sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jogos sem emoção

Pois é ver um jogo do Benfica começa a ser algo monótono, o que é feito da emoção, daquele nervoso miudinho quando o jogo se aproxima do fim. Isto é um jogo não é um espectáculo de teatro ou de cinema, onde mora o imprevisto e a incerteza? Querem ver que uma pessoa que tem que afrontar a rotina do dia-a-dia e ainda chegar ao Estádio da Luz de quinze em quinze dias e estes artistas marcarem assim golos à toa, de rajada. Uma pessoa senta-se começa o jogo e tal e está a ver e vai falando com os colegas de bancada e é golo, e uma e outra e outra vez, e ver um gajo de quase dois metros aos saltos à minha frente o jogo todo? Fico com uma impressão na vista que é desagradavel, isso e o Jesus que não pára quieto no banco para trás e prá frente para trás e prá frente, faz lembrar as situações em que vamos de autocarro e olhamos concentradamente para o lado e acabamos agoniados. Quem ficou assim também foram os ingleses, coitados dos rapazes, os toffee que rima com coffee, mas eles preferem cerveja e beberam tanto mas tanto que entraram no Estádio com umas vozes afinadinhas, mas claro os jogadores do Benfica não paravam quietos parecem putos de 3 anos, e os rapazes com as canecas que tinham despejado sentiram-se mal dispostos e após o recomeço começaram a ir-se embora tal era a correria e os golos. E de tão zonzos que estavam da algazarra resolveram ir mais cedo não fosse o piloto arrancar e eles não chegarem a horas por estarem desidratados e confusos. Agora digam-me lá se acham que isto é a maneira mais hospitaleira de receber os estrangeiros? E o Jesus não assume as responsabilidades? E o Rui Costa?
Eles são jogadores de futebol, isto não é uma corrida de cavalos?
Mesmo perto de mim ouve um senhor que foi à casa-de-banho mais tarde porque esteve na fila para comprar uma sandes e um sumo de cevada amarelo sem álcool e quando volta já tinham marcado mais 3 golos? Quer dizer já nem se pode ir à casa de banho descansado, e pumba três batatas assim como quem não quer nada?
E os jornalistas esses desgraçados já com os textos prontos de outras jornadas menos gloriosas e o Benfica ganha 5-0 mas para quê? Lá tiveram que estar os homens a reescrever as noticias e as parangonas do dia seguinte.
Chega-se a casa e o resumo são golos do Benfica, e os lances que falhámos já não há tempo, que bela perspectiva do jogo, sim senhor.
Dia seguinte, chego ao trabalho e percebo que os colegas sportinguistas sabem falar de outros assuntos, e isso é bom , demonstra que sabem falar de muita coisa que não seja futebol, e realmente não se vai falar do jogo do Glorioso que ganhou sem constestação nenhuma, é só razão só razão e a emoção pergunto eu?

O Paulo Bento é que tem razão quando quer espectáculos bons vai ao cinema.

Ninguém o convida para ir à luz....

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Afinal temos estofo, Zé

Tenho 25 anos de sócio, com muitas alegrias e tristezas, e não me lembro de ver um Benfica tão demolidor, em qualquer competição, em casa ou fora, frente ao melhor ou ao pior adversário.

Aquele início da segunda parte foi, realmente, extraordinário, depois de um primeiro tempo em que o jogo estava completamente controlado pelo Benfica, desde o início, e com Saviola a marcar o primeiro golo. Seguiram-se, depois, três golos (!) num espaço de seis minutos e, no final, como se fossem poucos, surgiu aquele que terá sido o melhor lance da contenda, concretizado por El Conejo. A continuar assim, quase que não é necessário jogar com guarda-redes...


Cardozo e Saviola estiveram em grande plano, pelos remates que concretizaram, mas Di Maria , soberbo nas assistências, merece, também, os aplausos de seis milhões de benfiquistas. Com este resultado, a equipa conseguiu o resultado mais expressivo frente a equipas inglesas. O recorde era um 3-1 diante do Tottenham, na época de 61/62.

Caso ainda haja dúvidas, caro Zé Amaral - comentador do meu «post anterior» -, o Benfica provou que tem estofo para ultrapassar a fase inicial da Liga Europa e conseguir grandes feitos nas outras competições. Até na Liga Intercalar, goleamos, com remates certeitos de...Javier Balboa. Vamos ver o que irá acontecer, mas as perspectivas de sucesso são, de facto, magníficas.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Azia

Tenho a certeza que a azia dos adversários começa a atingir limites impensáveis, na falta de derrotas e desaires do Glorioso, o assunto é o facto de um jogador ter entrado em campo com a camisola de outro. É grave trocar a camisola, é inaceitável, já comprar àrbitros durante décadas é normal e salutar, dá saúde e faz crescer. É por isso é que o futebol se encontra neste estado, é mais importante valorizar o acessório do que o essencial e vital para a verdade desportiva. E ainda temos de ouvir paineleiros incultos e desonestos vomitar alarvidas após o jantar.

domingo, 18 de outubro de 2009

Galácticos somos nós

O Benfica conseguiu, ontem, mais uma goleada neste surpreendente início da época, demonstrado que, neste momento, está ao melhor nível do que se produz na Europa.

