não Quer Ver

Em momento oportuno informei que os propósitos dos meus post visariam sempre a defesa intransigível do nosso clube. E fico triste sempre que constato que os maiores avalizadores da miserável competição nacional são os nossos adeptos. Vejamos, o Glorioso perdeu um derby que à haver verdade no nosso futebol teria sido disputado com uma larga e decisiva vantagem pontual que se reflectiria na tranquilidade, na atitude e na forma de estar em campo dos diferentes protagonistas. Apesar de tudo fomos superiores na 1ª parte e foram precisas inúmeras contingências para perdermos. Exemplos:
- as faltas não assinaladas sobre o Aimar (levou uma chapada na 1ª jogada do desafio; sofreu uma grande penalidade não apontada que no seguimento da jogada irá surgiu o primeiro golo do adversário, etc) que alteram toda a dinâmica do nosso futebol e que adivinho virem a ser negativamente decisivas no futuro*;
- o perdão às sucessivas “quase agressões” de Rochemback, Liedson e Derlei que justificavam a expulsão.

No universo Benfiquista basta um dia mau e tudo fica péssimo. E viramos a nossa “azia” para análises profundas sobre a errada política de contratações, ou a ausência de um modelo de jogo ou as erradas opções tácticas. Eu não contribuo para esse peditório. Este campeonato já estaria ganho caso existisse verdade desportiva. E isto sim é um facto que deve ser repetido até à exaustão pelos verdadeiros Benfiquistas. Nenhum Presidente, Director Desportivo, Treinador ou plantel resiste à batota. É tempo de nos concentrarmos no essencial e deixarmos o acessório para quem sabe.

Mais uma vez vos lembro o último titulo foi no ano do Apito Dourado.

p.s. * Aimar - Desde JVP que não via tanta classe num jogador e o modelo de jogo idealizado por Quique e Rui Costa, assentaria no seu desempenho. Eles não contavam era com a realidade que impera nos nossos relvados. O primeiro por ser espanhol e o segundo por ter estado ausente de Portugal durante muito anos. Porque senão lembrar-se-iam da permissividade concedida aos nossos adversários nas marcações aos nossos jogadores em que o JVP foi o maior exemplo durante anos. Quantas faltas fizeram Fucille e Pedro Silva nos últimos derbys?

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Silêncio e agora ânimo

Nas últimas semanas tenho andado afastado dos comentários (escritos) sobre o nosso clube. Tenho-o feito porque ao contrário de muitos Benfiquistas não gostei da exibição no Dragão (achei-a competente mas sem luz nem magia) e vi no jogo com o Paços aquilo que é o Benfica actual, uma equipa sem criatividade muito estática e pouco dinâmica, que faz da sua organização (a todo o custo) a sua força. Na antevisão do jogo frente aos lagartos, mencionei várias vezes, que seriamos organizados (enganei-me) mas que não conseguiríamos parar o Liedson nem o Montenegrino e por aqui passaria o desfecho do jogo. Optei assim por me calar.
Há algumas semanas que escrevi sobre a utilização do Suazo em detrimento do Cardozo (pelo menos neste esquema, pois defendo a utilização dos dois ao mesmo tempo num esquema completamente diferente) e escrevi também sobre o facto de David Luiz jogar a lateral (sou absolutamente contra a qualquer adaptação que não seja excepção pontual). O Yebda, na minha opinião tacticamente é pavoroso, vai disfarçando essa lacuna com o vigor físico (o Mourinho não acha...!!!), o que para jogar da forma como jogamos é perigoso, muito perigoso.
E por aqui se escreve a derrota frente aos lagartos, ou seja, estava tudo identificado para quem o quisesse ver, inclusive o nosso treinador. Julgo que viu, pois foi por demais evidente, o mais difícil está conseguido, agora à que trabalhar para corrigir.
Estou em crer que para a semana vamos recuperar pontos, e sinto que vamos melhorar enquanto equipa (assim queira o Quique), e voltar a lutar pelo que todos queremos ou cremos...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Sem alma de campeão

O Benfica demonstrou, mais uma vez, pouco nível para uma equipa que pretende ganhar o título de campeão nacional. Depois de ter ganho ao Paço de Ferreira, num jogo em que nos últimos instantes o adversário atirou uma bola ao poste, a nossa equipa até mereceu o empate na primeira parte, em Alvalade, mas, no segundo tempo, foi totalmente inferior, parecendo que não estava a defrontar uma equipa que, teoricamente, tem menos qualidade - para mim, só conta com três grandes jogadores: Liedson, Vukcevic e Izmailov.

