quinta-feira, 4 de junho de 2015

Adeus e até qualquer dia

Leva-me a escrever estas linhas o sentir alguma consternação por parte de muitos Benfiquistas na saída de JJ para o Sporting. Parece-me que esse sentimento não tem a ver com a saída de Jorge Jesus mas pelo facto de este ir para o sporting.



É certo que após a vitória de um campeonato se deve fazer de tudo para manter não só a equipa técnica, como o núcleo duro do plantel, contudo não o deveremos fazer a qualquer preço sobretudo se existe clivagem entre o clube e o treinador nos objectivos e forma de os alcançar. É evidente que JJ e LFV têm ideias diferentes quanto à constituição do plantel, aproveitamento dos jovens jogadores e sobretudo no pagamento de ordenados, luvas e demais acréscimos salariais que Jesus ia auferindo. Quando assim é o melhor é cada um seguir o seu caminho. Existem duas formas de se estar no Benfica, ou se está por ideais ou por interesse. Quem está por interesse acaba por ter que sair pois existe sempre quem interesse mais, neste caso quem pague mais. Nós, Benfiquistas temos que apoiar quem connosco vive os ideais do Benfiquismo e esses normalmente sentam-se na bancada e pagam bilhete salvo honrosas excepções.



Para mim Jorge Jesus esteve dois anos a mais no Benfica, e ainda bem, pois permitiu-nos festejar 2 campeonatos seguidos, vencer uma taça de Portugal e 2 taças da Liga. Permitiu igualmente a presença numa final europeia com o desfecho que se conhece e é por aqui que poderemos também analisar o treinador JJ. Reconheço capacidades de Jorge Jesus de conduzir uma equipa aos momentos de decisão, de o fazer com um futebol atrativo, em especial em casa. Reconheço igualmente uma invulgar capacidade de criar jogadores para a posição de trinco, mas o que me impede de gostar dele e de ficar “raivoso” com a sua saída é a sua incapacidade de ganhar jogos decisivos. Este ano não ganhou um único jogo absolutamente decisivo e esta foi a bitola dos 6 anos que levou de águia ao peito.



Decidiu ir ganhar dinheiro para outro lado abdicando da vertente desportiva que seja feliz na sua forma de estar e que continue a falhar nos momentos cruciais, ou seja que seja ele próprio.



Preocupa-me muito mais quem vem do que quem sai. Neste aspecto subscrevo na íntegra a opinião do MLeal no seu Post anterior intitulado “Treinador”. Dos nomes em cima da mesa a minha preferência recairia em Vítor Pereira ou Marco Silva, penso que Rui Vitória não tem o perfil adequado mas acima de tudo temos que ser uma equipa e ter um plantel de qualidade pois sem jogadores que façam a diferença nenhum treinador ganha.

3 comentários:

  1. Partilho de grande parte das opiniões expostas contudo:

    "Este ano não ganhou um único jogo absolutamente decisivo" excepto a vitória por 2-0 no Dragão (que nos abriu as portas para o bi-campeonato) e a vitória por 2-1 contra o Marítimo (que nos deu a 6ª taça da liga).

    E já agora, na minha opinião, não é o treinador que ganha os jogos. Cria condições para que a equipa o possa fazer, mas não os ganha sozinho.

    ResponderEliminar
  2. A partir do momento em que o Vieira quer reduzir o salário a quem bicampeão, está a empurrar o JJ para fora do Benfica. Toda a direcção queria a renovação do Jesus, o Jesus ao que parece, estava disposto a apostar na formação, e a ganhar o mesmo. Quem fica ganhar com isto é o porto. O Benfica muito provavelmente vai voltar a tempos não muito distantes. A continuidade de JJ seria importante para a conquista do trcampeonato, e para acabar com a hegemonia do Porto. Este é um filme igual ao de 1994. Não é com formação que vamos ser campeões. Quem pensa isso, vive no mundo da fantasia. O Manuel José, e o Manuel Fernandes, já o disseram, e este último queria o Jesus em alvalade. Infelizmente há benfiquistas contentes, aqueles que sempre quiseram o Jesus fora do Benfica. Só espero que depois não chorem.
    É estranho o Vieira jogar na roleta russa, quando vai a eleições para o ano... Até parece que andou a ler um determinado fórum, e determinados blogues.

