Blog dedicado ao Sport Lisboa e Benfica em que se pretende que, sem perder o sentido crítico, se mantenha o espírito construtivo.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Votação
Ao que parece o jogador que lidera a votação dá pelo nome de Peitaça ao Lucilio.
Eu fiz a minha parte.
terça-feira, 24 de março de 2009
Agora algo mais importante
Pude ler, desde o passado sábado, post's e comentários aos mesmos, que ultrapassam o teor que rege este forum.
Sem qualquer intenção de ferir pessoalmente quem quer que seja, percebi ter havido um entendimento contrário a este meu principio que, e quem me conheçe pessoalmente pode seguramente atestar, é assente no respeito pelo próximo.
Desta forma, publicamente, apresento as minhas desculpas por alguma expressão menos feliz que possa ter usado, na certeza porém de que nunca e em circunstância alguma foi, é ou será meu intuito ofender o(s) meu(s) interlocutor(es).
A todos e ao Pelicano em particular.
Saudações Benfiquistas
Saber ganhar
Ontem fiquei expectante e agradado, perante a marcação de um comunicado oficial. Achava que o Benfica devia assumir a sua posição com base em 3 parâmetros principais:
1ª Demarcar-se da arbitragem, assumir que o Sr. esteve mal e que efectivamente errou no lance de maior consternação, assim como errou em muitos outros lances com prejuízo do Benfica;
2º concordar com o Sporting, que efectivamente o futebol em Portugal está podre e que precisa de uma limpeza, é por isso que o Benfica tem lutado. Até então os ora reclamantes têm andado calados, mas saúda-se a sua luta por um fim que ambos desejamos;
3º Defender o plantel e equipa técnica. Dizer a viva voz que o Benfica ganhou com mérito porque foi mais forte nas penalidades. Pôr fim às especulações que davam o jogo como fulcral para a continuidade do Quique, assumir de uma vez que este será o treinador para o resto da temporada e para a próxima (sobre este tema falarei noutra altura). Temos um projecto que é para continuar.
O que assistimos não foi a nada disto, por intermédio do nosso Director de comunicação demos uma triste representação do que é ser o Benfica. Acusámos os nossos rivais de não saber perder, e tivemos uma atitude de quem não sabe ganhar. A ostentação de uma taça, perante a realidade e dor dos nossos adversários é pobre e não representa a nossa grandeza. Os outros e as suas atitudes deverão ser irrelevantes, o que nos deve mover são as nossas próprias atitudes e a defesa dos nossos.
Se há coisa que me alegrou na presente temporada foi a nomeação de um director de comunicação que fosse a voz da direcção e por extensão do clube, essa alegria não se deveu à pessoa escolhida, ainda que o seu curriculum falasse por si de uma forma positiva, mas sim o cargo. Este representava o silêncio de LFV e isso só podia ser bom.
Depois de um inicio tímido, em que o silêncio foi por diversas vezes desesperante, aqui e ali foram surgindo algumas aparições interessantes, no entanto as duas últimas intervenções foram no mínimo fracas e de muito mau gosto. Uma primeira a criticar o Gaspar Ramos, e este comunicado de ontem perfeitamente ridículo.
Se a ideia de ter um director de comunicação for para manter este tipo de conteúdo, então o melhor é dispensá-lo, sempre se poupa no ordenado, e do LFV já todos estamos habituados.
domingo, 22 de março de 2009
Parabéns e Obrigado Aos Treinadores e Jogadores
Viremos é a nossa atenção para a acção do conselho disciplinar da Liga aos inquéritos e consequentes castigos a aplicar que se impõem a toda comitiva perdedora pelo seu comportamento ou declarações consoante os casos. Em especial a Soares Franco que de uma forma patética afirmou ter sido roubado e decidiu não falar mais a Lucílio Baptista. Longe vão os tempos de algum provável café acompanhado de algum envelope, a exemplo das “boas práticas” do seu principal inspirador, companheiro e presidente da casa mãe que lhe garantiu o segundo lugar na passada temporada, tendo o mesmo Lucílio como protagonista. Lembram-se do Boavista-Benfica e do Sporting-Maritimo? Caso não se recordem procurem nos arquivos.
