segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Os corvos já apareceram

E agora?

Esta é a questão que se coloca na cabeça dos adversários do Benfica. O que fazer?

Após os jogos realizados na pré-época e depois das exibições efectuadas, os profetas externos da desgraça e os lacaios do costume já começam a fazer das suas. Percebendo que não têm capacidade para destruir uma equipa que tem uma disponibilidade física tremenda em que as linhas das equipas contrárias são destruídas pelas diagonais que as águias vão fazendo e pela pressão alta que os avançados fazem, impedindo e manietando os adversários de pensar o jogo. As estratégias de desconstrução da nossa equipa estão a ser efectuadas num âmbito que nós já conhecemos. No jogo com o Guimarães, não sei se é da minha tv ainda não ser HD, mas vi um penalty a nosso favor, dois foras de jogo inexistentes, e um lance que beneficiou o infractor quando um dos nossos se esgueirava em direcção da baliza. E este caros benfiquistas, dizem eles, é o melhor árbitro da liga. Ainda assim se marcarmos 2 ou 3 golos a tarefa dos 14 que normalmente jogam contra nós não será fácil. Mas eles não há dúvida leram bem a cartilha do Pinto, e isto ainda nem começou.

Por outro lado temos um indivíduo como o Rui Santos, talvez o artista com o maior mau gosto de indumentária que conheço, ao perceber que não consegue criticar a qualidade e o desempenho dos jogadores, e da equipa, insiste na questão financeira. Mas não é por bondade, no fundo ele tem que dizer mal do Benfica. Compreendo que o seu coração sportinguista esteja algo debilitado, mas tem de ter paciência. E já agora se em termos financeiros o Sporting está tão mal, porque motivo vai remunerar o próprio presidente, o Tio Bettencourt? Ou eu não percebo nada de gestão, ou é mais um assalariado para o clube deles. E isso, o rui dos caracóis não fala.

Acho que se as equipas jogarem muito abertas na Luz, são bem capazes de levar um saco cheio de bolas. Mas se não jogarem, com esta velocidade e capacidade de desmarcação, alguém vai abrir o ferrolho. E depois voltam a poder levar um saco se saírem da toca.


domingo, 2 de agosto de 2009

Baliza

Guarda-redes, esta posição é de uma grande sensibilidade numa equipa. Os jogos por norma não têm mais de 3 golos por jogo e isso significa que no caso de haver um deslize a equipa que o teve arrisca-se a perder pontos. Eu como muitos tem uma preferência por quem deve ser o titular da baliza, mas esta opinião é pouco firme porque não vejo grande diferença, talvez devido ao facto de não conseguirem lidar com a instabilidade e a falta de confiança, todos têm acumulado erros. Não sou eu que os vou criticar também sou humano e sei a dificuldade que todos sentimos quando não acreditam em nós. Mas talvez por isso tenha que haver uma aposta forte num dos elementos para que a sua força e a sua moral estejam em alta para atacar as competições em que estamos inseridos. Todos sabemos que no Benfica é necessário que quem jogue nesta posição seja alguém que tenha a confiança do treinador, só assim o titular do lugar se focará e concentrará no que se passa dentro das quatro linhas e não passe a vida a olhar para o lado tentando perceber se o que fez é suficiente ou pelo contrário vai ser substituído na próxima semana. Na minha opinião o guarda-redes deve começar e acabar a época como titular, sei que isto poderá parecer redutor e injusto mas a bem da estabilidade penso que esta medida seria a mais adequada.
Com este sistema que mais tarde falarei a defesa joga subida e terá metros para recuperar nas costas, é necessário que além de ter centrais com grande capacidade de recuperação, o guarda-redes esteja permanentemente atento para poder sair cortando as bolas que cairão entre ele e a defesa.
Tenho acompanhado Júlio César desde que veio para o Belenenses, fiquei sempre com uma belíssima impressão deste guarda-redes que só tem 22 anos de idade: elástico, bom nos cruzamentos e nas saídas, e isto é algo muito importante sabendo nós que as equipas pequenas marcam muitos golos em cantos e lances de bola parada. Além disso tem uma grande vantagem que poderá ser muito importante neste sistema de jogo tão intenso e sujeito a contra ataques. Haverá da parte dos homens de negro a tentativa de apitarem penalties contra o Benfica, nesta época já foram três que eu me lembre, e este rapaz é especialista a defendê-los. Na retina entre outros ficaram os dois penalties que defendeu contra o Leixões no mesmo jogo.
Para concluir, espero que a aposta no titular seja para a época e no final logo se verá se foi a mais correcta ou não, na certeza porém de que foi uma aposta forte e consciente no melhor elemento.

Benfica – Portsmouth 4 – 0
Sinceramente há muito muito tempo que o Benfica não jogava assim!!!

sábado, 1 de agosto de 2009

Agora só falta vender Luisão

Keirrison é o reforço do Benfica que foge ao que tem chegado, habitualmente, à Luz nos últimos anos: tem apenas 20 anos, é um craque já formado, segundo Argel, um supergoleador e não é por acaso que pertence aos quadros do Barcelona, uma verdadeira «máquina» a contratar jogadores. Ou seja, finalmente surge um jovem jogador de um colosso europeu, depois de explodir no Brasil, com idade para crescer, e, ainda por cima, atenuou-se o fantasma dos futebolistas que interessam ao Benfica, mas que acabam por ingressar no FC Porto.

Obviamente que o sucesso do K9 não está garantido, mas as perspectivas que o rodeiam são, de facto, muitas boas. Com as vindas de Júlio César - tenho dúvidas que seja melhor do que Quim ou Moreira - e, ao que tudo indica, de César Peixoto, agora só falta vender Luisão. Percebo que tenha fãs, porque marcou o golo do último título, é imponente, com bom jogo de cabeça, revela-se líder, relativamente carismático, mas um central que é sistematicamente humilhado por Liedson (claro que não é a única vítima do Levezinho) e possui a mesma mobilidade da estátua do Eusébio, sem ofensa para o Pantera Negra, não deveria integrar o plantel, quanto mais ser titular. Recentemente, foi eleito o melhor jogador do Torneio de Amesterdão, mas vejam como agiu no primeiro golo do Ajax: nem se mexeu...

É incrível que já tenha sido comparado a Mozer e Ricardo Gomes! Claro que é necessário um bom encaixe financeiro, mas se fosse genial, já teria saído do Benfica e convencido a Fiorentina, ou outro clube, a abrir os cordões à bolsa. Com ou sem Luisão, o Benfica precisa de um central em condições, embora tenha algumas esperanças na evolução de David Luiz, Sidney e Miguel Vítor. Além disso, gostei bastante de ver Roderick a jogar na pré-época. Este é que pode ser mesmo o sucessor de Mozer, uma vez que as parecenças não são apenas físicas, mas, também, técnicas.

PS: Não sei quais os motivos que originaram a saída de João Alves. No entanto, nunca concordei com a saída de treinadores que são campeões nacionais.