    ResponderEliminar
  3. A mim o que mais me deixa triste com a transferência do JJ para o SCP é o facto de apagarem a foto de JJ da equipa do Bi-campeonato e os comentários de muito baixo nível (de quem está a dar parte fraca e por isso a menorizar-se) daquele que (não compreendo como pode ser) director de comunicação do Glorioso, João Gabriel. Em minha opinião, qualquer responsável pelo Benfica deveria minimizar a saída de JJ e manter a sua imagem e de tudo o que ele ganhou no nosso Grande Clube. Isso seria mostrar que para o Glorioso SLB a transferência do JJ para o SCP é assunto que não põe em causa a grandeza do SLB não há MESMO ninguém insubstituível. Para além disso seria uma espécie de desafio de como quem diz: "o JJ neste clube e com esta direcção ganhou isto tudo. Agora ficamos á espera de ver o que ele vai conseguir fazer nesse clube e com essa direcção.
    Quanto ao próximo treinador:
    - Vitor Pereira nunca. Não me esqueço do que ele disse do Benfica (não apenas do JJ) quando estava o Porto. Mostrou uma falta de respeito que eu não poderei esqueçer e perdoar. Foi um boy do FCP e de PCosta. Foi e para mim continua a ser. Iria ter sempre a pairar sobre si uma grande desconfiança e pouca margem de erro de boa parte dos adeptos.
    - Há quem fale de Paulo Sousa. É bom não esquecer que PSousa fez ao Benfica pior do que agora fez o JJ e também para o SCP. Na altura quis sair e saiu porque lhe dava jeito. Para mim é motivo para não voltar nunca. Era como ver os adeptos do Barcelona quererem o Figo para dirigente.
    - Paulo Bento. Paulo Bento!!!??? Mais um treinador de muitas certezas e pouca flexibilidade e imaginação. Estamos todos lembrados da fase final do último mundial, não estamos? E das "guerras" que comprou com jogadores e mais meio mundo. Embora houvesse quem acreditasse que o problema era da equipa médica da selecção... Só se quisermos pagar bilhete para ir dormir para o estádio e ter 15.000 espectadores na Luz nos jogos em casa.
    - Rui Vitória. Á frente do maior clube português depois dos "3 grandes", fez um trabalho que não acho que tenha sido excepcional. Ganhou uma Taça de Portugal numa final frente ao Benfica, quase sem saber como, em que teve 10 % do mérito e o Benfica 90% de demérito. Na Europa não fez nada de especial. Num campeonato em que o nível médio das equipas é fraco, ficar em 5º com o Vitória de Guimarães não acho que seja assim tão brilhante (é uma posição quase que normal). Estou a imaginar o 1º treino do SLB, com os jogadores bi-campeões (Luisão, Lima, Jonas... ) a olharem para um treinador que levou 5-0 no último jogo que fez na Luz, que na Europa não provou nada e não sei até que ponto eles jogadores vão acreditar cegamente nesse seu líder. Numa época de mudança de treinador, em que os novos processos podem levar a que seja preciso tempo e paciência para que se comecem a ver resultados, a margem de erro de Rui Vitória para os jogadores e adeptos julgo que não será muito grande. E dia 9 de Agosto disputa-se a Supertaça contra o SCP de JJ. Se o jogo correr mal tudo (equipa, equipa técnica, direcção) pode ser posto em causa. Em minha opinião o Rui Vitória poderá vir a ser um dia treinador do nosso Benfica. Mas mais daqui a uns anos, não agora. Até agora provou que sem ovos pode fazer omeletes. Tem ainda que provar que com poucos ovos consegue fazer mais que omeletes.
    - Marco Silva fez no Estoril um trabalho que, por ser num clube pequeno - esta temporada por exemplo ficou em 12º - foi muito bom, em minha opinião. Nas competições europeias, quer com o Estoril quer com o SCP, o Marco Silva fez muito mais (e só não fez melhor porque teve "azar" com algumas arbitragens) do que se lhe poderia exigir e esperar. Em minha opinião com um Benfica forte e com um Porto muito mais forte que na época anterior, não sei se alguém conseguiria fazer melhor. Eu penso que o Marco Silva será de todos os candidatos a futuro treinador do Benfica aquele em quem os jogadores poderão aceitar melhor como seu líder e aquele a quem os adeptos poderão dar mais margem de erro.
    Miguel Neto

    ResponderEliminar