A terminar quero apenas que saibam que fui ao Algarve e no fim comprei um cachecol que diz EU ESTIVE LÁ e tenho tanto orgulho nesta vitória com em qualquer uma da nossa história. Acrescida de um forte sentimento de solidariedade que despertou em mim uma vontade imensa de abraçar um a um toda a equipe técnica e jogadores pela conquista do troféu mas acima de tudo pela luta desigual que travam todas as semanas sem choros nem lamentos e infelizmente sem a protecção devida contra um sistema de actuação permanente e sem vergonha.
VIVA O BENFICA, VIVAM OS SEUS TREINADORES E JOGADORES.
P.S. não percebo como se pode escrever um post com o seguinte titulo ISTO DE GANHAR TROFÉUS À PORTO...
P.S. estas defesas do Quim não caíram do céu. O Quim que conhecíamos não se lançava nas gp da forma que o fez. Mérito a dividir com quem o treina.
P.S. se existe coisa que nada me incomoda nas vitórias do Glorioso são os comentários de quem quer que seja muito menos de lagartos ou tripeiros. Vivo muito bem com eles.
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (ou os Poetas da Desgraça)
Caso tenham passado a noite de 21/03/2009 no cinema, a dormir, em viajem ou numa qualquer outra actividade isolada, deixem-me lembrar de um facto:
O SL Benfica ganhou a Taça da Liga !!!
Estou convicto de que os post até agora colocados resultam de....má fé (ou talvez de um anti-benfiquismo primário) ou ainda do sono profundo em que alguns cairam.
O SL Benfica ganhou a Taça da Liga !!!
Quando os resultados não aparecem, entendo que os ferverosos criticos que escrevem neste blog, venham a terreiro, com todo o ferro e fogo oprimido sabe-se lá por quê e por quem, deitar abaixo tudo e todos os que diáriamente trabalham para fazer um SL Benfica cada vez maior e melhor. Não vos estou a dar qualquer razão mas obviamente que respeito as opiniões, apesar de considerar a maioria delas absurdas (quando toca à critica gratuita).
O SL Benfica ganhou a Taça da Liga !!!
Com resultados, como foi o caso da noite de 21/03/2009, então não é que, ainda assim, há quem desvirtue a vitória?
Das duas, uma. Ou ceguei ou alguém cegou. Não acredito em Profetas, muito menos de desgraças. Para isso já basta o país onde vivemos.
Depois de um jogo tácticamente quase perfeito (uma falha que deu golo ao adversário), oportunidades de sobra para ganhar por margem folgada (mais uma vez a infelicidade do Nuno e os ferros da baliza a ditar a regra), depois de mais uma vez termos sido vergonhosamente prejudicados por uma arbitragem já habitual do batista (qual jogo na espelunca do campo grande onde derlei e rochemback deviam estar na rua aos 20' da 1ª parte), depois de um penalty que ficou por marcar sobre o David Luiz, depois de uma mobilização fantástica de benfiquistas que, mais uma vez, deram um exemplo cabal do sentimento reinante,.......consigo ler linhas, linhas e mais linhas de criticas. É tudo varrido ! O Quique, o Adjunto, as ironias sobre os desenhos (qual Almanaque do Patinhas), o "bluff" Aimar, o Nuno (não renovar????),.....
Caso ainda não se tenham apercebido, O SL Benfica ganhou a Taça da Liga !!!
Ponham lá a mão na consciência, reflectir se fizerem o favor e no fim, caso não se vislumbre mais nada, há sempre uns livros para ler. O do Saramago é interessante.
Saudações Benfiquistas
ISTO DE GANHAR TROFÉUS À PORTO...
quinta-feira, 19 de março de 2009
Combater para Exigir
Em resumo a minha exigência principal não é o nível exibicional, a minha exigência é ser campeão. E para isso acontecer tenho que focar o meu discurso no combate a quem não nos permite. E julgo que estarás de acordo comigo que os responsáveis não são o Quique nem os jogadores que orienta.
p.s.
