quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Partir do zero

O que dizer depois da noite de hoje? Do ponto de vista da produção da equipa não se pode dizer que não estivéssemos à espera deste "tipo" de exibição. O que não contávamos era que os ucranianos fossem tão bons.

Já sabíamos que a primeira época sem ter o Simão não ia ser fácil. Tínhamos um jogador que além de ser de longe o melhor jogador do Benfica, era o transportador de jogo, o marcador de livres, veloz, bom a finalizar, bom a cruzar e com uma condição física excelente, aguentando os 90 minutos sempre em elevado rendimento ao longo de uma época. Além disso perdemos o Miccoli e o Karagounis.

Infelizmente parece que nos últimos 2 anos temos estado sempre a partir do zero. Quer seja através da mudança de treinador, de sistemas tácticos, contratações falhadas ou vendas/saídas de jogadores fundamentais.

Confesso que o 4-3-3 é o meu sistema de jogo preferido. Mas para funcionar bem tem que ter 3 características importantes :

1) Um triângulo de meio campo pressionante e dinâmico em que pelo menos 2 dos seus jogadores tenham facilidade de construção, transporte e apareçam com frequência na área adversária.
2) Dois extremos rápidos, tecnicistas e que saibam cruzar bem.
3) Um ponta de lança rápido, móvel e lutador qb. (Daqueles que custam 15M €, portanto :) )

No Benfica isto traduzir-se-ia:

1) Triângulo composto por Petit, Katsouranis (Rui Costa) e Cristian Rodriguez. Custa admitir mas o Rui Costa já não tem andamento/resistência para jogar a 10.
2) Di Maria e ?????. O extremo direito não existe e jogando com o Di Maria nesse lado não lhe podemos pedir que vá à linha e cruze de pé direito...
3)??????. Cardozo é quase a antítese daquilo que eu disse.

O que tem acontecido é que for falta de dinâmica da equipa, atacamos quase sempre com poucos jogadores e o perigo que criamos tem surgido de lançes individuais e não de jogadas de equipa.
O Di Maria é um grande jogador em potência mas vê-se que ainda está verde ao nível das decisões, mas o potencial está lá. Mas tal como já disse num post anterior a melhor contratação da época é claramente o Cristian Rodriguez. Grande jogador. Devido à sua polivalência no ataque Camacho tem-no usado demasiado recuado para compensar a menor capacidade defensiva do Rui Costa, perdendo assim o uruguaio importância nos lances de ataque. Espero que o Benfica até ao Natal faça uso da opção de compra e não o deixe fugir.

Se queremos ter aspirações a qualquer coisa vamos ter que reforçar a equipa nessas duas posições críticas que já mencionei e claro que o fio de jogo que não temos ainda vai demorar algum tempo a ganhá-lo. Até lá as perspectivas não são as melhores. Ganhar em Glasgow e na Ucrânia vai ser quase impossível, pelo que melhor que o 3º lugar vai ser difícil. Quanto ao campeonato, até o 2º lugar será complicado.

2 comentários:

  1. agora faltam 3 semanas para recebermos o Celtic, Camacho vai ter tempo mais que suficiente para preparar a equipa, e se ganharmos voltamos a ter hipóteses, o que estraga isto é a Taça da Liga, ainda por cima com 2 jogos, maldita hora que akele gajo marcou aquele penalty, Camacho que meta os jogadores menos rodados com o setúbal, até porque se ganhássemos esta taça da liga íamos ter que estar a ouvir esta história do jogo da amadora.

    o shaktar é forte, e mais uma vez não sei porqué a sorte não quis nada connosco, o último lance é disso exemplo, mas agora é preciso calma e apoiar a equipa

    Jogámos com 5 jogadores novos,ainda entrou um sexto,binya, em dezembro virão mais, lembrem-se do tempo do artur jorge se faz favor

    mudar sim, mas muito não, senão dá mau resultado

    Nuno Assis não devia tar encostado, foi campeão nacional connosco, tém experiéncia

    petit faz muita falta, rui costa não faz 2 jogos seguidos bons, jogou bem contra o sporting e hoje bem marcado viu-se aflito

    cardoso já se mexeu mais hoje, é preciso dar-lhe tempo, é bom não queimar já este jogador

    interessa é ir em frente, leiria no domingo é para ganhar

    o benfica pode perfeitamente ganhar ao celtic na luz e lá nunca se sabe o que pode acontecer

    e mesmo contra o milan na última jornada podemos ganhar, lembrem-se do manchester

    ResponderEliminar