Frente ao Monsanto, não estiveram jogadores que têm sido fundamentais na estratégia de Jorge Jesus e nem sequer foi preciso muito esforço para ganhar por 6-0. É verdade que o adversário, com alguns momentos interessantes, pertence à segunda divisão, mas, nestas últimas épocas de crise desportiva, surgiram equipas semelhantes, e a equipa não reagia como agora.

As virtudes viram-se em pormenores, como o fantástico golo de Felipe Menezes: não o conhecia e parece que, de facto, o Benfica descobriu um grande talento no Brasil. O segundo golo de Carlos Martins, autor de grande exibição, foi brilhante, e Saviola nem parecia que tem pouco mais de 1.60 metros quando marcou de cabeça, antes daquela assistência acrobática.

Fábio Coentrão voltou a provar que tem de ser utilizado com regularidade e até César Peixoto, jogador que não tem encantado os adeptos, fez um golo.




sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Uma questão de Fundo

Ao contrário do que era expectável muito pouco se tem falado acerca do recentemente criado fundo de jogadores (Stars Fund). Com excepção do antigo administrador de uma instituição financeira que actualmente preside um clubezito auto intitulado de diferente poucos foram aqueles que produziram ou emitiram opinião sobre o assunto. O facto de se tratar de um fundo fechado, a informação total sobre o funcionamento do mesmo está assim mais condicionada, e só com o tempo é que nos vamos apercebendo como as coisas efectivamente vão funcionar em especial ao nível das transacções de jogadores incluídos (determinada percentagem do passe) no dito fundo.
Para já e no imediato parece-me que do ponto de vista estritamente desportivo a criação do fundo não perturbará ou beneficiará a época desportiva em curso, sendo uma incógnita se influenciará no futuro.
Em termos financeiros já não será bem assim. De uma forma simples esta medida representa uma antecipação de possíveis receitas. E na palavra possível poderá residir toda a diferença para o sucesso ou insucesso do fundo (no que ao Benfica diz respeito). Vender hoje por determinado preço poderá significar deixar de ganhar no futuro uma verba superior sendo que o inverso também é possível. Num mundo como o do futebol onde o que hoje é 80 amanhã poderá ser 8 assim como o inverso, não me parece uma má solução.
Se entrarmos em questões mais técnicas que se prendem com o valor temporal do dinheiro, ou seja, será que mais vale ter hoje 10 ou amanhã 15, esta tende claramente para o primeiro factor, até porque os 15 são apenas uma possibilidade, a implementação do fundo será mesmo uma interessante medida de gestão.

Em suma e depois desta lenga lenga que nada acrescenta ao que de pouco se tem falado sobre o tema, se o Benfica ganhar e enquanto ganhar o Fundo foi uma boa medida, se perder terá sido uma má opção.

David mais forte do que qualquer Golias

O Benfica garantiu a renovação do contrato com David Luiz até 2015, que prevê uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Esta época já jogou a defesa-esquerdo, mas é como central, onde se fixou em definitivo, que consegue explanar com mais sucesso as suas qualidades: rápido, ousado, duro a defender, sempre com apetência ofensiva, embora, por vezes, seja demasiado impetuoso, talvez fruto de ter apenas 22 anos, o que não o impede de, actualmente, ser o melhor defesa-central do clube.

A margem de progressão existe e ganha dimensão, também, devido ao espírito guerreiro, daqueles que suam a camisola até ao limite, e demonstra estar de alma e coração no Benfica: «Só saio quando o Luís Filipe Vieira quiser», afirmou depois de ter prolongado o contrato.

Ou seja, o Benfica pode, com David Luiz, ter sucesso desportivo e conquistar, caso seja transferido, forte mais-valia financeira.


O aviso de Vieira

Luís Filipe Vieira admite, segundo A Bola, que irá buscar quatro atletas a Alvalade caso o Sporting alicie jogadores do Benfica, depois de Eleonor Tavares ter sido contratada por Moniz Pereira. Antes, Marco Fortes - o tal que de manhã só está bem na caminha, como disse em Pequim - deixou o Sporting para ingressar na Luz. Ao contrário dos críticos leoninos, o «pacto de não agressão» foi quebrado pelos sportinguistas, quando, por exemplo, contrataram Luís Almeida. No entanto, se Vieira cumprisse a promessa, no departamento de futebol rival, ficariam, praticamente, sem todos os atletas que jogam à bola: Liedson, Izmailov, João Moutinho e Vukcevic, porque, tirando Miguel Veloso, quando não está a amuado, a mudar o corte de cabelo ou a perder peso, o resto é «paisagem».


