terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Carta aberta ao Senhor Doutor Paulo de Andrade


 Lisboa, 1 de Janeiro de 2013


Exmo. e Respeitoso Sócio do Sporting Clube de Portugal,
Comentador no Programa Dia Seguinte da SIC Notícias,
Senhor Doutor Paulo de Andrade,


Assunto: Ser do Benfica e ser do Sporting é diferente.


Aquilo que nos move para a escrita desta missiva prende-se singularmente pelo respeito que é devido a cada cidadão na vida em sociedade, independentemente do clube que se escolhe.

Uma posição de destaque em horário nobre na televisão portuguesa deve ser, em princípio, consonante com elevação no discurso. Logo, partir de forma acesa para a deselegância com aqueles que não conhece é, por certo, a pior forma de defender os “seus”.

Senhor Doutor,

Em nenhuma das linhas do livro 100 Histórias à Benfica (ou as “Histórias do Pai Natal” ou as “Anedotas do Pai Natal”, como de forma tão deselegante a ele se pretendeu referir) existe o desrespeito para com o Sporting, a sua história ou qualquer um dos seus representantes, como aquele que manifestou para connosco.

Na verdade, o livro que orgulhosamente escrevemos nunca teve a pretensão de ser um livro de história. Ao invés, trata-se de um livro de dois adeptos sobre histórias do nosso clube. Todavia, existe nele algo que ninguém lhe poderá apontar: falta de rigor nos dados históricos apresentados.
Nenhum benfiquista, que preze a sua história, desconhece a influência que o jovem fundador do clube verde e branco, José Alvalade, financiado pelo avô Alfredo Augusto das Neves Holtreman, o primeiro e único Visconde de Alvalade, ia tendo no desfecho do clube encarnado logo nos primeiros anos de existência.

Embora frequentemente vitoriosos – como é disso exemplo a grande vitória sobre a potência futebolística da época, o Carcavellos, por 2-1 em 1907 - os jogadores do Grupo Sport Lisboa, “cansados” de tomar banho no poço e de se vestir e despir na rua para os jogos, cederam a uma proposta “milionária” de balneários e duches de água quente do Sporting, que julgaram muito mais condizente com o seu estatuto social.

E foi assim que José da Cruz Viegas (o entusiasta que escolhera a cor vermelha para os equipamentos em 1904), os irmãos António e Cândido Rosa Rodrigues, Emílio de Carvalho, Albano dos Santos, António Couto, Daniel Queirós dos Santos e Henrique Costa começaram a equipar-se de verde e branco.

Não sei se V. Excelência tinha conhecimento sobre este facto, mas foi com essa deselegante atitude de tentar compor, pelo poder do dinheiro, a primeira equipa principal do seu clube, que tinha sido fundado no ano anterior, que se temeu seriamente pelo futuro do Sport Lisboa. Este, após a fusão com o Sport Benfica, veio a dar origem ao Sport Lisboa e Benfica, a 13 de Setembro de 1908, graças ao esforço dos “sobrantes“ Cosme Damião, Marcolino Bragança, Félix Bermudes, entre outros.

É desta história (e de outras parecidas que se passaram nos anos 10 e 20) que nasce a frase REAL de Cosme Damião sobre dinheiro e dedicação, citada directamente do nosso livro pelo Dr. Rui Gomes da Silva, que deu origem ao intenso debate no programa de segunda-feira.
De facto, a grandeza ou a pequenez dos clubes nasce logo com as suas origens, mas a avaliação delas faz-se no presente. Assim, não deixa de ser notável verificar aquilo que um clube que nasceu pobre e humilde, sem campo próprio e que comprou a sua primeira bola em segunda mão por 1500 réis, como o Benfica, veio a alcançar, e o estado em que o Sporting, um clube que nasceu rico, dono do seu campo e que apresentava bolas novas em todos jogos, vive actualmente.
A terminar, citamos ainda aquilo que escreviam os estatutos do Sporting Clube de Portugal que vigoraram até à década de 50 do passado século:

“O Sporting Clube de Portugal é uma associação composta por indivíduos de ambos os sexos, de boa sociedade e conduta irrepreensível.”

Infelizmente, verificada a história e pela deselegância das palavras que proferiu em relação a algo que nem sequer se deu ao cuidado de ler, é um preceito que, ao que parece, apenas se prende ao papel.

Esperamos que V. Excelência não se esqueça também que o espaço para o nosso direito de resposta para a sua desagradável afirmação é reduzido, servindo a presente missiva para o efeito. Ficaremos na esperança de algum tipo de retratamento daquilo que, embora notoriamente a quente, de forma tão imprudente, fez questão de dizer.

Ser do Benfica e ser do Sporting é completamente diferente.
E, por isso mesmo, despedimo-nos com desportivismo e com os desejos de um ano novo melhor do que o anterior,

Fernando Arrobas

João Tomaz






6 comentários:

  1. Esse fulano é um simples e miserável anti-benfica. Puro e duro.

    ResponderEliminar
  2. A resposta urbana e bem formada, a um rústico com canudo...

    e muita faltinha de chá!

    ResponderEliminar
  3. fogo tanta coisa?Eu mandava o simplesmente á merda..hehe..mas a falar a serio eu ate gosto quando é ele no programa,ja estou farto de ver a tromba do dias ferreira e as suas ameaças de que vai falar..vai dizer..alem disso é um mal educado que se fosse eu nao resistia a mandarlhe um estalo de longe a longe

    ResponderEliminar
  4. tanta coisa?Era mais facil simplesmente manda lo á merda hehe..mas agora a serio eu ate gosto de o ver no programa,ja estou farto do outro e das suas trombas e das suas ameaças de que vai falar vai dizer blah blah blah..alem disso é um arruaceiro mal educado se fosse eu longe a longe nao resistia em lhe mandar uns estalos naquela cara

    ResponderEliminar
  5. Aquele indivíduo é realmente um arrogante mal-educado. Lamento dizê-lo mas à semelhança da maioria dos sportinguistas. Porquê? Porque se consideram superiores ao "povo" benfiquista. No entanto muito longe de darem quaisquer lições de educação, elegância e civilidade,dão é um espectáculo interminável de arrogância, de ridículo, de patético. O Sporting hoje é motivo de chacota por todo o país. Eu até estava tentado a ter pena e ser mais solidário com eles mas as suas constantes atitudes só mostram como aquilo que lhes está acontecendo é merecido e bem merecido.
    Um abraço para os autores do livro que tenho muita curiosidade em conhecer.

    ResponderEliminar
  6. Já que estamos em crise... Vamos dar um campeonatozito ao benfica (nem que seja a penalties)! Porque eles são 6 milhões e qualquer coisa de adeptos! Assim o "Povo" fica contente apesar da crise!

    Com certeza ja devem ter ouvido isto,alias este discurso ja nao é novo e costuma dar belos frutos.Peço a todos na Blogosfera para contra argumentar este argumento,Todos passar a mesma mensagem ao mesmo tempo.

    "Porque se assim fosse,NOS tambem podemos argumentar que por outro lado..A Região do Porto é aquela com mais desemprego!
    Vamos la pessoal,isto aqui é muito mais util do que andar a fazer Pseudo analises a jogos contra mortos de fome onde demos 6.TEMOS QUE ESTAR TODOS EM SINTONIA

    ResponderEliminar