quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Ver para crer...

Este é um daqueles momentos em que eu me afasto da generalidade dos sócios e adeptos do Benfica. É certo que ontem estive a fazer um zapping constante entre os noticiários dos 3 canais, para ver em directo a apresentação do mais recente reforço. Não no sentido eufórico de 'O MAKUKULA É DO BENFICA!O MAKUKULA É DO BENFICA!', mas sim, para ver e acreditar que ele assinou mesmo: é que nos dias que correm, em cada 100 jogadores anunciados nos jornais, apenas 1 vem para o clube...por isso é mesmo ver para crer.

Quanto à utilidade da contratação do Luso-Congolês do Sevilha-mas-que-jogava-no-Marítimo, essa é uma outra questão, mas à qual eu respondo com a mesma simplicidade com que terminei o anterior parágrafo...ver para crer. Não creio que o Ariza seja o ponta-de-lança ideal que Benfica procurava, até porque jogador de 1.90m já nós temos um, e que até marcou dois golinhos no último fim de semana, e tem estado a jogar muito bem nos tempos mais recentes. Logo, ao ver esta contratação surgem-me 4 hipóteses, e dessas apenas uma me deixa minimamente sorridente:

1 - O Makukula é para ser titular, e o Cardozo ou salto pró banco ou vai embora. Não faz sentido...não faz sentido nenhum, um clube como o Benfica ter um jogador de 10 milhões de euros para não jogar ou só jogar às vezes; Se for para ir embora é mal jogado...o homem é bom; vendê-lo seria um erro, a não ser que fosse por 30 milhões de euros...e como isso não vai acontecer, será sempre mal vendido;

2 - O Makukula é para ser titular e jogar com o Cardozo ao lado; a mim pessoalmente isto não me satisfaz assim muito porque com duas torres dá-me a ideia que vai ser bola lá para cima e fé nos gigantones do ataque; é um jogo feio e eu não gosto. Outra das razões pelas quais não acredito muito nisso é que nós não temos extremo direito...logo, que é que vai cruzar bolas daquele lado do ataque? O Luis Filipe? HAHAHAHAHA...não me façam rir, pelo menos a esta hora....plz!

3 - O Makukula é para ir pró banco. Sim...pagamos 3,5milhões de euros por um tipo a meio da época e sentá-lo no banco é uma cena muito inteligente. É para quê? Para o Camacho olhar para trás e pensar..."agora sim, já tenho jogadores de jeito no banco".

4 - Independentemente se o Makukula joga ou não...cheira-me que o Nuno Gomes vai saltar pró banco, mais do que o que tem sido hábito. Aqui...consigo sorrir um pouquito...mesmo assim, muito pouco.

Julgo ser mais importante, arrumar a casa primeiro. Depois então, reforçar cirugicamente a equipa, e mais uma vez digo...sinceramente não me parece que esta fosse a posição a necessitar de reforço mais urgente, nem este o tipo de avançado que o Benfica precisava. Mas enfim...não fico eufórico, mas também não estou afastado da equipa como muita gente já demonstrou estar: basta ver que nos últimos tempos vêem-se cada vez mais cadeiras nas bancadas da Luz e cada vez menos pessoas.

O último jogo demonstrou que os homens não estão 'mortos'...esperemos é que não tenha sido só um espasmo qualquer e que neste sábado, em casa com o Nacional dêem continuidade á garra e empenho que demonstraram em Guimarães...

Enfim...VER PARA CRER!

5 comentários:

  1. Genéricamente, este periodo de abertura de mercado saldou-se na contratação de 3 jogadores para 3 posições que não tinhamos falta. Um extremo direito é que dava um certo jeito.
    Quanto ao Makukula, parece-me um jogador interessante que será uma boa alternativa. Vamos ver como se adapta.

    ResponderEliminar
  2. Lateral Esquerdo era preciso pois Miguelito saiu. Verdade ou não?

    Makukula é uma excelente opção pois é um grande cabeceador.

    3,5 milhões é muito por um jogador?

    Em regra para Portugal é. Mas em todas as regras há excepções!

    E a excepção chama-se Benfica. E porquê?

    Porque o Benfica tem receitas ao nível dos 20-25 maiores clubes da Europa (sem vendas de jogadores) e tem estabilidade economica.

    Basta olhar para Inglaterra, Espanha ou Alemanha e ver clubes com as mesmas ou menos receitas, que o Benfica a investirem bem mais.

    Vejam por exemplo por quanto é que o Portsmouth comprou pagou por Diarra, Utaka e Muntari. Só para falar deste ano.

    Ou quanto é que o West Ham pagou por Ljunberg, Bellamy ou Dyer.

    Ou Middlesbrough pagou por Woodgate (que foi agora para o Tottenham) e Mido.

    Mas a nossa é a liga dos pequeninos, em que se pensa muito pequeno. Até já se chegou ao ponto de pedir emprestado para emprestar.

    Mas basta perceber um pouco de contabilidade para perceber que o que o Benfica investe não é problemático e que é o único clube em Portugal que o pode fazer.

