domingo, 27 de janeiro de 2008

As ganas do Camacho...

Eu sou daqueles que já há quatro anos defendia que José António Camacho não é um treinador brilhante. Não o é e provavelmente nunca o virá a ser...isto falando da vertente técnica e táctica do seu trabalho. Se olharmos para a parte em que é suposto gerir pessoas, grupos e emoções, nisso ele (já na altura) parece-me uma pessoa muito competente; faz uso das 'ganas', da (conhecida) 'fúria espanhola' transportando-a para os seus jogadores. 'As ganas de Camacho' são uma coisa que não se vê, nem sequer se cheira: é algo que se sente. É uma vontade imensa de querer ganhar, e para isso correr mais que o adversário, acreditar mais que o adversário, meter o pé com mais crença e mais querer e nunca desistir. Não obriga a jogar melhor que o rival em campo, até porque como disse logo no incio, tacticamente o técnico espanhol não é nenhum génio; por vezes até é fiel demais ao seu esquema táctico mostrando que quando as coisas correm mal, muitas vezes não tem outro plano de emergência. O SEU plano de emergência, são mesmo 'as ganas'...

E a situação que ele e o restante grupo de trabalho do Benfica viviam, era da mais pura e profunda emergência, já não havendo espaço para qualquer tipo de falhas. É que se o campeonato pode já estar 'perdido', os posto de trabalhos ainda estavam em risco. O que vimos ontem foi, em 14 jogadores, a personificação das ganas de Camacho. Em Guimarães o Benfica, não jogou mais que o adversário, não rematou mais, não criou mais ataques nem tão jogou mais bonito; o que aconteceu foi que o Benfica, correu mais, lutou mais, acreditou sempre mais que o adversário; em suma: o Benfica jogou melhor. E Ganhou porque mereceu, ganhou porque ao invés dos últimos jogos, os jogadores acreditaram neles, acreditaram no homem que os comanda e sobretudo acreditaram nos milhões que já quase não acreditavam neles.

As 'ganas' ontem vestiram de encarnado e mostraram a sua verdadeira face. Esperemos é que dure algum tempo em vez de se esconder já amanhã. 'Es Salir a gañar; Salir a gañar'.

2 comentários:

  1. Tenho a mesma opinião em relação ao Camacho... O problema é que nem sempre aparece um pontapé do meio da rua nos primeiros 10 minutos

    ResponderEliminar
  2. Outro problema é que do outro lado nem sempre está um treinador convencido e presunçoso como o Cajuda, que na ansia de nos ganhar alterou a estrutura da equipa, dando-nos o espaço que nós precisavamos.
    Concordo com o post, e acrescento que talvez seja o que nós precisamos para arrumar a casa e partirmos para outro nível, mas que custa ver lá isso custa...!!

    ResponderEliminar