quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Filosofias e modernidades...

Na semana passada, chegou a desenhar-se um conflito entre o Benfica, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a SportTv, por causa da transmissão do Benfica-Ovarense. Aparentemente, tudo se resolveu a contento e foi possível presenciar o jogo naquele canal e na Benfica TV. A propósito do assunto, parece que Luís Filipe Vieira terá dito que o canal de televisão do clube é muito mais importante do que o basquetebol e que, se fosse preciso, até acabava com esta modalidade. Isto começa logo por me trazer à memória o argumento que serviu para, na década passada, acabar com o andebol. E, a ser verdade esta ideia expressa pelo presidente do Benfica, não posso deixar de criticá-la. O basquetebol é mais importante do que o canal televisivo. Tal como o andebol é mais importante do que o jornal do clube, o voleibol do que a Benfica Viagens ou o futsal do que a Benfica Seguros.

Ainda que, actualmente, as actividades em redor dos clubes sejam muito diversificadas e estes procurem proporcionar aos seus associados e adeptos cada vez mais serviços, não podemos esquecer que o Sport Lisboa e Benfica (ainda) é um clube desportivo. A prática desportiva tem de ser sempre o seu fim principal e as restantes actividades terão de ser vistas como acessórias, capazes de gerar mais receitas ou de fidelizar os associados. E o sucesso desportivo é o principal barómetro da nossa grandeza. Mais do que o número de associados, as audiências televisivas ou a quantidade de clientes da seguradora, da agência de viagens ou das telecomunicações.

6 comentários:

  1. O rato Mikey vai deixar o slb como deixou o Alverca de R A S T O S.Já está a começar a saga com os 50 Milhões de empréstimo

    ResponderEliminar
  2. O Pessoal Benfiquista não pode nem deve é estar constantemente a criticar negativamente o Presidente do Clube, por este ter feito frente à máfia instalada. Temos que ter em atenção que se não foram feitas determinadas tomadas de posição, vai ser dificil ou quase impossível, o Benfica ter sucesso em qualquer prova que entre, porque está aos olhos de quem quer ver que o Benfica é um alvo a abater e isso vê-se de várias formas e pelos Atropelos que diariamente e em especial nos jogos,que só aos Benfica fazem. Não sou defensor oficioso do Presidente, mas acredito mais numa palavra dele, mesmo fora de contexto que a palavras de Todos os Mafiosos, que querem destruir o Benfica, em todos os seus contextos. TODOS os Verdadeiros Benfiquistas devem-se unir em prol do Clube, porque caminhos DIFICEIS se adivinham e alguma coisa tem obrigatoriamente de ser feita, caso isso não aconteça, depois será tarde demais para se clamar por justiça, sele ela terrena ou Divina.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o post, mas há um aspecto que tem que ser referido.

    É que com a táctica dos custos de transmissão (5k€) em troca das transmissões à borla, os clubes não recebem (excepto no Futsal) dinheiro pelas transmissões, no geral não recebem pela publicidade, têm que disponiblizar a infraestrutura, e pior ainda têm que se submeter aos horários que a SportTv impõe em função dos buracos que "tem" na programação.

    Quem não se lembra da rábula da época passada em que a SIC disse que só transmitia o SLB-Invejosos em futsal se o jogo fosse às 15h (a uma quarta ou quinta-feira)? E por birra não transmitiram, nem na SIC Radical.

    Quem não tem saudades do tempo em que viamos um jogo de futebol, e depois viamos uma ou duas modalidades de seguida?, ou vice-versa?

    Porquê? porque agora andam a reboque da SportTv e interesses obscuros das Federações.

    ResponderEliminar
  4. Vamos a ter calma, o presidente não vai acabar com a modalidade!!!
    Ele sabe a grandeza que o BENFICA tem, por isso mesmo usou essa "grandeza" para pressionar, tanto a FPB como a Sport TV. Toda a gente sabe o que aconteceu o ano passado, o BENFICA abandonou a LPB e o que é que aconteceu à instituição????? Está presa por um fio e neste momento temos o campeonato que temos, com jornadas misturadas entre a Liga e Federação, por isso mesmo, o presidente sabia perfeitamente que ao fazer essa ameaça, todos iriam ficar acagaçados e a pensar "Bem é melhor fazermos o que ele quer se não ainda entramos em colapso!!!"
    Quanto ao outro anónimo que fala ai que ele destrui o Alverca, meu caro sr., informe-se 1º, ele deixou o Alverca na 1ªdivisão, sem dividas e com patrimonio construido, depois é que entraram para lá um individuo, José Couceiro, que destruiu o clube porque exigia tudo e mais alguma coisa, o azar do Alverca foi na altura já não estar lá o LFV porque assim que via que ele só exigia coisas irreais para um clube como o Alverca, mandava-o logo embora!!!!!!!!
    Mas não, infelizmente estava lá um presidente, que é boa pessoa, mas não sabe gerir um clube profissional e fez-lhe as vontades todas!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Esta é uma questão mesmo de fundo. De uma forma geral, todos acham que o clube deve ser gerido como uma empresa. Os clientes da empresa Benfica são os sócios e simpatizantes. O "problema" é que os sócios são, ao mesmo tempo, donos e clientes do clube. Um dono não quer ser tratado como cliente mesmo que a empresa trate os seus clientes muito bem.

    ResponderEliminar