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E se agora houvesse eleições?

Se bem se lembram, fui um dos maiores críticos da artimanha utilizada por Luís Filipe Vieira e restantes membros dos órgãos sociais para anteciparem as eleições de Outubro para Julho. Por isso, pus logo de lado a possibilidade de votar na sua lista e fui um dos cerca de 1100 benfiquistas que votaram em branco. Sem a antecipação, estaríamos agora em animadíssimo período pré-eleitoral, com acusações várias entre os diferentes candidatos, como costuma acontecer. É evidente que ninguém, neste momento, estaria com grande disposição para essas disputas, face às brilhantes carreiras das nossas diferentes equipas, sobretudo a de futebol. Mas seriam as eleições capazes de desestabilizá-la? Não creio. E não tenho dúvidas de que, por muito credível que fosse uma eventual oposição, Luís Filipe Vieira ganharia folgadamente. Só não há eleições agora porque, se calhar, o presidente não confiava assim tanto em Jorge Jesus. Tivesse ele projectado semelhante início de temporada e provavelmente a estratégia teria sido outra.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

JEB não. JEGUE!!

Nem tudo tem de ser sério e formal

A história passa-se entre um benfiquista que encontra Bettencourt no elevador após uma vitória por exemplo contra o Paços de Ferreira é que são tantas que havia várias hipóteses.

Na verdade, o Benfiquista já trazia um grãozinho na asa fruto do sumo de cevada saboroso, ao chegar à porta do elevador vê de soslaio um vulto cabisbaixo e indolente na direcção do mesmo e se é verdade que lhe pareceu alguém conhecido, não queria acreditar que seria o JEB, atirou as culpas para as bejecas que já tinha despachado. Como individuo educado que é deixou passar a pessoa e esperou para desfazer as dúvidas no interior do compartimento. A luz que emanava do interior serviu para se aperceber que estava na frente de sua senhoria o Presidente do Sporting, o rei dos lagartos.

Inicialmente considerou uma grande infelicidade a partilha de espaço com este freguês, mas depressa se apercebeu que estava perante uma oportunidade única para confrontar o papagaio verde. Fingiu que ia cair e tocou no botão de alarme do elevador, levantando-se de seguida.

JEB – O elevador parou

Adepto Glorioso – Pelos vistos, neste País já há tanta coisa a parar fazendo-se de parvo mas a dar já uma bicada nas exibições do outro, mas o sr é o Presidente do Sportem.

JEB - Sou sim e com muito orgulho

Adepto Glorioso - Gostava de lhe agradecer o trabalho maravilhoso que tem feito, estamos muito satisfeitos.

JEB- Até que enfim que me reconhecem a capacidade de trabalho e inteligência e de gestão, e já ia por aí fora

Adepto Glorioso – interrompe, e Paulo Bento aquela estória do forever é a valer?

JEB – Claro eu vou até ao fim sabe que eu sou muito racional

Adepto Glorioso – temos reparado, faz muito bem

JEB – Já vi que o Sr é uma pessoa esclarecida

Adepto Glorioso – Aqui para nós, que ninguém nos ouve, o sr tem problemas com a bebida?

JEB – Porque pergunta isso?

Adepto Glorioso – Por causa da questão da Sagres e da Super bock, ó homem beba qualquer coisa, porque com a quantidade de golos que o Sporting marca qualquer uma serve para celebrar e uma grade deve dar para todo o ano

JEB – Desculpe era uma questão de atitude, queriam oferecer mais ao Benfica, algo que eu achei inaceitável

Adepto Glorioso – E rasgou o contrato da cerveja, não me diga que quando assinou o papel já tinha bebido uns birinaites

JEB- já desconfiado com as questões tão pertinentes, assume uma posição mais fria e distante. Eu não bebo em serviço, muito menos quando se trata de assuntos tão importantes como assinaturas de contrato

Adepto Glorioso – Que mais tarde vai rasgar, mas isso agora não interessa, ainda assim a parte da bebida ainda não ficou esclarecida, J&B? É uma alcunha ou você é tão carroceiro que já lhe meteram o nome dum Whisky, não me vai dizer que é só por a garrafinha ser verde?

JEB – você é um ignorante o meu nome é José Eduardo Bettencourt e tratam por as iniciais, e você deve ser lampião?

Adepto Glorioso – Com muito gosto eu acho que você deveria ser JEG(jegue) e não Jeb, tinha mais a ver consigo…

JEB – Tá calado pá, tá calado

Adepto Glorioso – Numa coisa vocês têm razão o vosso fundo é muito maior e mais bonito que o nosso, e apesar de não ter o Javi Garcia tem baleias como o Veloso e um arrastão como o ângulo

JEB – Tá calado pá,

nisto JEB liga para o seu amigo morador no prédio e diz que este chame a policia e assistência dos elevadores por estar a ser importunado.

