segunda-feira, 5 de maio de 2008

Desfazamento da realidade...

Por muita vontade que eu pudesse ter em vir aqui, escrever e cascar na exibição da equipa ontem (sobretudo na primeira parte), ainda assim há coisas que me chocam ainda mais que a apatia, a azelhice e a mediocridade de alguns elementos do Benfica. E passo a trascrever uma apreciação à exibição do 'nosso' capitão Nuno Gomes na Reboleira, feita por Ricardo Soares no site oficial do Clube:

"Nuno Gomes – O assistente

Pode ter ficado em branco, mas foi impressionante a produção que desenvolveu em prol do colectivo. Tornou-se o elemento em maior evidência na hora de ligar o jogo dos colegas do meio-campo ao último terço de terreno. Bons exemplos disso aconteceram nas fantásticas assistências para Cardozo em duas ocasiões (numa delas o paraguaio atirou mesmo à barra) e num desvio de cabeça que isolou Luisão (que pena o brasileiro ter desperdiçado). Saiu a 25 minutos do fim sem marcar, mas com o sentido de dever cumprido, tal a importância nos processos ofensivos."

(Fim de transcrição).

Gostaria de analisar esta descaga de asneiras em torno de mais uma miserável e non-produtiva exibição de Nuno Gomes, que desde os 22 minutos do Jogo Cepórtein-Benfica (em que faz o 2-0) não tem um único lance de registo...e já se passaram mais 3 jogos. Mas adiante...

Este senhor diz que a 'produção que desenvolveu em prol do colectivo' foi impressionante...até tem alguma razão sim; mas impressionante pelo facto de practicamente não ter ganho uma bola que fosse, passes quase em ve-los, remates nem vale a pena falar e atitude...a mim deixa-me sempre muito a desejar. O único passe foi aquele toque para o remate á barra do Cardozo que Ricardo Soares descrever como 'fantástico'. Na segunda parte o Luisão falha um lance escandaloso...claro que o autor deste texto enaltece o toque de cabeça do Nuno Gomes. Ainda consegue elogiar a sua actuação como o elemento de ligação do meio campo-ataque: eu digo...se isto é um elemento de ligação, mais valia não ter lá ninguém que sempre se poupavam 40mil continhos por mês. Mas isto sou só eu...

Eu bem sei que o Nuno Gomes tem lugar cativo no Benfica, e até admito que o homem seja uma figura do clube pelo que já deu até aqui. Mas este ano (e no anterior isso também já se tinha verificado), a sua produção é tão escassa que começo a questionar a sua verdadeira utilidade no clube...pelo menos no que toca á sua utilização como jogador. É doloroso, ver como um homem que já marcou para cima de 20 golos por época, que passou a fazer não sei quantas assistências para golo, agora não ganha um lance no ar, não faz um remate, não sofre uma falta (nem tão pouco comete uma falta...), é constantemente apanhado em fora de jogo...e naturalmente que também não marca. Mas treinadores após treinadores, insistem em colocar o raio do homem a titular...para depois o tirarem quando já desperdiçámos 65 minutos de jogo, e os outros 10 jogadores já estão cansados.

Longe de mim dizer que a culpa destes resultados e da época é do Nuno Gomes...porque não é: o problema é muito mais grave mas isso fica para outras alturas. Como disse, eu até admito que o homem seja uma figura do clube e tudo...mas pelo menos tirem-no do campo. Façam qualquer coisa...dêm-lhe um tacho qualquer tipo o Baía no Porto (que vai aos sorteios e às cerimónias de beneficiencia e outras que tais): para isso axo que o Gomes é util e até deve ter jeito...mas para andar a passear no campo, a não fazer nada, a desajudar e atrapalhar os outros...isso não. Gostaria muito sinceramente de perceber porque é que ele joga sempre...e a titular. Gostaria de saber porque razão, o homem tem o seu lugar cativo no onze, e nada nem ninguém o conseguiu tirar de lá...será que ele sabe algum podre do Presidente ou assim e é só por isso que joga? Será que é só para vender camisolas e postais na loja do Clube? Será que mesmo que ele venda mais camisolas que os outros se justifica que ele jogue...?

Quando até o 'jornalista' do site oficial diz maravilhas dele, quando nem 1 (de 1 a 5) na minha opinião ele mereceria, alguma coisa está mesmo mal. Mas ainda ssim, R.Soares tem razão numa coisa da sua crónica, que foi o cognome que deu a N.Gomes: 'O Assistente'...devia era assistir na bancada!! Mas enfim...

