segunda-feira, 10 de março de 2008

Refresh!!

24 horas passadas da demissão do Mr. Camacho, ainda não consegui chegar à conclusão se fiquei ou não satisfeito, ou se a decisão do ex-técnico foi ou não benéfica para o nosso clube.

Quem me conhece, sabe o que penso em termos técnicos das capacidades de Camacho como treinador de futebol; aliás...até aqui já o devo ter escrito. Não creio que tecnicamente, ele seja um treinador de gabarito, muito pelo contrário. A sua fidelidade ao sistema que utiliza nas suas equipas, torna-se em teimosia, e em termos de leitura de jogo em campo, também não é um 'coach' nada brilhante: as suas substituições são por norma as mesmas, mesmo que o resultado não seja sempre idêntico. Se o compararmos com Fernando Santos (apenas porque o veio substituir), axo que Camacho não é melhor como treinador...tem é uma caracteristica muito importante, que é a capacidade de levantar a voz quando necessário, e até de dar um murro na mesa. Mas essas ganas (chame-se carácter, personalidade ou outra coisa qualquer), podem ter o efeito reverso...como aconteceu, ontem! Já há uma série de tempo (meses!!), escrevi aqui que Camacho era um treinador desiludido...desiludido porque não teve a matéria-prima que lhe prometeram, desiludido porque os jogadores não respondiam como ele queria...desiludido por muitas coisas; tudo isto se torna num ciclo vicioso em que os jogadores olham para um treinador apático, desliludido e com falta de garra, e reagem como ele.

Também disse, que os contratos são para cumprir e que nesta altura da época não seria certamente altura para demissões de quem quer que fosse (assim como a saída do Engº. foi revestida de um timming péssimo). O trabalho do treinador deveria era ser analisado e avaliado no final da época e aí sim, julgar se seria de continuar ou não. Na minha opinião, julgo que Camacho chegou a uma altura (como ele próprio disse), em que a motivação já não dava para mais. A desilusão era de tal forma, que dificilmente teria capacidade para dar a volta às coisas...o que é preciso ver, é porque é que essa desmotivação apareceu no treinador. Olhando para trás, eu digo que essa desmotivação surgiu porque lhe foram prometidas condições para trabalhar que nunca teve, porque solicitou reforços que nunca vieram (e os que vieram nunca foram reforços) e para culminar, toda a situação (uma autêntica novela!!) em torno do Rui Costa, que num curtinho passo, passa de subordinado a chefe do Camacho.

Se há culpados no meio disto tudo...é simples. São todos...o Treinador porque não conseguiu treinar como devia, os jogadores porque para além de falharem em campo, deviam ter uma atitude diferente (mais aguerrida, mais combativa e que mostrasse maior frustração e tristeza quando as coisas não correm bem), e se calhar o maior culpado, o Presidente da direcção, porque foi dele a ideia de despedir o Fernando Santos, foi dele a decisão de (re)contratar Camacho, foram dele grande parte das contratações de jogadores, e sobretudo porque não percebendo grande coisa (estou a ser simpático) de futebol, não se protegeu com a substituição de José Veiga. Assim como disse que o trabalho do treinador deveria ser avaliado no final da época, eu mesmo irei avaliar o trabalho desta direcção (e sobretudo do seu presidente) e tirar daí as minhas ilações sobre se ele deve continuar noutrro mandato ou não (isto claro no caso de ele se recandidatar). Até lá...estarei atento...

Quanto ao novo treinador, já se fala de muita coisa, e adiantam-se muitos nomes. Os que eu queria, de certezinha que não veem. Ou porque estão empregados, ou porque são caros. Por isso, sou da opinião que estando a oito jornadas do fim da época, a opção Chalana para assegurar a equipa até Maio, me parece a melhor. Não faço ideia se Chalana será bom treinador ou não...mas pelo menos é alguém que estando lá dentro, deve estar a sofrer tanto quanto nós com o estado em se encontra o clube: ele irá certamente fazer das tripas coração para aguentar o barco (é a única expressão que me lembro para isto). Assim que a época terminar, uma nova pessoa deverá tomar conta dos destinos da equipa, e do clube também, já que o Rui irá deixar de ser jogador para passar a ser director.

De qualquer das formas, e quanto aos nomes, circula na Blogosfera (e noutros meios também) que existem dois nomes já muito adiantados (que eu não vou dizer): Um é brasileiro e seleccionador nacional de um país que a nós nos diz muito, e o outro é de Coruche, já treinou a lagartagem e neste momento vê-se bastante Grego. A juntar a estes dois, fala-se no nome do Humberto Coelho, Bianchi, Le Guen, Mallesani etc etc etc...muitos outros. Neste momento, começam a aceitar-se apostas, e a adivinhar pelo que é costume, as capas dos jornais começarão a trazer novos nomes dia-a-dia...a ver se acertam!!

Só para terminar que a noite já vai longa,(pelo que apresento também as minhas desculpas pelo tamanho do texto) de qualquer das formas, e apesar do sentimento com que saí ontem do Estádio e com que encarei (e ainda encaro) a demissão do Camacho, continuarei a ir ao Estádio, e a ficar agarrado à televisão quando os jogos forem fora, e longe de Lisboa (como irá ser já esta Quarta-Feira). Isto porque eu padeço de um 'mal'/'doença' que é acreditar sempre e ter sempre muita fé, e que quaisquer que sejam as circunstâncias e as envolventes...o Benfica irá Ganhar! Tenho perfeita consciência que padeço desta condição, mas surpeendentemente (ou não!!), não me quero livrar dela.Gosto de ser assim...

Espero que vocês todos partilhem este meu problema...

4 comentários:

  1. Também acredito sempre!
    Espero que Chalana faça um bom trabalho amanhã. Hoje, para começar, esteve bem na conferência de imprensa.
    É importante o trabalho de Chalana até ao final da época, já que mesmo assim, ainda nos restam importantes objectivos.

    Amotebenfica.blospot.com

    ResponderEliminar
  2. Também acredito sempre!
    Espero que Chalana faça um bom trabalho amanhã. Hoje, para começar, esteve bem na conferência de imprensa.
    É importante o trabalho de Chalana até ao final da época, já que mesmo assim, ainda nos restam importantes objectivos.

    Amotebenfica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo comn praticamente tudo o que escreveste.
    Só acho que a solução Chalana pode ser bastante arriscada neste momento, é que ainda há muita coisa em jogo.
    Contudo, e como é lógico desejoa amelhor sorte ao Chalana, porque a sorte dele vai ser a minha.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a análise ao Camacho acrescentando que, não sendo o treinador da próxima época (e ainda bem), o que é que ele ficaria cá a fazer? Portanto, o Chalana ou qualquer outro do género, seja uma boa solução para uma transição. Nenhum treinador de jeito aceitaria vir neste momento...

    ResponderEliminar