Adepto Glorioso – Assistência. Assistência, e imitando um gravador disse marque o 16000 e se não aparecer ninguém fica a saber a média de espectadores do Sportem.

domingo, 4 de outubro de 2009

Com o credo na boca

Pinto da Costa anda nervoso, e não, não vou falar das meias solas que a Filomena Pinto da Costa ainda levava e da possivel incapacidade para a suposta satisfação doméstica. Fala porque talvez já tenha percebido que o seu periodo esteja a terminar e certamente que não é porque o Benfica jogue em casa, o ciclo está a chegar ao fim e a capacidade reprodutora da máquina que durante anos foi fértil está a dar os últimos golpes. Isto acontece não porque os homens do apito sejam mais selectivos mas porque o Benfica tem demonstrado uma boa capacidade e ele já percebeu que o reinado está a terminar, o seu e da sua associação de velhas oportunidades.
Ao afirmar que o departamento de prospeção do Benfica tinha feito um bom trabalho porque lhe permitiu recrutar Falcão, demonstra que nem os trabalhos de casa com cafés e chocolates e já agora fruta e muitas e muitas putas podem levar o seu clube a vencer o campeonato e que é preciso mais, é preciso espicaçar o Benfica, é uma assumpção da sua inferioridade e não acredito que vá afectar os nossos jogadores. Já ninguém se recorda que este condecorado corrupto pelo Presidente do nosso País foi condenado pelos tribunais e que recomeça a estrebuchar, estou certo que é o fim dum capitulo muito escuro do futebol e do desporto, são os últimos suspiros do Dinossauro.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Classe

O Sr Pinto da Costa numa das suas incursões tão aclamadas pela nossa comunicação social tentou dar uma alfinetada ao nosso clube pela contratação de Falcao. Até poderia ter conseguido não fora a excelente resposta que obteve de Rui Costa. Com toda a classe do mundo, numa clara demonstração que de fato tem jogadas tão deliciosas como com o equipamento do Glorioso, respondeu-lhe à letra com sublime ironia.

"Não percebo bem se é um elogio à nossa prospecção ou se é um puxão de orelhas à prospecção do FC Porto..."

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ao ritmo de César

As derrotas do Benfica têm o condão de me deixar verdadeiramente irritado, este súbito regresso ao passado recente da nossa equipa, contudo, não me irritou. Uma derrota acontece, esta até poderia facilmente e sem forçar muito ter sido evitada não fora o guarda-redes contrário e alguma displicência na finalização. Uma exibição menos conseguida é natural (esperava que acontecesse em Paços, antecipou um jogo) principalmente quando as pernas não respondem, e a equipa do Benfica fisicamente não está bem para conseguir jogar ao ritmo que o tem feito. O que verdadeiramente me irrita é a não percepção do porquê das coisas. Todos os treinadores têm as suas teimosias, JJ não é excepção, mas torna-se verdadeiramente desesperante a sua teimosia na aposta em César Peixoto.
Supostamente, e é o treinador quem o afirma, que não há lugares cativos, que joga quem está melhor para o fazer. Ao analisar as exibições de Shafer e as de César, não encontro qualquer razão para a escolha deste ultimo em detrimento do primeiro, contudo, continuamos a ver o marido de Diana Chaves em campo e sistematicamente a jogar mal, muito mal.
As derrotas não se podem imputar a um único jogador, no entanto, parece-me evidente que a equipa hoje foi caindo e caindo para o nível das exibições do Peixoto. As suas percas de bola, com passes disparatados, a não eficiente cobertura do flanco, a inexistência ofensiva foram demasiado gritantes e puxaram a equipa para trás. Julgo que todos vimos, espero que JJ também o veja.

Será agora que veremos do que é feita a equipa técnica e o próprio plantel, quando ganhamos é tudo bonito, mas quando se perde é que se vêm os homens e a sua qualidade. Espero resposta positiva para Paços, pois a qualidade existe e foi demonstrada pelo que temos que continuar a acreditar que esta inesperada lembrança seja isso mesmo, apenas uma má noite e uma péssima memória.

Antevisão AEK - BENFICA

Hoje regressamos a Atenas, berço da civilização ocidental, mais ou menos um ano após a vergonha que lá passamos no jogo contra o Olympiacos. Passado um ano, muita coisa mudou, o treinador é outro, a equipa joga noutra táctica com alguns jogadores novos e a Atitude, meus amigos, a Atitude desta equipa é que mudou radicalmente!

Apesar do mau momento de forma do AEK, a dificuldade deste jogo é de nível elevado pois jogar em ambientes gregos é sempre complicado. O belo estádio olímpico de Atenas tem uma pista de tartan a separar o relvado das bancadas mas o inferno está lá. Para além disso, para o AEK de Atenas este jogo pode servir de redenção perante os seus adeptos, depois de terem sido goleados pelo Everton. Por conseguinte, os seus jogadores vão dar o tudo por tudo neste jogo.

