quinta-feira, 12 de maio de 2011

Usar Rui Costa para beneficio proprio ? - parte 1

Antes de mais aviso já que não aceito lições de benfiquismo de ninguém, amo este clube desde os meus cinco anos porque escolhi ser benfiquista e cada vez estou mais contente com isso.

Tinha dito que enquanto houvesse algo para decidir nada iria dizer, limitar-me-ia a puxar pelo Benfica da forma que posso. Posto isto vou passar a escrever sobre o post em concreto.
Não tenho ambições directivas, não tenho ambições nenhumas neste clube por isso posso dizer o que quiser, sou um sócio como todos os outros e tenho orgulho nisso, mas não sou distraido, e vou fazer o texto por partes.

Não questiono o mérito de Vieira em muita coisa na recuperação do Benfica na estabilidade nas modalidades amadoras e agradeço-lhe isso sem problemas. Foi muito importante numa fase complexa do clube o que foi feito, mas passaram 11 anos desde então.
Rui Costa é e será para mim um idolo, hoje e sempre, uma referência para o nosso clube com um caracter e uma personalidade peculiar que ama e sofre como um adepto verdadeiro que é o que ele é efectivamente.
Foi ele que trouxe Quique Flores, mas também foi ele que trouxe Aimar, Saviola, Ramires entre outros jogadores de nivel mundial e pode-se questionar se alguma vez eles viriam se não fosse o trabalho de alguém abnegado trabalhador e competente como Rui Costa, um senhor no futebol, mas sobretudo um senhor na vida!
No final da época passada Vieira secundarizou o papel de Rui Costa e pôs-se em bicos de pés, no fundo deu um puxão de orelhas ao miúdo porque afinal de contas é ele o bom é ele o conhecedor e capaz e valoroso Presidente. É óbvio que os benfiquistas adoram na sua esmagadora maioria Rui Costa, Vieira sabe disso, e também sabe que mais tarde ou mais cedo ele será o Presidente, e será um Presidente amado como Vieira nunca foi, mas o que interessava era um cargo na estrutura de futebol para o menino querido dos benfiquistas, se tudo corresse bem a culpa era do Presidente se houvesse coisas que corressem mal a culpa era do Rui Costa, e seria sempre uma forma de desviar as atenções. É também óbvio que esta época que passou foi projectada por Vieira e por Jesus, mas o que é engraçado é que já se fala no lagarto do Couceiro e no Humberto Coelho, uma grande personagem benfiquista mas que está afastado da ribalta há muitos anos.
Curioso ainda é quando alguns benfiquistas invocam Veiga, esse dragão de ouro em detrimento dum fervoroso adepto e grande profissional chamado Rui Costa. Rui Costa tem tido uma dignidade e um nivel extraordinário, apesar das indirectas e das directas vai-se mantendo sereno, é preciso ter muita categoria para ser assim, sabendo nós que não é certamente por dinheiro que ele lá está. No entanto na minha cabeça e na de muitos vai permanecer sempre uma pergunta, Vieira quis ou não quis usar Rui Costa como arma de arremesso para os adversários internos? Eu não tenho dúvidas!

1 comentário:

  1. «Foi ele que trouxe Quique Flores, mas também foi ele que trouxe...»

    Pah, o Quique tinha sido campeão não tivesse sido a série de penaltis escamoteados ao Benfica, e pior os VÁRIOS golos limpos anulados. E claro, porque tal como este ano, os corruptos foram MUITO levados ao colo pelos outros corrompidos do apito.

    ResponderEliminar