A história que nos vão vender:Apesar do forte investimento e do bom início de época, o Benfica não conseguiu organizar uma equipa forte e acabou por se ir abaixo. As provas? 3º classificado a 8 pontos do primeiro, má participação europeia, más exibições nesta altura da época.
O FCP, para não variar, tem uma estrutura muito forte, conseguiu dar a volta ao mau início de época e tem ganho os seus jogos com facilidade. Provas? Líder com 4 pontos de avanço. A boa campanha europeia, com eliminação à tangente nos quartos de final pelo campeão europeu prova que a vantagem na Liga não há-de estar relacionada com as arbitragens.
Basta ver aliás os jogos contra a Académica das últimas duas jornadas. O Benfica perdeu 0-1 em casa, o FCP ganhou 3-0 fora.
A realidadeIndependentemente de tudo o resto e das fragilidades e forças das equipas em causa, os factos são os seguintes:
- Nas 25 jornadas que levamos de campeonato, o SLB teve 6 penaltis a favor e 4 contra (dois contra o FCP);
- O FCP teve 8 a favor (com os tais dois contra o SLB) e, pasmem, 0 contra.
Na primeira volta, o saldo era de +1 para o SLB e de +3 para o FCP. No entanto, na segunda volta, quando o FCP arranca então para o tetra, o saldo nestas 10 jornadas é de +1 para o SLB e +5 para o FCP. Na altura em que se define o campeonato e em que as equipas moralizam e partem para o título ou desmoralizam e vão por aí abaixo, o saldo é esclarecedor.
Assim, só em penaltis (e nem vamos entrar em mais pormenores, como os golos limpos anulados ao SLB contra o V. Setúbal, o Nacional e a Académica, por exemplo, em jogos em que o SLB perdeu ou empatou), o saldo do SLB é +2 e o saldo do FCP é +8, com o pormenor interessante de dois destes serem no confronto directo. Ou seja, bastando esses dois penaltis não serem marcados, a diferença pontual entre os dois seria de... apenas 2 pontos. Impressionante, não é?
Ultrapassando a questão dos penaltis, o caso dos jogos com a Académica é paradigmático:
- O Benfica perde 1-0 em casa, com 3 bolas aos postes, uma exibição muito boa do guarda redes da académica, um golo mal anulado e um penalti não assinalado.
- O FCP ganha 3-0, com um penalti não assinalado a favor do adversário (à beira do intervalo e quando o resultado estava 0-0), um penalti e um golo em fora de jogo.
Assim, aquilo que pareceria uma disparidade de resultados e de qualidade de equipas, limpando o critério arbitragem, transformaria radicalmente os resultados.
Quanto à questão europeia, é naturalmente uma falácia, dado que destas, dificilmente se podem tirar ilações.
Por exemplo, o Benfica em 2005/06 foi aos quartos-de-final da liga dos campeões, sendo eliminado pelo futuro campeão europeu Barcelona, eliminando o Campeão Europeu Liverpool com duas vitórias e nem por isso deixou de acabar em 3º no campeonato.
O FCP foi também aos quartos-de-final da liga dos campeões, sendo eliminado pelo campeão europeu. Dos oitavos de final para a frente, teve 3 empates e uma derrota, o que o deixa com uma participação de 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas? Impressionados com esta campanha? Eu não estou.
A realidade é que esta equipa que fez esta campanha 'brilhante' só conseguiu marcar golos à outra equipa que fez a campanha péssima de penalti.
Notem que com tudo isto, o que estou a dizer não é que este Benfica é melhor equipa que este FCP, ou que jogou melhor, ou que merece ganhar o campeonato, ou o que seja.
A questão é sobretudo de que à partida já os dados estão viciados e dado que todos os factores interagem entre eles (as arbitragens com a moral das equipas com o apoio dos adeptos com a estabilidade directiva e por aí fora) o FCP começa sempre com tal vantagem que para o Benfica (ou o Sporting, lá por isso) ganhar o campeonato tem de ser muito superior e não apenas equivalente ou só melhorzinho. E ainda o que mais me espanta é que apesar dos factos serem por demais evidentes, não acontece nada e ficam todos satisfeitos com a versão que nos é vendida.