segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"Deja vu"

O meu sentimento relativamente ao jogo de ontem é algo recorrente de alguns anos a esta parte. Como o meu esforço de memória não vai assim tão longe, para perceberem do que falo, transcrevo alguns excertos do que tenho escrito durante a presente época:

"Estou um pouco sem palavras para descrever o que acabei de ver. Muito a quente, apenas escrevo por desabafo para libertar a fúria que me invade, esperançado que tal me permita uma noite de sono minimamente decente...Um jogo muito fraco, sem velocidade, capacidade de passe, uma péssima leitura de jogo do meio campo, a certeza que Di Maria não é opção para estes jogos (em casa a coisa ainda dá), o que nos deixou a jogar com menos 1 durante demasiado tempo..." (06/10/2008)

"Mentalidade: Quanto a mim a grande falha do Benfica de alguns anos a esta parte, mentalidade ganhadora, crer e motivação pela vitória. É imperioso conseguir incutir um espírito diferente, não aconteceu, não tem sido conseguido e será o objectivo a atingir para transformar um conjunto de bons jogadores numa equipa ganhadora..."(20/10/2008)

"Táctica: Desde o início da época que nos pedem tempo, face às alterações estruturais que ocorreram, faz todo o sentido que se dê esse tempo à equipa, importa no entanto que este pedido seja finito. O timing definido situou-se nos 3/4 meses. Nos primeiros 3 meses sentiu-se realmente a equipa em processo evolutivo, no entanto, no último mês temos assistido ao processo inverso. Já mencionei algumas vezes a minha preocupação pelo abandono de princípios como a defesa alta que levavam a uma pressão também alta efectuada em bloco que permitia a recuperação da bola em terrenos muito perigosos para o adversário. O meio campo estranhamento tornou-se incapaz de reter bola, de chegar à frente e de gerir os ritmos do jogo. No jogo de ontem estas situações foram ainda mais evidentes. Vários pecados foram cometidos. A abordagem inicial ao jogo foi errada revelou um preocupante desconhecimento do adversário que nunca fomos capazes de corrigir..."(08/11/2008)

"...estavam reunidas as condições para uma vitória capaz e moralizadora. Os adeptos do costume apareceram (somos sempre os mesmos) com intuito de dar o tal carinho e apoio que julgamos ser merecedor. Em vez de sair o brinde calhou-nos a fava. Meus amigos, estou farto da fava, estou cansado e triste.
Ser do Benfica é um orgulho e continuará a ser. Estou é cansado de dar e nada receber, de em sacrifício físico, com condições meteriológicas adversas me deslocar ao Estádio da Luz para sofrer, enervar-me e assistir a um jogo em que a minha equipa não quer jogar, não quer dar espectáculo, quer apenas fazer o mínimo para ganhar e ser penalizada por isso...Estou fraco na minha condição de adepto, sinto-me esgotado..."(02/12/2008)


Ou seja, o problema existe, e já existia, estava era tapado para quem não queria ver.
Li algures, não sei precisar onde, uma teoria de um qualquer treinador de futebol que era mais ou menos isto:
"Ganhar a jogar mal, é como ter um pão para me alimentar hoje sendo certo que o futuro será de fome...", elucidativo.

Mais preocupante que jogar mal e perder, é a sensação de impotência que transparece dos nossos jogadores e do nosso treinador, em especial deste último.

1 comentário:

  1. Primeiramente: gostaria de fazer uma sugestão que todos os jogadores que assinassem pelo Glorioso e que pudessem vestir o manto vermelho deveriam primeiramente passar pela sala dos troféus, e ver ainda alguns dos videos e fotografias que nós temos. Não poderiam vestir a camisola da águia, sem que vissem e cheirassem o que é o Benfica. Porque não tenhamos dúvidas o Benfica é um monstro que muitos dos jogadores nem sonham!! O Benfica não é só um clube é uma questão cultural, um modo de ser e estar alicercado em valores como a lealdade o caractér a garra, o querer muito vencer mas sem intrujices nem cambalachos. O gostar de ganhar com arte mas sempre com determinação e crer, e perceber sempre mas sempre que muitas pessoas só tem o nosso Benfica para se agarrar à vida e é por isso eles tem de deixar o coiro em campo, tem de lutar até à ultima gota de suor, porque é assim que tem de ser e se mechamarem romantico ou louco. Eu respondo: Sou do Benfica e isso me envaidece..

    ResponderEliminar