13 comentários:

  1. Martunis
    essa ´de assistente esta demais.
    Quanto ao Nuno ,reconheço que já me deu muitas alegrias,mas é preciso não esquecer que só marcou ao Porto nos ultimos dois anos,pois ele nunca marcaria ao clube do coração.
    Tenho contra o Nuno Gomes uma desconfiança,o melhor jogo que vi do Nuno Gomes e que fiquei impressionado com a sua capacidade de luta e da forma como jogou,foi no ano em que o Sporting precisava de ganhar ao Benfica e acabou por perder,com um golo do Sabry.Nunca mais pude ver o Nuno com bons olhos ,ele fez um jogo para que o seu clube fosse campeão.
    Agora,se é verdade que o elemento ganha 40 mil dele,então isso sim,é que é um roubo ao Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Só quando fui à net, ver a ficha de jogo, é que me apercebi que o Nuno Gomes tinha jogado...

    Visitem
    http://apertapitons.blogspot.com

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. "Longe de mim dizer que a culpa destes resultados e da época é do Nuno Gomes...". Mas fazes um 'post' relacionado com uma apreciação absurda que é feita à sua actuação. É óbvio para todos que o Nuno Gomes fez uma época fraca. Já a anterior não tinha sido famosa. Por isso, apesar de ser um dos maiores defensores do Nuno Gomes, questiono a sua avtual utilidade no nosso 'plantel'. E os outros? Como classificar a época do Petit? E do Nélson? E do Luisão? E do Léo? Sobre isso nada se diz. Interessa é fazer um 'post' (mais um) a desancar no Nuno Gomes.

    ResponderEliminar
  4. O Nuno Gomes nunca foi um bom jogador de futebol, nunca... S� que caiu no goto da comunica�o social, que aliada a um bom marketing fez o resto.... N�o possoo concebre um titular do Benfica que tem medo da bola.

    P.S: Gostrai que algu�m fizesse um dvd dos 1e tais golos marcados pelo Nulo. Mas depois.... verificarr quantos s�o em jogos decisivos e frente a dvers�rios podeerosos. Depois, fazer outro DVD em que se mostram os golos certos falhados pelo capit�o do Benfica.

    Maluco do Futebol

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao Nuno Gomes, eu nem gosto particularmente do homem, não acho que seja um símbolo do clube e até acho que é pago acima do que deveria ser. Agora, tb não acho que valha a pena ser injusto.

    Não tendo feito uma boa época (como aliás o próprio já admitiu), acho que é bom jogador (e não é por estar numa fase má que deixa de o ser) e que pode ser útil ao Benfica. E dos jogadores do Benfica, ainda é dos mais inteligentes a jogar, mas está numa fase em que tem medo de chutar à baliza. E não é de certeza com assobios que vai melhorar nesse aspecto.

    Reparo ainda na contradição agora 'não ganha um lance no ar' com o facto de ele ter ganho o lance de cabeça que deixou o Luisão com o golo nos pés...:)

    Quanto a atitude, pena não ser um jogo da Champions para sabermos qto é que ele correu. Mas de certeza que foi bem mais que o Cardozo..:)

    ResponderEliminar
  6. ó martunis tu disseste mesmo "40 mil continhos por mês" ou sou eu que estou a ficar maluco e já não leio bem? Espero que seja a segunda.

    40.000 contos por mês? O quê, 200.000 heróis? Jasus.

    ResponderEliminar
  7. Glorioso11385:

    Não é apenas mais um post a desancar no Nuno Gomes. A disparidade da apreciação para com a qualidade de jogo é tão gritante que não consegui estar calado. Se ele tivesse posto la uma apreciação do género á exibição do Maxi Pereira, ou do Nelson, ou do Petit...e de outros, provavelmente eu diria o mesmo. Com o Nuno Gomes 'nota-se' mais...mas ele é o capitão; está lá também para levar com as balas...

    Depois...isto tb se relacionou com as noticias que giram em torno da renovação do seu contrato. Mas isso passará pela cabeça de alguém?
    Esta época foi fraca...mas para além de eu tb axar que a ultima tb foi fraca...a anterior foi pelo mesmo caminho. É impensável para o Benfica, ter no seu plantel um jogar que vai para 3 anos de rendimento negativo/quase nulo, a ganhar o que ele ganha, e que é titular...e a somar a isto ainda querem renovar o contrato ao homem.

    Pessoalmente axo que ele "é" (ou já foi...) um óptimo jogador: bom tecnicamente, bom tacticamente, inteligente qb a jogar com e sem bola...aplaudi a (re)contratação dele quando saiu da Fiorentina...e sou o primeiro a aplaudir os golos que ele marca na selecção...e etc etc etc...mas de há 3 anos para cá ele nao tem rendimento!!!!!Isso não será razão mais do que suficiente para pelo menos o homem não jogar?

