domingo, 28 de dezembro de 2008

Força das palavras

O tempo passa e as coisas têm tendência a ser esquecidas. Esta época desportiva e em especial o último jogo temos sido prejudicados, a um nível altíssimo, pelas arbitragens. Este nível só está a ser atingido, porque finalmente temos uma equipa competitiva e capaz de lutar pelos seus objectivos. A cada jogo, apesar da irregularidade exibicional, são criadas inúmeras situações de golo, e mesmo jogando mal estamos sempre perto da vitória. Esta situação representa um enorme perigo para os nossos adversários, e sente-se esse medo a cada acção da teia que envolve o nosso futebol. Esta paragem de campeonato e a quadra em que nos encontramos tem servido um pouco de tampão e esquecimento para o que tem sucedido, o que é prejudicial para as nossas cores. Tenho assistido com um misto de agrado e preocupação à reacção dos nossos interpretes em campo, tentando dar largas ao seu sentimento e fazendo que tal não caia em esquecimento. Vimos o grego (Katso) a dizer para quem quis ouvir "foi um roubo", o Quique também deixou no ar a mesma ideia, o Nuno Gomes foi mais longe "parece que temos mais adversários do que seria suposto" e o próprio Sidnei ainda novo por estas andanças afirma "não nos querem no 1º lugar".
É um prazer sentir que os jogadores sentem estas coisas, é sinal que vivem o jogo e querem ganhar tanto ou mais do que qualquer um de nós, mas é muito preocupante a sua necessidade de o fazer em publico. A verdade é que se não fossem eles o roubo do ultimo jogo já estaria esquecido, sendo que estas declarações poderão em muito prejudicar quem as proferiu e em extensão a própria equipa. Não seria mais lógico ser a própria direcção a falar? Não é uma das funções da direcção e do próprio Rui Costa dar voz ao sentimento do balneário, assumindo estes os riscos e ao mesmo tempo protegendo-o? Eu estou em crer que sim...

6 comentários:

  1. Também me parece que o próprio plantel está a sentir a necessidade de exigir arbitragens honestas. O que eu não sei, e me preocupa, é se essa necessidade surge por acharem que ainda ninguém, na estrutura directiva, o fez e já o deveria ter feito, ou se têm noção de que as suas exibições têm sido tão pobres que há que justificar.
    Exceptuando o Rui Costa que, timidamente e em casa própria, já disse qualquer coisa, o nosso silêncio já está a passar de postura correcta para sobranceria. Infelizmente, há que jogar segundo as regras do jogo e este, aqui em Portugal, não é complacente para com aqueles que se querem transformar em fonte de virtudes. Numa frase: Está mais que na altura que começar a fazer barulho, e a sério!

    ResponderEliminar
  2. Os Corruptos fazem a Roubalheira de tal maneira, que não deixa dúvidas a NINGUÉM, porque eles sabem que depois têm a Comunicaç
    ão social para ABAFAR TUDO. Desta vez no APITO ROUBADO estão com outra estratégia, prejudicar ao Máximo o Benfica, fora e dentro de campo, às CLARAS, para fazer crer que são de fiar,porque de antemão o SISTEMA montado abrange TUDO, e por isso não têm qualquer problema. o BENFICA E OS BENFIQUISTAS que se cuidem, senão daqui a poucas jornadas a puxarem-nos para baixo como estão, já estamos uns degraus abaixo do que deveriamos estar, neste preciso momento se não fossem as tropelias DOLOSAS contra o Benfica já estaríamos MUITO ACIMA do que actualmente estamos, mas por enquento estamos em primeiro e desejamos manter esse posição até ao Final de Maio de 2009.

