segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Urge corrigir

Em função do resultado da última noite parece que alguns Benfiquistas que andavam pela internet a enxovalhar outros que vinham alertando, demonstrando alguma preocupação sobre a forma como esta época tem vindo a ser preparada, acordaram e começam também eles a considerar que algo vai mal.

Na semana passada tinha algumas dúvidas sobre as razões que consubstanciavam esta forma de estar, hoje parece-me evidente que o problema é financeiro, logo, muito mais preocupante do que apenas desportivo.

A estabilidade económica, capacidade de investimento em jogadores de qualidade superior ruíram juntamente com o BES. Neste momento o principal objectivo da Direcção passa pelo equilíbrio orçamental, pelo que é necessário reduzir significativamente os custos com vencimentos e naturalmente com a aquisição de atletas. Tal medida do ponto de vista desportivo obriga a uma incursão no mercado bastante criteriosa e a uma gestão do actual plantel bastante cuidada. Conseguir assegurar receitas extraordinárias com as vendas sem diminuir a qualidade do plantel (substituir internamente ou através de aquisição cirúrgica, vulgo, bom e barato).

É perante este cenário que a capacidade dos nossos dirigentes (a estrutura) terá que aparecer e demonstrar competência. Para já não se vislumbra pois a pré-época foi totalmente sacrificada em prol da receita. Foi penoso ver os jogadores em constantes viagens, longe da família, habitat a enfrentarem condições climatéricas muito pouco recomendáveis para a preparação física, técnica e táctica da equipa. Sacrificámos a preparação em prol da receita algo que Rui Vitória acabou por confirmar nas suas últimas declarações deixando no ar a esperança de conseguir, nos próximos dias, corrigir a situação.

Esperemos que seja possível, nestas duas semanas que antecedem o início do campeonato, preparar a equipa para a época. Tenho as minhas dúvidas pois estas primeiras semanas deixaram mossa e temo que a supertaça também o possa fazer se o resultado for negativo, mas vamos acreditar que Rui Vitória tem a capacidade para suprir os erros cometidos até aqui pela direcção com LFV na linha da frente e com responsabilidades acrescidas.

12 comentários:

  1. Temos de diminuir custos? Então mas para que é que queriam contratar o Hassan (que so não veio por problemas cardiacos)? Para que é que contrataram Diego Lopes, Murillo para depois os emprestarem? Para que é que contratam Césares, Fariñas, Djaninys, Candeias, Marçais, Luis Felipes, Friesenbichlers, Funes Moris, Djuricic's (que custou 6 milhões), em vez de contratarem GRANDES JOGADORES DE INEGÁVEL QUALIDADE? nem que fossem so 2 ou 3... seriam melhor aproveitados que toda esta tralha!

    ResponderEliminar
  2. Não te preocupes que o João Tomaz faz já um texto a dizer que o Benfica não acaba e a dar esse exemplo de vitalidade que é o sucesso do 6º mundial de sueca. Vai, tudo a fingir que não se passa nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu escrevo o que penso, sou optimista, além de achar que não ganhamos nada em contribuir, mesmo que em pequeníssima medida, para o desânimo colectivo.
      Se o que penso e escrevo é o correcto, já é outra conversa.
      O TC é testemunha de que escrevo o que penso, o seu pessimismo contrasta com a minha serenidade. E por isso ele acha que a direcção cometeu erros no planeamento desta pré-época e eu, antes de julgar, prefiro aguardar pelos resultados, acreditando que tudo correrá bem, à semelhança de épocas anteriores, como, por exemplo, há dois anos, em que fizemos uma das exibições mais horríveis de que tenho memória, a da derrota frente ao São Paulo na Eusébio Cup.

