quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

"Como fazer o Benfica Campeão"

Tema recorrente na familia Benfiquista, publicado recentemente em livro pelo nosso bem conhecido José Veiga com colaboração do jornalista do Record Camilo Lourenço. Na verdade ainda não li o livro nem tinha tensões de o ler até hoje. Escrevo estas linhas depois de ter estado a ouvir um programa de rádio emitido pela Antena 3, de nome Prova Oral, cujo interlocutor é o Fernando Alvim e cujos convidados principais do programa de hoje foram exactamente os autores do livro já citados. Entre várias curiosidades, gostaria de destacar s seguintes:
O Luisão é provavelmente o jogador mais bem pago do plantel; A renovação do Leo está presa por dinheiro, o jogador recebe cerca de 600 mil euros e pretende receber cerca de 700 mil euros por ano; Que os problemas fisicos do Miccoli se deviam a um problema dentário; Que o treinador para vir em vez do Engenheiro era um Italiano; Que o Fernando Santos teria fortes possibilidades de ser campeão na presente temporada; que o Camacho é mau treinador; que o Benfica tem um grande plantel; Que o Bergessio é um excelente jogador e que será um erro deixa-lo sair, entre outras.
O que gostaria de destacar, e que considero importante, prende-se com a mensagem deixada e que vai de encontro ao pensamento de alguns de nós, que por sinal já o demonstrámos diversas vezes neste nosso espaço.
O grande problema do Benfica não está nos jogadores, treinadores, falta de dinheiro, condições de trabalho. Está sim na ausência de uma estrutura forte, de estratégia desportiva de uma politica desportiva clara, definida com objectivos quantificáveis e defenidos no tempo. Um planeamento a médio-prazo que deverá ser seguido por todos e com envolvimento de todos. Numa altura em que se aproxima a reabertura de mercado, seria muito mais importante discutirmos problemas de fundo e estratégias de futuro do que eventuais contratações que só servem para tapar o sol com uma peneira.
Fica o repto...

6 comentários:

  1. A mensagem é a de que o Benfica não tem política desportiva. Concordo. Mas a intenção é dizer que não tem porque o presidente não percebe nada disto. E simultaneamente dar a entender que quem percebe é o Veiga. Se a primeira ideia me parece correcta, já a segunda não. Além de ser uma figura que me causa repulsa e cuja presença no Benfica muito me incomodou, enquanto lá esteve, o Veiga fez um mau trabalho, com demasiados erros nas aquisições e na gestão dos dinheiros do futebol. Tivesse o FC Porto feito um campeonato de 2004/2005 ao nível do que costuma e nunca o Veiga teria sido campeão no Benfica. Felizmente, foi.

    Quanto aos exemplos apontados, eis os comentários que me merecem:

    1. Luisão é o jogador que mais recebe? So what? Pior seria se fosse o Zoro ou o Butt.

    2. A ser verdade que o Leo não renova devido a uma diferença de 100 mil euros anuais, é uma tremenda estupidez da administração da SAD.

    3. No Palermo, o Miccoli deve continuar com problemas nos dentes, pois já esteve lesionado mais do que uma vez.

    4. Por que não veio o tal italiano? Quem era? O Del Neri? (Aqui dá-se a entender que Fernando Santos não era o desejado)

    5. Por que seria o engenheiro campeão este ano? (Aqui já se dá a entender que afinal ele era bom)

    6. O Camacho agora é mau treinador? E quando o Veiga o contactou em 2002, era bom?

    7. O Benfica tem um grande 'plantel'? Afinal o presidente tem razão? E é competente?

    8. O Bergessio é um grande jogador? Então, mostre. Não defendo a sua dispensa imediata, mas gostaria que, quando está em campo, demonstrasse que é opção.

    ResponderEliminar
  2. Caro Glorioso 11385, o que foi falado no meu post não foram exemplos, mas sim curiosidades de pouca importância, e para cada um pensar sobre elas e tirar as suas ilações.
    Não existe nenhuma defesa ao Veiga ou qualquer consideração a favor deste ou contra a alguém, existe sim uma sugestão de discussão profunda sobre algo que defendo há algum tempo e que por acaso o Sr. Veiga demonstrou essa preocupação. Eu até concordo com muito do que disse, mas o propósito do post é outro e o seu comentário, nesse aspecto não diz nada, apenas critica, sugestões zero. Ficamos a saber que o Veiga não serve, então e quem serve? Que tipo de planeamento desportivo deverá ser feito?
    Não espero respostas milagrosas, ou ideias de pormenor, espero sim discussão sobre projectos e problemas de fundo que estão na genese de não vitórias.

    ResponderEliminar
  3. TC,

    As críticas eram dirigidas às ideias expostas pelo Veiga, e não ao autor do 'post'. Nem sequer pretendi insinuar que se tratava de uma defesa do nosso antigo dirigente. Apenas pretendi sublinhar as contradições do discurso do autor do livro.

    ResponderEliminar
  4. As opiniões são sempre subjectivas.
    Factual é admitir que foi com a chegada do Sr. José Veiga que o titulo regressou à Luz ao fim de 11 anos.

    ResponderEliminar
  5. Gostava de comentar mas não tenho tempo... digo apenas que acho que o Benfica, esta época, teve política desportiva.
    Estou de partida para o México mas juro que não vou lá buscar o Chelito. Bom Natal e bom ano novo para todos...

    ResponderEliminar
  6. Duas coisinhas: Primeiro, Veiga tem razão. Foi campeão e muitas das contratações que lhe são atribuidas não foram da sua responsabilidade. O resto é conversa de um benfiquismo ressequido. Segunda nota, para acrescentar que o jornalista José Marinho, da Sporttv, foi outro dos autores do livro. Digo isto, porque comprei o livro também por causa dele, já que aprecio os seus comentários na televisão do Oliveirinha. Além do mais, quase posso garantir que é benfiquista e insuspeito de querer prejudicar o nosso clube. Obrigado.

    ResponderEliminar