Esta é pois uma boa oportunidade para a nossa equipa apagar a má imagem que demos o ano passado na Grécia, bem como a atitude "medrosa" que tivemos na última edição da Taça UEFA. É também um excelente teste para a nossa equipa, pois vamos defrontar uma equipa teoricamente mais difícil do que as que já defrontamos no nosso campeonato, que não vai jogar à defesa de certeza. Veremos a massa de que este Benfica é feito e que dirá muito do percurso que poderá fazer na actual Liga Europa, antiga Taça UEFA.

Com a confiança que a nossa equipa tem, espero que enfrente este desafio para ganhar, o que deixaria as contas para a qualificação muito facilitadas. Veremos, a partir das 18h00 na SIC.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A dado momento no Estádio da Luz

Eagle84: Porque é que o Jesus não mexe na equipa?

TC: Einh!!!

Eagle84: O Ramires está cansado devia de sair;

TC: Já fez as 3 substituições...!

Eagle84: Ahhh,... e?

TC: Pois, ainda podia tirar 2 jogadores que a coisa ficava equilibrada.

P. Bento diz a verdade!!!

O treinador do Sporting mais uma vez partiu a loiça toda, disse aquilo que pensa e aquilo que muitos pensam mas não têm a coragem de dizer, muito provavelmente será punido, acredito que o seja de forma tão exemplar como merecida dada a posição que ocupa, contudo ninguém é de ferro e para viver por dentro o nosso futebol nas equipas "erradas" é preciso ter estômago bem forrado. Paulo Bento jogou no Benfica, sentiu, jogou no Sporting e sentiu, é treinador do Sporting sente ainda mais.
Não é nada connosco? Por enquanto não, mas será que algum de nós não se reviu naquelas palavras (Sabemos muito bem como eles fazem as coisas)?
Vítor Pereira deambula facilmente entre a incompetência e a provocação, entre a arrogância e a complacência para com o "dono", dêem-lhe asas que ele voará e depois queixem-se!!!

domingo, 27 de setembro de 2009

Sarrafada Vs Classe

Já não via uma equipa a jogar com aquele tipo de violência (a palavra peca por insuficiente) desde o Boavista de Jaime Pacheco. Increditável como ainda existem treinadores que utilizam este "modus operandi" num futebol de 1ª divisão.

Depois de ter visto a meio da semana numa estatística, que o Leixões era a equipa mais faltosa do campeonato já estava à espera de algo do género, mas ontem foi simplesmente escandaloso.

P.S.-Obrigado Aimar por espalhares aquela classe nos relvados portugueses. Um espectáculo dentro do espectáculo.

P.S.2 - Ramires, tenta fazer uns jogos mauzinhos de vez em quando. Não te queremos perder já em Janeiro.

O autocarro do Leixões avariou!

Um momento de sublime ironia, o autocarro do Leixões literalmente avariou!

Para além das habituais críticas que faz à arbitragem sempre que não tira pontos ao Benfica, o Zé da Boina ainda conseguiu dizer esta coisa extraordinária: «Muitas faltas não foram assinaladas a favor do Leixões e isso impediu que saíssemos em ataque organizado.»

Hum! Ataque organizado, sim, sim, estou-me a lembrar de dois ou três exemplos. A situação que origina o primeiro amarelo ao fiteiro Pouga, a suposta lesão do vosso guarda-redes, o tempo que o v/ guarda-redes demorou a marcar os pontapés de baliza (aqui estaria a pensar no ataque organizado a lançar). Foi pena que a vossa estratégia de ataque organizado tivesse sido atrofiada, assim não haveria apenas uma equipa em campo a jogar Futebol e a tentar ganhar.

Não faz muito o meu género mas ó Zé, mete a boina e pega no Pouga, Trombetta e Cia e leva lá esse futebolzinho de m.. lá para a lota de Matosinhos! É pena pois tu até és capaz, de vez em quando, de pôr as equipas a jogar bom futebol.

PS - Espero que as outras equipas ficam de sobreaviso, se trouxerem o autocarro ele é bem capaz de se avariar!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Rijos como o aço

Javi Garcia e Ramires estão, afinal, convocados para o jogo com o Leixões, depois de se ter julgado que falhariam a próxima jornada, devido a problemas físicos.

Embora haja dúvidas sobre as suas titularidades, sobretudo em relação a Garcia, o facto de Jorge Jesus contar com eles mostra que são, neste momento, jogadores fundamentais na estratégia do novo Benfica, revelando-se, para já, como excelentes contratações, com espírito aguerrido, até ao limite. Aliás, no caso do brasileiro, parece que tem o dom da ubiquidade, pois transmite a sensação de que consegue estar em todo o lado ao mesmo tempo e, ainda, surge em zonas de finalização.