Plantel superior - não concordo apenas 4 nomes superiores aos actuais nas respectivas posições e que chegaram a estar juntos durante uma temporada:
- Rui Costa
- Petit
- Simão
- Micolli
- Karagounis
Horriveis exibições, que dizer do futebol praticado no nosso estádio que deixava Camacho sem fala nas conferências de imprensa e a rezar aos santinhos para que o Presidente o demitisse. E os nossos rivais que grandes jogos têm feito para andarmos tão desesperados com a performance da equipa. O clube do regime foi incapaz de ganhar-nos um jogo. E em ambas as partidas precisou de uns valentes empurrões, leia-se grandes penalidades. Na Catedral antes de ser agarrado Lucho estava em clara posição de off-side e na Antas o Pedro Proença viu o que vê sempre nos jogos do Glorioso. Com o Porto B presenciámos uma indiscutível vitória em casa e na deslocação ao sambódromo como escrevi no momento apropriado e passo a citar-me “Apesar de tudo fomos superiores na 1ª parte e foram precisas inúmeras contingências para perdermos. Exemplos:- as faltas não assinaladas sobre o Aimar (levou uma chapada na 1ª jogada do desafio; sofreu uma grande penalidade não apontada que no seguimento da jogada irá surgiu o primeiro golo do adversário, etc) que alteram toda a dinâmica do nosso futebol e que adivinho virem a ser negativamente decisivas no futuro*; - o perdão às sucessivas “quase agressões” de Rochemback, Liedson e Derlei que justificavam a expulsão.
Peço desculpa pelo português mas a hora já vai adiantada
quarta-feira, 18 de março de 2009
Números
Ao que parece para alguns Benfiquistas não existe razão para criticar a actual direcção, equipa técnica ou jogadores, tudo porque a verdade desportiva é um mito, a corrupção é reinante e temos sido empurrados para baixo. A desculpabilização parte sempre do principio que a responsabilidade do fracasso é externa e não interna. Já o disse várias vezes, até porque é um facto mais ou menos provado aos olhos de qualquer invisual, que a corrupção existe e é um dos factores que tem condicionado os resultados do Benfica, mas mantenho que tal não é a principal razão, muitos factores internos têm ajudado e de que maneira a que tal aconteça. O problema da verdade desportiva existe há vários anos, não é algo que nasceu na presente temporada. Há 4 anos quando fomos campeões já existia, e nos anos seguintes continuou a existir, não se notam diferenças. As diferenças notam-se na nossa capacidade em combater essa teia, quer a nível de direcção quer nas performances da equipa dentro de campo.
Analisando os números:
- Na presente temporada, à 22ª jornada, em meados de Março, estamos em 3º lugar com 43 pontos, fomos eliminados da taça em Novembro e tivemos uma participação medíocre (e estou a ser simpático) na taça UEFA (julgo que não terá sido por causa das arbitragens), vale-nos uma final na taça da Liga que espero ganhar;
- Na horrível época transacta, com uma equipa miserável, sem director desportivo, com 3 treinadores, em Março à 22ª jornada estávamos em 2º com 40 pontos, íamos jogar as meias finais da taça de Portugal (tendo sido eliminados numa segunda parte em que fomos literalmente empurrados para trás pelo Sr. do apito - lá está a tendência manteve-se), nas competições europeias ficámos em 3º do grupo da Liga dos Campeões o que nos permitiu ir à UEFA e sermos eliminados apenas nos quartos de final;
terça-feira, 17 de março de 2009
Tiro no Pé
Juntem-se a ele e depois queixem-se.
domingo, 15 de março de 2009
Na Defesa dos Direitos dos Trabalhadores
O travão principal à natural evolução do jogo de uma equipa em ano zero (há quem não se lembre mas Quique chegou este ano assim como parte significativa do plantel) vem do sítio de sempre para qual a maioria dos sócios do Benfica nunca é tão célere apontar o dedo como o faz à incompetência de quem treina ou de quem joga de àguia ao peito. A verdade, factualmente falando, é só uma e não me cansarei de a escrever, caso houvesse arbitragens isentas o Glorioso comandava a Liga com vantagem confortável e tendencialmente maior do que a espectável porque a dinâmica de vitória era a nosso favor. Com consequências nefastas para os nossos rivais. A título de exemplo poderíamos afirmar que provavelmente depois do desaire de Munique Paulo Bento já nem estaria no banco do Sporting.
Eu não gosto da palavra culpa, prefiro a palavra responsabilidade. LFV não tem culpa da máfia que impera no nosso futebol, mas tem a responsabilidade de todos os dias a denunciar em defesa daqueles que defendem as cores do nosso clube e que vêem frustrado o sucesso do seu trabalho pelo vício das regras.
Sábado lá estarei, pelo Benfica como sempre mas também muito pela equipa técnica e jogadores a quem lhes tem sido vedado vencer a prova principal da nação sem a devida denúncia.
