segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Treinador de bancada

Custa-me é constatar (a custo) que se calhar ainda não é desta que acertámos no treinador. E não é pelos resultados. Não só. Passo a explicar:
O treino tem evoluído muito nos últimos anos e os chamados treinadores da velha guarda (não necessariamente os mais velhos mas sim os que não se actualizaram e adoptaram novas metodologias) ficam cada vez mais para trás. E à medida que o futebol tem ganho velocidade e componente física (vejam um jogo de há 15/20 anos na rtp memória e parece que os jogadores jogam quase parados e sem marcações).
O Camacho já pegou na equipa há quase 5 meses,e, embora sejam indiscutíveis as limitações de plantel, há coisas que são evidentes:
1) A equipa tacticamente é fraca. A complementaridade do Rui Costa com os outros elementos do meio-campo tem sido um desastre e equipa é constantemente batida no meio campo por qualquer equipa da 1ª metade da tabela da Superliga.
2) Falta de Criatividade - Demonstramos uma falta de criatividade clara nos lançes de ataque. Regra geral, somos lentos no transporte de bola e previsíveis, em que grande parte das jogadas resulta de uma troca de passes entre o lateral e o extremo, sem rasgos e de uma forma que o adversário já percebeu o que vamos fazer 10 segundos antes de acontecer.
3) Os jogadores não evoluem. Qual o jogador que neste momente está a um nível melhor do que estava em Setembro/Outubro? Possivelmente só o Cardozo. O que não é difícil dado que pior do que ele estava a jogar nessa altura era impossível. O Di Maria está pior de jogo para jogo. O Kats está uma sombra e o Petit já não tem o peso de antigamente. And so on, and so on... E isto, meus senhores, é, em grande parte, mau treino. Em 5 meses já se deviam notar diferenças e isso não está a acontecer.

Digo isto por uma simples razão. Os jogadores são diferentes, reagem de forma diferente ao treino e ao esforço e segundo a posição, precisam de ser trabalhados de forma individual. Isto sem pôr em causa o treino colectivo como é evidente.

O treino científico é cada vez mais importante e coincidentemente 3 dos treinadores mais bem sucedidos ultimamente ( Mourinho, Ancelotti e Benitez) são referências neste tipo de treino. Pelo que sei o centro de Milanello é um autêntico laboratório state-of-the-art neste aspecto e os jogadores não duram até aos 36/38 anos por acaso. Por isso tenham atenção nos próximos tempos ao regresso do Ronaldo.
Wenger é também um excelente exemplo e claro, no Manchester temos o Queirós que me parece ser ele a liderar a componente mais académica do treino, passando mais o man management pelo Ferguson. Basta ver um jogo do Man U e percebemos logo que é o Queirós quem dá indicações para dentro de campo.
Outro treinador apologista deste tipo de treino é o Peseiro, que embora tenha sido escorraçado do Sporting depois de perder o título, acho que tem muita qualidade. Pôs o Sporting a jogar um excelente futebol e chegou ao fim da época a lutar por todos os títulos. O Jesualdo tb é um bom exemplo.
Gosto muito do Queirós, acho que era um grande treinador para o Benfica e espero que um dia lhe façam justiça, reconhecendo que tecnicamente é do melhor que há na Europa. As pessoas às vezes têm memória curta e já não se lembram de quem foi o principal responsável pela revolução nas selecções jovens que tantos frutos nos deu.
Para concluir, parece-me que o Camacho foi um treinador que não evoluiu e a equipa ressente-se. Além de que não me parece particularmente inteligente. Não chega dizer todas as semanas "salir a ganar", "cien por cien" e "muchas ganas" que vamos ganhar jogos. Os jogadores têm que saber para onde correr, o que fazer e como o fazer.

13 comentários:

  1. Concordo com o que dizes sobre o Camacho e com as características que são necessárias a um treinador que se pretenda que seja o do Benfica.
    Concordando que os aspectos científicos venham a assumir cada vez mais relevância, o elemento "condução de homens", mantém a importância. No fundo, não é por aumentar a importância de uma variável que desce a da outra. Talvez, o nível de competência necessário seja mais elevado. Desta forma, tenho algumas reservas quanto ao Carlos Queiroz pois, nas suas duas experiências enquanto treinador principal não se pode afirmar que tenha tido êxito (pelo menos o esperado). Estas reservas não implicam que, à partida, não ache que o Benfica só teria a melhorar com a sua contratação ou de qualquer outro treinador com os seus conhecimentos.

    ResponderEliminar
  2. Acho que a coisa que eu discordo neste post, é o 'se calhar', logo ao princípio...:)

    ResponderEliminar
  3. Realmente o 'se calhar' é algo que não concordo. Parece-me evidente que o Camacho não está a dar conta do recado, é fraco tacticamente e pouco evoluido na condução do jogo, volto no entanto a afirmar algo que já o disse na era do Fernando Santos, o Camacho não é o problema faz é parte do problema. A equipa é fraca há falta de organização e assim é complicado.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tinha lido uma crítica sobre a questão do treinador tão bem formada, lúcida, inteligente e tocando nos pontos essenciais como esta. Concordo totalmente.