São duas surpresas pela positiva: Javi Garcia é implacável a defender, forte fisicamente e com bom remate, preenchendo uma posição bastante fragilizada na última época. Quando soube que vinha para o Benfica, temi que fosse mais um daqueles jovens que são emprestados por grandes clubes e acabam só por pensar na equipa ou no país de origem, sem quererem lutar por um novo espaço. e, às vezes, sem, muita qualidade. Lembram-se de Tote? Neste caso, a aposta revela-se acertada e, se continuar assim, pode sonhar com o Mundial de 2010.

Conheço melhor Ramires, até porque é presença habitual na selecção brasileira e, ao contrário de Garcia, tem lugar garantido na África do Sul. Quando apareceu, vi, nalguns foruns, brasileiros que Ramires só tinha velocidade: é verdade que esta característica se revela como um trunfo, mas já demonstrou que há muito futebol naqueles pés.

PS: O Benfica pode, em caso de vitória e de empate no Dragão, ficar com mais cinco pontos do que FC Porto e Sporting, o que, em seis jornadas, não deixará de ser notável. No entanto, e como dificilmente, o Benfica será alcançado por aqueles rivais, vou estar mais atento ao Olhanense-Sp. Braga.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mais árbitros, mais mantimentos.

Esta história dos 5 árbitros poderá resultar num forte prejuizo para a SAD portista, é que sempre são mais dois a consumir fruta, café com leite, e outras mordomias pela mercearia do costume.

Vitória sabe bem mas faltou Coentrão

O Benfica ganhou, afastou-se do FC Porto e demonstrou, mais uma vez, um aspecto necessário para quem quer ser campeão: espírito de sacrifício, luta, entrega, porque nem sempre as vitórias são feitas de lances vistosos, fintas extraordinários ou golos espectadores.

Sem jogar muito bem, a equipa continua a colocar os adversários em «sentido» logo no início das partidas, como aconteceu em Leiria, e, durante os noventa minutos, dificilmente permite que criem muitos lances de perigo, muitas vezes começa a «travar» o ímpeto oposto ainda nas intermediárias contrárias. Naturalmente, tem havido algumas excepções, mas o sector defensivo tem resolvido bem os problemas: o golo de Leiria foi sobretudo azar do David Luiz, que personifica este forte empenho do novo Benfica, quando tentava «cortar» a bola.

Apesar de tudo, os jogadores conseguiram alguns momentos brilhantes, mas o mais notável foi aquele toque subtil que permitiu a Saviola inaugurar o marcador, na sequência de mais uma bola bem preparada por Aimar.

A vitória é justa e nasce na sequência de um lance duvidoso: posso estar enganado, mas parece-me que o defesa do Leiria toca primeiro na bola e só depois derruba Aimar. No entanto, em jogadas como esta, é quase impossível um julgamento correcto, sem imagens televisivas, como acontece a quem está no relvado.

Por outro lado, senti a falta de Fábio Coentrão: já mostrou que está evoluído como atleta, mais disciplinado tacticamente, e, com velocidade e técnica, podia ter «agitado» e melhorado o futebol do Benfica, como já aconteceu noutros desafios, perante um estádio que nunca tinha recebido tanta gente numa competição nacional. Na Liga de Honra, recebia jogos com pouco mais de 500 (é mesmo assim, não faltam zeros) espectadores.

A contratação de Keirrison entusiasmou-me bastante no início da época, não só porque tem potencial para ser um fantástico futebolista, mas, também, porque se falava que poderia reforçar o FC Porto. Contudo, continua a revelar-se desenquadrado do sistema de Jesus, mas espero que o treinador lhe volte a dar mais oportunidades para jogar.


domingo, 20 de setembro de 2009

Mostrem lá essa fibra!

Com o deslize do FCP este jogo assume-se cada vez mais como um verdadeiro teste. É nestes momentos que se mostra a fibra dos campeões!

Não desperdicem o bónus como frequentemente o fizeram no passado!

Joguem contra ventos e marés, caso 3 senhores decidam inclinar o campo!

Respeitem o adversário, que tem valor e um treinador "verde" desejoso de fazer o jogo da sua vida! E caso se apanhem a perder, não desistam até ao fim!

Ignorem o cansaço do jogo de quinta-feira e dêem sempre tudo que é o que essa camisola exige!

Em suma, mostrem ter essa fibra que é necessária aos campeões, e que julgo terem!

PS - O Braga é para ser levado a sério mas um dia há de acabar os jogos ganhos com cruzamentos/remates.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A um passo da euforia

Tenho sido dos poucos Benfiquistas que ainda não entrou em loucuras e em êxtase pelo inicio da presente temporada, é certo que ando com um largo sorriso na cara, ando motivadissimo, fui ao Restelo gostava de ir a Leiria, mas ainda tenho algumas reservas quanto às reais possibilidades da equipa num futuro próximo. As minhas reservas são sobretudo de natureza física, ou seja, se a equipa terá condições para jogar a um ritmo elevado durante a temporada em especial quando jogamos a meio da semana como foi no caso da ida a Guimarães e será na visita a Leiria.
Não restam duvidas sobre a qualidade do plantel, Saviola e Ramires são grandes, mas grandes contratações fazem muita diferença, a estratégia, motivação e exigência incutidas por JJ estão a resultar e as exibições de Di Maria, David Luiz (a central) são o exemplo máximo de aproveitamento das reais potencialidades de um jogador. Estamos a transformar os jogos num passeio, a fazer das dificuldades obstáculos contornáveis e aparentemente débeis e acima de tudo estamos a dar espectáculo e a divertirmo-nos.
Para mim, o próximo jogo será decisivo, será o jogo mais difícil até ao momento, julgo que a União de Leiria é uma boa equipa, muito perigosa no contra ataque (aqueles dois avançados) e defende bem (apenas 1 golo sofrido e de penalti). Uma vitória incontestável no Domingo acabará com qualquer reserva e será, pelo menos para mim, uma demonstração dos reais poderes desta equipa. Da motivação á euforia vai uma curta distância, até porque a liderança está à vista.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Venham ao Estádio e tragam os amigos!!!

Quem vai ler o texto deverá pensar que os pastéis me fizeram mal ao estômago tal a dimensão do que vou dizer. Depois de ter assistido à vitória do Benfica no Estádio do Restelo, pensei, os individuos que dizem que nós somos 6 milhões não sabem fazer contas, se nós somos 6 milhões onde andam os outros 4, eu não os encontro nos cafés, no trabalho no convivio que tenho nos blogues. Será que são invisiveis? E já nem falo na presença nos estádios, que é esmagadoramente maior que os outros dois clubes médios, sim porque grande é o Benfica, e se dúvidas houvesse foram desfeitas pela classificação que obtivémos no Século XX referente à Europa.
Ontem pensei que estava num concerto de um grupo musical de nomeada tal foi a capacidade da exibição, não me lembro de ver o Benfica jogar desta forma, é brutal a capacidade, a força a velocidade que é imprimida ao jogo, dá prazer ver um espectáculo destes, é um recital de oportunidades. E a equipa não baixa, não desarma vai à procura de mais e mais e mais. Parece que alguém disse: Soltem as Lebres parafraseando o programa televisivo, e é vê-las a correr pelos prados verdejantes, sem que nada nem ninguém as consiga impedir, cansa de ver, cansa mesmo.
Hoje ouvi dois sportinguistas que falavam entre si, diz um para o outro se os apanhamos assim levamos quatro ou cinco. Por isso benfiquistas não percam esta oportunidade e venham ao estádio.

Saudações Benfiquistas

domingo, 13 de setembro de 2009

O herdeiro de Maradona

Já tinha (tínhamos) saudades de um Benfica assim: dominador, com um futebol simples e extremamente eficaz, veloz sempre que é necessário, e, mais do que tudo, ver a equipa com espírito de sacrifício, a partir para «cima» dos adversários, logo nos primeiros segundos, como acontecia frequentemente no velho Estádio da Luz.

Começa a ser hábito, o Benfica criar perigo logo nos instantes iniciais, a intimidar o adversário, seja Belenenses, Vitória de Setúbal ou AC Milan.

Já aqui escrevi que, mesmo que o futebol não seja o melhor, Di Maria, Cardozo, Saviola e Aimar (finalmente, parece livre de problemas físicos) podem, a qualquer momento, decidir um jogo, mas parece que é preciso acrescentar Ramires, Javier Garcia ou ir ao banco e «puxar» por Fábio Coentrão.

Não costumo dizer que este ou aquele jogador é o novo Eusébio, Pelé ou Maradona, mas o golo de Saviola trouxe-me à memória D. Diego: A forma como «agarrou» a bola no meio-campo de um estádio, que não tinha tanta gente desde uma famosa eliminatória do Belenenses com o Barcelona há mais de 20 anos, foi deslumbrante. Passou, totalmente inalcançável, pelos adversários, parecendo que a missão era fácil, mas os génios têm este hábito de tornar simples o que os comuns mortais nunca conseguiriam fazer, mesmo que os atletas do Belenenses estivessem «colados» ao relvado e o guarda-redes jogasse com os olhos vendados. Mas enquanto o actual seleccionador argentino só «tinha» pé esquerdo, Saviola criou o golo com os dois pés.