Novo ciclo
A ficção de Quique
Aquelas linhas não passam de pura ficção e poderiam ser um complemento à frase de Quique Flores no final do jogo com o V. Guimarães: «Fizemos uma boa primeira parte». Não sei o que se passa com o treinador espanhol: viu outro jogo ou os critérios de exigência são tão baixos que estar empatado, ao intervalo, com o Vitória Sporting Clube (segundo a designação do benfiquista Cajuda) já é positivo? Ficou perturbado perante o facto de o jornalista da Sport TV não ser a Alexandra Lencastre, a qual, tal como o Benfica, também já conheceu melhores dias?...
Quique Flores não me surpreende, pelo menos pela positiva, como treinador, mas costuma ter um discurso interessante, mas hoje nem isso...E o que esperar de um técnico que está satisfeito com este primeiro tempo do Benfica? Nada, ou muito pouco, claro.
Depois deste jogo, fiquei, finalmente, convencido de que o título não é mais do que uma miragem. O Benfica, neste momento, é uma equipa composta de jogadores bons (refiro-me ao tal quarteto de há pouco) que não rendem e outros (a maioria) vulgares e vê-los a em campo, ontem, foi penoso: sem talento, classe, velocidade, espírito de sacrifício, técnica e capacidade de explosão, à excepção de duas ou três míseras jogadas. Nem mereceram a presença de mais de 47 mil espectadores, que tornaram o encontro no quinto mais visto na Liga.
O Benfica está, assim, bem preparado para discutir, na final da Taça da Liga, o título de Pior Equipa da Segunda Circular. Só de pensar naquela segunda parte em Alvalade perante uma equipa que sofreu doze golos do Bayern, não tão forte como noutros anos, pelo menos na Alemanha, dá-me vontade de fugir para o Pavilhão da Luz e esperar que a equipa de basquetebol comece a brilhar.
sexta-feira, 13 de março de 2009
segunda-feira, 9 de março de 2009
Um grande benfiquista
(Publicado em simultâneo no 'blog' Sector b32)
quinta-feira, 5 de março de 2009
Falência ou talvez não!!!
A verdade no que concerne à recente apresentação de resultados é que o Grupo SLB apresentou prejuízo, sendo que esse prejuízo resulta naturalmente dos custos se sobreporem às receitas. Podemos aqui especular e justificar que estas contas surgem num ano em que optámos por não realizar receitas extraordinárias com a venda de jogadores, e num ano em que não participámos na Liga dos Campeões, mas na minha opinião esta situação não é justificativa é sim atenuante. As nossas contas estão assim dependentes de receitas extraordinárias, logo estão longe de estar equilibradas.
Os custos com ordenados aumentaram cerca de 11%, reflexo do investimento no plantel. É um aumento significativo que se torna algo preocupante por se dever em parte ao pagamento de 2 jogadores emprestados (Suazo e Reyes) que não representam activos para o clube, sendo que a questão que devemos colocar, ou que eu coloco é:
- Caso o investimento efectuado e que resulta nos resultados em apreço não tiver os devidos efeitos desportivos, é possível manter a actual estrutura?
A resposta imediata é não. Caso não existam resultados desportivos teremos que abdicar dos nossos jogadores mais importantes e valiosos sob pena de entrarmos numa situação financeira preocupante.
Não quero com isto dizer que estamos numa situação periclitante ou mesmo de grande alerta, mas os dados lançados estão também bastante longe da tão proclamada saúde financeira.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
A Táctica Inimiga
É de um mau gosto desnecessário refugiarmo-nos na mais barata das demagogias para defesa dos nossos pontos de vista. E falo obviamente da referência salarial e do argumento (ou falta dele) do tipo até eu que não sei nada do assunto e cito ”que não treino os jogadores todos os dias e nem recebo 150.000 euros".
Vivemos num país livre e cada um recebe o que negociou no dia da sua contratação e estamos sempre a tempo de procurar melhor. Economicamente falando sai mais barato pagar prestações mensais do que indemnizar por inteiro de uma só vez. De tiros nos pés está o Benfica farto.
O David Luiz é um central não se deve adaptar a defesa esquerdo. Já o Aimar e o Suazo podem adaptar-se a extremos. O Reyes que é um extremo passa a jogar a 10. Engenhoso sem dúvida. Metade da época decorrida e mandamos para as couves todo o planeamento de uma temporada adaptando uma nova táctica. Genial.
p.s são estas correntes opinativas que estão a transformar a um ritmo galopante o ambiente dos jogos na Luz num verdadeiro Inferno... mas para os da casa... e desde o primeiro minuto.
