domingo, 21 de julho de 2013

Com o Sporting nem a feijões


Muitos poderão afirmar que a capa de hoje do jornal Record é tendenciosa e típica de um jornal que sempre se virou mais para o lado sportinguista, assim como A Bola o faz para o Benfica e O Jogo para o clube azul e branco.

Dirão mesmo que a frase “Benfica começa a época como acabou a anterior: a perder” é um mote de desestabilização do Benfica para o início de 2013/2014 e uma forma de levantar a moral de um clube que tem andado na mó de baixo. Em primeiro lugar porque a frase não é verdadeira, visto que no primeiro jogo da época vencemos o Étoile Carouge por 6-1 e ontem foi o quarto jogo. Em seguida, porque é pré-época, é para rodar a equipa e deve-se relativizar a importância da partida. Na minha opinião, depende da perspetiva.

A Associação de Futebol de Lisboa é a mais antiga de Portugal. De suma importância para o início da prática do futebol português, teve, igualmente, um papel fundamental para a criação da entidade que conhecemos hoje como Federação Portuguesa de Futebol. A sua principal competição – o Campeonato de Lisboa, o qual não existe atualmente – é anterior à existência do Campeonato Nacional, constituindo-se como o título oficial mais antigo em Portugal e onde se iniciaram os primeiros duelos entre Benfica (ainda Sport Lisboa) e Sporting. Rivalidade essa que se estendeu para outra competição criada e organizada pela AFL a partir da época 1914/1915: a Taça de Honra de Lisboa.

Assim e para todos os efeitos, se o Record estiver a mencionar competições oficiais, aquilo que escreveu é verdade. De facto, o final da época passada não correu especialmente bem e todos desejamos que tudo seja diferente em Maio do próximo ano. No entanto e embora até se possa desvalorizar a sua importância, não deixa de ser importante os benfiquistas mencionarem que o jogo de ontem “não era um treino” para o torneio do Guadiana, mas sim uma partida no âmbito de uma competição official, com história, e a mais antiga que se encontra em vigor em Portugal .

Ademais, os próprios números oficias da AFL não estão corretos *, como descreve e bem Alberto Miguéns no seu blog Em defesa do Benfica, e, na verdade, a Taça de Honra é um título que o Benfica (18) conquistou o mesmo número de vezes que Sporting (11), Belenenses (6) e Império (1) juntos. E, tal como manda a nossa história,  “perder com o Sporting nem a feijões”.

Vou ainda um pouco mais longe: a Taça de Honra, dada a sua tradição e a atual vontade demonstrada de que a Associação de Futebol de Lisboa cresça no seio da importância do futebol português, num processo de comunicação bem explicado e simbolizado, seria um bonito título para a inauguração do museu Cosme Damião na próxima semana.



* Entre a época 1920/21 e 1946/47 foi indexada a conquista do Campeonato Regional à conquista da Taça de Honra.

4 comentários:

  1. patriarca disse:


    Está à mostra aquilo que nos espera para esta Época 2013/2014, mais do mesmo em certos jogos até jogamos bem e no Final o título é entregue ao Porco.
    Toda a gente sabe que é assim e não é por acaso que o L F Vieira renovou por mais DOIS LONGOS Anos com o Jorge Jesus.
    Com o JJ não ganhamos NADA e ELE sabe bem disso, mas como o SEU Clube prioritário O PORCO é-lhe entregue sempre os títulos para ele fica em casa.
    NÃO APOIO ANTI-BENFIQUISTAS!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois pois... e sobre a classificacao dos arbitros ser feita pelo Papa? Nao seria de mais importancia?

    ResponderEliminar
  3. Claramente não se compreendeu o porquê de não se querer ganhar um torneio oficial...
    O mestre da táctica deve estar farto de ganhar coisas...

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente, amigo e digo mais ,este ano em que o Papa vem a Portugal conhecer o sitio onde Jesus se ajoelhou, nós Benfiquistas vamos ser motivo de chacota, isto porque está visto que o "treinadorzeco" vai continuar o "fabuloso" trabalho de vencedor que começou já faz 4 anos e tal.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar