terça-feira, 6 de novembro de 2007

CAMACHO

O que me chateia, não é termos perdido o jogo com o Celtic (nem qualquer outro jogo, que o futebol é assim mesmo, não se pode ganhar sempre e o importante é apoiar a equipa). Com alguma sorte no jogo, até poderíamos ter empatado ou ganho.

Que os jogadores possam não ser particularmente inteligentes nos vários momentos do jogo (e o Luís Filipe, o Binya e o Di Maria são bem a prova disso), eu até compreendo, até porque estão em esforço físico e em stress, tem de tomar decisões em instantes e é portanto natural que em muitos dos casos não tomem as melhores.

O que me chateia mesmo é o Camacho, que já deve levar 30 ou 40 anos de futebol de alta competição, com alguns dos melhores treinadores e jogadores do mundo, e que basicamente devia saber tudo o que há para saber sobre futebol e mais ainda (não só pelos ambientes em que esteve, mas também porque nestas décadas pouco mais há-de ter feito), que está sentado no banco, com tempo para pensar e cuja melhor decisão, estando a perder 1-0 no jogo duma competição por pontos, contra uma equipa razoavelmente acessível, é aos 78' decidir fazer as substituições que fez.

Podem dizer o que quiserem, que o treinador é que está em contacto com os jogadores e saberá melhor o que fazer, que o Rui Costa e o Cardozo estavam cansados, que eu não consigo compreender.

Que tirasse o Cardozo e o Binya, eu percebia. Que tirasse o Binya e o Edcarlos (ou o Luis Filipe), eu percebia. Até que tirasse o Rui Costa e algum outro, tudo bem.

Agora, não consigo perceber que nesta situação se mantenha a estrutura da equipa, e que mesmo mantendo, se ponham dois jogadores que para a posição para que foram jogar sejam piores que os que lá estavam. O Bergessio para ponta de lança, cujo melhor lance que vi desde que está no Benfica foi um remate que só falhou a baliza por 6/7 metros e o Nuno Gomes para n.º10.

Depois dessas substituições, percebi logo que a possibilidade de fazermos mais qualquer coisa de jeito diminuiu substancialmente e que só mesmo num rasgo tremendo de sorte é que conseguiríamos empatar.

E se até eu, que estou bem longe de ser um profissional da bola consigo chegar a esta conclusão, está fora do meu entendimento como é que o Camacho com o historial que ainda há pouco referi, não consegue ver o que qualquer um consegue.

E nem vou estar a repisar no facto de meter o Cardozo sozinho e desapoiado na frente, situação em que já se viu que não consegue fazer nada e que qualquer bola que lá chegue é uma bola perdida.

Até acho que o Camacho deve ser um bom motivador, que a equipa tem vontade, corre, esforça-se (apesar de na segunda parte termos sido bem mais lentos que os escoceses), mas só isso não chega. Será que não se pode manter o Camacho na parte motivacional e ir buscar um treinador que perceba de futebol??? É que realmente esta coisa de jogar para controlar o jogo, até quando se está a perder, na esperança de que eventualmente haja alguma bola que por acaso, num canto ou num livre vá parar dentro da baliza adversária, não dá...

14 comentários:

  1. Um erro táctico monumental de Camacho impediu o Benfica em Glasgow de, nos últimos 15 minutos, encostar o Celtic às cordas e garantir pelo menos o empate.