A jogar assim, a dúvida não é saber se a equipa vai ganhar, mas, sim, quantos golos marca.




sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Século XX - temos pena

Pensava que alguém se antecipava e fazia um post sobre o Benfica, esse clube mitico ter sido o nono em termos europeus no século XX, mas não, pelo que me deu a entender a maior parte continua na caverna de Platão a ver passar as figuras, muitas e muitas vezes a ser humilhado mas a ficar na sombra. Eu pensei e poucas vezes o faço, a maioria das vezes mal, tenho de avançar e romper com esta letargia de muitos senhores que escrevem neste blogue lerem mas não publicarem, assim torna-se muito fácil e confortavel.
Mas a luta é mais dura e agressiva e todos mas todos somos únicos e necessários para desgastar e relembrar que as nossas vitórias são com sangue e suor e sem vegetais e carne à mistura.
E sabermos que o nosso glorioso e inolvidável clube ficou em nono lugar no século xx transporta-nos para uma marca forte, única e singular de figurar entre os 10 mais do primeiro século futebolistico no panorama mundial algo excepcionalmente grandioso que ficará indelévelmente gravado para sempre.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O tema centrais

Também gostaria de deixar a minha opinião sobre o assunto "centrais".

Costuma-se dizer que não há fome que não dê em fartura.

Facciosismos à parte, e mesmo quando se trata do nosso Benfica tento ser o mais imparcial possível, temos neste momento um conjunto de 4 centrais de qualidade como possivelmente nunca tivemos, com a particularidade de 3 deles terem menos de 22 anos.

Se há posição em campo cuja maturidade e experiência é fundamental essa posição é a de central. Daí que o apogeu destes jogadores normalmente ronde os "late 20's / early 30's". É normal centrais com a idade destes 3 referidos darem fífias. Faz parte do seu processo de maturação.

Comparar a agilidade de avançados rápidos com a de centrais é em 1º lugar, desonesto. Se analisarmos as vicissitudes de um jogo, um avançado aparece 1 para 1 para com um central raríssimas vezes, pois em 95% das vezes existem "dobras", normalmente do outro central, do lateral ou do trinco. Daí que jogadores com mais de 1,85m e com a agilidade e rapidez de execução de um "Liedson" sejam quase inexistentes no futebol mundial. É uma questão de biomecânica, inércia e lei da gravidade. Um dos poucos chama-se Pepe e custou 30M ao Real. Outro chama-se Rio e foi a transferência mais cara de sempre de um central, 46 M em 2002. Para essas 95% das vezes os treinadores optam maioritariamente por uma torre (tipo Luisão, Materazzi, Costacurta, ) para limpar o futebol aéreo e um parceiro de defesa mais baixo, rápido e ágil, para jogar mais em antecipação e realizar as dobras (Ricardo Carvalho, Cannavaro, Cordoba, etc). Para dar um exemplo bem conhecido veja-se a dupla dos lagartos, baixa para o normal da posição (1,82 e 1,80, Polga e Carriço respectivamente). Cada vez que a bola sobrevoa a área (que acontece bem mais do que 5% das vezes) é um ai jesus.

Onde quero chegar é que para as tais 95% das vezes, o Luisão cumpre perfeitamente o seu papel. Além disso, quer queiram quer não, a sua liderança no balneário e em campo é inquestionável. E não são as tais 5% das vezes que a sua bio-mecânica o limita que me vão fazer mudar a opinião.

O David Luiz tem 1,88, é ágil, rápido, tem uma técnica fora do vulgar e joga com uma garra igualmente invulgar. Sim, é por vezes displicente e sobranceiro, até desconcentrado. A sua disciplina táctica, particularmente ao nível do posicionamento ainda não é a ideal. Recordo que fez 22 anos há poucos meses. Recordo igualmente que o Pepe treinou à experiência no Sporting e foi recambiado novamente para o Funchal. A sua 1ª época no fcp tb não foi brilhante. Deêm-lhe tempo. Ele já é muitíssimo bom. É já um dos melhores centrais da sua idade na Europa e dentro de muito pouco tempo será certamente convocado para a canarinha.

O Sidnei foi igualmente uma pérola (fez 20 anos há menos de 1 mês), embora não tenha sido uma descoberta das Índias pois já tinha mais cartel quando veio e foi bastante mais caro que o David Luiz, que custou 1 M. É 2 anos mais novo que o seu compatriota e parece-me mais maduro e tacticamente melhor, e igualmente com um potencial altíssimo. Entre os 2 venha o diabo e escolha, positivamente. O Benfica conseguiu a proeza de reunir 2 dos mais promissores centrais do futebol mundial e temos que estar contentes com isso. Os erros são normais nesta idade, pois são posições muito exigentes mentalmente. Um avançado pode falhar 10 oportunidades e se marca o golo da vitória é um herói. Um central pode fazer um jogo perfeito, intransponível, comete um erro ao minuto 94 que resulta num golo e é uma besta. Essa é a diferença.

Não me queria esquecer do Miguel Vítor. 20 anos, titular dos sub-21, não é tão bom tecnicamente como os prodígios brasileiros, mas só não é titular porque os outros é que são muito bons, o que atesta bem a qualidade dos nossos centrais. Pela forma de jogar, por ser da formação e por colocar em campo toda aquela raça, pode vir a ser o nosso Puyol no futuro, porque, meus amigos, David Luiz e Sidnei não vão ficar mais 2/3 anos por cá, dada a sua qualidade.