    ResponderEliminar
  3. Também quero esperar para ver como se vai adaptar mas parece-me uma boa contratação embora receie um pouco o historial do seu joelho. A tua análise parte, na minha opinião, de uma avaliação errada. O Cardozo e o Makukula, embora altos, não são jogadores iguais. Estou em crer que vai ser difícil para as defesas segurarem dois jogadores que, para além de fazerem muita mossa, têm grande potência de remate. As diferenças: O Makukula é mais solto que o Cardozo e joga melhor de cabeça.
    Quanto ao futuro do Nuno Gomes, não estou preocupado. Se ele não tiver lugar na equipa, é bom sinal. Se o Rui Costa também não tiver lugar na equipa, também é bom sinal.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo:

    em relação ao Nuno Gomes: se ele for sempre titular, na minha opiniao é mt mau sinal. É sinal de que algo vai muito mal no nosso Benfica!Quanto ao Rui Costa...se ele saír é mt bom sinal: é sinal que temos alguém melhor que o eterno maestro, ou então que a equipa joga bem sem ele e deixou de depender da sua classe e dos seus passes.

    Quanto á tua discordância, se calhar fui eu que nao me expliquei mt bem. Nao considero de forma nenhuma, o Cardozo e o Makukula jogadores iguais...muito longe disso. Se tiverem hipotese de ouvir a análise do Luis Freitas Lobo, parece-me que ele tem 100% de razão. O Cardozo a jogar sozinho, é uma presa fácil e fica sem hipotese de mostrar nem metade de todo o seu potencial. Mas o Makukula nao me parece o jogador ideal para apelar ao potencial deo Paraguaio. Eu pessoalmente apostaria mais num jogador bem mais movel e com maior raio de acção...mas isso sou só eu. Apostava num esquema em que assentava um homem estilo Geovanni (da fase em que jogava como avançado e nao como extremo), num Micolli (estilo Micolli), ou noutra estratoesfera num homem estilo Carlitos Tevez). Mas tb não axo impossível os dois jogarem juntos...

    mas reforço o que disse; isso a acontecer obrigava a ter extremos declarados (que nos nao temos nenhum para a direita que seja dextro p cruzar da linha), ou então utilizar a 'famosa' táctica do 4-4-2 losango, á qual o Camacho parece totalmente contra.

    Mas é como diz o Post...Ver para crer. Afinal de contas o Van Hoojdonk e o João Tomás tb fizeram uma época juntos, e apesar de nao termos ganho nada e termos tido 3 treinadores, os dois juntos marcaram (salvo erro) 36 golos no campeonato. Porr isso é que digo...ver para crer.

    Entretanto...amanha siga para a Luz que é dia/noite de apoiar o nosso clube.

    Abreços e saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Mas agora termos mais opções de qualidade é termos um problema?

    Quanto à necessidade de reforçar esta posição, apesar de não ser a mais prioritária (um extremo ou ponta direito era mais imperioso mas se não contratamos foi porque não foi possível, pelo menos com qualidade), era necessária. Com a saída de 2 avançados, Bergessio e Dabao, gostariam de ter apenas como opção N. Gomes e Mantorras, 2 jogadores que não oferecem garantias em termos de disponibilidade fisica? Eu não.

    Quanto ao jogador em si acho que vem dar ao Benfica outro tipo de opção. Mais qualidade no jogo aéreo e capacidade de choque e explosão na grande área. E isto nenhum dos outros dois tem.
    Titular ou não? Jogar sozinho ou acompanhado? Who gives a fuck? É mais uma opção, penso que com qualidade, pode alternar a titularidade com o Cardozo e pode fazer uma boa parelha com o N. Gomes. E também é uma excelente opção de banco naqueles jogos em casa em que a bola teima a entrar.

    Quanto ao preço, 3,5 milhões por um avançado que está a fazer um bom campeonato, que chegou à selecção A, que tem experiência num dos melhores campeonatos mundiais, é uma verdadeira bagatela! O Daddy saiu por três milhões e o nosso matraquilho Maxi Pereira custou isso. Tendo em conta o preço e a posição, o risco nem é muito.

    Só existem 2 incógnitas com este Maku. A primeira, e o factor mais importante na história das nossas contratações, é a adaptação ao nosso clube (esperemos que não venha a sofrer do síndroma do Nelo, Tavares, Miguelito, Luis Filipe, entre outros). E a outra, e como disse e bem o Pelicano, é aquele joelho, ele já teve muito tempo parado.

    Agora, também concordo com o Absolutmartim, ele precisava de ser melhor municiado. Mas penso que do lado esquerdo estamos bem servidos para isso, e do lado direito, apesar de não gostar do Matraquilho, reparem quantos cruzamentos ele já sacou que deram em golo.
    Estou convencido que se ele pega no Benfica, vai ser o titular no Europeu e com uma equipa muito mais ao seu jeito.

    Enfim....Esperar para ver!

    ResponderEliminar