    Gostei, especialmente, da referência ao Peseiro. Acho que ainda está muito "queimado" na opinião pública portuguesa (entre adeptos de todos os clubes) mas não tenho dúvidas de que seria uma excelente aposta por parte do Benfica. Daúto Faquirá também seria outra. Os dois são benfiquistas, by the way...

    ResponderEliminar
  5. É evidente o desencanto em relação a Camacho. No entanto, não me parece que alguns nomes sugeridos fossem solução, pois não teriam margem de erro. Ter Peseiro, Faquirá ou Queirós significaria o mesmo que ter Fernando Santos. Os resultados teriam de ser magníficos, pois não lhes seria perdoado o mínimo erro. É assim com os treinadores nacionais. E então se forem benfiquistas... Só não seria assim com Mourinho.

    ResponderEliminar
  6. Excelente post este, os meus parabéns e também um obrigado pois acho que é importante para o Benfica e espero que alguém lá dentro na SAD o leia.

    Também gosto de Queirós e seria muito bem vindo, dá-se bem com Rui Costa, podia ser uma boa dupla.

    E Queirós não é só para treinar, tomaria conta do futebol do Benfica todo.

    Recordo que foi com Queirós que o Sporting voltou a lutar por títulos nacionais.

    Foi Queirós contratou para o Sporting defesas-centrais á sério e lhes mostrou como era e devia ser feito

    Antes de Queirós em Alvalade os centrais eram os Moratos, Venâncios, Luisinhos etc....

    Assim como nós tivemos o Paulo Madeira e Ronaldo e o Rojas...

    Mas acho difícil ele sair do United, primeiro porque Sir Alex não deixa e porque há a chance de Queirós substituir essa Lenda do Futebol chamada Fergunson e isso seria muito importante para Portugal ter um treinador português Principal do Man Utd.

    Também acho que o Peseiro um dia( não agora) poderá vir para a Luz, mas terá que ser com um bom adjunto lenda do Benfica( todos menos o maluco do Álvaro Magalhães que traiu o Trapatonni no ano do Título) e uma estrutura forte por trás a apoiá-lo, só o Shéu e o Lourenço Coelho é muito pouco.

    Mas para mim o melhor treinador que se podia ir buscar para 2008/2009 era....Luiz Felipe Scolari!

    Seria muito interessante o que ele diria nas conferéncias de imprensa sobre as arbitragens por exemplo.

    E nunca daria tiros nos pés como Camacho está a dar agora com estas declarações sem nexo na Imprensa apenas querendo salvar a sua pele e imagem, estando-se nas tintas para os actuais jogadores e estes também parecem começar a estarem-se nas tintas para o espanhol.

    Saudações Gloriosas e vou colocar este post no meu blog porque acho que quanto mais benfiquistas o lerem melhor.

    ResponderEliminar
  7. O Glorioso11385 tocou num ponto importante. De facto, nos últimos anos, para além do Camacho, só houve condescendência para com o Koeman. O mesmo não é afirmar que se devia ter tido mais paciência com os restantes...
    Por acaso, ontem fiz uma lista de todos os treinadores do Benfica desde que comecei a ir à bola e cheguei à conclusão que apenas um não foi contestado: o Ericksson. Mesmo este só não o foi na sua primeira passagem. Lembro-me que na 2ª vez em que cá esteve, muitos diziam que ele já não tinha a mesma ambição.
    Nada de alarmante portanto... não fomos nós que despedimos um bicampeão europeu?

    ResponderEliminar
  8. Amigos benfiquistas de facto ao fim de mais de 1 decada desculpem a maioria continua a ser tacanha, pequenina, parva e ir em cantigas de pseudo jornalistas. Como sempre a culpa é do treinador que não presta que tinha o dever de ser sempre campeão europeu. Pois é estamos nisto desde 92 com a saida de Erickson nenhum treinador que lá esteve era bom. Desde Toni (lembram-se o que disseram no seu regresso) ao proprio campeão Trapattoni. Até hoje o melhor treinador do mundo não era bom e andamos nisto há anos e anos e com os resultados que se vêm.
    Nem sequer vale a pena comentar pois é tão estupido. Acham que com outro treinador seriamos campeões? Com quem o Queiros. Nem sei se dá para rir ou chorar, enfim que mentalidade.
    Camacho não é obviamente o melhor treinador do mundo mas se pensam que o problema do nosso futebol passa por ele e é ele o responsavel então como disse continuam a viver de ilusões que tantos bons resultados têm vindo a dar.
    Mas isto vem dos tais liricos que pensam que sabem muito de futebol, que são engravatados da treta como os Rui Santos, os Manhas e 1 que tem a mania que é genio tactico o Freitas Lobo. Vêm sempre com a peregrina ideia que Camacho é fraco tacticamente e isso vem pegando principalmente nos benfiquistas (que há 3 anos o adoravam não era...).
    Eu não caio nisso até por exemplo deu-lhes o exemplo do jogo com o Maritimo na Luz ao jogar com 10 toda a 2ª parte com as alterações ao intervalo dominamos e ganhamos o jogo e acham que foi por acaso?
    Enfim tenho pena por alguns benfiquista com esta mentalidade

