terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Benfica na Europa...

Em semana de regresso às competições Europeias, o Benfica deixa a sua marca bem visivel...fora do futebol. A importância e o impacto das instituições, e neste caso dos clubes de futebol, também se mede através destas iniciativas, que sendo louváveis, certamente deixam cada Benfiquista cheio de orgulho no seu clube, no seu símbolo e na mística que este carrega.

No Parlamento Europeu discute-se a Europa e o destino conjunto dos países que formam o velho continente. Mas lá também se elevam os feitos dos cidadãos, e das instituições que ao longo da sua história se destacaram em relação aos seus pares. No caso do Futebol, até hoje apenas o colosso Real Madrid (detentor do maior números de troféus da Champions League - Inclui a antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus), tinha tido a honra e lugar de destaque no Parlamento Europeu. Em 2008, o Benfica conquistou esse espaço reservado apenas a alguns, inaugurando uma exposição onde é 'contada' a história do Clube da Águia e alguns dos seus maiores feitos. Nela são percorridos os mais de 100 anos de história, relembradas as maiores conquistas e os heróis que de uma forma ou de outra marcaram a vida do Benfica.

E também porque não só do passado se faz a história (mas também através do presente), a acompanhar o 'Rei' Eusébio esteve Telma Monteiro, um dos actuais símbolos do nosso clube e do desporto de Portugal.

Numa altura em que o Futebol do Benfica, atravessa uma vez mais um deserto árido e muito seco, acaba por ser de certa forma reconfortante e lisonjeiro saber que a imagem e os feitos do Benfica ainda são projectados por essa Europa e mundo fora. Na cerimónia, para além de Eusébio e da super-campeã do Judo, esteve o Presidente Luis Filipe Vieira, o Vice-Presidente Silvio Cervan e alguns Eurodeputados, reconhecidos benfiquistas. Mas maior destaque, (para mim) merecem as centenas de pessoas (muitos não portugueses) que estiveram presentes no 3º piso do edificio do Parlamento Europeu. E foi só o primeiro dia, e nem sequer era aberto ao público em geral...

Caso para dizer, que apesar de tudo (e perdoem-me a expressão) a grandeza do Benfica ainda é enorme. Reconfortante!

2 comentários:

  1. Estes acontecimentos são bons para o ego mas levam-me sempre a pensar porque é que eu não nasci 30 anos antes...

    ResponderEliminar
  2. A iniciativa, da autoria dos eurodeputados Manuel dos Santos e Ribeiro e Castro, é louvável e representa mais uma forma de promoção do clube. É evidente que gostaríamos que fosse complementada com a pujança futebolística de outrora. Infelizmente, os tempos são outros e, por culpa própria e acções de outrem menos lícitas, estamos numa situação que, há 15 anos, era impensável. Ainda me lembro de, no início da época 1996/1997, dizer convictamente que o Benfica seria campeão, por não ser admissível estar três anos seguidos sem ganhar o campeonato. Mal sabia eu o que nos esperava...

    ResponderEliminar