segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

José Ferreira Queimado (1913/2007)

É quase inevitável que, por ocasião do Natal, surjam notícias desagradáveis. No dia em que completava 94 anos, José Ferreira Queimado, ex-presidente da Direcção do Sport Lisboa e Benfica, decidiu que era tempo de procurar outras paragens. Em poucos anos, é o quarto líder do clube que nos deixa, depois de Fezas Vital, João Santos e Jorge de Brito. Esta é uma homenagem muito singela de um benfiquista que muito aprecia o que fez em prol do clube.

Publicado em simultâneo no 'blog' SECTOR B32.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

"Como fazer o Benfica Campeão"

Tema recorrente na familia Benfiquista, publicado recentemente em livro pelo nosso bem conhecido José Veiga com colaboração do jornalista do Record Camilo Lourenço. Na verdade ainda não li o livro nem tinha tensões de o ler até hoje. Escrevo estas linhas depois de ter estado a ouvir um programa de rádio emitido pela Antena 3, de nome Prova Oral, cujo interlocutor é o Fernando Alvim e cujos convidados principais do programa de hoje foram exactamente os autores do livro já citados. Entre várias curiosidades, gostaria de destacar s seguintes:
O Luisão é provavelmente o jogador mais bem pago do plantel; A renovação do Leo está presa por dinheiro, o jogador recebe cerca de 600 mil euros e pretende receber cerca de 700 mil euros por ano; Que os problemas fisicos do Miccoli se deviam a um problema dentário; Que o treinador para vir em vez do Engenheiro era um Italiano; Que o Fernando Santos teria fortes possibilidades de ser campeão na presente temporada; que o Camacho é mau treinador; que o Benfica tem um grande plantel; Que o Bergessio é um excelente jogador e que será um erro deixa-lo sair, entre outras.
O que gostaria de destacar, e que considero importante, prende-se com a mensagem deixada e que vai de encontro ao pensamento de alguns de nós, que por sinal já o demonstrámos diversas vezes neste nosso espaço.
O grande problema do Benfica não está nos jogadores, treinadores, falta de dinheiro, condições de trabalho. Está sim na ausência de uma estrutura forte, de estratégia desportiva de uma politica desportiva clara, definida com objectivos quantificáveis e defenidos no tempo. Um planeamento a médio-prazo que deverá ser seguido por todos e com envolvimento de todos. Numa altura em que se aproxima a reabertura de mercado, seria muito mais importante discutirmos problemas de fundo e estratégias de futuro do que eventuais contratações que só servem para tapar o sol com uma peneira.
Fica o repto...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Acabou...

Infelizmente, acabou por ser a nossa equipa a dar a resposta ao Caprisone, quando ele se indignou, há uns 'posts', com a anemia que parecia estar a afectar os benfiquistas. Ao contrário do que ele insinuava, não se tratava de vergonha de sermos benfiquistas. Continuo a sê-lo com o mesmo orgulho. Mas ultimamente receamos entusiarmar-nos com a equipa de futebol. Normalmente, acaba em desilusão. Mais uma vez, é o que se passa. Já não acredito no Benfica enquanto candidato ao título. No Restelo, tudo foi demasiado mau. Assim, não é possível! Com 10 pontos de atraso, não vamos lá. Neste momento, não acredito na capacidade da equipa, nem no Cardozo só no ataque, nem no Maxi Pereira, nem na dupla Petit-Katsouranis, nem nos rins do Luisão. Nem, pior do que tudo, no Camacho. Não costumo desistir, mas o que está a passar-se mais não é do que o resultado da péssima planificação desta temporada. E já cá não está o Engenheiro!

PS - Afinal, o Pelicano tinha razão: o Rui Costa não deveria jogar. Destoa no meio daquela equipa.

PPS - Perdemos e o Luís Filipe não jogou. Não pode servir como bode expiatório.

PPPS - Lá vamos contratar uma série de jogadores em Janeiro, para os adeptos acreditarem que ainda vamos lá. Lá onde?!?

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Cardozo, não tires a Bandolete!

domingo, 2 de dezembro de 2007

Momentos cruciais

Pois é. Mais uma vez falhámos quando não podíamos falhar. Hoje que até o empate não era um mau resultado. Pior que a derrota foi ter a consciência que o Porto tem um colectivo superior e que ganhou bem. E claro que quando isso acontece em nossa casa, custa muito mais. Tacticamente o Jesualdo esteve melhor. Inteligentemente, hipotecou um jogador de campo (P.Assunção) e anulou praticamente o nosso principal construtor de jogo. Por vezes as 'ganas' não chegam e hoje provou-se isso mesmo. A superioridade táctica e a qualidade superior das peças-chave do Porto vieram ao de cima. O Lisandro fez um jogo fabuloso, o Lucho e o Quaresma estiveram bastante bem e o Bosingwa provou mais uma vez que é neste momento o melhor defesa direito português e um dos melhores da Europa. Quanto a nós, percebe-se que a convivência do Katsouranis e do Rui Costa no meio-campo é complicada. Ficamos demasiado lentos e previsíveis. As nossas jogadas de ataque resumiram-se às trocas de bola entre o Leo e o Rodriguez na faixa esquerda e aos eventuais cruzamentos do Luis Filipe para a área. Muito pouco. Penso que temos bastante a ganhar ao colocar o Rodriguez no meio ou na ala direita com tendência para fugir para o meio tal como o Simão fazia e pôr o Di Maria a jogar na esquerda que é o lugar dele e convencermo-nos que o Rui Costa não é intocável. O Adu também já merece jogar mais tempo e o Maxi não tem caracerísticas que façam dele um bom extremo. Nesse aspecto e à falta de um verdadeiro extremo, penso que é o Nélson que tem mais vocação para fazer o lugar, caso não se opte pelo rodriguez na direita.
Hoje era imperativo fazer um bom resultado e falhámos, tal como tem acontecido sistematicamente nos últimos anos com a excepção do jogo com os lagartos em 2004/2005.
O Porto mostrou que não é por acaso que lidera o campeonato e o grupo da Liga dos Campeões. Nós mostrámos que ainda não somos uma grande equipa e que nos falta aquele pequeno salto qualitativo que nestes jogos faz a diferença.