domingo, 24 de fevereiro de 2008

Tudo tem um princípio, meio e fim...

Caros Benfiquistas,
Tenho estado muito tempo sem vir aqui, pelo simples motivo que, mais ou menos desde Outubro, venho dizendo que esta época é para esquecer, por diversos motivos a começar pelo facto de termos mudado de treinador( e bem...) no início da época e o Camacho ter que levar com jogadores que não cabem no estilo de jogo dele e porque esta equipa do Benfica tem muita juventude (e ainda bem!) para poder aspirar mais do que o 2ºLugar.
Se bem se lembram desde o início tenho defendido que a equipa está mal construída, que os jogadores não são tão bons como vinham dizendo e que era preciso ter tempo para aprenderem a jogar futebol profissional e sobretudo adaptarem-se a jogar no Benfica, para além de que esta equipa perdeu Karagounis e Simão que eram só os jogadores que levavam a equipa para frente fazendo com que Katso e Petit brilhassem noutras tarefas.
Mas, Cardozo não vale 9 milhoes e não venham com histórias que ja leva quase 20 golos, no entanto, a bem ou mal, lá vamos aguentando e sobrevivendo.
No entanto, o meu POST hoje é principalmente para dizer algumas coisas sobre o Director Desportivo actual e futuro oficialmente do Benfica e do seu papel dentro de campo. Vou criticar, tal como sempe critiquei desde a epoca passada, e vou fazê-lo com fundamentos, apesar de eu achar que o RCOSTA é um simbolo do Benfica e sempre será, mas como tudo na vida tem um princípio, meio e fim e o do Rui Costa terminou quando saiu do AC MILAN.
Tenho que dizer que :
1º Se o Rui Costa não tem lugar no Milan na última época que lá jogou, e o tempo que jogava era pouco porque as suas pernas e velocidade já não sao compativeis com o futebol actual, também não pode ter lugar no BENFICA que quer ser uma equipa do top15 da Europa.
2º O ano passado o Benfica teve um péssimo início de campeonato com o Rui Costa a titular e o Karagounis no banco porque o Sr.Engº jogava com os nomes e quem o aguentava mais tempo ao leme do Benfica e não correu nada bem...até que surgiu a famosa lesão, e o BENFICA sem R.Costa começou a jogar futebol e bem e a ganhar fazendo uma das melhores sequências sem derrotas dos ultimos anos.
3º Época actual, Rui Costa tem mais um ano em cima, e junto com ele uma equipa mais fraca do que o ano passado e mais jovem, para além de começar a acumular funções extra-campo, o que não é nada bom para o grupo de trabalho. E os resultados são os que se vêem, uma equipa sem fio de jogo quer com Rui Costa quer sem Rui Costa os resultados são idênticos se bem que não podemos comparar bem porque o número de jogos com o RC em campo são maiores do que sem RC, no entanto as exibições e jogos da nossa equipa são maus.

O que quero dizer com isto, não é que a culpa da equipa do Benfica não jogar melhor é do RC, mas sim que o RC de hoje não pode ser peça chave da nossa equipa tal e qual como está montada. Não pode! O futebol de hoje requer outras exigências e outras predisposições fisicas que o RC já não consegue cumprir, uma coisa é fazer 1 jogo de 90 min em cada 3 e jogar 30 min nos outros nas 2ªs partes, outra é ser constantemente titular e a partir dos 60 min ser um jogador a menos e às vezes ser o principal responsável pela equipa não fazer contra-ataques porque a bola tem que ir para o Maestro, mais um rodopio, bruás na bancada...e entretanto ja se foi o contra-ataque...JÁ CHEGA!
Vão alguns de vós dizer que é o melhor jogador do Benfica...Posso concordar que é quem tem melhores fundamentos técnicos e conhecimento do jogo. É verdade. Mas a equipa do Benfica tem que jogar sem R.Costa e aprender a jogar sem R.Costa se quer ser uma equipa de futuro e sobretudo jogar com 2 PLança. E enquandrar as qualidades técnicas com as limitações de "pulmão"( porque quem fuma não pode ter o mesmo pulmão que tinha...) para ser lançado quando o jogo está mais aberto e as equipas mais cansadas e R.Costa aí fresco pode ajudar e muito a nossa equipa.
Não venham com o argumento que é o jogador que mais sprints fez no jogo contra não sei quem( 12 sprints) isso é areia para os nossos olhos, porque vergonha é ter apenas 1 jogador que fez 12 sprints e não motivo de orgulho por ele os fazer...12 sprints em 90 minutos não é nada! Vejam e contem quantos sprints faz o Lisandro e comparem. Os outros nossos jogadores é que têm que correr mais e melhor. Mas são jovens quase todos e têm que aprender.
Já disse isto antes mas do 11 do Benfica apenas 3 jogadores têm mais que 30 anos e os outros estão entre os 18 e 24... e 1 ou 2 dos 24 aos 28. Por isso é preciso ter paciência para esta época e acabar com o mito do Rui Costa que se não é ele não jogamos a bola, porque isso é mentira e a prova está nos resultados que tivemos o ano passado enquanto o Rui Costa jogou e a nossa equipa jogava mal e teve maus resultados! Este ano com uma equipa mais fraca que o ano passado muito menos um "velho" de 36 anos nos pode ajudar sendo a figura principal da nossa equipa!
E para quem lê muitos jornais, não se deixem enganar pelos grandes títulos e odes ao Rui Costa porque a tendência de se falar de alguns jogadores consagrados portugueses e dos mais antigos é defender e enaltecer quando fazem 1 passe em 90min do que criticar quando muitas vezes não aparecem nos jogos.
Para terminar quero só dizer que esta minha análise tem a ver com as prestações do Rui Costa desde que veio para o Benfica e não do Rui Costa que foi quando saiu do Benfica e marcou durante muitos anos o futebol nacional e internacional, mas hoje Rui Costa não é benéfico para o Benfica sendo mesmo alguém que pode estar a bloquear o crescimento de uma equipa que na proxima época vai ter que aprender na pre-época a jogar sem o Maestro e podíamos estar a ganhar tempo se começassemos já!
Abraço e Viva o Benfica!

1 comentário:

  1. Relativamente ao jogo de ontem, foi notório que o Benfica foi um antes e depois do Frechaut ter entrado. O Rui Costa, que fez uma grande primeira parte, pura e simplesmente desapareceu e, com ele, a equipa.
    Concordo com a tua análise ao Rui Costa. Merece toda a nossa consideração e admiração mas há que reconhecer que o seu brilhantismo ocasional não compensa as deficiências da equipa.
    No entanto, há que acrescentar duas ideias. A de que se torna difícil falar do Rui Costa quando jogadores que, à partida seriam fundamentais, estão a fazer uma péssima época: Nuno Gomes, Petit, Katsouranis, David Luiz e até o Luisão e a de que o Camacho não pode ser ilibado do futebol que a equipa pratica.

    ResponderEliminar