sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

PARABÉNS SPORT LISBOA E BENFICA

E agora que já foram dados os parabéns, uma pequena discussão futebolística.

O meu problema com o nosso treinador actual (e os 3 anteriores, pelo menos) é a falta de ambição.

Há quem diga que o Benfica não tem hoje em dia jogadores com qualidade suficiente, que isto já não é como nos bons velhos tempos e que portanto não pode jogar de forma tão ofensiva e essas coisas todas. Para mim, não é uma questão de estar a discutir se o plantel actual é espectacular ou péssimo.

Sendo bem verdade que os jogadores que temos actualmente poderão não ser tão bons como alguns que já tivemos, não deixam de ser todos (ou quase todos, excluindo o Luís Filipe e poucos mais) internacionais dos seus países nas suas categorias (e são países que vão desde o campeão europeu, vice-campeão europeu, vice-campeão africano, Vencedor da Copa América ao Campeão mundial de Sub-21).

Se me disserem que não podemos ir jogar a Milão, a Madrid, a Manchester, Porto e até mesmo outros mais fracos com tácticas super-ofensivas, aceito perfeitamente (até porque ao longo da nossa história, poucas terão sido as ocasiões em que o pudemos fazer, mesmo nos nossos melhores momentos).

Agora, jogar em casa, contra uma equipa do meio da tabela da II Divisão B, só com um ponta de lança e mais 3 jogadores ofensivos (e mesmo estes com a ressalva de os alas recuarem sempre a apoiar os laterais), com 4 defesas e 2 trincos, parece-me impensável.

O meu problema com o Camacho é sobretudo esta atitude face ao jogo de que o importante é não sofrer golos e pode ser que às tantas, com sorte e numa bola parada se consiga meter alguma lá para dentro. E às vezes até pode funcionar, mas muitas vezes não. E desta atitude acaba por decorrer o facto de não termos um modelo de jogo e de raramente termos um futebol atractivo: é que o nosso objectivo não é jogar bom futebol ou jogar para ganhar. É jogar para não perder, sendo que, se as coisas correrem bem, até podemos acabar por ganhar.

A consequência disso, se forem a reparar, é que a nossa diferença de 12 pontos face ao Porto, explica-se pelos 6 empates a mais - ou 6 vitórias a menos - que temos (a maior parte deles, sobretudo em casa), porque derrotas temos as mesmas. E ainda houve uns quantos golos nos minutos finais que nos safaram de ter mais alguns empates.

Para mim, o motivo para termos melhores resultados fora é mesmo o facto de nesses jogos as equipas adversárias se sentirem na obrigação de atacar mais, o que nós, como equipa defensiva e de contra-ataque que somos, agradecemos e aproveitamos.

Felizmente (ou infelizmente, numa perspectiva de médio prazo), ao contrário do Fernando Santos que tinha azar, o Camacho tem sorte. E por isso, lá tivemos algumas vitórias nos últimos minutos no campeonato, ganhámos ao Shaktar Donetsk por um erro brutal do defesa ucraniano, empatámos com o Nuremberga em desespero de causa e por aí fora. E como o Sporting também não vai fazendo grande coisa e os jogos para a taça têm sido em casa e contra equipas de escalões inferiores ou do fundo da tabela, lá nos vamos aguentando com o 2º lugar, meias-finais da taça e 8os de final da Taça UEFA.

Mesmo na primeira passagem cá, o que o Camacho fez de relevante foi o 2º lugar em 2003/04 (garantido sobretudo depois de sermos massacrados metade do jogo em Alvalade, e acabarmos por ganhar com golo a 3 minutos do fim com um tiro do Geovanni bem de fora da área - de notar que o treinador adversário era o Fernando Santos - lá está o binómio Sorte/Azar) e ganhámos a taça, no prolongamento, numa final em que fomos completamente dominados pelo Porto de Mourinho, mesmo este jogando com 10 mais de metade do jogo.

E mais uma vez relembro que acho que o Camacho a nível motivacional e de ganas é um bom gestor de homens, mas temos a infelicidade de perceber pouco de futebol.

Por isso, para podermos dar os parabéns sem ser só no dia 28 de Fevereiro só espero que venhamos a ter um treinador ofensivo, que queira ganhar os jogos, que vá para cima dos adversários e não descanse enquanto não estivermos a ganhar. E a desculpa não pode ser a falta de qualidade dos jogadores, porque na maioria dos jogos estamos a jogar contra o Paços de Ferreira, o Leixões, o Leiria ou outros que tal. E se os nossos não são bons, imaginem então os deles.

5 comentários:

  1. N concordo com o termos sido massacrados na final da taça contra o Porto de Mourinho: se bem te lembras o Porto no 1 ou 2º remate que faz à baliza marcou e nos ja tinhamos enviado duas bolas aos postes, e criados (pelo menos) mais duas ocasioes claras de golo.

    quanto ao resto desse jogos, Jorge Costa é expulso p 2º amarelo mas devia ser vermelho, Maniche agride F. Aguiar e trava c cotovelo Simão (e nem amarelo vê), N. Valente agrido à cotovelada Geovanni (vê amarelo) e Derlei usa e abusa dos cotovelos (e n vê amarelo)...

    Aqui sim...foste massacrado. À grande e à Francesa...mas mesmo assim ganhámos.

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente.
    Grande Arquivo

    ResponderEliminar
  3. Bem, se só não concordas com esse ponto, ainda bem que concordamos então no resto..:)

    ResponderEliminar
  4. Se cada cabeça, sua sentença, propomos, aqui e agora, a equipa do Benfica que gostaríamos de ver subir ao relvado de Alvalade para derrotar o Sporting:

    Moreira
    Nélson, Zoro, Katsouranis, Léo
    Binya
    Di Maria, Rui Costa, Rodriguez
    Makukula e Cardozo

    ResponderEliminar
  5. É verdade que começámos bem essa final da taça, mas o resto do jogo foi só coração... a fome era tal que enchemos a avenida da liberdade...

    ResponderEliminar