domingo, 2 de dezembro de 2007

Momentos cruciais

Pois é. Mais uma vez falhámos quando não podíamos falhar. Hoje que até o empate não era um mau resultado. Pior que a derrota foi ter a consciência que o Porto tem um colectivo superior e que ganhou bem. E claro que quando isso acontece em nossa casa, custa muito mais. Tacticamente o Jesualdo esteve melhor. Inteligentemente, hipotecou um jogador de campo (P.Assunção) e anulou praticamente o nosso principal construtor de jogo. Por vezes as 'ganas' não chegam e hoje provou-se isso mesmo. A superioridade táctica e a qualidade superior das peças-chave do Porto vieram ao de cima. O Lisandro fez um jogo fabuloso, o Lucho e o Quaresma estiveram bastante bem e o Bosingwa provou mais uma vez que é neste momento o melhor defesa direito português e um dos melhores da Europa. Quanto a nós, percebe-se que a convivência do Katsouranis e do Rui Costa no meio-campo é complicada. Ficamos demasiado lentos e previsíveis. As nossas jogadas de ataque resumiram-se às trocas de bola entre o Leo e o Rodriguez na faixa esquerda e aos eventuais cruzamentos do Luis Filipe para a área. Muito pouco. Penso que temos bastante a ganhar ao colocar o Rodriguez no meio ou na ala direita com tendência para fugir para o meio tal como o Simão fazia e pôr o Di Maria a jogar na esquerda que é o lugar dele e convencermo-nos que o Rui Costa não é intocável. O Adu também já merece jogar mais tempo e o Maxi não tem caracerísticas que façam dele um bom extremo. Nesse aspecto e à falta de um verdadeiro extremo, penso que é o Nélson que tem mais vocação para fazer o lugar, caso não se opte pelo rodriguez na direita.
Hoje era imperativo fazer um bom resultado e falhámos, tal como tem acontecido sistematicamente nos últimos anos com a excepção do jogo com os lagartos em 2004/2005.
O Porto mostrou que não é por acaso que lidera o campeonato e o grupo da Liga dos Campeões. Nós mostrámos que ainda não somos uma grande equipa e que nos falta aquele pequeno salto qualitativo que nestes jogos faz a diferença.

14 comentários:

  1. é engraçado nem sequer referir aqui o Nuno Gomes, não vejo neste post uma análise ao seu desempenho, é realmente engraçado, o melhor é não falarmos de coisas tristes não é?

    é inacreditável o branqueamento que se faz a um jogador que não apresenta rendimento NENHUM CONSECUTIVAMENTE NAS ALTURAS IMPORTANTES
    ´
    E É SEMPRE TITULAR

    MISTÉRIO NA LUZ

    ResponderEliminar
  2. Justo vencedor?! Quando os Benfiquistas pensam assim...

    encostámos o Porto à sua àrea bastante mais tempo do que o contrário, tiraram-nos um penalty quando a pressão sobre eles era mais intensa... e o FCP é melhor e justo vencedor?!!

    ResponderEliminar
  3. Vitória justo que peca por escassa, de uma equipa superior em todos os aspectos, principalmente no capitulo fisico. A condição fisica foi uma diferença demasiado grande para ser superada pelo crer, que mais uma vez foi a nossa unica arma.
    Este jogo pos a nu aquilo que já venho dizendo à algum tempo, não temos plantel de qualidade para conseguirmos mais que a mera ilusão de chegarmos ao topo da classificação, no entanto acho que temos base de trabalho para um futuro risonho.

    ResponderEliminar
  4. SEM ESTOFO

    E quando assim acontece, não há muito para a dizer. Como eu costumo dizer, é nestes jogos que aparecem os grandes jogadores e as grandes equipas. E que dizer de Nuno Gomes que logo aos dois minutos tem uma oportunidade soberana e faz um remate que nem à baliza ia. Ai, ai, meus ricos Lisandro e Liedson...
    Quanto a Camacho, não percebo a insistência em Di Maria à direita quando é extremo esquerdo e tacticamente deixa mesmo muito a desejar. Não arrisca e não é capaz de dar a volta aos jogos com planos tácticos diferentes... Já agora, convinha sabre que Rui Costa não pode fazer tudo nem é nenhum Deus... Haja coragem para colocar o homem também no banco!
    P.S: Com os primeiros da classificação não marcámos nenhum golo: Guimarães, Braga, Sporting, Porto. E nos jogos que decidem Camacho volta a falhar... como habitualmente!!!!! E com o Porto então....