    Queria ver se as noticias viessem dizer que o Benfica ir aumentar/renovar contratos ao Luis Filipe, o Zoro ou o Edcarlos!!...em termos de rendimento a diferença p o N.Gomes não é grande.

    Mas tb não sou daqueles que o assobia no estadio...nao o aplaudo à 'toa' como muitos so porque é o N.Gomes, mas tb naõ o assobio...porque ele veste a camisola do meu clube; e isso impede-me de assobiar todo e qualquer atleta que o faça.

    AMC: Contradição sim Sr...em 200 minutos de jogo (+ coisa - coisa) ganhou uma bola. Muito pouco...e quanto aos metros corridos: o que interessa não é o muito que se corre, mas sim o que bem que se corre. Correr por correr naõ serve p nada...e muito ele corre, mas para sitio nenhum: mais valia estar quieto que sempre poupava os pitons das chuteiras.

    Ricardo: Depois da chegada do L. Robert, os salários de alguns jogadores (ex. N.Gomes, Simão...) foram aumentados. Ao que sei o do Nuno Gomes está pelos 40 mil contos...o simão ganhava mais!

    ResponderEliminar
  8. Belo post na defesa dos superiores interesses do Benfica

    É claro que aqueles que são amigos pessoais do Nuno Gomes ou o conhecem das andanças da imprensa não gostam que se toque no menino dos 40 mil cts mês.....

    Já com o Paulo Madeira foi o mesma coisa, protegido anos e anos pelos amigos jornalistas

    E o Benfica a perder campeonatos atrás de campeonatos por ter jogadores da tanga como estes

    200 mil euritos para ganhar 1 campeonato, 1 taça e uma supertaça

    O rapaz de Florença ficou barato ao Benfica não haja dúvidas...

    E o Pinto da Costa a rir-se na Cedofeita com a burrancada cá de baixo....

    Ele nem precisa de se esforçar muito hoje em dia, o Benfica destrói-se a si próprio de uma forma gomesca....

    Martunis ainda vais ser acusado de ser anti-benfiquista por causa deste post

    Faz um post a pedir a renovação do Nuno Gomes e do Petit por mais 7/8 anos que é para ficarmos outra vez 11 anos sem sermos campeões já que lhe tomámos o gosto

    Assim o Nuno Gomes e o Petit ficam felizes e asseguram o futuro dos seus tataranetos, os amigos do Nuno Gomes e do Petit também ficam felizes porque assim vão haver mais almoçaradas e mariscadas á pala que é o que interessa...

    Quanto ao Benfica ficar esses anos todos sem ganhar nada e o Porto passar-nos nos campeonatos....que se lixe isso pá o que é que isso interessa para alguma coisa?

    O que é que interessa a felicidade de milhões de benfiquistas no mundo inteiro se para isso será preciso 2 pessoas(no mínimo claro) como o Nuno Gomes e o Petit ficarem tristes se forem corridos da Luz?

    Eles que como o Bento,Chalana,Veloso,Mozer,Ricardo Gomes,vLADO,Diamantino,Germano,Eusébio, José e Rui Águas, Mário Coluna etc... ganharam 8/9 campeonatos ou mais e 6/7 taças de portugal ou mais ao serviço do Benfica?

    Não pode ser ó Martunis, é uma grande injustiça isto que se anda a fazer ao Nuno Gomes e ao Petit...

    Uma injustiça na volta dos 250/275 mil euros por mês

    Temos que apoiar, temos que fazer jantares de homenagem pois têm sido inúmeras as alegrias

    E claro está devemos continuar a esquecer uma figura Gloriosa como o José Torres que têm dificuldade em comprar medicamentos para a doença que padece pois o Torres nunca apareceu na revista da Caras e da Vip e da Flash....e isso fez com que o Benfica não ganhasse prestígio.....

    Saudações Gloriosas Martunis
    Coluna

    ResponderEliminar
  9. Não vi o jogo mas não me custa nada imaginar a sua exibição... o Benfica, presentemente, glorifica quem não merece. As declarações do Rui Costa relativamente ao Nuno Gomes, a serem sinceras, não indiciam nada de bom.

    ResponderEliminar
  10. Jorge Sousa é o árbitro do Benfica – V. Setúbal. Se a vergonha e o rídiculo matassem, Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, já cá não andava a fazer nada.

    ResponderEliminar
  11. Também não disse que corria bem. A questão só se punha relativamente à atitude..:)

    ResponderEliminar
  12. O Apito Final rebentou, mas foi um tiro de pólvora seca!
    O Benfica e o Sporting foram constantemente prejudicados pelas arbitragens quer a favor do FC Porto, quer contra o SCP e o SLB.
    Todos os comentários e punições exemplares que deviam ter sido aplicadas aqui:

    http://amesaredonda.blogspot.com/

    e aqui:

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    ResponderEliminar