Guarda-redes, esta posição é de uma grande sensibilidade numa equipa. Os jogos por norma não têm mais de 3 golos por jogo e isso significa que no caso de haver um deslize a equipa que o teve arrisca-se a perder pontos. Eu como muitos tem uma preferência por quem deve ser o titular da baliza, mas esta opinião é pouco firme porque não vejo grande diferença, talvez devido ao facto de não conseguirem lidar com a instabilidade e a falta de confiança, todos têm acumulado erros. Não sou eu que os vou criticar também sou humano e sei a dificuldade que todos sentimos quando não acreditam em nós. Mas talvez por isso tenha que haver uma aposta forte num dos elementos para que a sua força e a sua moral estejam em alta para atacar as competições em que estamos inseridos. Todos sabemos que no Benfica é necessário que quem jogue nesta posição seja alguém que tenha a confiança do treinador, só assim o titular do lugar se focará e concentrará no que se passa dentro das quatro linhas e não passe a vida a olhar para o lado tentando perceber se o que fez é suficiente ou pelo contrário vai ser substituído na próxima semana. Na minha opinião o guarda-redes deve começar e acabar a época como titular, sei que isto poderá parecer redutor e injusto mas a bem da estabilidade penso que esta medida seria a mais adequada.
Com este sistema que mais tarde falarei a defesa joga subida e terá metros para recuperar nas costas, é necessário que além de ter centrais com grande capacidade de recuperação, o guarda-redes esteja permanentemente atento para poder sair cortando as bolas que cairão entre ele e a defesa.
Tenho acompanhado Júlio César desde que veio para o Belenenses, fiquei sempre com uma belíssima impressão deste guarda-redes que só tem 22 anos de idade: elástico, bom nos cruzamentos e nas saídas, e isto é algo muito importante sabendo nós que as equipas pequenas marcam muitos golos em cantos e lances de bola parada. Além disso tem uma grande vantagem que poderá ser muito importante neste sistema de jogo tão intenso e sujeito a contra ataques. Haverá da parte dos homens de negro a tentativa de apitarem penalties contra o Benfica, nesta época já foram três que eu me lembre, e este rapaz é especialista a defendê-los. Na retina entre outros ficaram os dois penalties que defendeu contra o Leixões no mesmo jogo.
Para concluir, espero que a aposta no titular seja para a época e no final logo se verá se foi a mais correcta ou não, na certeza porém de que foi uma aposta forte e consciente no melhor elemento.
Benfica – Portsmouth 4 – 0
Sinceramente há muito muito tempo que o Benfica não jogava assim!!!
Com este sistema que mais tarde falarei a defesa joga subida e terá metros para recuperar nas costas, é necessário que além de ter centrais com grande capacidade de recuperação, o guarda-redes esteja permanentemente atento para poder sair cortando as bolas que cairão entre ele e a defesa.
Tenho acompanhado Júlio César desde que veio para o Belenenses, fiquei sempre com uma belíssima impressão deste guarda-redes que só tem 22 anos de idade: elástico, bom nos cruzamentos e nas saídas, e isto é algo muito importante sabendo nós que as equipas pequenas marcam muitos golos em cantos e lances de bola parada. Além disso tem uma grande vantagem que poderá ser muito importante neste sistema de jogo tão intenso e sujeito a contra ataques. Haverá da parte dos homens de negro a tentativa de apitarem penalties contra o Benfica, nesta época já foram três que eu me lembre, e este rapaz é especialista a defendê-los. Na retina entre outros ficaram os dois penalties que defendeu contra o Leixões no mesmo jogo.
Para concluir, espero que a aposta no titular seja para a época e no final logo se verá se foi a mais correcta ou não, na certeza porém de que foi uma aposta forte e consciente no melhor elemento.
Benfica – Portsmouth 4 – 0
Sinceramente há muito muito tempo que o Benfica não jogava assim!!!