    ResponderEliminar
  2. ben e verdade que o camacho tem suas culpas


    mas para mim nao e bem assim
    o luis felipe coitado foi sempre comido
    o maxi pereira nao tem qualidade nehnuma corre muito mas e en espacos que nao trazem nada a equipa cada bola que tocava era bola perdida
    o bynia e o que se ve desde que esta na equipa é so dar trancada
    e o cardozo teve para la bolas a farta na frente da balisa nao e capaz de meter uma

    eu digo o benfica nao jogou ao completo pois estes 4 jogadores forao jogadores a menos na equipa

    ResponderEliminar
  3. as substituições foram tardias é um facto

    e para além disso acho que Pereira devia ter começado a defesa-direito e Di Maria logo atrás de Cardoso

    Imaginem os primeiros 15/20 minutos que tivemos COM Cardoso e Di Maria na frente, se calhar tínhamos marcado, mas não se vive de se calhares e perdemos

    Não percebo a insiténcia em Bergessio e o facto de Camacho encostar Fábio Coentrão

    Coentrão pode jogar a extremo-esquerdo e Di Maria ao lado ou logo atrás de Cardoso

    E Assis ontem? da maneira como jogámos nos primeiros vinte minutos tinha dado jeito na frente

    Gostei da dinãmica da equipa ontem, o problema do Benfica é o de sempre e que já referi várias vezes

    Não temos um Serial Killer na frente, um jogador que resolva

    Com um jogador como Liedson ou Mcarthy ontem se calhar tinhamos o jogo

    O Sporting não joga a puta dum corno e Liedson salva-os sempre ou quase sempre, como na taça da liga e neste fds em casa contra a Naval

    do nada e de costas prá baliza marcou um golo de fora de área

    Não temos um jogador destes

    Somos a equipa que mais remata e ataca e remata na Champions, estamos em último no grupo

    Nuno Gomes entrou e nem se viu

    não estou a dizer mal de cardoso, o benfica tém que ter paciéncia e o apoiar, para o ano, depois de ter férias condizentes e estar ambientado vai render mais concerteza

    agora precisamos de mais um avançado e que seja muito forte e isso camacho felizmente já viu e pediu

    o Benfica tém que se concentrar em absoluto na Liga e na taça de portugal

    desculpem lá mas Binya fez um grande jogo pá, tém é que ensinado e controlado para não fazer faltas daquelas

    é um tank ali no meio campo e enche o campo e vai melhorar

    agora o que interessa é apoiar a equipa contra o boavista e ganharmos o jogo e presionar o porto

    ResponderEliminar
  4. Porra, o Homem avisou que o jogo com o Celtic era para HOMENS

    ResponderEliminar
  5. Caro AMC o que me chateia mesmo é que temos uma equipa sem estofo para estas andanças. Este ano nem à Taçe Uefa vamos, provavelmente.
    Mas op que se esperava mais? Continuo a dizer, é o principio do fim da era LFV

    Maluco do Futebol

    ResponderEliminar
  6. Contratem mas é o Jardel para ser o personal trainer do Cardozo para o homem aprender a cabecear! Será que ele tem treino especifico nesta área?

    Quanto ao Luis Filipe, que não tem qualidade para jogar no nosso clubel já sabemos, mas também não estejam sempre a culpar o homem. Quando temos um médio direito, supostamente mais defensivo e de contenção, que não soube estar táticamente em campo e não deu segurança defensiva a essa faixa, e que teve grande responsabilidade no golo, está tudo dito. Mais valia jogar com um jogador ofensivo como o Di Maria.

    Resta-nos contribuir com mais uns pontitos para o ranking da UEFA e que venha o Boavista!

    ResponderEliminar
  7. Em condições normais, concordo que o Maxi seja o defesa direito, mas ontem percebo a opção do Camacho. O Maxi é dos jogadores mais lentos do plantel e não sei se repararam na velocidade do extremo esquerdo deles. Aquilo com o Maxi a marcá-lo tinha sido um fartote, bastava fazer jogadas "à Douala" de mandar a bola para a frente e correr, que o Maxi era sempre papado.

    Pena que o Rui Costa não tenha menos 5 anos. Enquanto houve Rui Costa, houve Benfica. É um artista. A seguir ao Zidane é o melhor nº 10 que eu vi jogar.