É tempo de ganhar
Neste momento, não aceito mais desculpas. A equipa só tem 50% de vitórias em jogos oficiais (felizmente, há os 100% da Taça da Liga, caso contrário, este saldo seria negativo) e esses não são números de campeões. É hora de jogadores como Suazo, Reyes e Aimar serem mais do que nomes; de o treinador deixar de ser tão receoso; de a equipa mostrar que sabe trocar a bola e pressionar o adversário quando este a tem. Mas é tempo sobretudo de começar a ganhar sempre. A começar hoje, diante do Leixões. Será um jogo difícil? Sem dúvida. O árbitro é o Lucílio Baptista? Que façamos o suficiente para ele anular um golo limpo no final sem isso nos tirar a vitória. O adversário ganhou no Porto, em Alvalade e em Braga? Não quero saber. Se isso assusta os nossos jogadores e treinadores, então digam-nos já, para não termos ilusões.
Como já referi num 'post' anterior, não acredito que o nível exibicional da equipa melhore muito, mas continuo a crer na conquista do título. Só depende de nós. Mesmo que o FC Porto amanhã ganhe ao Sporting. Se formos somando vitórias, bastará um deslize portista para nos colarmos a eles, pressionando-os. Eu acredito. E os nossos profissionais?
PS - De cada vez que é levado na finta de um adversário que, depois, centra para golo, o Sidnei deixa de ser convocado. Não compreendo...
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Dissertações tácticas (o acordo ortográfico que se f...)
Tem sido muito discutido ultimamente que o sub-rendimento do Benfica (particularmente ao nível da dinâmica e jogo e criatividade atacante) tem estado relacionado com algum mau aproveitamento e posicionamento táctico, incluindo alguns erros de casting que não aproveitam da melhor forma as características de alguns dos nossos jogadores. Custa-me um bocado o facto do Quique se resignar à ideia de não querer utilizar o Suazo e o Cardozo simultaneamente.
Deste modo, para mim, que não treino os jogadores todos os dias e nem recebo 150.000 euros para o fazer, a arrumação táctica que melhor aproveita os recursos e as características dos jogadores que temos neste momento, seria esta que o diagrama mostra:
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Exigência
Cego É Quem Não Quer Ver
- as faltas não assinaladas sobre o Aimar (levou uma chapada na 1ª jogada do desafio; sofreu uma grande penalidade não apontada que no seguimento da jogada irá surgiu o primeiro golo do adversário, etc) que alteram toda a dinâmica do nosso futebol e que adivinho virem a ser negativamente decisivas no futuro*;
- o perdão às sucessivas “quase agressões” de Rochemback, Liedson e Derlei que justificavam a expulsão.
No universo Benfiquista basta um dia mau e tudo fica péssimo. E viramos a nossa “azia” para análises profundas sobre a errada política de contratações, ou a ausência de um modelo de jogo ou as erradas opções tácticas. Eu não contribuo para esse peditório. Este campeonato já estaria ganho caso existisse verdade desportiva. E isto sim é um facto que deve ser repetido até à exaustão pelos verdadeiros Benfiquistas. Nenhum Presidente, Director Desportivo, Treinador ou plantel resiste à batota. É tempo de nos concentrarmos no essencial e deixarmos o acessório para quem sabe.
Mais uma vez vos lembro o último titulo foi no ano do Apito Dourado.
p.s. * Aimar - Desde JVP que não via tanta classe num jogador e o modelo de jogo idealizado por Quique e Rui Costa, assentaria no seu desempenho. Eles não contavam era com a realidade que impera nos nossos relvados. O primeiro por ser espanhol e o segundo por ter estado ausente de Portugal durante muito anos. Porque senão lembrar-se-iam da permissividade concedida aos nossos adversários nas marcações aos nossos jogadores em que o JVP foi o maior exemplo durante anos. Quantas faltas fizeram Fucille e Pedro Silva nos últimos derbys?
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Silêncio e agora ânimo
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Sem alma de campeão
O Levezinho tornou a ser o «carrasco» do Benfica - parece que não existe antídoto que o anule -, mas, mais grave, é esta irregularidade exibicional que não se extingue e, quando estamos praticamente em Março,não me parece que surjam soluções que possam modificar este «futebolzinho» que Quique Flores implantou. Não gosto de culpar treinadores, nem costumo defender «chicotadas» psicológicas a meio da época, a não ser que me garantissem que o sucessor seria Alex Fergunson ou José Mourinho, para entrar já na próxima jornada...No entanto, julgo que o Benfica, com este plantel, embora com desequilíbrios, tem a obrigação de apresentar mais qualidade.