O Levezinho tornou a ser o «carrasco» do Benfica - parece que não existe antídoto que o anule -, mas, mais grave, é esta irregularidade exibicional que não se extingue e, quando estamos praticamente em Março,não me parece que surjam soluções que possam modificar este «futebolzinho» que Quique Flores implantou. Não gosto de culpar treinadores, nem costumo defender «chicotadas» psicológicas a meio da época, a não ser que me garantissem que o sucessor seria Alex Fergunson ou José Mourinho, para entrar já na próxima jornada...No entanto, julgo que o Benfica, com este plantel, embora com desequilíbrios, tem a obrigação de apresentar mais qualidade.

Durante a semana, acompanhei o encontro do Sp. Braga com o Standard e concluí que seria necessário ver, mais vezes, no Benfica jogadas como as que determinaram o segundo e terceiro golos dos minhotos, claramente bem trabalhadas durante os treinos. Voltando ao duelo com o Paços, o Benfica ganha, além da sorte no último minuto,porque houve dois jogadores que se «lembraram» de marcar grandes golos e não como resultado de qualquer genialidade táctica...

Por outro lado, não percebo porque Quique «embirra» com Cardozo: merece ser titular, em detrimento, de Suazo, embora até aprecie as capacidades do hondurenho, mas tem estado, claramente, «off». Aos que dizem que a táctica não se adequa a Cardozo, respondo: mude-se a forma de jogar, nem que seja «tudo ao molho» e fé no paraguaio. Mesmo que se transforme num «matador» implacável, Suazo vai sair do Benfica no final da época e julgo que o Nené, do Nacional, seria uma alternativa interessante, mas parece que o Arsenal já anda «atrás» dele...

Apesar de tudo, estamos a quatro pontos do FC Porto, por isso, como diria o nosso José Torres, deixem-me sonhar...

PS: Vi agora que o Benfica perdeu 6-1 com o Freixieiro e nem cliquei no «link» para saber mais pormenores, porque, para pesadelos, basta o desafio de Alvalade.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Derby Especial

O derby de 21 de Fevereiro de 2009 será sempre para mim um derby marcante. Se repararem no meu nickname tem a particularidade de ter o número 84. 1984, o ano em que me tornei sócio deste glorioso clube, o Sport Lisboa e Benfica. É com muito orgulho que amanhã estarei presente na cerimónia de entrega dos emblemas de dedicação, integrada nas comemorações do 105º aniversário do nosso clube.


25 anos de sócio vividos com alegrias, tristezas e muitos nervos, principalmente nos últimos tempos, mas sempre com um elemento presente da minha parte, dedicação! Costumo dizer à minha namorada para não se preocupar que só tenho uma amante, o Benfica. Verdade seja dita que não há amantes que aguentem 25 anos, pode-se dizer que amanhã tornarei oficial o meu “casamento” com o Benfica!


Apesar da vaidade do feito alcançado não me esqueço do jogo crucial que temos, e mais importante do que receber um emblema de prata é ganharmos o derby. Só dessa forma é que o derby do dia 21 de Fevereiro de 2009 será sempre um Derby Especial!



Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal.


Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes.



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cativo sofredor!

Benfica 1-1 Porto (2ª Jornada - 30/08)
Benfica 2-0 Sporting (4ª Jornada - 27/09)
Benfica 2-1 Naval (6ª Jornada - 26/10)
Benfica 1-0 Amadora (8ª Jornada - 16-11)
Benfica 2-2 Setúbal (10ª Jornada - 01-12)
Benfica 0-0 Nacional (12ª Jornada - 22-12)
Benfica 1-0 Braga (14ª Jornada - 11-01-2009)
Benfica 1-0 Rio Ave (16ª Jornada - 01-02-2009)
Benfica 3-2 Paços Ferreira (18ª Jornada - 15-02-2009)

À excepção de um, o que é que estes jogos têm em comum?

Uma palavra apenas, SOFRIMENTO!

Para quem tem cativo no estádio da Luz, e excluindo os empates que também foram jogos de nervos, apenas por uma vez viu o Benfica ganhar na Luz por mais de um golo de diferença, e logo contra o Sportem. Infelizmente, e depois do início prometedor com as vitórias sobre o Nápoles e Sportem, a sina tem sido vitórias magras (só agora, contra o Paços, é que marcamos mais de 2 golos no estádio da Luz para o campeonato), normalmente decididas na 2ª parte e bastante sofridas, pois quando nos apanhamos a ganhar raramente temos o controlo do jogo e sofremos os maiores sustos nessa altura.

Fora, a diferença também não é muita. Temos mais um empate e uma derrota, mas apenas em dois jogos ganhamos com mais de dois golos de diferença, contra a Académica e contra o Maritimo.

Vamos a ver se contra o Sportem voltamos a ter um jogo sem sofrimento.

Desculpem, mas estou farto de sofrer no estádio da Luz!

QUIQUE! Vê lá se fazes alguma coisa quanto a isto!