    ResponderEliminar
  5. Por muito que custe, é preciso reconhecer que ontem nos deram uma lição. Mesmo que não tenha sido uma vitória esclarecedora, foi tacticamente perfeita.
    http://benfica-fc.com/slbenfica/

    ResponderEliminar
  6. É de lamentar que isto tenha acontecido , mas era previsível. O Porto tem uma estabilidade enorme na sua equipa, já o Benfica de ano a ano troca , ou comprar 8/9 jogadores e assim é impossível um equipa render como, se já estivessem todos muito habituados uns aos outros. Penso que vários jogadores do Benfica não fazem mais que ganhar o ordenado e que só vieram para empatar , é o caso do Berggesio, do Zoro e dos outros que ainda nem sequer vimos jogar. É preciso fazer já alguma coisa em Janeiro e ganhar todos os jogos até ao próximo encontro com o Porto, se queremos ter hipóteses de chegar ao título.

    ResponderEliminar
  7. Sim realmente o Nuno Gomes não sei o que ele lá faz ainda. Mas penso que tenho resposta para a sua resposta, é que não há ninguém para o substituir. O Cardozo remata muito bem , mas não se desmarca não vai às bolas, é preciso que a bola vá ter com ele! Mas é certo que depois de a bola ir ter com ele o homem faz tudo bem! Agora o Nuno Gomes faz passes é verdade (nunca chegam ao destino pretendido) os remates saiem 2/4 metros ao lado (isto quando não cai no chão). Mesmo assim penso que talvez seria melhor jogar com os dois.

    ResponderEliminar
  8. O nuno passa e o Cardozo manda à baliza de onde estiver, que joguem os 2!

    ResponderEliminar
  9. Muito bom post MNM! Resume e bem a realidade do jogo e também da nossa equipa.

    Foi uma vitória da táctica sobre as ganas, da razão sobre a emoção e, custa muito a dizer, a vitória de uma equipa de outro campeonato que infelizmente ainda não é o nosso.

    ResponderEliminar
  10. Esta embirração com o Nuno Gomes cada vez me irrita mais. Falam na oportunidade que falhou logo no início do jogo e fartam-se de elogiar o Lisandro Lopéz. Já se esqueceram da ocasião que este falhou no lance anterior ao golo do FC Porto? Havia de ser o Nuno Gomes! Já repararam que, normalmente, depois de ele sair, o rendimento da equipa decresce?
    Colocar o Rui Costa fora também seria de uma inteligência atroz. É só o melhor jogador da equipa. Quando pega na bola, olha em volta e ninguém se desmarca, ninguém se prepara para receber a bola, ninguém se movimenta. Muitas vezes, acaba por optar pelo lance individual e, naturalmente, rodeado de adversários, perde a bola.
    Agora, todos endeusam o Rodriguez. Fez uma primeira parte miserável diante do Milan, tendo subido de rendimento depois do intervalo. Frente ao FC Porto, voltou a estar muito fraco. Não consigo perceber como ficou 90 minutos em campo.

    ResponderEliminar
  11. Curioso, curioso é ninguém falar de Camacho como falavam de Fernando Santos. Se tivesse sido este a perder, meu Deus o que não seria de rasgar no homem e pedir a sua cabeça. Camacho demonstrou, mais uma vez, que para além das "ganas" há muito pouco

    ResponderEliminar
  12. o camacho não vale nada, ele e o vieira deviam ir para a rua!

    ResponderEliminar
  13. mais um clássico que serviu para o FC Porto provar que continua a ter melhor plantel em Portugal - mesmo quando as segundas opções não conseguem manter o ritmo imposto pelas unidades titulares - e de que sendo bem timonado pode ter condições para voltar a triunfar na Europa.

    altobola.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Foram mandadas fazer p'la Adidas, 6 milhões de bandoletes (gorros descscados) :-)

    Abraços!

    ResponderEliminar