Durante a semana, acompanhei o encontro do Sp. Braga com o Standard e concluí que seria necessário ver, mais vezes, no Benfica jogadas como as que determinaram o segundo e terceiro golos dos minhotos, claramente bem trabalhadas durante os treinos. Voltando ao duelo com o Paços, o Benfica ganha, além da sorte no último minuto,porque houve dois jogadores que se «lembraram» de marcar grandes golos e não como resultado de qualquer genialidade táctica...
Por outro lado, não percebo porque Quique «embirra» com Cardozo: merece ser titular, em detrimento, de Suazo, embora até aprecie as capacidades do hondurenho, mas tem estado, claramente, «off». Aos que dizem que a táctica não se adequa a Cardozo, respondo: mude-se a forma de jogar, nem que seja «tudo ao molho» e fé no paraguaio. Mesmo que se transforme num «matador» implacável, Suazo vai sair do Benfica no final da época e julgo que o Nené, do Nacional, seria uma alternativa interessante, mas parece que o Arsenal já anda «atrás» dele...
Apesar de tudo, estamos a quatro pontos do FC Porto, por isso, como diria o nosso José Torres, deixem-me sonhar...
PS: Vi agora que o Benfica perdeu 6-1 com o Freixieiro e nem cliquei no «link» para saber mais pormenores, porque, para pesadelos, basta o desafio de Alvalade.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Derby Especial
O derby de 21 de Fevereiro de 2009 será sempre para mim um derby marcante. Se repararem no meu nickname tem a particularidade de ter o número 84. 1984, o ano em que me tornei sócio deste glorioso clube, o Sport Lisboa e Benfica. É com muito orgulho que amanhã estarei presente na cerimónia de entrega dos emblemas de dedicação, integrada nas comemorações do 105º aniversário do nosso clube.
25 anos de sócio vividos com alegrias, tristezas e muitos nervos, principalmente nos últimos tempos, mas sempre com um elemento presente da minha parte, dedicação! Costumo dizer à minha namorada para não se preocupar que só tenho uma amante, o Benfica. Verdade seja dita que não há amantes que aguentem 25 anos, pode-se dizer que amanhã tornarei oficial o meu “casamento” com o Benfica!
Apesar da vaidade do feito alcançado não me esqueço do jogo crucial que temos, e mais importante do que receber um emblema de prata é ganharmos o derby. Só dessa forma é que o derby do dia 21 de Fevereiro de 2009 será sempre um Derby Especial!
Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal.
Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Cativo sofredor!
Benfica 2-0 Sporting (4ª Jornada - 27/09)
Benfica 2-1 Naval (6ª Jornada - 26/10)
Benfica 1-0 Amadora (8ª Jornada - 16-11)
Benfica 2-2 Setúbal (10ª Jornada - 01-12)
Benfica 0-0 Nacional (12ª Jornada - 22-12)
Benfica 1-0 Braga (14ª Jornada - 11-01-2009)
Benfica 1-0 Rio Ave (16ª Jornada - 01-02-2009)
Benfica 3-2 Paços Ferreira (18ª Jornada - 15-02-2009)
À excepção de um, o que é que estes jogos têm em comum?
Uma palavra apenas, SOFRIMENTO!
Para quem tem cativo no estádio da Luz, e excluindo os empates que também foram jogos de nervos, apenas por uma vez viu o Benfica ganhar na Luz por mais de um golo de diferença, e logo contra o Sportem. Infelizmente, e depois do início prometedor com as vitórias sobre o Nápoles e Sportem, a sina tem sido vitórias magras (só agora, contra o Paços, é que marcamos mais de 2 golos no estádio da Luz para o campeonato), normalmente decididas na 2ª parte e bastante sofridas, pois quando nos apanhamos a ganhar raramente temos o controlo do jogo e sofremos os maiores sustos nessa altura.
Fora, a diferença também não é muita. Temos mais um empate e uma derrota, mas apenas em dois jogos ganhamos com mais de dois golos de diferença, contra a Académica e contra o Maritimo.
Vamos a ver se contra o Sportem voltamos a ter um jogo sem sofrimento.
Desculpem, mas estou farto de sofrer no estádio da Luz!
QUIQUE! Vê lá se fazes alguma coisa quanto a isto!