    ResponderEliminar
  9. Pelicano,

    Da segunda vez que esteve no Benfica, como acabas por referir, o Eriksson foi contestado. Sobretudo na última época, em que, depois de lhe prometerem a dupla de 'centrais' Ricardo/Geraldão, lhe deram Rui Bento/Paulo Madeira. No fim da meia final da Taça de Portugal, em que fomos eliminados em casa pelo Boavista, à saída do estádio houve um energúmeno que atirou contra o carro do treinador um copo cheio de cerveja. Foi aquela época em que o título se jogava no Benfica-FC Porto da segunda volta. O Fortunato Azevedo teve uma arbitragem vergonhosa, que permitiu a vitória dos 'tripeiros' por 3-2.

    ResponderEliminar
  10. Caro "O Glorioso", todos nós temos a sensação e sabemos que o grande problema não é o treinador, se costuma ler este blog facilmente tira essa conclusão, o que não invalida que tenhamos uma opinião negativa a cerca dos treinadores que por cá têm passado. Dizer que o Camacho é mau tacticamente e que o Fernando Santos é um panhonha sem sangue na guelra, é uma constatação obvia para qualquer pessoa com um minimo de atenção, não é preciso ver ou ouvir os pseudo comentadores que enunciou. O jogo com o Maritimo foi um belo exemplo de crer e de vontade, nada tem a ver com a capacidade táctica do Camacho, teve muito a ver com a incapacidade e coragem do treinador do Maritimo.
    Posso acrescentar-lhe que concordo consigo que neste momento não eramos campeões com treinador algum, mas também acho que com um bom treinador jogavamos muito melhor.

    ResponderEliminar
  11. Pois é esta mentalidade tem servido muito não tem.
    Infelizmente prepara-se mais uma vez para a saida de 1 treinador e aí lá ficaram todos contentes (como tipos Vasconcelos e compª lda aqui retratada). Depois vem outro este é que é bom o maior (não falo de coisas malucas ilusórias tipo Special One, Lippi, ou Erickson pois esses custam os olhos da cara) para passado 6 meses estar como agora. Enfim pouco há a dizer.
    Curiosamente já agora lembram-se quem em ano e meio conquistou 2 vice lugares contra os Andrades de Mourinho e da fruta, com pontuações 74, 76 pontos mais que por exemplo o ultimo titulo lagarto com os 18 penaltis do Jardel, quem ganhou uma taça aos Andrades de Mourinho, quem fez a base do titulo em 2005, quem por exemplo deu um banho de bola ao Inter. Só pode ser um tecnico tacticamente brilhante então para ganhar ao Mourinho? Não é um tecnico primário.
    Até porque ter uma equipa com Moreira, Miguel, Luisão, R. Rocha, Fyssas, Petit, Tiago, Simão, Giovanni, Nuno Gomes e Sokota é quase igual a jogar com o Edcarlos, o Luis Filipe, o Maxi Pereira, O Di Maria, o Cardozo, não é.
    Já agora gostava que dissesem quem era o treinador que queriam, quem era esse iluminado que iria pôr o Luis Filipe a ser um defesa de categoria, o Butt a ser um Preud´Homme, o Zoro uma reencarnação do Mozer, o Maxi Pereira a correr e fintar como o Paneira, o Nuno Gomes e Cardozo a ser uma dupla terrivel tipo Nene Filipovic, etc, etc...

    ResponderEliminar
  12. Por acaso o porto também tinha uma equipa um bocadinho melhor...
    Como disse o TC, penso que ninguém, neste blog, isenta a direcção de culpas. O mesmo não é dizer que o Camacho é perfeito até porque, já nessa altura, pelo menos eu, criticava-lo precisamente pelas mesmas razões.

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos benfiquistas; não acreditem que a culpa é do treinador ou da Direcção, porque o não é. Toda a gente sabe de quem é a culpa! Só vos digo o seguinte: se o Camacho ou o Santinhos ou o "Poeta"(e estes já o foram e viu-se) ou mesmo um jumento treinassem um Clube que nós sabemos, fosse com que jogadores fosse, seriam os maiores. A verdade é esta, amigos!

    ResponderEliminar