    ResponderEliminar
  8. E é bem verdade que a nossa equipa este ano não está grande coisa, pq sairam 4 jogadores importantes (Simão, Miccoli, Karagounis e Anderson) e dos reforços para já apenas o Rodriguez tem mostrado qualquer coisa. Há que acreditar que os outros (Di Maria, Cardozo, Coentrão e Adu) se vão adaptando e melhorando.

    Mas é exactamente por causa dessas coisas que precisamos de alguém que perceba um pouco mais da coisa, para fazer boas omoletes com uns ovos mais fraquinhos...:)

    Ou o Porto não ganhou competições europeias com Derleis, Marcos Ferreiras e outros que tais? :)

    ResponderEliminar
  9. tens razão, o Camacho nao sabe nada de futebol.

    ainda não entendo como no Benfica trouxeram o Camacho e venderam o Simão. E estes novos jogadores, pois são bons mas não pra competiçoes internacionais ainda.

    ResponderEliminar
  10. Parabens pelo blog é optimo.
    Já me parecia tarde com a história do Camacho não ser treinador para o Glorioso. É sempre assim as ilusoes de temos uma equipa fantástica o treinador é que não presta. Aliás quem prestará? Qual o treinador que querem? Nem o Special One gostaram e é só o melhor do mundo?
    Tenho pena por muitas coisas principalmente por benfiquistas pouco inteligentes que vivem num mundo á parte sendo que a história repete-se sempre.
    A realidade diz-nos que temos uma equipa pobre sem grandes capacidades para sequer lutar pelo titulo quanto mais na Campions. O melhor jogador tem 35 anos, depois temos 3/4 miudos de boa valia mas muito verdes ainda sem esteleca para o Glorioso, depois alguns interessantes e o resto meu Deus...
    Acrescentando a falta de Petit no meio e David Luiz (2 dos realmente bons) o milagre se calhar é estar-mos a 6 pontos dos Andrades e na Campions ainda com possibilidades de passar.
    Aqui não há milagres e muito tem sido feito por Camacho. Os culpados são outros, quem quis este plantel, quem o formou.
    Por outro lado já se viu que está em curso a campanha anti-Camacho em todo lado precisamente para o fazer sair (é incomodo para muita gente até dentro do clube), campanha essa que os proprios benfiquistas estao a ir na conversa, como sempre vivendo de ilusões.
    Pensem bem antes de falarem mal do treinador acham que é ele o culpado de tudo?

    ResponderEliminar
  11. Isso que te chateia no Camacho não é exactamente o que te chateava (para além de outras) no Fernando Santos?
    http://benfica-fc.com/slbenfica/

    ResponderEliminar
  12. pelicano

    falámos á bocado lembras-te, gostei disto, fez-me lembrar aquele chat de mensagens que havia no site do benfica não sei se te recordas, que depois foi encerrado devido ás macas.

    vou agora ver o do basket porque tou curioso, parabéns por este blog

    não te esqueças de dar um abraço ao teu pai ok

    ResponderEliminar
  13. Glorioso - E ninguém aqui está a contar que com este plantel se ganhe a Champions, mas não hão-de ser precisos jogadores espectaculares para ganhar ao P. Ferreira, à U.Leiria e a outras estrelas do nosso campeonato, com certeza...:)

    O plantel será até mais fraco que o do ano anterior, mas são quase todos jogadores internacionais dos países/escalões em que estão, pelo que não são propriamente uns gajos que foram buscar ali ao beco onde jogavam com os amigos, calculo eu...

    Se refutares aquilo que eu disse sobre as substituições do jogo em causa com mais do que "a campanha anti-camacho em curso" (que parecias o Octávio com o bonito 'Vocês sabem de que é que eu estou a falar'), pode ser que convenças mais.

    ResponderEliminar
  14. benfica fc - Apesar de tudo, ainda prefiro o Camacho ao F. Santos, como aliás se deve perceber pelo último parágrafo..:)

    ResponderEliminar