quarta-feira, 13 de abril de 2011

Comunicação

Parece-me que nesta guerra de palavras, comunicados e outras intervenções, o Benfica deve definitivamente optar por uma posição de grande sobriedade e contenção.

Devemos falar pouco, poucas vezes e só quando houver algo de realmente importante a dizer, suportado com factos tão irrefutáveis quanto possível.

E devemos sobretudo agir, sempre que a oportunidade surja.

O fcp vive há anos de criar polémicas, alimenta-se disso, consegue atenção dos media. É uma guerra que não conseguimos ganhar, porque tal como lembrava o D'Arcy há dias, se discutimos com um idiota descendo ao seu nível, ele ganha-nos em experiência.

Os dirigentes, responsáveis, técnicos e jogadores do Benfica devem deixá-los a falar sozinhos, e sobretudo nunca deverão responder directamente às atoardas e provocações que daquelas bandas vêm.

Há insultos? Agressões? Apedrejamentos? Processo em tribunal. Mentiras? Acusações infundadas? Desmentimo-las suportados em factos, em linguagem simples e clara, sem as "ironias" e metáforas duvidosas de que eles tanto gostam. O resto? Ignora-se.

Falar pouco, agir muito, e sempre bem.

Vão ver que eles se cansam.


PS - adicionado dia 14

Só para ilustrar o que eu pretendo dizer, ontem o nosso Director de Comunicação fez exactamente o que eu acho que não se deve fazer; em primeiro lugar veio mais uma vez responder a um comunicado do fcp, ou seja, continuamos na absurda "guerra de respostas" e ainda por cima a reboque do nosso adversário; e pior ainda, não resisitiu a incluir na resposta uma "ironia" sobre um livro de um escritor espanhol sobre dragões. Desnecessário. Volto a repetir: 1 - nunca lhes responder; 2 - comunicar em linguagem simples e clara, sem "floreados" de gosto e eficácia duvidosos, e só quando estritamente necessário.

5 comentários:

  1. Ontem mesmo defendi isso mesmo, é assim que temos de agir, a melhor arma é os desprezo e quando temos de falar é sempre com o Benfica no pensamento e nunca os corruptos, nada mais fácil.

    Não é ficar calado, mas falar quando se tem de falar e com objectividade.

    De acordo 100%

    ResponderEliminar
  2. Lembram-se de ter surgido um Boato em como Sr. Pinto da Costa estaria Internado no Hospital da Luz e o comentário que este senhor fez, por isso não sei porquê tanto alarido, fica aqui um extracto do Comentario do Sr. Pinto da Costa para os esquecidosDe acordo com o site do Expresso, o presidente do FC Porto ter-se-à sentido mal e foi levado até ao Hospital da Luz, com suspeita de estar a sofrer um ataque cardíaco, tendo posteriormente saído do hospital.No entanto, em declarações ao semanário SOL, Pinto da Costa reagiu de forma irónica e incisiva. «Estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora», afirmou o presidente dos dragões ao semanário online.Isto também é outra de uma criatura que sempre quis ver parte do pais a arder...
    Nem vale a pena mais comentários!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem lembrado esse comentário: :)

    ResponderEliminar
  4. Nem mais. É o que Vieira está a fazer. Não se pode vencer contra uma comunicação social controlada como esta. Basta ver o episódio do apagão e os posts do blog em defesa do Benfica. São ditas coisas completamente descabidas que passam a ideia que esse apagão é pior que toda a corrupção que o futebol vive à 30 anos. Não se pode vencer contra uma CS que não tem o mínimo de valores morais e éticos. Resta-nos deixa-los falar e ver a nossa TV porque são eles que não vivem sem nós e não o contrário.

    ResponderEliminar
  5. É nisto que perdemos....... política de comunicação a corrigir RAPIDAMENTE:

    «Não entro por aí», começou por afirmar Luisão. «Respeito quem venceu o campeonato. Era um dos nossos objectivos, é verdade, mas.... A felicidade é ver o futebol português com três equipas nas meias-finais da Liga Europa e uma de certeza que estará na final. Isto, claro, sem desvalorizar o nosso rival, que ganhou o campeonato com mérito».


    MÉRITO?!?!?!?! WTF? pela fruta entregue ao proença, ao olegário, ao xistra, ao elmano, ao machado, etc...

    Mas algum elemento do plantel do clube corrupto produziu este tipo de declaração no final do ano passado?

    Luís Filipe Vieira e João Gabriel, ABRAM OS OLHOS. Cada pessoa tem direito à sua opinião, mas este tipo de opiniões NÃO PODE ser expressado enquanto profissional do SLB, a bem da coerência com a linha de comunicação assumida pela direcção do SLB.

    ResponderEliminar