domingo, 29 de setembro de 2013

Da mediania surge a mediocridade

Pela enésima vez LFV deu uma entrevista e no jogo imediatamente a seguir a equipa de futebol não ganha. Esta é daquelas coincidências só comparável com a de Pedro Proença sempre que arbitra um jogo, em Portugal, invariavelmente beneficiar e decidir jogos e campeonatos a favor do fcp.

O treinador, JJ, comunicou durante a semana que o objectivo principal era o campeonato. Por sua vez o presidente rapidamente se apressou a dizer que não seria bem assim e que aspira a uma boa participação na Liga dos Campeões. Para o comum adepto isto seria no mínimo estranho, mas falamos de comunicação do Benfica pelo que este tipo de dissonâncias são perfeitamente normais. Veja-se até como os jogadores não tiveram qualquer duvida e presentearam-nos com aquilo que todos vimos ontem. Coitados, que frete ainda por cima à chuva.

Se duvidas houvesse, e há muito que não deveriam existir, Jorge Jesus é uma figura estranha na estrutura de futebol, e não tem condições para se manter à frente da equipa. Insisto que não é o principal culpado, esse mora no topo da hierarquia, mas não posso deixar de salientar a pobreza de futebol que a equipa apresenta desde a final do Jamor com a agravante de termos passado da mediania das primeiras jornadas para a mediocridade apresentada ontem, isto com o melhor plantel que há memória.
De tão criticado por a equipa não apresentar solidez defensiva o que lhe custou pelo menos dois campeonatos (claro que lhe faltam defesas centrais ou avançados da qualidade de Pedro Proença ou Hugo Miguel) JJ abandonou o seu celebre jogo da nota artística ("forte contra os fracos e fraco contra os fortes") para recriar um futebol posicional género matrecos que se assemelha muito ao de Quique Flores (por acaso não foi campeão graças aos todo o terreno do apito, será que existe um padrão?) ao qual os jogadores interpretam a passo e com a alegria de um Português normal a olhar para o seu recibo de ordenado.
A JJ restam, nesta altura, duas opções: por o lugar à disposição por falta de condições; mandar uma forte mensagem para dentro do balneário e na próxima quarta-feira sentar no banco ou bancada Garay; Matic; Enzo e Lima e já agora voltar à nota artística, é que pelo menos vemos bons jogos, lutamos por títulos e classifica-mo-nos em lugares de acesso à Champions, o que assim vai ser difícil.

3 comentários:

  1. "é que pelo menos vemos bons jogos, lutamos por títulos e classifica-mo-nos em lugares de acesso à Champions" ... Inocente... Se o Oliveiredo quiser.

    ResponderEliminar
  2. Queria um pastel de Belém se faz favor!

    ResponderEliminar
  3. "A JJ restam, nesta altura, duas opções: por o lugar à disposição por falta de condições; mandar uma forte mensagem para dentro do balneário e na próxima quarta-feira sentar no banco ou bancada Garay; Matic; Enzo e Lima e já agora voltar à nota artística, é que pelo menos vemos bons jogos, lutamos por títulos e classifica-mo-nos em lugares de acesso à Champions, o que assim vai ser difícil."

    ResponderEliminar