segunda-feira, 5 de março de 2012

Ainda o árbitro...

... do Benfica-FCP desta última 6ª feira.

Como qualquer pessoa que já viu um jogo ao vivo, acho que arbitrar um jogo é muito difícil e que ajuizar correctamente as centenas de lances que existem é impossível. Por isso, não costumo julgar os árbitros por um ou outro lance individual, mesmo que decisivo (apesar de haver alguns casos demasiado evidentes), sendo no entanto sempre de suspeitar quando as decisões nesses lances decisivos pendem sempre para o mesmo lado.

Quanto ao artista desta última 6ª feira, diria que o fora de jogo é evidente, a falta sobre o witsel existe, a mão do cardozo é mão e a mão do Maicon é discutível.

No entanto, mais do que em lances individuais, onde reparo na parcialidade e vontade de inclinar o campo numa certa direcção é em coisas como as seguintes:

a) a expulsão de emerson é para mim a pedra de toque da premeditação do PP. O primeiro cartão amarelo, é ridículo (e diria que seria já o setup para o que viria a seguir). O 2º, é falta para cartão. E contra este FCP, estou certo de que com 11 teríamos ganho o jogo.

b) Cartões amarelos. Basta reparar os lances que deram cartões a jogadores do SLB e as que deram cartões a jogadores do FCP (aliás, 2 deles por demora, o que só torna o ponto seguinte mais divertido). Seguindo o mesmo critério para os 2 clubes, o FCP teria acabado com 9 (expulsões de Janko -que diga-se não teve qualquer cartão- e Djalma);

c) Na 2ª parte, o jogo tem 3 golos, 3 assistências a jogadores (lembro-me de Aimar, Garay e Witsel)e 6 substituições. O árbitro só dá 4 minutos, dos quais só se jogam 2m10s (só a saída de Hulk demorou 1m15, nesta fase).

Num toque estatístico adicional, entre 2005/06 e 2010/11, o SLB fez 184 jogos da 1ª Liga, com uma % de vitórias de 63%. Com Pedro Proença, ganhou 42% dos jogos (se juntarmos os desta época, em que tivemos uma derrota e um empate, vai descer). Só é batido pelo inestimável e inesquecível Olegário, que consegue reduzir para 30% as vitórias do SLB nos jogos que arbitra. Coincidências? Quem é que acredita nelas?

6 comentários:

  1. Também há uma patada do Lucho no Miguel Vítor. E uma falta assinalada ao Javi por supostamente se baixar, quando é ele que sofre atropelamento imprudente por parte do jogador corrupto.

    A mão do Cardozo é um embuste, ele cabeceia e tem o braço no sítio normal. Já o maicon impede a bola de passar com o cotovelo. E no 1º golo dos corruptos, o Lucho joga a bola com a mão e a jogada segue para bingo (o Aimar ficou a reclamar até a bola estar no centro -- devia ter visto amarelo... ter razão é irrelevante)

    ResponderEliminar
  2. estão a guardar o olegario para a visita do Braga à luz, ou para a nossa visita a alvalade.

    vai uma aposta que o próximo objectivo é levar os corruptos B ao segundo lugar isolado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro, não tenho dúvidas que assim vai ser, mas para além desses existem muitos mais, alguns de nós em lugar de denunciarmos esta podridão das arbitragens o que fazemos malhamos no Emerson no Jesus etc etc.
      Gostava que a Académica também estivesse muito disponivel como esteve connosco e ganhasse o próximo jogo no estádio do Dragão com um duplo offside como ocorreu na passada sexta feira na Luz . Estou mesmo a ver o louvor que o apitador iria levar no final.

      Eliminar
  3. Para lembrar que minutos antes do Emerson ser expulso, a Hulkulina fez uma falta igual sobre o Nolito! N'pas the amarelo!!
    E o primeiro amarelo ao Emerson não foi pela falta, mas sim por ter atirado a bola para longe (o engraçado é que Emerson pontapeia a bola para a entregar a um jogador do porto)

    ResponderEliminar
  4. Uma entrada por trás às pernas do adversário como foi o caso do Alvaro ao Maxi Pereira não seria motivo para mostragem de cartão vermelho?. Não digo que seja, só coloco a questão.

    ResponderEliminar
  5. CERTÍSSIMA A ANÁLISE AO JOGO, TENDO EM ATENÇÃO A PRESTAÇÃO DO ÁRBITRO. NAS ALÍNEAS REFERENCIADAS ESTÃO AS FORMAS COMO SE PODE "INCLINAR O CAMPO". OS ERROS GRAVES, QUANDO ACONTECEM, TÊM MAIS IMPACTO, MAS A DUALIDADE DE CRITÉRIOS É A FORMA MAIS SUBREPTÍCIA E MANHOSA DE UM ÁRBITRO "LEVAR A ÁGUA AO MOINHO". SABEM, TAMBÉM EXISTEM ÁRBITROS ESPERTOS, INTELIGENTES E DE POUCOS ESCRÚPULOS, QUE SABEM BEM A QUEM AGRADAR PARA SUBIR E MANTEREM O ESTATUTO.
    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS.

    ResponderEliminar