    ResponderEliminar
  3. Olá companheiros
    Não tenho por hábito comentar posts; mas gostaria, assim ao correr da pena, de dar para este peditório….
    porque passei o Verão a ser tratado como mentecapto pela FPF, pela RTPN, pela SIC e outros, (a quem devolvo, em dobro e com carinho, as gentilezas);
    porque, ingenuamente, supus que até os torpes colheriam para futuro algum ensinamento do descrédito e da desonra; (no mínimo);
    porque, de ingénuo, me transformei em incrédulo; (como é possível manter a confiança em V.P. se o ser testemunha no tribunal de Gondomar como o fez…a propósito do NxSLB; depois do que todos sabemos, e ele sabe, aquilo foi uma arbitragem normal?);
    porque continuo a ser desrespeitado e ofendido, por uma gentinha cobarde, sem vergonha, sem carácter e sem competência; (em 12 jornadas já vamos com 3 golos não validados, para o mesmo lado, com 3 erros grosseiros, para o mesmo lado, com 6 pontos escamoteados, para o mesmo lado.) ;
    porque há anos atrás um jornalista perguntou a Mourinho se ainda pensava vir a ser campeão quando tinha 2 pontos de atraso em relação ao SLB, estavam passadas 4 (5) (?) jornadas da primeira volta, apenas e só porque o slb tinha beneficiado de um penálti que se queria qualificar de duvidoso. (Sim escrevi da primeira volta.).
    Depois destes e com estes factos que se estão a passar este ano…….qual foi o jornalista que veio perguntar a Quique se ainda pensava vir a ser campeão ?
    Diz-se que Mourinho, pelo menos nesse ano, não ganhou sozinho. E ganhou tranquilo!
    Quique terá de ganhar sozinho, contra tudo e contra todos, mesmo contra os que não sabem e não dispensam ganhar senão acompanhados. Mas ainda não está ganho e não será tranquilo. A antidesportiva aliança dos CP (fcp e scp), tácita, expressa, assumida, servil, tramosa, indecoroso está a ser por demais evidente e escandalosa;
    porque vejo, ouço, apreendo a desigualdade de tratamento e as suas consequências, facilidades para uns e agruras para outros, não duvido que este já está a ser um dos campeonatos mais mentirosos, mais falseados, dos últimos anos, tão só porque quem vai na frente já por lá não andava havia tempo. (tempo demais). Habituem-se!
    porque sinto uma revolta imensa.
    porque me apetece perguntar se Seara e Vasconcelos têm o aval do SLB, dada a sua falta de qualidade, para as funções que estão a desempenhar. Chega a ser lastimável e doentia a sua falta de argúcia, perspicácia, acutilância refutação, contraditório. Aqui se desaproveita e desbarata muita da razão, da força, da legitimidade e fundamento da nossa causa. Temos de reflectir sobre isto! Representam bem o SLB ?

    ResponderEliminar
  4. Em 1º lugar felicitar o anónimo (que pena não se identificar pelo excelente e elucidativo comentário), em 2º lugar,dizer que os jogadores que andam dentro das 4 linhas, sabem e sentem melhor que ninguém, o que é ser empurrado para trás e a diferença de tratamento a que são sujeitos no terreno de jogo. Estes desabafos, são a prova que eles se aperceberam bem daquilo que se está a passar.
    Num entanto, há muitas culpas pópias no cartório, muitos jogos em que a atitude em campo não é a mesma durante os 90 minutos, ´porque se fosse, se calhar tinhamos ganho mais alguns pontos mesmo contra 14; espero ainda que estes autênticos roubos, sirvam para unir o plantel para que não se repitam situações como as do Setúbal e Nacional, as quais roçaram a falta de respeito para com a imensa massa adepta benfiquista que tanto os têm apoiado.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o anónimo!
    Jotas: aí é que está, somos reféns de nós próprios. O nosso sentimento de grandeza não nos permite refugiarmo-nos em arbitragens ou outros quando, na verdade, somos incapazes de reconhecer qualidade à nossa equipa.
    Mas há o outro lado. Há a teoria do balão de ar quente. Que futebol estaríamos a praticar se, em vez de dois, tivéssemos 6 ou 7 pontos de avanço?

    ResponderEliminar
  6. O Pelicano tocou na ferida. "Que futebol estaríamos a praticar se, em vez de dois, tivéssemos 6 ou 7 pontos de avanço?", esta é a grande questão, e é a razão do FCP ser sempre tão superior, é que parecendo que não, facilita.

    ResponderEliminar