      Eliminar
    2. Nos últimos 4 jogos marcámos 1 golo. Foi como há dois anos? Nesta pré-época ganhámos zero jogos. Foi como há dois anos? No último jogo, e na esmagadora maioria dos jogos desta pré-época, jogámos com os potenciais titulares. Foi como há dois anos? (Pista: o guarda-redes titular, contra o São Paulo, foi o Paulo Lopes). Este ano o treinador é novo. Foi como há dois anos? Em resumo, há várias razões para acreditar que a situação é bastante diferente da de "há dois anos". E não há nenhuma razão para acreditar no raciocínio falacioso da moda: "há dois anos fizemos uma pré-época de merda e fomos campeões; este ano estamos a fazer uma pré-época de merda; logo, seremos campeões". Podemos, com as evidências escarrapachadas à nossa frente, fazer o mesmo que o suicida da anedota. Atira-se do 30º andar e vai dizendo: "Até aqui, tudo bem. Até aqui, tudo bem." Com o tal optimismo e serenidade. Perante um carro pilotado por um cego que acelera a 200 à hora na direcção de uma parede de betão, podemos contribuir para o desânimo colectivo gritando: "Olha lá, trava enquanto é tempo, porque isso vai dar um desastre do caralho!" Ou então podemos preferir aguardar pelos resultados, acreditando que tudo correrá bem. São duas posturas diferentes, realmente.

      Eliminar
    3. Não me apetece discutir se tenho ou não razão. Vinco apenas que tirar ilações de pré-épocas é prematuro. E desta em concreto, em que jogámos com três clubes já em competição, ainda para mais em condições climatéricas adversas, torna ainda mais indefinida a situação.
      Possivelmente, já deveria antever o desastre que acontecerá e que fará com que daqui a dez meses estejamos todos tristes. Mas não me satisfaz ser arauto da desgraça. O TC, por exemplo, fartou-se de sofrer nas últimas pré-épocas. Eu não.

      Eliminar
  3. "Desastre que fará com que daqui a dez meses estejamos todos tristes". Quem me dera! Vai ser muito antes disso...

    ResponderEliminar
  4. Eu não estou a sofrer até estou esperançado que se possa corrigir o que de mal foi feito. Incrivelmente estou convencido que Rui Vitória é melhor treinador do que se pensa, não sei explicar a razão até porque como escrevi preferia outras opções, nomeadamente Vitor Pereira, mas algo me diz que Rui Vitória é bom. Acho é que a direcção está a dificultar-lhe a vida, não falo só da constituição do plantel falo sobretudo desta digressão que não permitiu trabalhar e aumentou substancialmente a pressão para Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fossem quais fossem as circunstâncias, a pressão para uma supertaça disputada entre Benfica e sporting seria sempre enorme. E em caso de derrota, que poderia sempre acontecer independentemente da conjuntura e dos intérpretes (ainda no ano passado ganhámos ao Rio Ave nos penaltis), cairá o Carmo e a Trindade...

      Eliminar
    2. Em seis anos de JJ perdemos 1 jogo com o Sporting. A derrota "pode sempre acontecer", mas nos últimos tempos tem sido mesmo muito improvável. O Carmo e a Trindade não cairá se o Benfica perder esse jogo. Poderá cair é pela maneira como eventualmente o Benfica possa perder esse jogo...

      Eliminar
  5. Eu estou como o João Tomaz, também já deixei de sofrer ou festejar por antecipação. O Benfica entrou na premier league dos sponsors Fly Emirates, e para aí se manter não pode recusar uma digressão com a visibilidade (e retorno financeiro) da efectuada. Quanto á performance, mais do mesmo. Sublinho apenas a forma inteligente como o novo técnico tem gerido o seu discurso. O passado diz-nos que reforços de peso só no fim do prazo de inscrições (vejam os caso de Julio Cesar, Samaris e Jonas).
    Quanto ao enquadramento financeiro e dependência do BES, nos mesmos pressupostos o scp nada faria...

    p.s. Eu também fiquei cheio de pena de ver profissionais de futebol estarem distantes da família durante duas semana...coitadinhos...

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Comprei. O Sporting ganhou na mesma. Mais conselhos?

      Eliminar